6 cidades nos arredores de Veneza para visitar e se encantar

6 cidades nos arredores de Veneza para visitar e se encantar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Se você puder ficar mais de três noites na Itália, não se esqueça de conhecer os arredores de Veneza e incluir no seu roteiro outras cidades maravilhosas da região do Vêneto.

Embora o país seja uma explosão de descobertas e novas experiências, nada é mais singular e, ao mesmo tempo, tão diversificada quanto essa fascinante região.

Muitos visitantes, depois de circularem exaustivamente pelos becos e vielas, fazem diversos passeios do tipo “bate e volta”, buscado conhecer os arredores de Veneza.

O objetivo é ampliar suas percepções, afinal, estar em Veneza é algo tão marcante, que passear pelos seus arredores significa prolongar esta sensação.

Sair do burburinho do centro faz o visitante descobrir uma cidade mais tranquila, com recantos onde o tempo parece ter parado. Mas isso não significa que seja algo menos encantador nem tedioso, e sim que uma nova perspectiva.

Um novo olhar, novos sabores, novos sons e novas cores poderão ser descobertas. Conheça agora as belezas incríveis dos lugares próximos de Veneza.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Veneza

Seguro viagem para Itália »


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Itália, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Lugares nos arredores de Veneza para visitar

  1. Murano
  2. Burano
  3. Torcello
  4. Lido de Veneza
  5. Pádua
  6. Verona

Aproveite para descobrir qual é o clima na Itália para viajar na época certa. E, claro, confira  esse vídeo incrível sobre Burano, produzido pelo site oficial de turismo de Burano. Encantador:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

1. Murano

Arredores de Veneza
Fundada pelos romanos, a ilha de Murano também teve grande importância no passado.

Certamente, você já ouviu falar dos Vidros ou Cristais de Murano, pois foram as esculturas feitas por diversos artesãos da cidade, que deram popularidade a chamada Ilha de Vidro. Fundada pelos romanos, a ilha também teve grande importância no passado, devido ao seu porto e produção de sal.

O trabalho, desenvolvido pelos artesãos locais, conserva ainda hoje a tradição de utilizar grandes fornalhas, que funcionam com altíssimo grau de temperatura, para o derretimento e modelagem do vidro. Por essa razão, no final do Século XIII, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a se mudarem para Murano.

Uma vez que a sua atividade foi considerada um risco para a cidade, devido à fumaça e pela frequente ocorrência de incêndios. Dizem as más línguas que tudo isso era balela, pois o que se pretendia era o isolamento dos artesãos para proteção dos segredos da fabricação dos vidros e assim garantir a soberania nas exportações.

 
 

Descubra os principais motivos para reservar antecipadamende e com total confiança os passeios da Get Your Guide em Veneza:

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
 

Verdade ou não, com o aumento das exportações, após a transferência dos artesãos para Murano, a ilha foi considerada o maior produtor de cristais da Europa. Aliás, era tão importante garantir tais segredos que até hoje o nome Murano é protegido por DOC (Denominação de Origem Controlada), isto é, só pode receber este nome as peças produzidas na Ilha de Murano.

Para o viajante explorador dos arredores de Veneza, Murano é aquele passeio pertinho (cerca de 1,5km), imperdível! Você poderá visitar as fábricas de cristais e assistir de perto a confecção de uma peça e, quem sabe, até participar de uma aula para fazer cristais em Murano.

Também pode optar por visitar o Museu do Vidro, com um acervo interessantíssimo. Além disso, o viajante também poderá conhecer a Igreja de Santa Maria e São Donato e a Igreja de São Pedro Mártire.

Como chegar:

  • Vaporetto saindo da Piazza San Marco – Linhas 12, 41 e 42 – o trajeto dura cerca de 30 minutos – cerca de 15 euros (ida/volta)
  • Através de passeios saindo do centro de Veneza – Cerca de 25 euros

2. Burano

Verona e arredores
Ilha é muito conhecida por suas casas coloridas e pela produção de rendas.

Essa pequena ilha localizada nos arredores de Veneza (cerca de 7 quilômetros ao norte) é muito conhecida por suas casas coloridas e pela produção de rendas, que outrora atendia à realeza, com seus delicados desenhos chamados de Merletto Buranese, que formam paisagens, barcos… tudo feito pelas mulheres da região.

Embora não haja muita coisa para se visitar em Burano, o viajante atencioso descobrirá que em um passeio, que não dura mais de três horas, pode se revelar bem interessante. Você encontrará muito da gastronomia veneziana de forma tradicional e vai se deleitar com os famosos biscoitos venezianos, experimente o mais tradicional deles: a bussolà buranelli!

Porém, para os amantes da fotografia, como eu, Burano é uma oportunidade deliciosa de luzes e cores vibrantes! Dizem que as casas são pintadas assim para servirem como guia para os pescadores, no retorno aos seus lares em dias de muita neblina.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Itália!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Mas vamos combinar, não deve ser uma delícia retornar de um dia de trabalho com uma vista assim? Cada habitante deve pedir autorização e respeitar as cores estabelecidas pelo Comune, uma espécie de Prefeitura, de Burano. E se você gosta de saber fatos curiosos como esse, leia o post sobre as curiosidades da Itália.

Como chegar:

  • Vaporetto saindo de Fondamenta Nuove ou San Zaccaria – Linha LN – o trajeto dura cerca de 45 minutos – cerca de 15 euros (ida/volta)
  • Através de passeios saindo do centro de Veneza – Cerca de 25 euros

3. Torcello

Cidade italiana no Veneto
Esta é a ilha mais antiga de Veneza, herdeira de histórias e lendas.

Rústica e silenciosa, a ilha mais antiga de Veneza, herdeira de histórias e lendas da época em que Átila, o rei dos Hunos, passou por lá. Naquele período, a população de Veneza Continental se viu ameaçada por Átila e refugiou-se em Torcello, que é a ilha mais distante.

Aqui permaneceram em segurança já que os Hunos nada conheciam sobre navegação e não sabiam nadar, sendo impedidos de alcançá-los. Era em Torcello a localização do Porto no qual as grandes embarcações aportavam saindo da Europa com destino à China.

Por essa razão, a Ilha foi marcada por grande movimentação de pessoas e, no passado, se tornou a ilha de Veneza com o maior número de habitantes. Entretanto, sua população foi praticamente dizimada por uma epidemia de malária no século XV. Em Torcello, o que eu mais gostei de fazer foi o passeio ao ar livre de observação.

Pude observar as ruínas do grandes palácios da época do Império Romano, mas você poderá visitar a Catedral de Santa Maria Assunta, que possui uma belíssima arquitetura da era bizantina e, bem pertinho dela, a igreja da Santa Fosca. Outros pontos interessantes são a cadeira de mármore que, segundo a lenda, pertenceu ao Átila.

Porém, não se sabe como, uma vez que eles não sabiam nadar e nem chegaram lá. A Ponte del Diavolo e o Museu Arqueológico. Ah, e lembre-se que para conhecer tudo isso é fundamental você saber quais são tipos de visto para Itália aplicados para brasileiros.

Geralmente, as pessoas optam por contratar um passeio de barco até Torcello que pode visitar as três ilhas: Murano, Burano e Torcello. Considerando a ideia de um giro do tipo bate e volta, acho que é muito mais interessante porque você vai economizar dinheiro e tempo.

Como chegar:

  • Vaporetto saindo de Burano – Linha LN – o trajeto dura cerca de 5 min (partindo de Burano e 50min (Partindo de Veneza) – cerca de 15 euros (ida/volta)
  • Através de passeios saindo do centro de Veneza – Cerca de 25 euros

4. Lido de Veneza

Blog Veneza
Ela possui mais de 15 quilômetros de praia e separa a lagoa do mar Adriático.

Essa é a ilha sensação do verão em Veneza por ser a mais próxima do centro. Ela possui mais de 15 quilômetros de praia e separa a lagoa do mar Adriático. Pode-se dizer que é a área mais residencial e chique de Veneza.

Entretanto, na alta temporada na Itália é invadida por turistas ávidos para se refrescarem e aproveitarem suas praias, já que em outras épocas do ano o viajante poderá encontrá-las fechadas. Inclusive, confira o post sobre o verão na Itália, com dicas de destinos imperdíveis.

De arquitetura moderna, difere da atmosfera de Veneza, mas nem por isso deixa de ser encantadora e muito usada para quem quer economizar no orçamento, fugindo dos altos preços de hospedagem em Veneza.

Além de poder curtir suas praias maravilhosas, o viajante poderá visitar o Festival de Cinema de Veneza, que ocorre no final do verão (setembro) ou fazer uma aposta no Cassino Venezia, o mais antigo do mundo.

Como chegar:

  • Vaporetto – linhas 1, 2, 51, 52, 62, N e LN

5. Pádua

O que fazer nos arredores de Veneza
Pádua também é conhecida pelo turismo religioso.

Pádua ou Padova (em italiano) é mundialmente conhecida por sua notória Universidade, uma das mais antigas do mundo, a Universidade de Pádua. Esse status faz da cidade um recanto de jovens universitários, com toda a estrutura para atender a esse público.

Também é conhecida pelo turismo religioso na Itália, pois foi onde viveu e morreu o frei franciscano português, Antônio de Lisboa, que depois de canonizado se tornou Santo Antônio de Pádua. Sim, ele mesmo, o santo casamenteiro e das mulheres grávidas!

Pádua é uma cidade que merece entrar em seu roteiro na Itália, conhecendo os arredores de Veneza. Pode-se começar pelo centro histórico, depois visitar a maior praça da Itália, a Prato del Valle e suas 78 estátuas de figuras importantes da história da cidade.

E ainda conhecer a Basílica di Sant’Antonio, na qual encontram-se os restos mortais do santo e o Caffè Pedrocchi, que já foi um ponto de encontro de muitos intelectuais do século XIX.

Para quem curte observar o estilo de vida local, passear pelo mercado da Piazza delle Erbe e o Palazzo della Ragione é uma boa pedida.

Como chegar:

  • Carro – De Veneza (40 km) – pegar a A4.
  • Trem – Saiba mais sobre trem na Itália (30 a 40 minutos)
  • De ônibus – www.sitabus.it

6. Verona

Melhores cidades perto de Veneza
Verona é parada obrigatória para os românticos e apaixonados.

Conhecida como a Cidade dos Namorados, Verona é parada obrigatória para os românticos e apaixonados que visitam os arredores de Veneza, principalmente se estão em lua de mel. A cidade é belíssima! Para conferir, veja esse post sobre os pontos turísticos de Verona.

Não foi à toa que William Shakespeare escolheu seus cenários para escrever “Romeu e Julieta”. Aliás, por toda a cidade você encontrará referências ao romance escrito pelo dramaturgo inglês. Você pode, inclusive, fazer uma excursão para Verona saindo de Veneza.

Prepare a máquina fotográfica porque Verona possui paisagens e ângulos de extrema beleza e que você não encontrará em nenhum outro lugar. Ao chegar, visite a casa de Julieta e não esqueça de deixar na parede os votos trocados com o seu amor. Diz a lenda que isso fará com que o sentimento de vocês dure para sempre!

Para um passeio bate e volta, é interessante saber que em Verona existe um bilhete único, que permite o acesso a passeios por 4 igrejas: Basílica di San Zeno Maggiore, Basílica di San Fermo, Duomo di Verona e Santa Anastácia. O bilhete de 24 horas custa 18 euros e o de 48 horas custa 22 euros.

Como aproveitar os arredores de Verona

Enfim, conhecer os arredores de Veneza é tão interessante quanto ficar na própria cidade em alguns dos melhores hotéis da Itália, pois, com um pouco mais de tempo, é possível vivenciar experiências tão incríveis, que ficarão para sempre guardadas em nossa memória.

Quer visitar os arredores de Verona? Qual cidade você mais gostou? Comente a sua resposta!

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Itália – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na Itália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Internet ilimitada na Itália

Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem na Itália

Contratar um seguro viagem para a Itália é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais