O povoado de Bichinho, MG, chama-se oficialmente Vitoriano Veloso. Ele fica ao lado de sua vizinha Tiradentes, e é destino certo para aqueles turistas que buscam passar alguns dias e entender melhor o Brasil; além de admirar a arquitetura, gastronomia e a arte que essa região de Minas Gerais proporciona aos viajantes.
Estou aqui mais uma vez empolgado para contar sobre a incrível experiência que vivi na viagem para a Estrada Real. Provavelmente, já falei o mesmo em artigos anteriores, mas reitero: TODOS os apaixonados por viagem deveriam organizar um roteiro por esta região.
A pequena Bichinho é um distrito que ficou famoso por seu artesanato, que é revendido para outros estados e até mesmo fora do Brasil. A Oficina de Agosto e as obras de seu artesão, trouxeram ainda mais fama para a região.
Criada pelos irmãos Toti e Sônia em 19 de agosto de 1991, nasceu como uma oficina itinerante, mas ganhou fama internacional e hoje traz muitos turistas e comerciantes para Bichinho.
Para te ajudar a fazer turismo no distrito trago neste artigo um guia completo sobre Bichinho, com tudo o que você precisa saber para tirar essa viagem fantástica do papel!
Planeje sua viagem => Preços do aluguel de carro em MG
Seguro viagem no Brasil: porquê fazer? »
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Mapa: onde fica Bichinho em MG?
Esse encantador vilarejo de Minas Gerais fica bem localizado, sendo que a distância de BH a cidade de Bichinho é de 198 km ao sul da capital.
Trata-se de uma dos destinos que compõem a região da Estrada Real, que era o caminho que os colonizadores faziam para extrair e transportar o ouro do estado.
É sem dúvidas um dos lugares mais interessantes para se visitar no Brasil, pois preserva a alma, a arquitetura e os costumes da história brasileira.
Sobre como chegar em Bichinho de Belo Horizonte, basta utilizar a BR-383, em um percurso que, de carro, dura um pouco mais de 3 horas. A dica aqui é alugar um veículo bom para estradas de terra, pois o caminho não é 100% asfaltado.
CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Minas Gerais »
Neste artigo você vai ver:
Qual a distância de bichinho até Tiradentes?
A distância de Bichinho para Tiradentes é de 8 km; o que significa um trecho de 24 minutos dirigindo entre uma cidade outra. Esta cidade já recebe ônibus de Belo Horizonte, em uma viagem que dura cerca de 5 horas.
Para ir de ônibus de Tiradentes para Bichinho, pegue a linha 4307 na Rodoviária da cidade; ao todo, são 38 paradas até chegar no centro histórico do vilarejo.
Artesanato de Bichinho
Logo na chegada a cidade de Bichinho, em Minas Gerais, já é possível poder observar os ateliês e oficinas, com suas obras expostas nas varandas, paredes e janelas. O artesanato faz parte da vida local mais do que qualquer outro atrativo.
Na verdade o distrito se chama Vitoriano Veloso, mas a lenda diz que recebeu o curioso apelido devido aos caminhantes, que na rota a partir de Tiradentes, chegavam com bicho-de-pé. Desci do carro e fomos caminhar para conhecer mais sobre o artesanato local.
Andando pelas ruas de Bichinho, acabei descobrindo que além do nome, também existem outras curiosidades que cercam o distrito.
Fiquei intrigado ao saber que a grande maioria das casas não são construídas com tijolos comuns, e sim com adobe, um dos antecedentes históricos do tijolo que conhecemos.
O adobe é constituído de barro e palha moldados em fôrmas, sendo um material que se mostra benéfico do ponto de vista ecológico, pois é mais econômico e regula a temperatura interna da construção.
Também percebi uma cruz enfeitada na fachada de todas as casas, sempre próxima à porta; são ótimas para tirar as suas fotos de Bichinho. Segundo a crendice popular, Nossa Senhora passa pelas casas no dia 3 de maio, mas a cruz fica pendurada o ano todo.
A arte local é realmente muito bonita e são dezenas de lojas de artesanatos espalhadas pela cidade. Na verdade, parece que a maioria da população vive de sua própria produção.
O foco é a criação de peças utilizando materiais reciclados ou extraídos de um modo sustentável, além de utilizar mão de obra local. Cipó, bambú, cabaças, madeira de demolição…tudo resultando em trabalhos fora de série.
O que fazer em Bichinho, MG
- Toti e a Oficina de Agosto
- Igreja Nossa Senhora da Penha
- Casa Torta
- Museu do Automóvel
1. Toti e a Oficina de Agosto
Ainda em Bichinho, MG, pausa para o almoço no Restaurante Tempero da Ângela, mais uma oportunidade para provar o melhor da comida mineira, feijão tropeiro, tutu à mineira e todas as famosas delicias da culinária caseira de Minas Gerais.
Fartos e felizes, seguimos em direção a Tiradentes, mas ainda em tempo de conhecer a Oficina de Agosto, um espaço criado para ensinar artesanato à comunidade, como forma de ganhar a vida.
A ideia deu tão certo que muitos trabalhadores viraram artesãos, e a oficina que seria itinerante, ganhou fama e está em Bichinho faz mais de 20 anos. Além do trabalho de inclusão social, a arte de Toti e Sônia também ganhou o mundo, ganhando matérias em diversos veículos de comunicação.
Num primeiro momento sua arte me pareceu meio maluca, fora do comum. Bustos, meias calça e formas femininas se misturam com objetos comuns na região, trazendo características sustentáveis e regionais a grande maioria das obras.
Apesar de muitos artesãos trabalharem na Oficina produzindo as peças, tudo sempre passa pelo olhar de Toti, que idealiza e finaliza as obras de arte.
2. Igreja Nossa Senhora da Penha
A Igreja de Nossa Senhora da Penha é um importante marco histórico da região da Estrada Real. Ela começou a ser construída em 1732 e teve sua obra concluída em 1771, com uma fachada simples, que foi recentemente restaurada.
Já o seu interior é riquíssimo, com pinturas no estilo rococó; características que a fizeram ser tombada pelo IPHAN como um patrimônio histórico.
3. Casa Torta
Este é um dos pontos turísticos de Bichinho que são mais incríveis. A Casa Torta é um espaço lúdico que apresenta uma arquitetura muito original, ótima para admirar se divertir; trata-se de um lugar que encanta tanto crianças como adultos também.
A dica aqui é muito simples: tire o máximo de fotos puder! Vale a pena registrar a parte externa e também o seu interior, que só pode ser acessado mediante a pagamento de ingresso e conta com diversos objetos da arte local.
4. Museu do Automóvel
Para quem ama carros antigos, o Museu do Automóvel em Bichinho é um dos principais pontos turísticos da Estrada Real. O local foi inaugurado em 2006 e desde então começou a restaurar veículos antigos da região.
Ao visitá-lo, você irá encontrar mais de 70 modelos de carros raros e outros tipos de transporte que marcaram a cidade; muitos deles dos anos 50 e 60; ou seja, é ainda um mergulho na história de Bichinho.
Pousadas em Bichinho
Para quem deseja se hospedar na cidade, saiba que são boas as opções de pousada em Bichinho, com propriedades que atendem vários tipos de perfis de viajantes; muitas delas dispõem de piscina e algumas até churrasqueiras. Leia também sobre onde ficar em Ouro Preto e Mariana.
Hotéis em Bichinho:
- Hotel barato em Bichinho | Pousada Baobá: possuí um buffet de café da manhã muito bem servido, frigobar, TV de tela plana e uma aconchegante cama de casal. Fica localizada a 9 km da cidade de Tiradentes. Nota: 9,7.
- Hotel custo-benefício em Bichinho | Pousada Cantagalo: fica localizada a 6 km de Tiradentes e dispõe de comodidades excelentes para passar um final de semana, como churrasqueira e piscina; o jardim em torno da casa traz um charme a mais e deixa a hospedagem ainda mais agradável. Nota: 8,9.
- Melhor Hotel em Bichinho | Templo do Sol Acomodações: situa-se a 8 km de Tiradentes, ela possuí acomodações com guarda-roupa e TV de tela plana. Desfrute do delicioso café da manhã e a área externa com rede para relaxar e apreciar a natureza. Nota: 9,9.
Onde comer em Bichinho
É claro que uma viagem para Minas Gerais não fica completa sem apreciar todas as delícias da culinária mineira, tão reconhecida no mundo todo.
Obviamente, em Bichinho não é diferente, pois a cidade conta com excelentes restaurantes, self service ou à la carte, para você pode saborear pratos como o famoso Tutu, o Feijão Tropeiro, o Frango com quiabo e, claros, as sobremesas típicas de Minas Gerais, como Doce de Abóbora e a Ambrosia.
Em relação a onde comer em Bichinho, recomendo que conheça restaurantes ótimos, como o Pot Quebrado, Tempero da Ângela, Cozinha Flor e ainda a Cafeteria Gostinho de Minas.
Faça turismo em Bichinho
Como você pôde perceber, Bichinho é um destino bem atrativo para conhecer quando estiver em Minas Gerais, pois vale a pena ter acesso a beleza do artesanato local, a simplicidade de um povo maravilhoso, a atmosfera do Brasil de outrora e o sabor da culinária mineira.
Para finalizar, recomendo que leia o artigo lugares para viajar no Brasil, com dicas de mais 80 destinos para conhecer no país; tenho certeza que muitos deles vão combinar com você!
E você, o que pretende fazer em Bichinho e Tiradentes? Já esteve na região e têm dicas para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *