Oktoberfest de Blumenau 2025: como se planejar para a festa

Oktoberfest de Blumenau 2025: como se planejar para a festa

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

A famosa e badalada Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, é a 2ª maior festa popular alemã do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest em Munique, evento organizado na Alemanha. A festa foi criada em 1984 com o objetivo de recuperar a economia da cidade e levantar a moral da população, depois de Blumenau ter sofrido com enormes enchentes por dois anos seguidos, 1983 e 84.

Neste artigo, você encontrará dicas e informações sobre a Oktoberfest de Blumenau 2022, que acontecerá entre os dias 05 e 23 de outubro. Como chegar, quais são as comidas típicas, se é possível levar crianças, o que fazer em Blumenau, a melhor região para se hospedar, ingressos…enfim, tudo para você planejar com antecedência sua participação neste evento, que é um dos mais animados do Brasil. Confira.

A programação e os ingressos ainda não estão disponíveis, por enquanto veja as dicas para aproveitar quando o evento for confirmado!

Planeje sua viagem => Seguro viagem no Brasil

10 melhores hotéis em Blumenau »

Sobre a Oktoberfest de Blumenau

Vila Germânica durante a Oktoberfest
Vila Germânica durante a Oktoberfest em Blumenau |Foto: Marcelo Martins.

A Oktoberfest é inspirada aos moldes da Oktoberfest em Munique, evento organizado na Alemanha. Em Blumenau, ela acontece dentro dos portões da Vila Germânica durante aproximadamente duas semanas no mês de outubro, com diferentes bandas que tocam nos três pavilhões.

Além disso, também há um setor ao ar livre, com menos barulho para não incomodar tanto a vizinhança e também para aqueles que preferem curtir a festa com menos agito.

Antigamente, todos aqueles que fossem à festa com o traje típico alemão, não pagavam entrada. Hoje em dia, é cobrada meia-entrada de quinta a sábado, feriado e véspera de feriado; nos demais dias, aí sim a entrada é gratuita para quem usa o traje.

Lembrando que existem regras para o traje típico da Oktoberfest. Esse regra foi estabelecida, pois havia uma loja que vendia fantasias por R$ 50, apenas para eliminar o valor da entrada, sem a preocupação de manter a tradição

Depois da tragédia que aconteceu em Santa Maria/RS, quando dezenas de jovens morreram devido à superlotação em uma boate, a capacidade dos pavilhões da Oktoberfest foi reduzida.

Agora, o mais indicado para planejar sua viagem até Blumenau, é comprar os ingressos com antecedência, para evitar filas e não correr o risco de ficar para fora. Também é aconselhado chegar cedo durante os finais de semana, de preferência antes das 20h, mesmo com as entradas em mãos.


Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?


Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


Lembre-se que não há nada o que fazer caso fique do lado de fora. Não é raro mais de 30 mil pessoas ficarem para fora do parque, isso antes das 21h. Atualmente, o limite dos pavilhões é de 35 mil pessoas, quase a metade do que comportavam nos anos anteriores.

A festa Oktoberfest de Blumenau

Desfile é atração na Oktoberfest
Desfile é a atração | Foto: Marcelo Martins.

A abertura da Oktoberfest de Blumenau acontece com um tradicional desfile na XV de Novembro, principal rua de Blumenau, geralmente às 19:30h.

Após a abertura, o desfile se repete no mesmo horário todas às quartas-feiras, e sábados às 16h. Os turistas também podem participar, numa ala exclusiva para desfilar, caso estejam devidamente trajados. Sua duração é de aproximadamente 90 minutos, com ponto final na Vila Germânica, não acontecem em dias de chuva.

A Banda Cavalinho é a mais conhecida, responsável por quase todas as músicas que dão nome à festa, como a Hallo Blumenau, a música da Marreca e Jetzt Geht’s Los.

Outras bandas como VOX 3 e Os Montanari também fazem muito sucesso, além de bandas vindas diretamente da Alemanha. Para agradar a todos, cada pavilhão toca diferentes ritmos, não somente música alemã.

No final da noite, DJ’s animam a festa até o dia amanhecer.

No último domingo da festa, há a escolha da Rainha da Oktoberfest, num concurso que dura cerca de duas horas. Para o encerramento, várias bandas também animam a noite.

Comidas e cervejarias na Oktoberfest de SC

Quanto custa a cerveja na Oktoberfest
Cardápio alemão é o preferido.

Cada ano, participam marcas de cerveja famosas, que inclusive fazem parte da rota da cerveja. Durante a festa, vários restaurantes típicos oferecem os mais típicos pratos da culinária alemã.

Mas é interessante ir durante a semana, pois é menos movimentado e terá a chance de provar receitas tradicionais como o Hackepeter (carne bovina crua), Eisbein (joelho de porco), Goulasch (guisado de carne), salsicha alemã, batata recheada e muito mais.

Sempre saboreando cervejas nacionais, mas certamente com características alemãs. Confira as comidas e pratos típicos da Alemanha.

Os pavilhões abrem a partir das 18hs de segunda à sexta, às 11 hs aos sábados e domingos. Já o Biergarten, praça de alimentação com banda ao vivo, abre diariamente às 11 hs.O concurso do chope em metro que os turistas adoram, dividido entre homens e mulheres, com o objetivo tomar os 600ml de chope sem derramar ou tirar a tulipa da boca. Acontece todos os dias às 21:45h, exceto nos primeiro e último domingo da Oktoberfest.

As inscrições são feitas no palco do Setor 2, até o horário de inicio do concurso. Desde a edição de 2013, o concurso costuma usar cerveja sem álcool para que todos possam participar.

Em 2017, a festa tinha uns 100 pratos e várias novidades foram incluídas no cardápio. Além das tradicionais comidas alemãs, você encontraria outras coisas como hambúrguer de costelinha de porco, hambúrguer de bacon e coxa de peru.

Dicas de Oktoberfest em Blumenau
Galpão da Oktoberfest em Blumenau.

Pode parecer meio nada a ver, mas a ideia é agradar a todos e que ninguém fique excluído. Inclusive, os vegetarianos, veganos e celíacos (intolerantes ao glúten – que está presente na cevada da cerveja) têm opções. Por isso, em 2017 incluíram também cervejas sem glúten. Agora todo mundo pode curtir as comidas e bebidas da Oktoberfest.

Na Oktoberfest 2019, a cervejaria oficial foi a Eisenbahn, que é de Blumenau. Além disso, as cervejas artesanais Bierland, Blumenau, Das Bier, Hemmer e Wunder também estarão presentes. Assim, você pode degustar várias delas.

Crianças na Oktoberfest de Blumenau

Kinderplatz na Oktoberfest
Kinderplatz na Oktoberfest | Foto: Marcelo Martins.

Para quem pretende ir a Oktoberfest de Blumenau e levar a criançada, mas também quer se divertir sem preocupação, basta deixá-las no Kinderplatz, um espaço desenhado exclusivamente para as crianças, com atividades educativas e muita diversão. Monitores treinados garantem a tranquilidade dos pais durante todo o tempo que ficarem na festa.

Dicas para curtir a Oktoberfest em Blumenau

Como sempre faço quando planejo uma viagem, pesquisei em blogs para saber como foi a experiência real de outros viajantes.

Para minha surpresa, poucos publicaram dicas sobre a Oktoberfest de Blumenau…um pouco estranho, por estar entre as festas mais populares do Brasil.

No artigo do blog Viajante Cervejeiro, o Edson destacou 10 dicas para aproveitar bem a Oktober de Blumenau. A Guta, do Vambora, publicou um artigo super completo com todas as dicas para curtir a Oktoberfest.

Já a Angie, do blog Apure Guria, fez um vídeo mega informativo e engraçado sobre a festa de Blumenau. Se preferir, assista aqui 🙂

O que fazer em Blumenau, além da Oktober

Como não há festa durante o dia, muitos turistas se reúnem na Tunga Choperia, localizada na rua XV de Novembro, para passar o dia fazendo festa e tomando o tradicional chope de Blumenau. Bem ao lado, no Castelinho da Havan, uma banda anima o dia até o entardecer.

Para aqueles que preferem tranquilidade, podem almoçar no Biergarten, como já mencionei antes, ou ler o artigo sobre o que conhecer em Blumenau, com dicas de atividades ao ar livre, restaurantes e pontos turísticos da cidade.

Outras festas em Blumenau

O que fazer além da festa
Festival da Cervaja em Blumenau.

Como a Oktoberfest dura apenas durante alguns dias no mês de outubro, inventaram também a Sommerfest, quando os pavilhões abrem para uma Oktober de verão, geralmente acontece todas as quintas de fevereiro e sempre lota bastante.

Também graças ao sucesso da Oktoberfest, o Festival de Botecos acontece duas vezes por ano, geralmente durante um final de semana em junho e outro em novembro.

A festa é sensacional, onde todos os bares e botecos da cidade colocam uma barraca na Vila Germânica para mostrar sua culinária. Claro, sempre com a participação das principais cervejarias da região.

A Festitália também é feita nos pavilhões da Oktoberfest e acontece no mês de julho, com muita comida italiana, danças e música típica, uma vez que a cidade também recebeu muita influência dos imigrantes italianos.

Outra festa dedicada somente às cervejas em Blumenau é o Festival Brasileiro da Cerveja que acontece por alguns dias em março.

Este evento, que vem crescendo a cada ano, também é uma ótima oportunidade para experimentar as cervejas de Blumenau.

É uma boa para quem está pensando em curtir as melhores praias de Santa Catarina, pois faz um bom calor em março, e ainda conhecer Blumenau. E tomar muita cerveja, é claro!

Além das muitas cervejarias expositoras, rola música, gastronomia – sempre com harmonização de pratos e a bebida, concursos da melhor cerveja e até palestras sobre o assunto.

Para conferir outras festas em Santa Catarina, confira o calendário do turismo do estado.

Como chegar na Oktoberfest

Muitos turistas decidem organizar sua própria viagem para Blumenau, comprar as passagens, ingressos para a Oktoberfest e reservar os hotéis. Os aeroportos mais próximos são Navegantes, seguido por Joinville e depois Florianópolis.

O translado de Navegantes à Blumenau da Azul é realizado com uma empresa parceira, a Lufer, que dá desconto para os passageiros da companhia. Para ter desconto e ganhar pontos do programa TudoAzul, é preciso comprar a passagem diretamente no balcão da empresa Lufer no aeroporto de Navegantes.

A desvantagem é que não dá para comprar antecipadamente, e como as coisas lotam muito durante a Oktoberfest em Santa Catarina, pode ser um pouco arriscado.

Para quem vai se hospedar em outras cidades como Balneário, ou está em Florianópolis, por exemplo, existem diversas opções de transfer na internet com variados preços.

Em Blumenau, também dá para pedir Uber para chegar à Vila Germânica, o que facilita a vida e o bolso dos viajantes. Além disso, para ajudar no transporte para a Oktoberfest, desde de 2017 a prefeitura da cidade incluiu horários extras de várias linhas de ônibus na madrugada. As bilheterias também ficam abertas. 

Vai alugar um carro em Blumenau?
Compare os preços e faça sua reserva no portal RentCars.

Onde ficar na Oktoberfest de Blumenau

Onde ficar em Blumenau durante a Oktoberfest
Foto: Josue Marinho, via Wikimedia Commons.

Para quem se hospeda na cidade o melhor é ficar no centro, onde está localizado a maioria dos hotéis.

A principal vantagem é poder se locomover de táxi ou Uber sem gastar muito (cerca de R$ 15 até o pavilhão), além de evitar blitz e a dor de cabeça com estacionamento (R$ 30), uma complicação nos dias de maior movimento.

Hotel Plaza Blumenau: 4,2km da festa

Dizem que o Hotel Plaza Blumenau é o melhor hotel de Blumenau, com ótima localização que permite explorar a animada Rua 15 de Novembro e admirar a arquitetura germânica típica.

Hotel Mansiones: 4,5km da festa

Na rua da Igreja Matriz, bem perto do Tunga na rua XV de Novembro, o Hotel Mansiones oferece acomodações modernas com ar-condicionado, além de uma conveniente recepção 24 horas.

Hotel Rex: 4,6km da festa

Antigo, mas bem organizado, o Slaviero Essential provavelmente um dos hotéis mais baratos para a Oktoberfest, com acomodações práticas, Wi-Fi gratuito, recepção 24 horas e estacionamento grátis.

Pousada e Hostel República Tia Fa

Para quem procura por um hostel em Blumenau na Oktoberfest, a Pousada e Hostel República Tia Fa pode ser uma opção. Tem estacionamento e wifi gratuitos e café da manhã já incluso no preço. A área comum tem piscina e churrasqueira. 

Hotéis em Gaspar

Muitas famílias preferem hospedar-se nos hotéis de Gaspar, cidade vizinha a Blumenau, para poder aproveitar a estrutura dos hotéis.

Também é uma opção para quem decide vir para a Oktoberfest de última hora, pois os hotéis de Blumenau ficam absolutamente lotados.

Fazzenda Park Hotel Gaspar: 28km da festa

Na Fazzenda Park Hotel Gaspar, você poderá usufruir de passeios a cavalo, quadras de esporte, academia e plano de refeições completo, com café-da-manhã, almoço, jantar, chá da tarde e petiscos à beira da piscina. Fim de semana a partir de R$914 para duas pessoas.

Eco Hotel Arraial do Ouro: 25km da festa

Antigo, mas bem organizado, o Eco Hotel Arraial do Ouro provavelmente um dos hotéis mais baratos para a Oktoberfest, com acomodações práticas, Wi-Fi gratuito e recepção 24 horas. Diárias a partir de R$ 470 para duas pessoas.

Hotéis em Balneário Camboriú

Como os hotéis lotam bem rápido por causa da Oktoberfest, sugerimos também procurar hospedagens em Balneário Camboriú e ir até Blumenau de carro ou ônibus.

O público jovem acabam gostando muito de ficar em BC, porque a vida noturna de lá é sensacional, aproveitando a Oktober e a vida noturna de Camboriú, mas também as praias, o parque Unipraias, o bondinho etc.

Balneário Camboriú fica a 68km da Oktoberfest, com fácil acesso para chegar em Blumenau, através da BR-101 e depois SC-412.

Eistem dezenas de bons hotéis em Balneário Camboriú, entre eles:

Dicas para escolher o melhor hotel

Definir onde ficar talvez seja a parte mais importante no planejamento de uma viagem. Uma região bem localizada, avaliações de hóspedes, serviços…tudo faz diferente na hora de analisar o custo-benefício e saber se determinado hotel é o melhor para você.

Fiz um guia rápido sobre como escolher o melhor hotel no Booking, e sempre faço as pesquisas seguindo os mesmos passos, principalmente para as recomendações que faço aqui no blog.

Quanto custa a Oktoberfest?

A dúvida que resta em muita gente é, quanto custa a Oktoberfest de Blumenau? É claro, que o valor que cada um irá gastar, vai depender de muitos fatores. E tudo depende de como ir a Oktober, onde se hospedar, quantos dias ir à festa, e claro, quanto você vai consumir, especialmente de cerveja.

É possível se programar para não gastar muito, mas é preciso planejar a viagem à Oktoberfest com bastante antecedência. Até porque, a hospedagem lota muito rápido e só sobram opções mais caras e longes da Vila Germânica, o que vai encarecer o passeio com o transporte.

Para ter uma ideia de alguns preços da Oktober, confira:

Ingresso da Oktoberfest

A entrada da Oktoberfest em 2018 custou de 12 a 40 reais. Nos dias de semana o ingresso é mais barato, na sexta é um pouco mais caro, e no sábado mais ainda. Mas só lembrando, que se você for com trajes típicos da Oktoberfest, como um vestido de Frida ou roupa de Fritz para os homens, a entrada é gratuita ou pelo menos metade do valor.

Valores:

  • Nas segunda-feiras, 1º e último dia de festa – Entrada gratuita
  • Domingos, terças, quartas e quintas-feiras – R$16
  • Sextas-feiras e véspera de feriado – R$36
  • Sábados e feriado – R$46

Horário de cobrança dos ingressos:

  • Sábados, domingos e feriado: entrada gratuita das 11h às 13h. Cobrança a partir das 13h.
  • Véspera de feriado: entrada gratuita das 11h às 18h. Cobrança a partir das 18h.
  • Terças, Quartas, quintas e sextas*: entrada gratuita das 11h às 18h. Cobrança a partir das 18h.
  • *Exceto feriado

Cerveja e outras bebidas

O preço da cerveja na Oktoberfest aumentou 12% do ano de 2016 para 2017, que estava custando de R$9 à R$11. Será que vai aumentar mais ainda nos anos seguintes?

Já a água e refrigerante mantiveram os preços nos últimos anos e custou 4 a 5 reais.

Comidas típicas alemãs

Os pratos na Oktoberfest variam bastante de preço e podem custar de R$10 à R$90.

Oktoberfest 2019

Por conta da pandemia, não houve Oktoberfest Blumenau nos últimos anos. Em 2019 ela aconteceu entre 9 e 27 de outubro. Em 2022, a programação ainda não foi divulgada.

Está planejando conhecer a Oktoberfest de Blumenau??? Já conhece e tem valiosas dicas???

Até + !!!

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Handerson costa
    Obrigado por compartilhar com a gente suas dicas eu vou sair de SP para Blumenau SC na segunda semana da festa. Suas dicas me deram uma luz ! Tmj obrigado !
    • Polly Batista
      Oi, Handerson! Muito obrigada e aproveita bastante!!!
  2. David
    Gostei das dicas! Sou do RJ, irei chegar em Balneario dia 8 e ficarei até dia 11. Comprei o ingresso para ir dia 10, só estou com dúvidas em relação ao transporte, pois pretendo voltar para Balneário assim que sair da Oktoberfest. Não consegui achar esse translado da Azul e fico com receio de arrumar outro por fora. Tem alguma indicação? Caso não tenha a opção, vou pegar a passagem de busão de Balneário para Blumenau.
    • Guilherme Tetamanti
      Oi David, Não tenho um transfer para indicar, mas eu iria mesmo de ônibus. Abraços
  3. Elaine
    Olá! Adorei as dicas!mais queria saber se pro pessoal mais jovem compensa,queria ir com 3 amigas, vc acha q eh algo mais familiar?? Obrigada
    • Guilherme Tetamanti
      Oi Elaine, É uma festa para todos, talvez até mais legal para quem é mais jovem. A vibe é boa demais! Abraços
  4. Rodrigo
    Como é a Oktoberfest para os cadeirantes, acessibilidade, etc? Vale a pena? O que você poderia dizer ?
    • Guilherme Tetamanti
      Oi Rodrigo, Olha esse artigo que encontrei de 2017. É bem provável que a festa já esteja toda acessível. Você conhece o blog Turismo Adaptadoo? É a maior referência no assunto. Abraços
  5. Marcio
    Olá Guilherme! Moro em Petrópolis/RJ e aqui temos uma miniatura da Oktoberfest, se chama Bauernfest. Inclusive, está rolando nesse mês de Junho e tivemos a visita da Rainha da Oktoberfest. Mas sempre quis conhecer a festa de Blumenau, mas gostaria de te perguntar se vale a pena ir sozinho? Abraço!
    • Guilherme Tetamanti
      Oi Marcio, Já ouvi falar da Bauernfest, uma amiga é de Petrópolis e sempre me convida kkkk. Acho que vale sim ir sozinho, principalmente se você se hospedar em algum hostel em Blumenau. Conhecerá muita gente! Abraços.
Quero Viajar Mais