Templos de Ayutthaya: o magnífico passeio saindo de Bangkok

Templos de Ayutthaya: o magnífico passeio saindo de Bangkok

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Os templos de Ayutthaya estão entre as principais atrações turísticas desse país que atrai milhares de viajantes devido à sua fascinante cultura, natureza exuberante, culinária e diversas outras características que tanto encantam os turistas do ocidente.

Fazer uma viagem para a Tailândia é entrar num mundo de diferentes imagens, barulhos, cheiros e sabores, que levam o turista a experimentar algo que existe somente neste magnífico país.

Logo em meu primeiro dia em Bangkok, após chegar de 2 maravilhosas semanas nas Filipinas, conheci uma americano hospedado no mesmo albergue. Eu estava cansado, era tarde e não pensava em sair, mas recebi o convite para um tour pela agitada Khao San Road, a principal rua turística da cidade.

Não resisti, queria ver porque Bangkok é tão idolatrada por diferentes tipos de viajantes.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bangkok

Hotéis nas principais ilhas da Tailândia »

História de Ayutthaya

O que fazer saindo de Bangkok
Buda deitado em Ayutthaya.

A região onde está localizada a cidade de Ayutthaya, na Tailândia, foi um importante eixo comercial que disputava importância com o poderoso império Khmer, onde hoje é o Camboja.


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança na Tailândia?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


Fundada em 1350, Ayutthaya passou a ser capital do antigo reino do Sião, que chegou a ocupar um território que engloba o Camboja, Laos e Mianmar.

A importância de Ayutthaya numa época onde realmente valia a lei do mais forte, deixaram muitas marcas. A cidade foi crescendo, se desenvolvendo e dizem que no final do século XVIII foi a maior cidade do planeta, cheia de relíquias construídas em homenagem aos seres iluminados da filosofia budista, os Budas.

Tanta importância teve um preço. Em 1767, Ayutthaya foi saqueada e destruída pelo exército da Birmânia, transformando a região no que hoje conhecemos como a Cidade Histórica de Ayutthaya, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991.

As marcas da guerra estão por todos os lados, nos templos que viraram cinzas e nas estátuas de buda-sem-cabeça.

Mesmo que toda essa destruição, saques e provavelmente o descuido das autoridades tenham acabado com boa parte da riqueza histórica de Ayutthaya, a cidade é hoje um dos destinos turísticos mais importantes da Tailândia, além de ser um santuário para os praticantes do budismo, uma vez que mais de 400 templos foram construídos na região.

O que fazer no Templos de Ayutthaya

Procuro sempre conhecer as atividades que pretendo fazer em meus próximos destinos, mesmo sabendo que muitas vezes acabo pegando dicas locais e sigo com a maré.

Esse amigo americano, já havia comprado um tour para conhecer os Templos em Ayutthaya e resolvi aproveitar a “carona”. No dia seguinte, a van nos buscou no ponto de encontro combinado.

Entrei na van e logo conheci uma turista italiana, que acabou fazendo todo o passeio junto comigo. Tudo bem que viajar sozinho pode ser bem difícil, mas é uma ótima maneira de fazer novos amigos. Depois de pouco mais de uma hora, chegamos na 1ª parada do passeio, o início de minha experiência com os templos tailandeses.

Outro passeio também famoso, é visitar Ayutthaya com um cruzeiro por rio que também sai de Bangkok. É uma pouco mais caro, mas é uma ótima chance de fazer um passeio bem diferente. Outra opção é fazer uma excursão com motorista particular.

Tour ou por conta própria

Dezenas de agências oferecem o tour para Ayutthaya partindo de Bangkok, com a vantagem de contar com um guia, transporte ida e volta e visita aos principais pontos de interesse. Se quiser economizar, gastando cerca de 1 dólar e possível ir de trem (Mais informações aqui), partindo da estação Hualamphong. Se for mais conveniente de ônibus, eles partem do terminal norte de Bangkok.

Conhecendo Ayutthaya

Se escolher ir por conta própria, minha dica é fechar um tour com algum taxista ou tuk-tuk local. Fique tranquilo, pois muitos te abordarão oferecendo o serviço na saída do trem. Negocie o preço e pergunte se também pode fornecer informações históricas e dicas sobre os principais templos. Se tiver paciência, poderá encontrar um bom guia gastando pouco.

Bate e volta

O mais comum é chegar cedo em Ayutthaya, entre 9 e 10 da manhã, visitar os principais templos e chegar em Bangkok no fim da tarde. Isso é o suficiente para ter uma visão geral sobre a cidade histórica, mas perderá o magnífico por do sol.

Minha dica é dormir pelo menos uma noite por lá, o que te dará mais tempo para explorar os templos. Clique aqui pesquisar hotéis em Ayutthaya.

Tour com agência

É o mais comum e fácil, vale a pena pelo custo benefício. É possível contratar online com antecedência para a melhor data, assim não correrá o risco de perder o tour ideal, que são concorridos. Há opções para ir de carro, van, ônibus e até barco. Se possível, escolha um tour com menos pessoas, será mais confortável e ágil visitar os templos.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Tailândia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


O que ver num passeio de 1 dia em Ayutthaya

Ayutthaya é uma pequena cidade tailandesa distante 80 km ao norte de Bangkok. No passado, por volta do século XIV, transformou-se na capital de Sião que foi durante um período o reino mais poderoso do Sudeste Asiático. Nesse post te mostrarei 10 fotos dos templos de Ayutthaya que tirei na minha visita!

Em 1767 a cidade foi invadida pelo exército birmanês, que deixou tudo em ruínas, região que hoje em dia é conhecida como Cidade Histórica de Ayutthaya, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Após os ataques, outra cidade foi construída a poucos quilômetros da cidade histórica.

É muito fácil visitar os Templos de Ayutthaya, com diversos tipos de passeios a partir de Bangkok. Você pode ir de trem para economizar uma graninha, ou ainda contratar uma das inúmeras agências de turismo. Devido ao calor e inúmeros locais de visitação, achei que foi uma boa opção.

Os Templos Budistas de Ayutthaya

Os Templos de Ayutthaya
Fotos dos templos de Ayutthaya

Sendo um país com 85% de sua população budista, a Tailândia provavelmente possui mais templos que qualquer outro país do mundo.

Além de ser o local frequentemente utilizado como mosteiro pelos monges budistas, os templos são o local onde os praticantes procuram a salvação através da prática religiosa.

O significado do Buda

Imagens de Ayutthaya
Fotos dos templos de Ayutthaya

Como muita gente imagina, Buda não foi apenas um mestre religioso que viveu em alguma época do passado, mas uma categoria de seres iluminados que alcançaram o pleno entendimento da filosofia budista, transmitindo e compartilhando todo o seu conhecimento.

De acordo com as escrituras budistas, pelo menos 24 budas surgiram em alguma época do passado, mas atualmente a grande maioria das da referências é para o mestre Siddhartha Gautama, fundador do budismo no século VI antes de Cristo.

Este seria o último Buda, atingindo sua iluminação sentado sob a árvore Bodhi, mundado seu nome para Buda, que significa “desperto”.

Oferendas em ouro

Oferendas em ouro no Budismo
Fotos dos templos de Ayutthaya

É comum em toda a Tailândia, ver estátuas de Buda com partes folheadas a ouro, ou pelo menos alguma parte delas.

Os budistas costumam fazer esse ritual com forma de puja, uma cerimônia de oferecimento, que pode elevar o coração e tornar a mente mais leve fazendo com que as preocupações do dia não pareçam tão atormentadoras. Porém, muitas pessoas fazem isso esperando ficar ricas.

As orelhas alongadas

As longas orelhas
Fotos dos templos de Ayutthaya

As longas orelhas em estátuas e imagens do budismo, significam vida longa para aqueles que praticarem a filosofia.

A mais curiosa estátua de Buda

Wat Phra Mahathat

Wat Phra Mahathat, um dos Templos de Ayutthaya, é o local onde está uma das mais curiosas estátuas de Buda em toda a Tailândia.

Existem duas hipóteses para para a imagem estar entrelaçada com as raízes das árvores: não existem evidências sobre o aparecimento desta cabeça de Buda, mas acredita-se que no período quando Ayutthaya foi atacada pelos birmaneses, o templo Mahathat foi incendiado, destruído e muitas partes caíram pelo chão.

O templo ficou abandonado por mais de 100 anos e muitas árvores cresceram no local, envolvendo a cabeça com seus galhos e raízes. A segunda hipótese foi a tentativa de roubo, mas devido ao peso da estátua ou por ter sido descoberto, o ladrão teve que deixar a cabeça antes de conseguir atravessar os muros do templo.

Conheça os melhores hotéis da Tailândia »

As estátuas sem cabeça

As estátuas sem cabeça

Mesmo em lugares onde os templos não foram totalmente destruídos, a grande maioria das estátuas estão sem cabeça. Durante a invasão da Birmânia, as cabeças foram arrancadas, pois acreditavam que dessa forma estariam matando os espíritos dos deuses locais, mas também foi uma maneira de demonstrar seu poder.

Arquitetura

Arquitetura de Ayutthaya

Wat Phra Si Sanphet, o templo mais glorioso de Ayutthaya, foi construído com arquitetura típica do Sri Lanka. Infelizmente, devido às invasões que acabaram com o apogeu da antiga capital tailandesa, o que restou foram as ruínas do Palacio e três templos. É uma regiao muito valorizada pelo seu patrimônio histórico, cultural e por conservar as cinzas de alguns reis.

Outros templos e palácios também receberam influências européias, uma vez que o Rei Rama V, por exemplo, que almejava trazer o desenvolvimento econômico e proteger a independência da Tailândia, visitava frequentemente a Europa, trazendo algumas referências para a arquitetura.

Cinzas dos reis de Ayutthaya

Wat Phra Si Sanphet

O Wat Phra se Sanphet foi construído no mesmo local do antigo palácio real do Reino do Sião. É um dos lugares mais impressionantes de Ayutthaya, onde os destaques são as três chedis que continham as cinzas de três reis de Ayutthaya: o Rei Borommatrailokanat, o Rei Boroma-Rachathirat III e Rei Ramathibodi II.

Saindo de Bangkok => Excursão particular de 1 dia em transporte público

O famoso Buda deitado de Ayutthaya

A estátua do Buda deitado

O incrível Buda deitado de Ayutthaya (Wat Lokayasutharam), cuja cabeça repousa sobre uma flor de lótus, é uma das maiores estátuas do país com 37 metros de comprimento, onde o Buda está na posição do Nirvana, aguardando sua morte para atingir a iluminação espiritual.

Os verdadeiros construtores

Elefantes sagrados de Ayutthaya

Os elefantes são animais muito importantes em toda a história do Sudeste Asiático. Em Ayutthaya, foram a força que possibilitaram a construção de templos tão grandiosos.

Pretende visitar os Templos de Ayutthaya?

Planejar uma viagem e não conhecer os templos de Ayutthaya é o mesmo que visitar o Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. Claro, que existem centenas de templos espalhados nas cidades da Tailândia, mas a energia de cada um deles, sua arquitetura e todo o envolvimento dos tailandeses, realmente fazem as visitas valerem a pena.

Planejando conhecer os templos de Ayutthaya? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Tailândia – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Tailândia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na Tailândia

Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões na Tailândia. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

Chip de celular na Tailândia

Ter o melhor chip na Tailândia é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Seguro viagem na Tailândia

Contratar um seguro viagem para a Tailândia é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Cláudio Cesar de Lima
    Suas fotos são uma obra de arte. É óbvio que tornam-se obras de arte exatamente pelo ângulo mostrado, já que, por si só, já são magníficas. O que as torna mais fascinantes é que parecem se mostrar, como urgência para que todos as vejam. O que posso dizer? Magnífico seria muito pouco para todo esse seu trabalho e que deveria ser publicado para que o mantenhamos sempre em nossas estantes.
  2. Guilherme Tetamanti
    Cláudio, Penso muito nisso sabia??? Pessoas elogiando o trabalho, principalmente as fotos, me deixam cada vez mais com vontade de publicar um livro com as melhores imagens e histórias. Tudo bem que grande parte dos elogios vêem de família a amigos, rsrsrsrs, mas mesmo assim um dia farei isso. Obrigado mais uma vez!!! Grande abraço
  3. Marcie
    Esta foi uma das viagens mais sensacionais que eu fiz. Foi muito bom ler seu post e lembrar, ver novamente.
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Marcie, A Tailândia também está entre meus destinos favoritos. Nas próximas semanas irei colocar todas as minhas dicas e espero que continue acompanhando. Obrigado por participar, Até + !!!
Quero Viajar Mais