Catacumbas de Paris, na França: lendas, ingresso e dicas

Catacumbas de Paris, na França: lendas, ingresso e dicas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

As catacumbas de Paris são para os turistas que curtem um mistério, turismo alternativo ou até mesmo um pouco de terror.

Para ser sincera eu moro em Paris há um ano e demorei para ir, pois me impressiono fácil com esse tipo de coisa; entretanto, muitos amigos foram  mais de uma vez e gostaram muito pela história. A melhor época para visitá-la é  no verão, porque é um local bem fresquinho. 

São mais de 320 km de túneis que ficam logo abaixo da capital da França, alguns até alinhados ao teto com caveiras e ossos; você poderá passar bastante tempo neste ponto turístico diferente da Europa.

Neste artigo, eu preparei as melhores informações: preço dos ingressos para a entrada, a história, curiosidades e dicas de tours nas Catacumbas de Paris. Ah! Não esqueça de levar o seu mapa para não se perder. Brincadeira, mas leve sim!

Planeje sua viagem => Dicas de hospedagem em Paris

Seguro viagem para a França »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Paris, usando o cupom VIAJARMAIS15.

 

 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Paris!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

História das Catacumbas de Paris

catacumbas de paris sepultamentos
Catacumbas de Paris são um grande atrativo turístico da cidade.

Como Paris se tornou um importante centro europeu, acabou por se deparar com um grande problema: no século XVII, muitas pessoas haviam vivido e morrido na capital da França  na Europa e os cemitérios ficaram lotados, repletos de sepulturas ao ponto dos cadáveres, que ao longo do tempo começaram a ficar expostos. 

E assim surgiu a solução para colocá-los em túneis que existiam sob as ruas de Paris, remanescentes de uma época em que pedreiras de calcário eram mineradas para transformar

Paris em uma cidade próspera. Quando os enterros terminaram antigamente, aproximadamente 6 milhões de ossos de parisienses chegaram ao seu local de descanso final nas catacumbas da cidade. 

Aqueles que moravam no bairro chamado Les Halles – perto do Les Innocents, o maior e mais antigo cemitério da cidade – foram os primeiros a reclamar, relatando que o cemitério exalava um forte cheiro de carne em decomposição (cruzes).

Inclusive, até as lojas de perfumaria alegavam que não podiam fazer negócios por causa do mau cheiro. Por falar nisso, saiba onde comprar produtos de beleza em Paris.

catacumbas de paris lendas
Subterrâneos de Paris viraram alternativa por por conta dos cemitérios superlotados da cidade.

Em 1763, o rei Luís XV emitiu um decreto proibindo todos os sepultamentos de ocorrerem dentro da capital; porém devido à reação da Igreja, que não queria que os cemitérios fossem perturbados ou movidos, nada mais foi feito.

Depois o sucessor Luís XVI continuou a batalha, proclamando também que todos os cemitérios deveriam ser transferidos para fora de Paris. Não foi até 1780, no entanto, que algo foi feito em relação a essa catástrofe.

Naquele ano, um período prolongado de chuva na primavera causou a queda de um muro ao redor do cemitério Les Innocents, derramando cadáveres apodrecidos em uma propriedade vizinha. A cidade precisava urgentemente de um lugar melhor para mandar os seus mortos.

Então foi para os túneis, movendo ossos dos cemitérios cinco andares abaixo para as antigas pedreiras de Paris. Os cemitérios começaram a ser esvaziados em 1786, começando com Les Innocents. \

Paris levou 12 anos para mover todos os ossos de corpos, com números entre 6 e 7 milhões para as catacumbas. Algumas das mais antigas datam da era merovíngia (mais de 1.200 anos atrás).

A partir da Revolução Francesa, os mortos foram enterrados diretamente nos ossários da catacumba e o local começou a se tornar um dos principais pontos turísticos de Paris.

Alguns personagens famosos da história que chamam as catacumbas de seu local de descanso final incluem Jean-Paul Marat, uma das vozes mais radicais da Revolução, e Maximilien de Robespierre, uma figura influente também durante o período do terror.

A cidade parou de mover ossos para os ossários em 1860, o que hoje em dia virou atração turística, onde você poderá explorar caminhando por uma parte (um pouco mais de 1km está aberto aos visitantes) das catabumbas sabendo um pouco da história dos ali presentes.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Ingresso do Catacumbas de Paris

catacumbas de paris preço
Conhecer o ossuário é uma experiência única | Foto: Rijin, via Wikimedia Commons.

O ingresso para as Catacumbas de Paris custa 29 euros para adultos com áudio-guia. Certifique-se de trazer uma jaqueta, pois os túneis são frios, com uma temperatura constante de 14 °C e a taxa de umidade por ser elevada; vá com sapatos confortáveis também, porque são mais 100 degraus para descer e subir ao longo do passeio. 

A entrada pública está localizada no 14º arrondissement de Paris, na avenida du Coronel Henri Rol-Tanguy. Demora cerca de 1 hora para percorrer a parte que é permitida a passagem de turistas.

No local, os guias estão disponíveis, mas acredito que não são necessários. Os túneis se estendem por muito mais quilômetros sob a cidade, mas não é permitido visitar a maioria das áreas.

Antes da entrada do ossuário, há um espaço subterrâneo usado para exposições temáticas (a exposição de 2014 trata da história geológica de Paris como um mar antigo). 

Quando você passar pelo ossuário, andará sob uma porta com uma inscrição assustadora acima: “Arrête, c’est ici l’empire de la mort!” (Pare! Este é o império da morte!).

catacumbas de paris ingresso
Placas indicam a quais cemitérios ossos pertenciam | Foto: Wikimedia Commons.

Entrando, verá que os ossos são agrupados pelos cemitérios de onde vieram. Alguns estão empilhados ordenadamente ao longo dos corredores; outros dispostos em padrões, criando cruzes e outras imagens. 

Você poderá também ver esculturas no corredor Port-Mahon, criadas por um pedreiro e veterano do exército de Luís XV. 

A escultura principal é um modelo da fortaleza de Port-Mahon, uma grande cidade na ilha onde se acredita que o criador “Décure” tenha sido mantido prisioneiro pelos ingleses durante a Guerra dos Sete Anos.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9 horas e 45 minutos às 20 horas e 30 minutos

 

Dicas de tour pela Catacumbas de Paris

catacumbas de paris vale a pena
Desça mais de 20 metros e conheça os segredos do local | Foto: Rijin, via Wikimedia Commons.

Nas Catacumbas de Paris existem 130 degraus que levam a uma profundidade de 20 metros.

Para não pegar muita fila, é preferível chegar muito cedo e em um dia da semana, senão você poderá correr o risco de ficar duras horas esperando na Place d’Enfer.

Excluído: Se deseja conforto completo e acesso prioritário, te indico aqui os melhores tours guiados para as Catacumbas de Paris.

 

Curiosidades das Catacumbas de Paris

catacumbas de paris entrada
Entrada principal das Catacumbas de Paris | Foto: Campola, via Wikimedia Commons.

Como as catacumbas passam por vários quilômetros de Paris, existem entradas em que o acesso é proibido, sujeito a uma multa de 60 euros. Você só poderá entrar pela entrada principal indicada para os turistas. Confira dicas da França que irão te ajudar muito na viagem.

Algumas pessoas preferem correr o risco e entrar de forma ilegal por passagens que não são de conhecimento público, seja pela excitação de burlar as regras ou outro motivo qualquer. :

Como um grupo chamado como “cataphiles”, que estão dispostos a enfrentar águas turvas e profundas das catacumbas, para passar horas embaixo festejando, explorando, filmando e até exibindo filmes no cinema “underground”. 

Se você quiser se aventurar, essas entradas secretas estão espalhadas por todo o sul de Paris, geralmente assumindo a forma de tampas de bueiros.

Mas fique preparado para lutar contra a claustrofobia e saiba que ainda há um risco de entrar nos túneis secretos mesmo se seguir as placas corretamente.

Confira outros fatos interessantes sobre as Catacumbas de Paris:

  • Alguns eventos secretos são realizados dentro dos túneis das Catacumbas: raves, jantares subterrâneos e cultos satânicos. Há uma abundância de pinturas, eventos de artes, grafites, piscinas subterrâneas, esculturas e espaços comuns nos túneis subterrâneos.
  • Em 2004, uma pequena força policial, conhecida como “cataflics” descobriu o que parecia ser um cinema e bar totalmente equipados. Dizem que tudo isso é uma ideia de criar arte e um espaço fora dos olhos da lei.
  • Os túneis das Catacumbas são tão grandes que dizem que a última morte conhecida nas catacumbas tenha sido em 1793, quando um homem chamado Philibert Aspairt se perdeu e cujo corpo não foi encontrado até onze anos depois...
  • Em 2017, 2 adolescentes foram encontrados após 3 dias perdidos nas catacumbas e levados para o hospital para serem tratados por congelamento.
  • Também vale lembrar que os túneis foram construídos sob o imenso peso de Paris e a quantidade de rochas e detritos espalhados pelo chão do túnel é o suficiente pra fazer a gente pensar duas vezes antes de sair dos trilhos.
  • Outra curiosidade é que, no século 19, o parisiense Chambery entrou nos túneis e encontrou cogumelos silvestres crescendo em uma das câmaras. Ocorreu-lhe que poderia ser uma boa ideia fazer disso um negócio e ele começou a cultivá-los, alcançando um notável sucesso de vendas. Dizem que ainda hoje alguns agricultores continuam a cultivar cogumelos ilegalmente em algumas casas.
  • Durante a Segunda Guerra Mundial, membros da resistência francesa usaram os túneis para esconder e planejar ataques contra os alemães. O engraçado é que o exército alemão também esteve presente nas catacumbas, construindo vários bunkers.
  • As Catacumbas de Paris são tão interessantes que são tema de um filme. O diretor e escritor John Erick Dowdle, em 2014, lançou o filme “Assim na Terra Como no Inferno”, falando de uma jovem historiadora que procurou a seguir do seu pai um tesouro nas Catacumbas de Paris.

 

Conheça as Catacumbas de Paris

Posso te dizer que, sob as ruas da Cidade Luz, há um império da morte esperando por você turista. 

Agora uma das maiores atrações turísticas da capital francesa, vale a pena uma visita se você estiver interessado em ver os fêmures e crânios artisticamente empilhados de milhões de parisienses.

O passeio as Catacumbas de Paris pode ser muito misterioso, mas também com muita história, onde você aprenderá muita coisa do que se passava em Paris antigamente. Espero que tenha gostado desse texto sobre os túneis mais emblemáticos do mundo.

Além de conhecer as Catacumbas, uma boa dica é adquirir o Paris Pass, que te permite conhecer mais de 60 atrações culturais da capital francesa, entre museus e outros pontos turísticos. certamente essa é uma ótima forma de economizar nos passeios pela cidade.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro de viagem em Paris, com tudo o que fazer na cidade durante a sua viagem.

Bon voyage!

E você, o que achou das Catacumbas de Paris? Já esteve no local e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Paris – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Paris? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios em Paris

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Paris, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular em Paris

Durante sua viagem em cidades da França, é indispensável ter um chip de internet em Paris com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido à alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.

Seguro viagem em Paris

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido em Paris. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Quero Viajar Mais