Aerolíneas Argentinas é boa? Minha experiência na companhia

Aerolíneas Argentinas é boa? Minha experiência na companhia

Imagem do Autor por Polly Batista
Atualizado em:

Amada por poucos e odiada por muitos. Esse bem que poderia ser o slogan da Aerolíneas Argentinas, a maior companhia aérea do país. Em uma busca rápida pela internet é muito fácil encontrar reclamações sobre a cia ou gente fazendo péssimas avaliações. A empresa é estatal e seu comando atual está nas mãos de uma CEO brasileira.

E há quem garanta que as coisas podem melhorar… polêmicas à parte, vou relatar aqui minha opinião baseadas na minha experiência após comprar nove trechos. Quer descobrir o que achei? A Aerolíneas Argentinas é boa? Continue lendo!

Quando escolho um destino para viajar, as minhas principais fontes de pesquisa para montar as viagens são sempre relatos pessoais on-line. Por isso, me assustei um pouco quando a maioria dos viajantes dizia que a cia era uma roubada, enquanto o site oficial gabava a pontualidade e o bom atendimento da empresa… a conclusão que cheguei, você saberá agora.

Planeje sua viagem => Onde fica em El Calafate

Seguro para viajar na América do Sul »

Voar de Aerolíneas Argentinas para Patagônia

Aerolíneas Argentinas é boa?
Comprei nove trechos pela Aerolíneas e torci para tudo dar certo.

Mesmo com as avaliações negativas da internet, a necessidade falou mais alto e me rendi a Aerolíneas Argentinas.

Queria conhecer El Calafate e Ushuaia, a partir de Buenos Aires, capital da Argentina. Restavam-me algumas opções de cias aéreas que voavam para os destinos: a Latam, a Lade e a Aerolíneas.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Argentina, usando o cupom VIAJARMAIS15.


A Latam esbarrava no meu primeiro agente limitador: o custo! Viajar para a Patagônia Argentina não é muito barato, principalmente se for comparar com os custos de Buenos Aires, por exemplo. Hotéis, passeios e alimentação são consideravelmente mais caros do que na capital portenha.

Outra barreira que encontrei pela Latam é que não consegui simular as passagens com meses de antecedência. Só havia assentos disponíveis para compra com datas bem próximas, o que impossibilita um planejamento antecipado (não sei se isso é usual ou foi exceção).

Já a Lineas Aereas del Estado, a Lade, parecia ser ainda pior, pois é empresa aérea estatal, cujos aviões são pequenos e os voos domésticos param demais. Embora os preços sejam extremamente competitivos, o site não funciona nem se quer para concluir uma pesquisa por assentos.

Por fim, veio a Aerolíneas Argentinas: bons preços, muitos voos e opções de datas e horários. Comprei nove deslocamentos para três pessoas com a empresa e torci os dedos para dar tudo certo. E não é que deu!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

Vantagens

Como é voar com Aerolineas
Buenos Aires é uma das cidades mais importantes da América Latina.

A primeira vantagem que obtive voando com a Aerolíneas foi a opção de ‘Destinos Múltiplos’. Fica mais barato comprar vários trechos juntos do que separados. Faça sempre isso, exceto se você não tem data fixa para se deslocar entre os trechos.

Então, ficou assim: Buenos Aires-El Calafate; El-Calafate-Ushuaia; Ushuaia-Buenos Aires (fui para Buenos Aires com milhas de uma empresa nacional).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A versão do site em português já apresenta os preços em real. Na prática, é possível fazer uma reserva de voos e assentos, mas não pagar na hora por ela. Isso é bom, pois você ganha algum tempo para resolver algum outro detalhe.

No entanto, esse código só é válido por algumas horas (não diz o tempo exato), depois ele é cancelado automaticamente. Se você quiser mais tempo para pensar, pode pagar R$ 47 ou R$ 71 para garantir as reservas por mais 24 ou 48h.

Aerolíneas Argentinas é boa?
Você faz uma reserva gratuita por algumas horas mas pode pagar por mais tempo.

O pagamento é feito em uma aba fora do site da Aerolíneas e não é possível dividir o valor. Quando for selecionar os assentos, dê preferência aos que ficam na janela. A vista aérea das proximidades de El Calafate e Ushuaia é linda por conta da vegetação, que inclui a Cordilheira e o azul do Lago Argentino.

Outra opção na hora da compra é adquirir os bilhetes na página argentina (sem ser a versão para brasileiros). Não sei bem os motivos, mas as passagens custam bem menos. Eu fiz uma simulação de compra e consegui com meus documentos brasileiros gerar uma reserva.

Contudo, alguns relatos na internet dão conta que o pagamento não finaliza com cartões emitidos a partir do Brasil. Faz todo sentido, já que é uma página voltada para os locais e não para estrangeiros.

Não tive coragem de tentar finalizar e acabei pagando mais caro no site com a versão em português mesmo (se você já tentou e conseguiu, avisa nos comentários!).

Conheça => Lugares turísticos de Ushuaia

Como foi voar pela Aerolíneas Argentinas

Companhia aérea que vai para a Patagônia
Voos da cia cobre bem a Patagônia | Foto: QVM.

O voo a partir de Buenos Aires saiu do Aeroporto de Ezeiza, que é bem longinho do centro da cidade. Entretanto, os melhores preços dos bilhetes eram a partir de lá, então não tive muitas escolhas.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Argentina!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Mas, se os preços forem semelhantes opte pelo Aeroparque, que fica na Avenida Costanera Norte, ao lado do Rio da Prata.

Para chegar até o Ezeiza pegamos um transfer indicado pelo hotel de Buenos Aires. O trajeto dura uns 40 minutos e saiu por 180 pesos para cada passageiro já com bagagem (os táxis têm uma tarifa mais cara e cobram por cada mala).

Existem ônibus que fazem a linha, mas demoram quase duas horas para chegar até o aeroporto e nem considerei essa opção.

O Ezeiza é grande, bonito e limpo. Lá tem uma agência do Banco de La Nacion, caso seja necessário fazer câmbio (fiz antes no prédio central da instituição, vizinho à Casa Rosada).

O deslocamento entre Buenos Aires e El Calafate dura aproximadamente 3h15min. O voo não teve nenhum atraso e foi bem tranquilo. A aeronave parecia limpa e justa para um deslocamento de poucas horas. Servem um lanchinho bem simples.

O Aeroporto de El Calafate é pequeno e bonito. Fica a 20km da cidade e oferece muitos transfers e táxis até o centro.

Já o voo de El Calafate até Ushuaia aconteceu três dias depois. Também saiu na hora, mas com uma ressalva que só fiquei sabendo no aeroporto: você precisa pagar a taxa de embarque, pois são aeroportos privados e a Aerolíneas é do governo.

Ficou algo em torno de 20 reais para cada passageiro. Por isso, chegue cedo, pois além do check in e todos os outros procedimentos, ainda precisa enfrentar um fila para fazer essa quitação.

Cias aéreas da Argentina
Embarque para Patagônia | Foto: QVM.

Esse voo durou menos de 1h30min e teve muita emoção, graças aos ventos do fim do mundo. Quando já sobrevoávamos a região do Aeroporto de Ushuaia sofremos algumas turbulências severas. Algumas pessoas inclusive passaram mal do susto e do chacoalhado, que acredite: foram agressivos!

Na saída da aeronave o comandante explicou que isso se deve às fortes correntes que abalam as regiões austrais e são bem comuns. Por isso, se estiver indo para lá, aperte bem os cintos e avise às demais pessoas para que elas não sejam pegas de surpresa.

Depois desse medo foi só alegria. Muita emoção pisar nesse cantinho do mundo, tão belo e especial.

O voo final de regresso a Buenos Aires pela Aerolíneas Argentinas também não atrasou ou tivemos qualquer contratempo. Até os ventos estavam mais amigáveis! Tivemos que pagar novamente a taxa de embarque à parte em um guichê. O trajeto durou 3h25min e teve um lanche simples.

Para todos os deslocamentos apresentamos o passaporte, mas vi relatos de pessoas que usam apenas o RG, por conta dos acordos continentais (é possível embarcar por vários países da América do Sul apenas com o RG, emitido a menos de 10 anos).

Leia também => Quando ir para El Calafate

Desvantagem

A única desvantagem que considero em ter escolhido a Aerolíneas Argentinas é ter acumulado pontos no programa de fidelidade Aerolineas Plus, pois até hoje não achei utilidade para os mesmos.

Tentei transferir para o Smiles (eles garantem que isso é possível, graças à parceria entre a cia argentina e a Gol) na hora do check in, mas falaram que eu poderia solicitar por e-mail.

Quando mandei o contato, foram exigidos os cartões de embarque de cada trecho, mas só tinha os virtuais e não foram aceitos. Achei muita burocracia para poucos pontos. Mas, na dúvida, guarde os seus tickets de embarque para eventuais solicitações.

Nova viagem com Aerolíneas: atualização 2019

Viagem com Aerolíneas Argentinas
Aeroporto de Mendoza | Foto: QVM.

Adoro ir a Argentina. É um destino barato e interessantíssimo. Para quem ama montanhas e clima mais frio, o país oferece ótimos atrativos. Por isso, voltei neste post originalmente escrito em 2015, para atualizar algumas informações para você.

Inclusive, tenho outra dica: voei em 2018 para Argentina com outra cia aérea ainda mais barata. Descubra no post como é voar com a Andes Líneas Aereas para Bariloche.

Mas voltando à cia deste post, em 2019, embarquei para Mendonza com a Aerolíneas Argentinas.

O que difere dessa última viagem da outra feita para a Patagônia foi a forma como comprei meus bilhetes. Dessa vez, acessei o site a partir da Argentina e comprei o trecho saindo de Buenos Aires, cujo valor da passagem fica mais barato, se comparado à versão .br.

No ato da compra, usei um cartão internacional mas com origem no Brasil e também marquei em uma caixinha a informação que era brasileira, com residência do Brasil. Ao finalizar a compra, o site avisa que poderão ser cobradas taxas no aeroporto. Na hora do embarque apresentei o meu passaporte brasileiro (ou RG) e não precisei pagar nada ao embarcar, nem me perguntaram nada.

Então, aquela dúvida se a compra precisa ser feita pela versão brasileira do site está respondida, pois mesmo comprando pela versão argentina eu marquei a caixinha que não residia no país e que estava sujeita a pagamento de taxas (eles não especificam quais são). Fui preparada para isso, mas nada me foi cobrado.

A ida partiu do Aeroparque bem pontual e a volta atrasou 30 minutos na volta para Buenos Aires. Ambos os voos também foram bem tranquilos. É isso. Espero ter contribuído para a sua viagem.

E você, já voou por alguma cia aérea não recomendada pela maioria dos viajantes? Deu certo ou errado? Deixe sua experiência aqui nos comentários!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Argentina

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Argentina? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões na Argentina

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Argentina, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular na Argentina

Durante sua viagem pela América do Sul, é indispensável ter um chip de internet na Argentina com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido à alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o preço mais baixo, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.

Seguro viagem com cobertura na Argentina

Contratar um seguro viagem para a Argentina é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. André
    Olá Polly! Se comprar a passagem com cartão internacional no site estrangeiro, e não tiver o documento argentino, qual a taxa a ser cobrada no embarque ? Pois está bem mais barato assim. Grato!
  2. Polly Batista
    Oi, André. Tudo bem? Caso na hora impliquem com seu embarque, você deve pagar a diferença da passagem cheia, como se fosse a partir do Brasil. :)
  3. Viviane
    Voo muito atrasado. Muito desorganizado. Mudaram meu voo. E me trocaram de aeroporto, com 2 crianças, malas. Sem auxílio nenhum. Pedi um copo de água dentro do avião, pois meu filho estava tossindo muito, foi negado. Absurdo!!! Não recomendo!!!!
  4. Daniela
    Em que época do ano você foi para Ushuaia? Minha viagem é no fim de Setembro, mas tenho pavor de turbulência e gostaria muito de saber se os ventos nessa época estão mais amenos. Fora isso, seu relato me tranquilizou bastante, pois não conhecia a Aerolineas Argentinas. Obrigada pela ajuda.
  5. Polly Batista
    Olá, Daniela. Tudo bem?! Minha viagem foi em maio, mas realmente não sei dizer se em setembro as correntes são mais fracas... tomara que sim! Boa viagem!!!
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi Glauciely, Depende do tipo de tarifa. O que vale é o que diz em sua compra com a CVC. Abraços
  7. Franciele
    No meu voo tem troca de aeroporto em Buenos Aires, alguém sabe me dizer se essa troca está inclusa na passagem da Aerolíneas ? Obrigada
  8. Daniel Santos
    Alguem sabe responder sobre a dúvida da compra da passagem em Pesos Argentinos? É possivel finalizar a compra com essa opção?
  9. Polly Batista
    Oi, Daniel. É possível sim, finalizar essa opção com cartão de crédito internacional desbloqueado para compras no exterior. Porém, você será avisado que caso não tenha um documento argentino, poderá ser cobrada uma taxa no embarque, uma vez que os valores mais baixos são uma política de incentivo para o turismo interno. Boa viagem!!!
  10. SIDNEY SCHMEISKE
    Uma péssima companhia para viajar. Os funcionários em geral são mal humorados e atendem como se estivessem prestando um grande favor, principalmente os que atendem no aeroporto. No trajeto de Curitiba a Buenos Aires o serviço de bordo é horrível. De graça, só um pacotinho de cereais e um copo de água. Quem estiver com fome deverá se contentar com um menu pago pior que os encontrados nas viagens de ônibus. São bons mesmo só nas propagandas.
  11. Polly Batista
    Olá, Sidney. Agradeço o seu comentário. Esses relatos são fundamentais para outros viajantes fazerem suas próprias escolhas! Valeu mesmo!
  12. Lucas
    Eu e minha noiva sofremos tudo que era possível com essa companhia aérea. Começando pelo nosso voo de Porto Alegre-Buenos Aires (AEP): atrasou e não teve serviço de bordo (nem gratuito, nem pago). Chegando no Aeroparque, pegamos o ônibus para transfer que a empresa oferece para trocar de aeroporto. Ônibus teve 2h10 de atraso (sim, saiu às 11 da manhã e só chegou às 14:30). Como resultado, perdemos o voo de Buenos Aires Ezeiza para Bariloche. Além de não ter ajuda nenhuma dos atendentes, tivemos que comprar uma nova passagem, devido a um atraso do ônibus que a própria empresa oferece. Compramos um novo voo que estava marcado para as 19:05 (pagamos quase 1000 reais por pessoa). Esse voo teve mais dois atrasos, é só saiu as 22:35. Acompanhamos durante esse tempo todo os outros voos da companhia Aerolíneas Argentinas, 90% atrasaram por motivos diversos. Empresa desorganizada e sem preparo nenhum. É a melhor opção para estragar sua viagem de final de ano.
  13. Glauciely
    Oiii, estarei indo viajar para El Calafate em novembro/2019 poderia me dizer como é o despacho das bagagens? Comprei as minhas passagens pela CVC da Aerolíneas Argentinas e lá está dizendo que não inclui despacho das bagagens, e ouvi relatos que a empresa não cobra por uma bagagem de 23Kg. Obrigada
  14. Polly Batista
    Oi, Lucas! Que caos!!!! Seu relato é muito importante para alertar os leitores, uma vez que a minha experiência foi positiva. Lamento muito pelo que aconteceu e que sirva de aviso para os viajantes! Obg pelo comentário!
  15. Rogerio Cardoso
    Interessante seu relato. Viajei com a Aerolineas Argentinas no ano passado com pontos resgatados no Smiles, entre Buenos Aires (AEP) e Mendoza, e, tirando o atraso no voo em mais de 1 hora, tudo ocorreu bem. Aeronova confortável e nova, e serviço de bordo melhor do que os oferecidos no Brasil para trechos similares. Acho que a reputação das empresas aéreas é ruim em praticamente todo lugar do mundo, salve algumas raras exceções hahaha.
Quero Viajar Mais