Cajón del Maipo, Chile: preço, distância e dicas para ir

Cajón del Maipo, Chile: preço, distância e dicas para ir

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Um dos pontos turísticos preferidos entre os viajantes brasileiros, Cajón del Maipo te oferece o cenário perfeito para ir tanto em época de verão e apreciar a paisagem que é de tirar o fôlego, quanto no inverno, quando as montanhas das Cordilheiras dos Andes, no Chile, ficam repletas de neve e fazem uma combinação incrível com banhos nas termas nos seus arredores.

Seja com os amigos, com a família, em casal ou viajando sozinho, Cajón del Maipo é um ótimo lugar e para relaxar e aproveitar. Aliás, opções de lugares para visitar na América do Sul é o que não faltam!

E para te ajudar, listo algumas dicas de como chegar, onde ficar, preço, o que fazer e muito mais para que você aproveite as principais atrações do seu tour por esse lugar incrível, inclusive com informações sobre o Embalse el Yeso, se está fechado ou não. Confira agora!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Chile

Melhor seguro viagem para América do Sul »

Como chegar ao Cajón del Maipo?

Um dos cartões postais do Chile, Cajón del Maipo fica a 70km de distância de Santiago, cerca de 2 horas de viagem. Para chegar, você pode contratar o tour através de empresas que fazem o roteiro. É possível fechar os passeios tanto ainda no Brasil, o que te dá mais tranquilidade, como já na capital.

Geralmente, o tipo de veículo utilizado para o trajeto são as vans, que saem sempre bem cedo, entre às 6 e 8 horas. Esse tipo de passeio dura até o final da tarde, terminando entre às 17 e 18 horas. Então, já se prepare para passar o dia todo fora. Na maioria dessas excursões, os organizadores costumam preparam um piquenique com lanchinhos e bebidas para que os visitantes.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem no Chile, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Uma vantagem de agendar os passeios em Santiago é que os preços costumam ser bem mais em conta, comparado com os valores que são ofertados por algumas agências brasileiras. No centro da capital chilena você encontrará várias opções. Outra maneira é reservar antecipadamente sua excursão para Cajón del Maipo pela internet.

É prático e seguro. Recomendo o site do Get Your Guide. E mesmo que você decida ir só ou em companhia, sempre terá gente para conhecer e fazer novas amizades. Agendar a visita com um motorista particular é outra opção, pois oferece mais conforto durante o trajeto de uma forma mais personalizada e uma quantidade menor de pessoas.

Fora essas alternativas, você pode alugar um carro e ir por conta própria, o que te dá mais liberdade para ir aos principais pontos turísticos e passar mais tempo em cada um deles, caso queira. Essa foi a forma que optei pois estava acompanhada de um amigo local que já conhecia o caminho.

Dicas do Cajón del Maipo

Cuidado com a estrada

Passeios nos arredores de Santiago
Foto: Deensel, via Wikimedia Commons.

Uma dica importante, principalmente se você optar por ir de carro, é se atentar sobre as condições climáticas da temporada que você for ao local, porque isso influencia na qualidade do caminho até as atrações.

Por conta da estrada que dá acesso aos principais pontos turísticos de Cajón del Maipo ser muito estreita, não possuir acostamento e ter muitas curvas, se torna um caminho muito perigoso se não estiver familiarizado com o local.

No inverno no Chile, por exemplo, a estrada costuma fechar em certos dias por conta do volume de neve e chuva e isso a torna muito arriscada, mesmo para quem já conhece muito bem o trajeto. Por falar nisso, confira onde esquiar no Chile.

Inclusive, infelizmente o Embalse el Yeso, que é o principal ponto turístico dessa região, está fechado temporariamente por conta de um acidente de deslizamento de pedras que vitimou 2 pessoas recentemente.

Então, sempre coloque a segurança do passeio em primeiro lugar e se atente aos riscos!

O que vestir para o Cajón del Maipo

Cajon do Maipo o que vestir
Foto: Gaspar Abrilot, via Wikimedia Commons.

Procure se agasalhar bem! Mesmo no verão, lá costuma fazer muito frio, então é recomendado levar uma blusa extra além das que já for usar. E se estiver indo no inverno, o aviso é redobrado!

Quando estive no Cajón del Maipo, acampei bem próximo à margem do Embalse el Yeso. Se você for optar por acampar também, saiba que a noite é muito mais gelada que durante o dia e à tarde.

E para os pés, utilize tênis confortáveis, já que todo o solo por lá é de terra batida e algumas pedras. No inverno, é recomendado usar botas antiderrapante pois o caminho fica com muita neve e lama.

Elas costumam ficar impregnadas no calçado, e isso não só pode atrapalhar você quando estiver andando, mas também pode causar algum acidente no passeio.

Por conta do tráfego de alguns caminhões pela estrada, se for no verão, costuma levantar certa poeira. Então, se estiver ventando um pouco mais forte, procure proteger a região dos olhos ou ficar contra o vento.

Infraestrutura do Cajón del Maipo

O que fazer no Cajon del Maipo
Foto: JavieraTM, via Wikimedia Commons.

Costuma-se ter alguns banheiros químicos no início de Cajón del Maipo, antes das atrações, e a utilização deles custa cerca de 500 pesos por pessoa.

A opção mais econômica é aproveitar os sanitários gratuitos de onde estiver antes de iniciar o passeio. Assim, quando estiver nas geleiras e fontes termais em Cajón del Maipo, por exemplo, lembre-se que terá que procurar um banheiro químico ou esperar o fim do tour para utilizar o gratuito.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada no Chile!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


O que fazer em Cajón del Maipo?

Situada bem próxima a Santiago, que é uma das melhores cidades turísticas do Chile, Cajón del Maipo oferece várias opções de lugares para conhecer e a visita já vale só pelas paisagens que se vê no caminho, que são realmente de tirar o fôlego de qualquer um!

Portanto, indico alguns lugares que são paradas obrigatórias e, com certeza, você ficará encantado depois de ver tanta beleza natural. Se a sua visita a Cajón del Maipo acontecer no período do inverno, será opcional, porém muito indicado o aluguel de alguns itens para que você se proteja do frio intenso.

Os preços podem variar, dependendo da empresa que você contratar para o passeio. Há todo tipo de passeio como a trilha para Cajón del Maipo e Vulcão San José.

Você encontrará as botas impermeáveis, luvas e óculos por cerca de 5.000 pesos chilenos cada. Já calças e jaquetas térmicas custarão cerca de 8.000 pesos chilenos cada, além de bastões para ajudar na caminhada, por aproximadamente 2.000 pesos chilenos cada.

Tudo pronto? Agora, só não esqueça de que deverá dedicar pelo menos 1 dia de sua viagem para aproveitar bem esses passeios:

Embalse El Yeso (fechado)

O que fazer em Cajon del Maipo?
Foto: Rosario Nieto Chadwick, via Wikimedia Commons.

O Embalse El Yeso, que traduzindo para o português significa “represa de gelo”, foi construído em 1953 para abastecer a cidade de Santiago, comporta 70% da água potável da capital chilena.

Hoje, esse lago artificial se tornou principal ponto turístico por conta de sua paisagem belíssima, o que rende fotos incríveis para as suas recordações da viagem.

É a primeira parada da visita por Cajón del Maipo e é um dos principais passeios em Santiago. Então, já anota a dica: esteja bem agasalhado! Por estar localizado no meio da Cordilheira dos Andes, o clima costuma ser bem frio e venta bastante.

A água tem uma cor azul turquesa lindíssima e sua temperatura costuma ser baixa até mesmo no calor, mas há quem se atreva a entrar nela no período do verão.

E se liga nessa dica pois você agradecerá depois pelas suas fotos maravilhosas: se você caminhar aproximadamente 20 minutos a partir do Embalse el Yeso, encontrará o melhor ponto de observação das Cordilheiras dos Andes: o Mirante Punta 2 Ventos. É um pouco distante do início, mas vai por mim, vale muito a pena!

Atualização: não é possível caminhar livremente no Embalse El Yeso, pois o mesmo está fechado.

Baños Colina (Termas de Colina)

Termas de Colina
Foto: DavidKingNT, via Wikimedia Commons.

Já imaginou tomar um banho bem quentinho e de quebra, ter como paisagem a Cordilheira dos Andes? Pois é, no passeio ao Baños Colina isso é possível. São várias piscinas termais que variam de 35 a 70°C, a água chega a borbulhar em alguns pontos de tão aquecido que é, deixando o banho bastante agradável.

Nas proximidades, você também encontrará as piscinas naturais de argila. A dica aqui é não esquecer de levar seu biquíni, a sua sunga, seu chinelo e sua toalha para aproveitar bem essa delícia de passeio.

Para mim, foi a melhor parte do tour por Cajón del Maipo e provavelmente você também vai ficar impressionado. A único ponto ruim é na hora de sair do banho nas termas, que, por conta do vento gelado, te dá uma sensação de frio congelante.

Se você for visitar a região durante o verão, época que eu estive no local, uma calça leve, uma blusa de frio e um tênis confortável será o ideal.

Já no inverno, procure se agasalhar um pouco mais. Vale lembrar que, em tempo de muito frio, dependendo da situação das estradas, se tiver muita neve no caminho, esse passeio não poderá ser feito. Inclusive, veja também o post sobre o que fazer na temporada de neve na América do Sul.

Túnel Tinoco

Tour em Cajon del Maipo
Foto: Danielapiece, via Wikimedia Commons.

E quem disse que Cajón del Maipo também não tem suas lendas? O Túnel Tinoco é outra parada muito interessante, foi feito no começo do século e tinha como função escoar o mineral das montanhas.

Mas essa passagem subterrânea também é conhecida como Túnel del Diablo, e existe a história de que é um túnel mal-assombrado. Já na entrada você verá uma espécie de santuário com alguns objetos deixados por turistas e moradores locais.

Cajón del Maipo é, sem dúvidas, um ótimo destino para aproveitar em família. E saiba mais sobre o que fazer em Santiago com crianças.

Onde ficar em Cajón del Maipo

Hospedagem em Cajon del Maipo
Tagle Hotel Boutique | Foto: Booking.

Por não ser tão distante da capital, a maioria das pessoas que visita Cajón del Maipo opta por se hospedar em Santiago pela comodidade de ficar em lugar mais acessível. Saiba onde ficar em Santiago.

A capital chilena possui diversas opções para hospedagem, e vou te indicar alguns hotéis para que sua estadia seja tão satisfatória quanto o passeio até Cajón del Maipo:

One Nk Apartments

Com nota 9,2 o One Nk Apartments fica à 4,3 km do Costanera Center, bem próximo do metrô e das melhores atrações da cidade. Suas acomodações contam com ar-condicionado, cozinha, Wi-Fi gratuito, banheiro privativo, terraço coberto e estacionamento gratuito.

Apartamento Barrio Italia

Próximo a supermercados e restaurantes, o Apartamento Barrio Italia possui nota 9,6 e oferece aos seus hóspedes piscina, uso de bicicletas gratuitas, terraço, além de estacionamento gratuito. É uma ótima opção já que fica localizado próximo ao centro histórico de Santiago.

Tagle Hotel Boutique

Localizado no bairro de Providencia, em Santiago, o Tagle Hotel Boutique possui nota 9,3. Seus quartos possuem banheiro privativo, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito. Além disso, conta com recepção 24 horas e oferece um café da manhã delicioso.

Restaurantes em Cajón del Maipo

Melhores restaurantes de Santiago
Salão principal do Confiteria Torres em Santiago.

Por ser uma região afastada da zona de comércio, você não encontrará estabelecimentos. Sendo assim, esteja preparado: tome um café da manhã bem reforçado e leve lanches, frutas, barras de cereais, sucos e água em garrafa.

É a única maneira para não passar fome e sede, pois como disse antes, você irá permanecerá o dia e a tarde inteira no local. E, claro, minha sugestão é que você conheça os restaurantes em Santiago para aproveitar a gastronomia local.

Cachoeiras, represa, piscinas naturais e paisagens surreais pra você admirar e se impressionar: Cajón del Maipo é parada obrigatória se você estiver passando por Santiago, no Chile, e com certeza, você não vai se arrepender!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO no Chile – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Chile? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões no Chile

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Chile, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

O melhor chip de internet no Chile

Ter o melhor chip no Chile é fundamental para garantir praticidade e tranquilidade durante sua viagem. Com internet ilimitada, você pode acessar mapas, tradutores, transporte e ficar totalmente conectado, tudo na palma da sua mão.

Após testar diversas opções, a America Chip é a minha recomendação pela sua excelente cobertura, conexão estável e rapidez no sinal. Ao utilizar o código promocional QUEROVIAJARMAIS, você garante 10% de desconto em todas as compras no site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Seguro viagem no Chile

Contratar um seguro viagem para o Chile é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais