Carnaval em Veneza: o que fazer na festa das máscaras?

Carnaval em Veneza: o que fazer na festa das máscaras?

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O Carnaval em Veneza é uma experiência única, completamente diferente de todo e qualquer conceito que temos sobre o que é carnaval. Para compreender sua beleza é preciso entender um pouquinho de história da festa, que começou no século XVI.

Além disso, mergulhar na magia desse evento é se transportar para um tempo onde a arte se refletia nos figurinos, nos gestos, nas músicas de estilo medieval e nos segredos escondidos por trás das máscaras.

Para dar um gostinho, podemos dizer que o Carnaval de Veneza começou com uma necessidade de permitir que a população mais pobre da cidade tivesse um pouco de diversão. A festa começava depois do Natal e durava seis semanas.

Os nobres curiosos por experimentarem o modo do povo se divertir, se disfarçavam com máscaras e iam às ruas. Naquele período, não havia nenhum controle e o resultado foram excessos de toda ordem, com o aumento de crimes e doenças sexualmente transmissíveis.

Por isso, houve intervenção do governo, que inicialmente proibiu a utilização de máscaras, até a total proibição da festa em 1797, por Napoleão Bonaparte, voltando a ser celebrada quase dois séculos depois, em 1979. Hoje, a festa atrai milhares de visitantes e é um dos eventos mais bacanas de Veneza. Confira mais agora.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Veneza


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança na Itália?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


Seguro viagem para Itália »

Como é o Carnaval em Veneza

Festas típicas de Veneza
Carnaval de Veneza tem desfiles de máscaras e fantasias.

O Carnaval de Veneza é uma verdadeira viagem no tempo, apesar de ser tão famoso quanto o Carnaval do Brasil, porém, é totalmente diferente. Se você acha que vai encontrar trios elétricos ou desfile de carros alegóricos, tire seu cavalinho da chuva, porque lá o estilo é outro.

Primeiro é o clima, pois a festa acontece acontece no mês mais frio do ano, na Europa. Mesmo assim é um dos passeios imperdíveis em Veneza. A principal característica é o uso de máscaras (cada uma mais linda do que a outra) e figurinos que buscam reproduzir o estilo dos nobres que viveram nos séculos XVII e XVIII.

As fantasias também buscam retratar os personagens da Commedia Dell’Arte – figuras teatrais muito populares na Itália e por toda a Europa do século XVI até a metade do século XVIII, os mais famosos são os pierrôs, colombinas e arlequins. A brincadeira acontece ao ar livre por toda a cidade.

A programação inclui desfile de máscaras e fantasias, shows com Djs, dança, apresentações de teatro de rua, desfile de barcos, o que caracteriza a festa do povo, enquanto bailes requintados, são promovidas pela elite veneziana nos hotéis, castelos e teatros, da cidade.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Veneza. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A Piazza San Marco é o ponto central da festa, que tem seu maior movimento nos finais de semana. Mas por toda a cidade é possível vivenciar a festividade com comemorações em praças, restaurantes, bares e na própria Laguna, onde barcos e gôndolas decorados dão um colorido especial à paisagem.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

Quando e onde é o Carnaval de Veneza

Festas populares de Veneza
Várias celebrações fazem parte do Carnaval veneziano.

O Carnaval de Veneza, na Itália, é pura tradição, por isso as celebrações terão momentos específicos que se repetem todos os anos. Verifique no site da cidade e as datas, no período da sua viagem, já que em cada ano o Carnaval ocorre em dias diferentes. Aproveite e saiba como chegar a Veneza.

Abertura Corteo Acqueo (Desfile na Água): A Laguna recebe um desfile de gôndolas, barcos, com muita música, show de luzes e fogos de artifício. Acontece no sábado de Carnaval, no bairro de Cannaregio.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Itália!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


2º Corteo Acqueo (2º Desfile na Água): O segundo desfile na água acontece no domingo de Carnaval, no Grand Canale e vai até o rio de Cannaregio. Ao final do desfile uma série de barraquinhas típicas ficam à disposição dos visitantes para saborearem as comidinhas típicas de Veneza, como Cicheti (petiscos) e os doces famosos da cidade.

Cortejo das Marias: O cortejo das Marias é um evento que acontece tradicionalmente, partindo da Via Garibaldi até a chegada na Piazza San Marco, e se caracteriza pelo desfile de 12 moças, dentre elas será escolhida a mais bela, aquela que será a Colombina do Carnaval.

O que fazer no Carnaval em Veneza
Voo do anjo | Foto: fotogoocom, via Wikimedia Commons.

Volo dell’Angelo (Voo do anjo): Esse é o momento da abertura oficial do Carnaval, no qual a Colombina do ano anterior, sai do Campanário “voando” até chegar no pátio do Palazzo Ducale.

Voo da Águia: O Voo da Águia marca a escolha da nova Maria, que também partirá do alto do Campanário, porém com destino à Piazza San Marco para ser anunciada como a Colombina do Carnaval.

Premiazione della Maria (Premiação da Maria) e o Voo do Leão: Esse é o momento em que a Maria escolhida receberá sua premiação, mais ou menos como a coroação da rainha do carnaval, e na sequência, a bandeira com o símbolo da cidade, o Leão Alado de São Marcos, é erguida como símbolo do encerramento do Carnaval.

Curiosidades do Carnaval em Veneza

Curiosidades do Carnaval em Veneza
Fantasiados não falam, apenas gesticulam.

O mais encantador de descobrir novas culturas é vivenciar experiências com as quais não estamos acostumados. Isso é o que enriquece a nossa viagem. Por isso, recomendo que você faça um walking tour em Veneza para conhecer os atrativos da cidade e ver como ela fica com o clima de festa.

Embora, minha expectativa como carioca não fosse encontrar um Carnaval como o do Rio de Janeiro (a começar pelo frio), confesso que fui surpreendida com a folia veneziana que não deixa nada a desejar em beleza, organização, tranquilidade, segurança, boa comida e muita, muita diversão. Saiba também sobre os restaurantes em Veneza.

Algumas curiosidades ficarão para sempre registradas na minha memória, são elas:

  • Os mascarados quase nunca falam, apenas gesticulam, de forma que você não distingue o personagem da pessoa que está por trás da máscara, e isso foi encantador!
  • O ponto mais importante da festa é o Cortejo das Marias, um desfile das 12 moças mais bonitas da cidade. A tradição remonta à época medieval, em que moças pobres e bonitas recebiam joias, vestidos e dotes para que pudessem se casar com jovens ricos. Pensar nas Marias daquela época me causou um certo desconforto. Por falar em dinheiro, confira qual moeda levar para Itália.
  • Nas escolas de samba temos o enredo, no Carnaval em Veneza temos o tema, quando você estiver preparando sua viagem, busque saber o tema que será festejado e prepare sua fantasia.
  • A beleza das roupas e das máscaras são um detalhe à parte, elegância e muita pompa, para representar os nobres dos carnavais de outrora. Os bailes privados são puro luxo e somente uma parcela da população consegue participar.
Compras em Veneza
Você pode alugar uma fantasia ou comprar uma máscara em lojas e barracas na cidade.
  • Você pode alugar uma fantasia, porém, para participar dos bailes privados além de ter que desembolsar uma grana, vai precisar conhecer alguém que te indique. Algumas dicas de locais para o aluguel: Atelier Mareta e Atelier Tiepolo.
  • Atualmente, por conta da segurança contra o terrorismo, em alguns pontos turísticos de Veneza não é possível acessar com máscaras, esteja atento para não correr o risco de ser parado pelos Carabinieri, a polícia italiana.
  • Alguns doces típicos italianos são preparados apenas durante o Carnaval, na região do Vêneto, onde está Veneza. Os mais famosos são o Krapfen, de origem austríaca, parece com o nosso Sonho, porém, com recheio de damasco, as Castagnole Fritte ou Tortelli que parecem rosquinhas recheadas, cobertas de açúcar e a Frittella, doce eleito como símbolo de Veneza.
  • Existe um site que fala somente sobre o Carnavale Venezia.

Outros eventos em Veneza

Regata de Befana acontece no Grande Canal
Regata de Befana acontece no Grande Canal.

Em uma cidade em que a tradição é uma das suas marcas principais, claro que Veneza oferecerá ao viajante várias outras oportunidades de comemorar alguma data importante. Selecionamos algumas, bem interessantes, além do Carnaval, e dos tradicionais feriados na Itália.

Auguri di Capodanno: Como em outras cidades europeias, no dia primeiro de janeiro, mesmo com um frio de lascar do inverno na Europa, algumas pessoas decidem se banhar nos rios ou lagos gelados. Em Veneza, acontece isso também! Para comemorar a chegada do novo ano, mergulham nas águas do Lido di Veneza.

Regata da Befana: Enquanto no Brasil, comemoramos o dia de Reis (os três reis magos), na Itália é comemorado o dia da Befana. Ela seria uma velhinha (ou bruxa) que, como a fada do dente, passa para ver se as crianças se comportaram bem durante o ano anterior. Se sim, ganham doces, do contrário, ganham carvão. Em Veneza, neste dia, acontece a Regata da Befana, que é quando homens vestidos de velhinhas, disputam uma corrida de barco, no Grande Canal. Conheça mais sobre as curiosidades da Itália.

Festa de São Marcos tem procissão na Piazza San Marcos
Festa de São Marcos tem procissão na Piazza San Marcos.

Festa de São Marcos e Festa do Bòcolo: No dia 25 de abril, em plena primavera, é comemorado o dia do padroeiro da cidade, São Marcos. É quando acontece a procissão na Piazza San Marco em homenagem ao santo. Neste mesmo dia, acontece a Festa del Bocolo, uma romântica festa durante a qual os homens apaixonados dão um botão de rosa vermelha à sua amada.

A história del Bòcolo é bela, mas triste. Diz a lenda que uma jovem, filha do Doge de Veneza se apaixona por um rapaz pobre de Veneza. E claro, esse romance não era aprovado pelo seu pai. Para convencê-lo a dar a mão de sua filha, o jovem se oferece como soldado e segue Carlos Magno em batalha.

Querendo mostrar ser digno do amor da filha do Doge, o jovem rapaz se torna o mais glorioso soldado, e sua fama corre por toda Veneza. Mas, ele morre durante uma das batalhas e quando seu batalhão volta para cidade, a jovem corre para encontrá-lo, mas recebe apenas um botão de rosa vermelha, representando o sangue do rapaz pelo amor dela.

Bienal de Veneza: Um dos maiores eventos da cidade, acontece do final de maio até a metade de novembro e atrai artistas do mundo todo. As exposições ficam espalhadas por toda a cidade.

Festa do Redentor
Festa do Redentor | Foto: Luukas, via Wikimedia Commons.

Festa do Redentor:  Outra festa muito aguardada em Veneza é a festa do Redentor, na qual se comemora o fim da peste, que assolou Veneza em meados do século XVI. A comemorações são feitas com muitos fogos de artifícios e comidas típicas.

Veneza Jazz Festival: O Festival de Jazz de Veneza convida os amantes do jazz para esse grande evento. A cidade fica repleta de pessoas para curtirem os shows nas praças, teatros e museus. E se você gosta de música, confira o post com um roteiro cultural com as cidades que respiram ritmos.

Festival de Cinema de Veneza: O Festival de Cinema acontece no final do verão e é uma excelente oportunidade de ver várias celebridades circulando por Veneza. No Palácio do Cinema, que fica no Lido, são exibidas as mostras de filmes. E para economizar, não deixe de ler sobre os passeios gratuitos em Veneza.

Festa della Salute: Como a festa do Redentor, a festa da Salute é uma forma de agradecimento ao fim da peste. Porém, essa festa ocorre na Basílica della Salute, igreja construída com doações feitas pelos habitantes de Veneza.

Tudo sobre o Carnaval em Veneza

Como se pode ver, Veneza é um convite à história, à tradição e ao encantamento, visitar essa cidade é mais do que conhecer um famoso roteiro turístico, é mergulhar em um passado riquíssimo de um povo que soube fazer de sua história, um espetáculo para as novas gerações. Venha visitar Veneza!
Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar para Veneza e conhece o mundo!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na Itália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular na Itália

Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Qual o melhor seguro viagem na Itália?

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Itália é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais