11 Cidades da Lituânia para colocar em seu roteiro pelo país

11 Cidades da Lituânia para colocar em seu roteiro pelo país

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Visitar as diferentes cidades da Lituânia pode ser uma verdadeira viagem no tempo. É que esse pequeno país Báltico possui um charme e uma autenticidade que encantam a todos os visitantes, além de bastante história para contar.

Com pouco menos de 3 milhões de habitantes, o país possui uma das capitais mais verdes do mundo, por conta dos diversos parques. Com invernos bastante rigorosos e com bastante neve, é no verão onde o verde e a alegria predominam nas ruas.

Fora as belezas naturais, a Lituânia, que completou 100 anos de independência em 2018, tem diversos pontos turísticos históricos como ruelas, castelos e igrejas. Inclusive, o Centro Histórico de Vilnius, capital do país, foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1994. Veja a seguir quais cidades da Lituânia valem uma visita nas suas próximas férias.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Lituânia

Contratar seguro viagem para a Lituânia »

Cidades da Lituânia que valem a visita

  1. Vilnius
  2. Kaunas
  3. Klaipeda
  4. Kernavė
  5. Neringa
  6. Palanga
  7. Trakai
  8. Anykščiai
  9. Druskininkai
  10. Siauliai
  11. Rumsiskes

O que fazer nas cidades da Lituânia

Vilnius

Cidades da Lituania
Igreja de Santa Ana.

A primeira cidade da lista é, sem dúvida, a capital da Lituânia, Vilnius. Ela é dona de um charme e uma atmosfera sensacional, além de ter cartões postais muito bonitos como a catedral e a torre do relógio. Vilnius também está repleta de igrejas e construções com os mais diversos tipos de arquitetura.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Lituânia, usando o cupom VIAJARMAIS15.


A igreja de Santa Ana, construída em 1500, possui uma arquitetura gótica única de tijolos vermelhos que fazem com que ela se destaque entre os prédios e igrejas da cidade. São tantas igrejas que dá para fazer um roteiro na cidade para conhecê-las.

Se você gosta de visitar museus e conhecer mais sobre a história das cidades que visita, Vilnius proporciona isso também. Desde janeiro de 2019, a entrada em muitos deles é gratuita no último domingo do mês. Dá para conhecer muitos atrativos gastando pouco.

Vilnius ainda abriga os melhores restaurantes para você experimentar a comida típica lituana, que tem como base carne de porco e batata. E um bairro alternativo, cheio de arte e história, o Uzupis.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

Kaunas

Passeios em Kaunas
Você poderá passear pelas charmosas ruas de Kaunas. | Foto: August BigHead, via Creative Commons

Kaunas é a segunda maior cidade da Lituânia. Ela está localizada a cerca de 105 quilômetros da capital e ir de Vilnius para Kaunas é bastante fácil: você pode utilizar ônibus, trem ou mesmo alugar um carro, a viagem dura aproximadamente 1 hora ou você pode programar uma excursão para Kaunas saindo de Vilnius.

A cidade possui um calçadão enorme, repleto de bares e restaurantes, e que é uma delícia para caminhadas durante o dia. Há ainda de um pequeno parque à margem do rio Neman, que é um excelente lugar para um piquenique ou mesmo para relaxar, quando você está sozinho.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Próximo ao Centro há um local que considero bastante impressionante, que vale a visita se você gosta de história, é o Nono Forte. O espaço era uma prisão utilizada durante a II Guerra Mundial e durante o governo da antiga União Soviética.

Klaipeda

Cidades turísticas da Lituania
Estátuas em Klaipeda | Foto: Andrzej Otrębski, via Wikimedia Commons.

Se você é daqueles que curtem praia, Klaipeda é o seu destino na Lituânia, durante o verão é claro. A cidade fica a 310 quilômetros da capital. Para chegar, você pode ir de trem ou ônibus, a viagem leva cerca de 4 horas. Se preferir ir de carro também é possível, e talvez a viagem seja mais rápida.

Klaipeda é a terceira maior cidade do país e é onde está o porto da Lituânia. Para chegar até a praia basta pegar uma balsa (5 minutos de percurso), fazer uma pequena caminhada dentro do parque (10 minutos) e pronto, você estará na praia. Uma vez na praia, existem um passeio de caiaque e outras atividades.

Uma das curiosidades mais interessantes é que há diversas esculturas espalhadas pela cidade inteira, e achá-las pode ser um grande desafio. É uma verdadeira caça ao tesouro.

Kernavė

Cidades mais bonitas da Lituania
Igreja em Kernavė | Foto: Wojsyl, via Wikimedia Commons.

A cidade de Kernavė está localizada a 35 quilômetros a noroeste de Vilnius. É conhecida por conta do rico sítio arqueológico local que inclui fortalezas, aldeias e outros monumentos.

Kernavė foi uma das cidades da Lituânia muito importantes durante a Idade Média, onde estão preservados vestígios agrícolas e cinco fortalezas de colina que tinham como finalidade sua proteção. Vale a pena contratar uma excursão até Kervane.

Neringa

Cidades de praia na Lituania
Tradicional casa de Neringa | Foto: Otto Magnus, via Wikimedia Commons.

Neringa também uma cidade litorânea da Lituânia e para chegar a ela é preciso primeiro passar por Klaipeda. Ela fica localizada a 340 quilômetros de Vilnius, fazendo fronteira com Kaliningrado, na Rússia. A paisagem do local é simplesmente deslumbrante, uma vez que mistura floresta de pinheiros, campos verdes, dunas e praia.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Lituânia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


É possível praticar diversos esportes ao ar livre como windsurf, caminhadas na floresta, ciclismo, dentre outros. Neringa é um destino perfeito para quem gosta de férias na praia, inclusive, por conta do seu pôr do sol que é simplesmente maravilhoso.

Palanga

Museus da Lituânia
Museu do Âmbar | Foto: Kévin Veau, via Wikimedia Commons.

Outra opção de cidade litorânea na Lituânia é Palanga. Localizada ao norte de Klaipeda, cerca de 332 quilômetros de Vilnius, Palanga é um dos lugares mais badalados do litoral do país durante o verão, que vai de junho a setembro.

E, se você não quiser ficar apenas na praia, ainda tem a opção de conhecer o Museu de Âmbar da cidade. Por falar em âmbar, essa resina fóssil é muito tradicional na Lituânia sendo utilizada como gema em jóias, assim como diversos mineras. É possível encontrar o âmbar em diversas lojas e sendo vendido nos mais diferentes formatos.

Trakai

Dicas de Trakai, na Lituânia
Castelo de Trakai.

Trakai fica nos arredores de Vilnius, aproximadamente 50 quilômetros de distância, podendo fazer um bate-volta com meia hora de viagem. Por lá está localizado o famoso Castelo de Trakai, um dos mais preservados da região e aberto a visitação.

Além do interior do castelo, que abriga também um museu com peças históricas, você ainda conhecerá mais do povo que vivia ali. O local ainda é palco de festivais medievais e concertos de música clássica. Vale a pena conferir se a sua visita irá coincidir com algum desses eventos, com certeza uma oportunidade única.

Em Trakai é possível encontrar os remanescentes da comunidade Karaim, uma tribo turca que construiu a cidade em torno do castelo. O lugar é excelente para visitação durante o inverno, quando o castelo parece saído de um conto de fadas.

Mas, também no verão, quando acontecem muitas atividades ao ar livre, como sobrevoos de avião, passeios de barcos e pedalinhos.

Anykščiai

Turismo na Lituânia
Igreja de São Matias | Foto: Juliux, via Wikimedia Commons.

Essa cidade da Lituânia fica a 115 quilômetros de Vilnius e é um conhecido resort de ski do país. Durante o verão é um destino excelente para quem gosta de fazer caminhadas na floresta, já que há diversas trilhas no entorno da cidade. Confira uma excursão de Vilnius para Anykščiai.

Um dos cartões postais de Anykščiai é a igreja de São Matias, a mais alta da Lituânia com torres medindo 79 metros de altura. A igreja tem mais de 500 anos e vitrais do artista Anorte Mackelaite.

Druskininkai

Roteiro na Lituânia
Druskininkai | Foto: VietovesLt, via Wikimedia Commons.

Se gosta de spas e quer simplesmente descansar em um dos lugares mais tranquilos da Lituânia, então Druskininkai é para você. A cidade fica a 130 quilômetros de Vilnius, sendo conhecida no país como “cidade spa”. Isso por conta do grande número de estabelecimento, favorecidos pelas águas termais, famosas pelas suas propriedade medicinais.

Druskininkai ainda abriga um excelente museu que conta todas as histórias do folclore lituano e sua relação com a feitiçaria, o Museu Druskininkai. Vale destacar que a Lituânia foi um país pagão até o final do século 14, quando a religião oficial do país passou a ser o cristianismo.

Siauliai

Dicas de passeios em Siauliai, Lituania
Colina das cruzes.

Siauliai está a 215 quilômetros de Vilnius e abriga um dos principais cartões postais do país, a colina das cruzes. Fazendo jus ao nome, o local consiste em uma colina repleta de crucifixos, nos mais distintos formatos e tamanhos, e feitos com diferentes materiais. Consulte um passeio saindo de Vilnius para Siauliai.

A colina é um símbolo de resistência da época que o país era governado pela União Soviética. Por diversas vezes o governo destruiu o local, mas as pessoas continuaram a visitar a colina e a colocar as suas cruzes. Além da colina, a cidade tem outros atrativos: no Centro há cafés, ruas arborizadas, uma linda catedral e o Museu da Bicicleta.

Rumsiskes

Onde ir na Lituania
Museu a céu aberto em Rumsiskes.

Rumsiskes fica a 90 quilômetros de Vilnius e 20 quilômetros de Kaunas (a segunda maior entre as cidades da Lituânia, que citei mais acima). A principal atração da cidade é o seu museu, o Rumsiskes Open-air Museum, considerado o maior museu ao ar livre da Lituânia. Você pode chegar lá por meio de uma excursão de Vilnius até Rumsiskes.

É onde estão representadas as principais regiões da Lituânia, com suas diferentes culturas. Há pequenas cidades inteiras montadas e você pode circular pelas ruas, entrar nas casas, ver como era a vida das pessoas nas pequenas vilas. No museu há também restaurantes típicos oferecendo a mais tradicional cozinha lituana.

Dicas sobre as cidades da Lituânia

A Lituânia é um excelente destino de férias. E são vários motivos para minha afirmação: é um país com muitas belezas naturais, muita cultura e história, sem contar a gastronomia típica da Lituânia, que é deliciosa.

O custo de vida no país também não é dos mais caros quando comparado com outros destinos europeus mais conhecidos como França, Itália ou Alemanha. Assim, sua viagem não terá um custo tão alto.

Além disso, as cidades da Lituânia oferecem atividades em todas as épocas do ano e para todos os gostos dos viajantes.

E o acesso às diferentes cidades é feito por trem ou ônibus de forma bem simples, fora que você tem como bônus a paisagem no caminho! Olha só esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Lituânia:

Ficou com vontade de planejar a próxima viagem para a Lituânia? Conte nos comentários quais cidades da Lituânia você mais se interessou.

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Lituânia – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Lituânia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios na Lituânia

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na Lituânia. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Onde comprar chip de celular na Lituânia?

Ter um chip de celular na Lituânia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Lituânia.

Seguro viagem na Lituânia

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Lituânia é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais