Bélgica no inverno: descubra atrações para curtir o frio

Bélgica no inverno: descubra atrações para curtir o frio

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Passar um inverno na Bélgica é uma experiência da qual você não deve abrir mão em sua passagem pelo país. Algumas cidades ficam ainda mais interessantes com o clima frio e a paisagem cinzenta da estação.

Muitos turistas preferem o charme dos canais de Bruges no inverno ou litoral belga numa manhã fria, ao clima da Bélgica em junho, por exemplo, quando faz calor.

O frio durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro ainda favorece a gastronomia local e os passeios ao ar livre (desde que bem aquecido), quando é possível apreciar as belezas naturais e a arquitetura dos prédios históricos que devem estar presentes em seu roteiro pela Bélgica.

Embora não seja tão rigoroso e congelante como nos países nórdicos ou em partes da Alemanha ou da França, o inverno na Bélgica exige que o turista esteja preparado para condições climáticas mais extremas. As chuvas que caem a qualquer hora são imprevisíveis.

Os atrativos turísticos da Bélgica vão fazer com que seu roteiro de inverno seja muito prazeroso. A seguir estão algumas informações básicas sobre o clima na Bélgica, se cai neve na Bélgica, sugestões de passeios para fugir do frio e mais.

Planeje-se => Hotéis recomendados na Bélgica

Seguro viagem ideal para a Bélgica »

Bélgica no inverno

Quando começa o inverno na Bélgica

O inverno na Bélgica começa em dezembro e termina em março (assim como o verão brasileiro). Durante esses meses as temperaturas estão bem baixas, em média perto de 0°C, e em algumas cidades da Bélgica ficam negativas e pode nevar. As chuvas são irregulares o ano todo, inclusive no inverno.

Pode chover uma garoa extremamente fina a qualquer hora do dia, aumentando a sensação de frio. Durante essa estação os dias são mais curtos que no verão e na maior parte deles o céu fica encoberto e cinzento o tempo todo. O sol aparece perto das 9 horas e a partir das 16 horas já começa a se esconder.

Os momentos de céu azul em que se pode sentir o sol são bastante raros e levam bastante gente às ruas. Para nós brasileiros é aconselhável comprar roupas de inverno quando já estiver na Bélgica. Claro que você já deve chegar ao país bem agasalhado, mas abarrotar suas malas com lãs e casacos do Brasil não vai adiantar muito.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Bélgica, usando o cupom VIAJARMAIS15.


O frio com que estamos acostumados em nosso país não chega nem perto da sensação térmica do frio da Europa. Um par de luvas, meias grossas e casacos apropriados são facilmente encontrados com preços honestos em lojas de departamentos e feiras.

Temperatura na Bélgica
Clima na Bélgica no inverno é instável e pode chover.

Cachecóis, luvas e toucas são itens obrigatórios para qualquer um que pretende curtir o inverno belga sem se preocupar com o frio.

Outro fato muito comum é que todos os ambientes fechados onde um viajante pode se encontrar, como quartos de hotel, vagões de trem, museus, bares e restaurantes estão equipados com aquecimento central. Confira também um artigo sobre o que comer na Bélgica.

As temperaturas internas nesses ambientes, geralmente estão bem elevadas para que ninguém precise estar tapado de casacos o tempo inteiro.

É extremamente importante entender que a Europa durante o inverno é muito mais fria do que o inverno no Brasil e as roupas e acessórios que usamos em nosso país podem ser irrelevantes quando enfrentando um frio de -10°C pelas ruas da Antuérpia ou num passeio for por trilhas nas matas das Ardenas com o vento cortante e a neve espessa.

Veja agora este vídeo do site oficial de turismo de Bruxelas com dicas e 5 coisas para fazer no inverno na Bélgica:

Roupas de inverno para levar na mala

Recomendo comprar as roupas da Columbia Sportswear ainda no Brasil, para você não perder tempo procurando esses itens durante a viagem.

Vale super a pena conferir a página dos itens em promoção, que oferece produtos com desconto de até 50%. São jaquetas, botas e diversas outras peças com tecnologia ideal para viagens de frio ou calor.

Ao clicar nos links acima, você ganha 10% de desconto ao comprar qualquer item no site da Columbia Sportswear!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O que visitar na Bélgica no inverno

  1. Bruxelas
  2. Brugges
  3. Antuérpia
  4. Ardenas
  5. Altos Fagnes
  6. Oostende

Passeios na Bélgica no inverno

Bruxelas

Bruxelas no natal
Show de luzes na Grand Place em dezembro | Foto: QVM.

A capital dos belgas é parada obrigatória no roteiro de inverno pelo país. Principalmente no mês de dezembro quando a cidade de Bruxelas fica mais iluminada e enfeitada para a espera do Natal.

Quando neva, as ruas ficam ainda mais bonitas e próprias para uma caminhada pelas lojas e uma parada em algum pub. Se tiver muito frio para você, aproveite para conhecer os museus de Bruxelas.

A Grand Place, considerada uma das mais belas praças do mundo, é cercada por museus, igrejas, prédios do governo, sedes de sindicatos de trabalhadores e pela prefeitura.

Esses prédios têm iluminação externa especial à noite. A praça também recebe algumas apresentações temáticas e show de luzes no período que antecede o Natal.

Eu acho o máximo, pois o show de luzes é coordenado com a música, então, tudo parece um grande concerto.

O que fazer no inverno na Bélgica
Árvore de natal no centro de Grand Place | Foto: QVM.

Também há o Mercado de Natal, próximo à Bolsa de Valores de Bruxelas, com bancas com pratos da gastronomia da Bélgica, artesanato, roupas e objetos de decoração todas as noites de dezembro.

Por falar em comer, veja os melhores locais para experimentar chocolates belgas em Bruxelas.

Veja também os passeios imperdíveis para fazer em Bruxelas, como o ônibus turístico e os tours de degustação de cerveja belga, bares e de chocolate.

Bruges

Dicas para visitar a Bélgica
Bruges.

A cidade de Bruges está localizada na província de Flandres Ocidental, à cerca de 1 hora de trem de Bruxelas. É uma bela parada no seu roteiro pelo inverno da Bélgica.

Conhecida como a Veneza do Norte, pelos inúmeros canais que cortam a cidade, os pontos de interesse de Bruges ganham um tom diferente na estação mais fria.

Quando as temperaturas ficam negativas e neva na cidade, a água dos canais congela na superfície, formando uma camada de gelo que faz com que os canais pareçam pequenas ruas.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Bélgica!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Se não cair muita neve e a camada de gelo for fina, é possível fazer um passeio de barco e ver os barqueiros quebrando o gelo com o casco do barco.

Bruges é incrível no inverno! Veja quais são os passeios mais legais de Bruges.

Antuérpia

Roteiro na Bélgica
Porto da Antuérpia.

A cidade mais cosmopolita e moderna da Bélgica fica a cerca de 50 minutos de trem de Bruxelas. Banhada pelo rio Escalda, a Antuérpia tem um dos maiores e mais importantes portos fluviais do mundo. E é nas margens desse rio que estão as paradas mais bonitas do roteiro de inverno pela cidade.

Caso o tempo contribua, recomendo fazer um tour a pé em Antuérpia ou até um tour de bicicleta. Mas, se precisar “fugir” do vento gelado, vá ao Castelo Het Steen, conheça as dependências e ainda tome um café com um waffle tradicional.

O MAS (Museum aan de Stroom) também fica às margens do rio, não muito longe do castelo. Com umas das arquiteturas mais exóticas do país, o museu mais importante da cidade tem como foco principal contar sua história. Nos dias de muito frio, os barcos atracados na volta do museu ficam cobertos pela neve e dão um toque especial ao cenário todo.

Sem dúvida, a caminhada pela extensão do rio Escalda é o melhor roteiro de inverno na Antuérpia. Veja outros diversos passeios na Antuérpia que são imperdíveis.

É possível também atravessar para a outra margem do rio, área chamada de Linkeroever, através do Túnel de Santa Ana. Inaugurado em 1933, a passagem exclusiva para ciclistas e pedestres, tem um grande elevador e escadas rolantes de madeira, ainda do projeto original em funcionamento.

Para quem vai passar o fim de ano na Bélgica, a exibição de fogos de artifício na Antuérpia é a mais extravagante. Com cerca de 20 minutos de duração (de acordo com a última edição), a queima de fogos pode ser vista de ambas as margens do rio Escalda e é um belo espetáculo para curtir a virada de ano no país.

Ardenas

Turismo na Bélgica
Região de Ardenas, na Bélgica.

Esse é o destino ideal para quem gosta mesmo de frio e um pouco de aventura ao ar livre, dentre todos do roteiro de inverno pela Bélgica. A floresta das Ardenas fica em uma das montanhas da Europa, de rica vida animal e matas muito espessas.

Muitas cidades, municípios e vilarejos estão localizados ao longo do território correspondente às Ardenas, que se estende em parte dos territórios alemão e francês.

O acesso à região é fácil tanto de carro, trem ou ônibus. Veja como funciona o aluguel de carro na Bélgica. Existem centenas de trilhas e rotas de caminhada de diversos tamanhos espalhadas pela floresta, devidamente sinalizadas e demarcadas.

Muitos animais selvagens podem ser vistos nas trilhas, assim como propriedades rurais muito antigas e castelos medievais. Ideal para curtir os feriados na Bélgica ou sua viagem de férias pelo país.

Há sempre um lugarejo por perto para uma refeição, compras e hospedagem. Museus e centros de informação turística também estão espalhados pela região.

Calçados quentes e confortáveis e roupas impermeáveis são obrigatórios para evitar qualquer apuro em uma caminhada pela mata das Ardenas.

Também é muito prudente pegar um mapa da região em um dos hotéis ou estabelecimentos turísticos na área e saber exatamente para onde está indo. Nunca esquecendo que se trata de uma região de mata selvagem onde tanto o clima quanto animais locais podem surpreender.

Altos Fagnes

Passeio em Liege
Altos Fagnes | Foto: MarkusReul, via Wikimedia Commons.

Os Altos Fagnes são uma região de planície localizada na Província de Liège. Nesta área fica o Signal de Botrange, o ponto mais alto da Bélgica – cerca de 700 metros acima do nível do mar.

O local é outra parada obrigatória para os amantes do frio no roteiro de inverno na Bélgica. À primeira vista, o pequeno morro na região, pode não parecer em nada com o vulcão que um dia foi há milhares de anos atrás.

Dizem que a elevação chegava a pouco mais de 690 metros acima do nível do mar, então uma escada foi construída no topo do morro para chegar à altura que tem hoje.

Há também uma torre de observação na região, com uma loja de souvenires e um restaurante. O acesso aos Altos Fagnes é um pouco trabalhoso e demorado, pois não existem ônibus nem trens diretos para o local.

De Bruxelas o ônibus mais barato pode levar cerca de 5 horas e de carro a distância pode ser percorrida em 1h30. E por falar em economia, consulte o post qual moeda levar para a Bélgica.

Como se trata da região mais alta do país, o frio no inverno é sempre intenso e a área fica coberta de neve nos dias de termômetros negativos. É também durante esse período que a região oferece trilhas de esqui na estação local.

É considerada a melhor área para a prática de esportes na neve no país e a estação de esqui de Signal de Botrange disponibiliza equipamento para aluguel.

Oostende

Litoral da Bélgica
Oostende no inverno.

A cidade litorânea de Oostende fica a 1h20 de Bruxelas e é um ótimo destino para quem busca um pouco de tranquilidade no roteiro de inverno pela Bélgica. Oostende não é exatamente um destino muito procurado por turistas no inverno, apesar de ser uma bela cidade.

O principal atrativo local durante a estação é a calmaria da praia deserta e a tranquilidade das ruas, cujo movimento é quase que exclusivamente dos habitantes locais.

As manhãs frias proporcionam uma vista incrível com a névoa branca sobre o mar e o vento gelado que traz um aroma bem agradável e característico dessa época.

Tudo sobre o inverno na Bélgica

O inverno belga pode ser fascinante com uma simples viagem de trem. O trajeto ferroviário entre os destinos de seu roteiro passa por caminhos que não são possíveis de apreciar em outra forma de transporte.

Os vilarejos e áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, que podem estar cobertos pela neve são uma belíssima vista pela da janela do trem. Saiba como ter internet ilimitada na Bélgica para postar nas redes sociais.

Além de ser uma forma barata e eficaz de viajar, o transporte férreo proporciona uma espécie de bônus entre os seus passeios e tours na Bélgica.

Conhecer a bela arquitetura das estações – como a Estação Central da Antuérpia, por exemplo, uma das mais belas da Europa. As linhas de trem ligam todas as principais cidades e destinos turísticos deste roteiro da Bélgica.

Assim, traçar um roteiro para conhecer a Bélgica durante os meses de inverno é uma experiência mais incrível a cada lugar que você conhece.

O inverno belga tem atrações para diversos gostos e que se encaixam em qualquer orçamento de viagem para a Europa.

De acordo com o bolso e o gosto de cada um, diversos roteiros podem ser criados para desfrutar do que o inverno na Bélgica tem de mais belo.

Seja sentindo o frio na pele em caminhadas pelos parques ou esquiando em alguma montanha; ou ainda buscando aquela escapada das temperaturas baixas em algum museu ou café ao lado do fogo de uma lareira.

A Bélgica recebe muitos turistas todos os anos, que estão interessados em curtir o frio com conforto e aventura na medida certa.

Mesmo não sendo um dos países mais tradicionais de turismo de inverno, a hospitalidade do povo, a excelente gastronomia e as belezas da paisagem única desta época do ano, vão fazer com que você queira repetir o roteiro no próximo inverno. Para saber mais e se planejar bem, pesquise também sobre quando é melhor ir para a Bélgica.

Está planejando visitar a Bélgica no inverno? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Bélgica – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na Bélgica

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bélgica, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular na Bélgica

Ter um chip de celular na Bélgica com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bélgica.

Seguro viagem na Bélgica

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Bélgica é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais