Tudo sobre Chiang Rai e o Templo Branco de Wat Rong Khun

Tudo sobre Chiang Rai e o Templo Branco de Wat Rong Khun

Chiang Rai é a província mais ao norte da Tailândia, localizada numa região conhecida como Triângulo Dourado, onde Tailândia, Laos e Mianmar fazem fronteira e se encontram com o Rio Mekong.

Hoje a cidade de Chiang Rai é a principal base para quem pretende viajar pela região, que ganhou fama internacional no final do século passado, quando um conceituado artista contemporâneo resolveu reconstruir o principal templo da cidade com seu próprio dinheiro.

Mas não foram apenas boas notícias que trouxeram fama para Chiang Rai, pois no passado foi uma área produtora de papoula, planta usada para a produção do ópio, substância base de drogas poderosas como a heroína (aqui era utilizado para esse fim, mas o ópio também é a base da morfina).

O que sobrou dessa época, são apenas as histórias contadas no Museu de Ópio de Chiang Rai, uma vez que as plantações foram substituídas, principalmente por café.

Viajar para Chiang Rai também é uma ótima maneira de vivenciar profundamente os costumes e tradições tailandesas, muito presentes nas atrações turísticas da cidade. Conhecer os cheiros e sabores da culinária, danças e arte local são algumas das opções.

Isso se potencializa quando exploramos os arredores da cidade, pois a população ainda não foi tão influenciada pela presença do turismo.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bangkok

Hotéis nas principais ilhas da Tailândia »

O que fazer em Chiang Rai

Mercado noturno de Chiang Rai
Mercado noturno de Chiang Rai | Foto: http://www.thailand-vacation.eu

Além de conhecer templos, os outros pontos turísticos de Chiang Rai também são bastante procurados.

Visitá-los é a chance de realmente vivenciar a cultura tailandesa, uma vez que o turismo existe, mas está bem longe de ser a aglomeração como em outras partes do país. Veja o que fazer em Chiang Rai:

Night Bazaar | É um mercado noturno com diversos produtos locais, souvenirs e dezenas de restaurantes, sempre com apresentações de performances culturais.

Saturday Night Walking Street | Todos os sábados durante a noite, centenas de produtores expõem suas mercadorias, que vão desde artesanato até quitutes da culinária local.

Boomerang Park | Um parque de aventura 3 km ao norte do centro de Chiang Rai, com paredões de rocha calcária que são uma paraíso para escaladores, além de um percurso de zip lines e o maior balanço swing da Ásia.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Chiang Rai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Chiang Rai Beach | Cerca de 20 cafés e restaurantes ficam na margem do Rio Mae Kok, que funcionam até o sol se por. A área fica um pouco afastada do centro, mas com fácil acesso de moto ou tuk-tuk. Leve um dicionário, ou use algum aplicativo de tradução em seu smartphone, pois dificilmente encontrará um menu em inglês.

Se precisar de mais dicas, o site www.wikitravel.org/en/Chiang_Rai (em inglês) tem muito conteúdo sobre Chiang Rai.

O templo modernista de Wat Rong Khun

Templo Branco de Chiang Rai

O Wat Rong Khun é o único templo modernista que conheci durante meus 3 meses de viagem no Sudeste Asiático, e confesso que não sei se existem outros.

Visitei dezenas e dezenas de templos, desde os importantes pontos de interesse de Bangkok, até os místicos Templos de Angkor Wat, todos bastante tradicionais, misturando-se com a história do próprio país.

O que fazer em Chiang Rai

O famoso Templo Branco de Chiang Rai é diferente, pois foi desenhado e construído por um artista contemporâneo tailandês chamado Chalermchai Kositpipat, que gastou cerca de 1 milhão de dólares no projeto.

Sua intenção é que a área do templo seja um centro de ensino e meditação para as pessoas usufruírem dos ensinamentos budistas.

Wat Rong Khun => Atividades Turísticas e Ingressos

Passeios e tours em Chiang Rai

O Wat Rong Khun ainda está em construção, com previsão de conclusão para 2070, mas fica evidente que seu estilo moderno e pouco convencional, é bem diferente das características de outros templos tailandeses, principalmente em seu interior.

As paredes são verdadeiras obras de arte, pintadas com a história recente da humanidade. É sensacional, diferente de tudo o que já vi!!!

Dicas de viagem em Chiang Rai

O templo é todo construído com elementos que mostram a cultura ocidental como o inferno, e o budismo com a salvação.

Assista a este vídeo, com narração em inglês, para conhecer um pouco mais sobre essa preciosidade que é o Templo Branco de Chiang Rai.

Onde ficar em Chiang Rai

Four Seasons Tented Camp Golden Triangle / Chiang Rai
Four Seasons Tented Camp Golden Triangle / Chiang Rai.

Com cerca de 200 mil habitantes e hospedagens que agradam todos os públicos, até mesmo aqueles que gostam de acampar, é bem fácil escolher onde ficar em Chiang Rai.

Wat Rong Khun | Apesar de estar 12 km afastado do centro, boa parte dos turistas preferem hotéis próximos ao Templo Branco, ou então no centro da cidade! => Hotéis próximos ao Templo Branco!

Saturday Night Walking Street | A região da famosa feira noturna que acontece aos sábados, é excelente para escolher um hotel, por ser bem central e agitada! => Pesquise hotéis na região!

Estação de Ônibus | Bem pertinho da rodoviária e importantes pontos turísticos, estão muitas das opções mais econômicas de Chiang Rai! => Hospedagens perto da rodoviária!

Four Seasons Tented Camp | Para uma experiência fora do comum, o Four Seasons de Chiang Rai é um acampamento de alto luxo localizado nos arredores da cidade, com diárias que chegam a US$ 5.000,00, onde você poderá passear com seu próprio elefante, além de outras atividades exclusivas! => Four Seasons Tented Camp Golden Triangle!

Como chegar em Chiang Rai

A cidade possui até mesmo um aeroporto internacional, com voos de várias companhias aéreas conectando principalmente Bangkok e Chiang Mai. Porém, como a cidade está localizada a aproximadamente 180 km ao norte de Chiang Mai, o mais comum é pegar um ônibus (veja como se locomover na Tailândia), ou então viajar com empresas como a Stray Travel.

Cruzar a fronteira Tailândia / Laos em Chiang Khong

Chiang Rai
Posto de fronteira em Chiang Thong.

Outro fator que faz de Chiang Rai uma rota quase obrigatória para quem pretende explorar bastante o Sudeste Asiático, é sua proximidade com Chiang Khong, vilarejo que faz fronteira com o Laos. Lá existe um posto da polícia onde é possível conseguir o visto de entrada no país vizinho.

Apesar de não ser uma cidade que tenha tanto a oferecer, gostei bastante de Chiang Khong, pois depois de várias semanas encontrando gente de todas as partes do mundo, estava finalmente num lugar que parece ter estacionado no tempo, onde tive a chance de vivenciar a cultura tailandesa em seu esplendor.

É claro que existem algumas opções de turismo em Chiang Khong, mas o lugar é realmente apenas um ponto de passagem para quem pretende cruzar a fronteira da Tailândia para o Laos.

Uma das maneiras mais comuns de cruzar a fronteira da Tailândia para o Laos por terra, é a cidade de Chiang Khong. Não é preciso solicitar visto de entrada antecipadamente, mas é possível conseguí-lo nos postos da fronteira ou aeroportos, pagando uma taxa de US$ 35,00 (março/2012), além de 1 foto 3×4 (leve também fotos 5×7 para viajar pelo Sudeste Asiático).

É aconselhável sempre ter dólares em espécie para essas ocasiões.

Ainda na Tailândia, é preciso pegar uma fila para carimbar a saída no passaporte. Para evitar perda de tempo e chateação, saiba que o atendimento começa as 08:00 da manhã, então procure chegar cedo para ser um dos primeiros da fila.

Cruzar a fronteira Tailândia - Laos
Turistas e monges após cruzar o Rio Mekong.

O maior problema é na entrada para o Laos, após cruzar o rio de barco com pagamento de uma pequena taxa, pois o sistema deles é bem desorganizado e confuso. Primeiro é preciso pegar uma fila para conseguir o formulário.

Depois outra para pagar a taxa e mais uma para entregar o formulário e passaporte. Aí esperar que chamem seu nome para retirar o passaporte. As filas se cruzam, o lugar é pequeno…quanto mais cedo chegar, melhor.

Gostaria de viajar para Chiang Rai?

É difícil não ficar triste após deixar um país que tantas alegrias proporcionou. Muitas histórias e amigos estavam ficando pra trás, mas também haviam novas motivações dentro de mim. Pouco sabia sobre o Laos, mas a busca pelo novo sempre aguçou minha vontade de viajar. Fica aqui um pensamento para reflexão:

  • A vida é curta demais para viver o mesmo dia duas vezes”.

Chiang Rai e Chiang Khong fizeram parte do roteiro que fiz com a Stray Asia para viajar no norte da Tailândia, Laos e Camboja. Infelizmente não tive tanto tempo para explorar as cidades como gostaria, mas a chance de visitar o templo branco definitivamente valeu a viagem.

Planejando visitar o templo branco de Chiang Rai? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários! 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Tailândia – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Tailândia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na Tailândia

Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões na Tailândia. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

Chip de celular na Tailândia

Ter um chip de celular na Tailândia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Tailândia.

Qual o melhor seguro viagem na Tailândia?

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Tailândia é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Danielle Abrantes
    Oi Gulherme, gostaria de agradecer pelas dicas que estao ajudando bastante na minha pesquisa de rotriro pelo Sudeste Asiático. Estou pensando em gastar por volta de 1 semana no norte, ainda estou definindo. Gostaria de saber qual foi o tempo da sua viagem e o que vc poderia me sugerir. Obrigada desde já
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Danielle, Minha passagem pelo norte foi rápida, apenas 1 noite em Sukhothai, 1 em Chiang Mai e outra em Chiang Khong antes de atravessar a fronteira para o Laos. Eu estava com um grupo, por isso não tive escolha kkkk, mas queria ter ficado mais. Chiang Mai merece pelo menos umas 3 noites, e existem várias cidadezinhas próximas e tours pela região. Nesse site você consegue ter uma ideia. Abraços
  3. Simone
    Olá! Sou louca para visitar este templo todo branco e moderno de Chiang Rai, acho simplesmente maravilhoso! (e inusitado) Vou postar aqui uma dúvida que tenho, e se puder me ajudar agradeço: Quais são as opções de como ir/voltar de Chiang Mai para Chiang Rai? Sabe me dizer as opções de transporte, tempo gasto e preço médio? Super obrigada! ;-)
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Simone, Fiz o norte da Tailândia com uma empresa de turismo...nesse trecho fomos de van. En não me preocuparia muito. É bem perto e existem várias opções para viajar....tudo fácil, uma vez que o turismo é bastante explorado por lá. Leia esse artigo: Como viajar na Tailandia. Talvez ajude. Até + !!!
Quero Viajar Mais