Saborear as comidas típicas da Hungria significa conhecer uma culinária rica e extravagante em sabor. Tenho certeza que você irá se apaixonar por muitas delas ao visitar os restaurantes em Budapeste ou nas demais cidades turísticas.
Durante os primeiros dias da minha viagem pela Hungria, acabei comendo muitos sanduíches e pratos comuns em qualquer parte do mundo.
Mas após experimentar algumas das comidas típicas da Hungria, a cada dia que passava tinha uma descoberta nova de sabores, que valia como uma experiência de viagem. Resultado: nunca mais vi um sanduíche comum na minha frente até eu sair do país!
Ao ler este artigo, você vai saber do que é feito o Goulash, o prato típico mais popular no país e conhecido mundo afora; além de uma lista completa para saber o que comer na Hungria e experimentar esta culinária tão particular, que é parte da tradição e cultura deste país no Leste Europeu.
Aproveite este artigo e fique com água na boca ao conhecer as melhores comidas típicas da Hungria!
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Budapeste
Seguro viagem para entrar na Europa »
Neste artigo você vai ver:
Comidas típicas da Hungria para provar
- Goulash
- Lángos
- Halászlé
- Lecsó
- Pörkölt
- Főzelék
- Paprikás Csirke
- Töltött Káposzta
- Somlói galuska
- Dobos torte
- Meggyleves
- Rétes
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Hungria »
O que comer na Hungria
A Hungria é um país muito rico em história e cultura e a sua culinária não é diferente. Ela foi desenvolvida ao longo de milhares de anos de história e seus pratos carregam uma herança cultural milenar.
Na cozinha húngara, você vai encontrar influências de toda a Europa: austríaca, turca, eslava, judia entre outras culturas; elas trazem uma mistura de sabores que combina muito com o conhecido conceito de comfort food (gostosa e que aquece).
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Hungria, usando o cupom VIAJARMAIS15.
Quando estiver na Hungria, vai ver que os pratos são muito completos, bem servidos e a base da alimentação húngara são os cozidos e sopas, que podem ser encontrados em praticamente todos os restaurantes de Budapeste.
A sopa, inclusive, é uma forma comum de começar a refeição como uma entrada típica. Já o pão, a batata e o macarrão também acompanham alguns pratos, tornando a culinária até um pouco pesada em comparação com outras cozinhas europeias.
Como aperitivos, você vai encontrar salsichas, salames apimentados, repolhos recheados e diversos tipos de picles. As geleias húngaras também são de ótima qualidade e vale experimentar, especialmente no café da manhã.
E é claro que eu também não posso deixar de falar da páprica, que certamente é o ingrediente mais utilizado na maior parte das comidas típicas da Hungria. Em suas versões doce e picante, ela é presença certa nas receitas húngaras.
E isso não é à toa, já que a Hungria é o maior produtor e consumidor de páprica do mundo, o que também torna a especiaria uma excelente lembrancinha de viagem para você levar do país ao fazer compras em Budapeste.
Por último, mas não menos importantes, os doces não podem ficar de fora dessa lista. Os bolos tradicionais húngaros são de comer com os olhos e o tradicional strudel também tem sua versão húngara, fazendo você encontrar pratos grandes e bonitos de doces típicos que valem cada caloria.
1. Goulash
Considerado o prato mais típico do país, o Goulash é uma daquelas comidas típicas da Hungria que você precisa provar em sua versão original durante uma viagem para o país.
O Goulash é feito de um cozido com carne, batata, cenoura, temperos e muita páprica; razão do prato ter uma cor forte e bonita.
Tradicionalmente, é um ensopado bem temperado e cozido por horas em panelas ao ar livre, intensificando seu sabor forte e picante. Você pode encontrar algumas versões diferentes de Goulash em diferentes cidades da Hungria, mas a base e o sabor não mudam drasticamente.
A carne é um dos elementos que pode variar na receita, já que além da bovina, não é incomum que você encontre versões com carne de porco e frango. Devido à popularidade do prato, também é possível encontrar versões vegetarianas nos restaurantes locais, especialmente na capital.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Durante sua viagem, você vai ver que não é preciso trabalho nenhum em procurar pelo tradicional Goulash, porque é praticamente obrigatório que todos os restaurantes húngaros tenham alguma versão dele em seu cardápio!
Mas é claro que, se você quiser experimentar realmente uma versão especial do prato, vai encontrar restaurantes especializados e reconhecidos por ter “o melhor Goulash da cidade”, que vale a pena provar.
Delícia => Tour do vinho em Budapeste com refeições
2. Lángos
Se a origem do Lángos vem dos romanos ou dos turcos, não se sabe, m as é indiscutível que trata-se de um dos pratos mais queridinhos da culinária húngara, entre locais e viajantes, principalmente em função da sua praticidade, que faz deste a especialidade fast-food do país.
O lángos está numa categoria entre uma esfiha e uma pizza, feito com um tipo de pão frito e as vezes assado, com diversas opções de cobertura. A opção que eu mais gostava – e acho que a mais encontrada no país – é a tradicional com queijo, molho de alho e um tipo de creme azedo.
Simples e delicioso, que você pode encontrar e comer a qualquer momento de um roteiro em Budapeste.
Você vai encontrar lángos em todos os mercados tradicionais da cidade, em comidas de rua e, claro, nos restaurantes típicos de comida húngara pelo país.
3. Halászlé
Conhecido como a sopa dos pescadores, o Halászlé é uma boa pedida para você variar entre os pratos com carne da culinária húngara.
Ainda que o peixe não seja o ingrediente mais comum entre as comidas típicas da Hungria, até pela ausência de litoral no país, o Halászlé consiste em uma sopa de peixe muito bem temperada.
O peixe normalmente é pescado no famoso Rio Danúbio, aquele que fica entre Buda e Peste na capital do país. Interessante, não é?
Este prato é servidos com sopa em pedaços grossos e generosos, a receita também inclui uma boa dose de páprica e por isso você vai encontrar uma cor avermelhada na sua Halászlé.
Romântico => Cruzeiro com jantar à luz de velas em Budapeste
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Hungria!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
4. Lecsó
Se você é vegetariano, precisa saber do que se trata o Lecsó, um dos poucos pratos sem carne da cozinha húngara.
O Lecsó é uma mistura de vegetais como tomate, cebola e pimentão, que lembra o famoso ratatouille encontrado na França e que também é muito comum mesmo no Brasil. A diferença aqui, claro, é que o prato ganha a cor e o sabor mais intenso da páprica típica da Hungria.
Você também encontrará versões com um ovo frito bem bonito por cima e outras que incluem batata.
Alguns restaurantes também oferecem Lecsó com salsichas e bacon, mas tradicionalmente é um prato vegetariano, feito somente dos vegetais.
5. Pörkölt
Além da sopa, o ensopado também é um modo de preparo muito utilizado na culinária húngara, o que torna o Pörkölt um prato super clássico na Hungria.
Aqui, as carnes são cozidas em pedaços generosos, com o clássico molho caprichado com páprica, claro, e também é servido com o tradicional macarrão húngaro.
Saboreie => Degustação de vinhos e queijos em Budapeste
6. Főzelék
Mais um prato para a alegria (e alívio) dos vegetarianos, o Főzelék agrada também aqueles que preferem uma comida mais leve e nutritiva, sem as tantas calorias comuns da culinária húngara.
Este prato é um ensopado de vegetais, com batata, repolho, cenoura, lentilha, ervilha e espinafre; além de um caldo delicioso, que combina tomate, pimentão e suco de limão.
7. Paprikás Csirke
Outro clássico da culinária húngara é o Paprikás Csirke, que leva como base o frango cozido em pedaços com bastante páprica e o delicioso sour cream, muito utilizado na culinária húngara.
O resultado é um frango cremoso e picante, muito encontrado nos restaurantes tradicionais acompanhado de uma massinha do tipo noodles típico da Hungria, de nome Nokedli, ou até mesmo com pão. É uma ótima dica para provar enquanto conhece os pontos turísticos de Budapeste.
Além do frango, você também encontrará o Paprikash com vitela nos restaurantes húngaros e, de forma mais rara, com a carne de boi.
Adquira => Aula de culinária e tour no mercado em Budapeste
8. Töltött Káposzta
Assim como na culinária de alguns países vizinhos no continente europeu, a Hungria também tem um prato típico feito de repolho recheado, muito comum para ser apreciado durante o inverno.
Na versão húngara de nome Töltött Káposzta, ele leva uma camada de repolho, recheio de carne, arroz, vegetais e uma generosa cobertura de creme de leite ou do famoso creme azedo.
Além da receita tradicional com o repolho, você também pode experimentar o Töltött Paprika, que são os pimentões com recheios e cobertura similares. Entenda também o clima da Hungria para saber quando visitar o país.
Ainda que a versão com carne seja a clássica, hoje também é possível encontrar recheios vegetarianos dessa delícia.
9. Somlói galuska
Os bolos húngaros são as estrelas da confeitaria local e uma das versões mais tradicionais e muito encontradas no país é o Somlói Galuska.
Nele, você vai encontrar um bolo de pão de ló com três tipos de camadas: uma de massa tradicional, outra de nozes e mais uma de chocolate.
Para complementá-las, o bolo ganha uma cobertura bem generosa de chantilly, nozes, passas e calda de chocolate sem economia. Saiba também o que fazer à noite em Budapeste.
Se você gosta de doce, não pode deixar de experimentar essa delícia húngara. Suas muitas camadas e coberturas transformam o Somlói galuska num doce daqueles de comer com os olhos.
Aprenda => Workshop de bolos húngaros em Budapeste
10. Dobos torte
Outro bolo super típico que tem a assinatura húngara é o Dobos Torte, cujo nome se dá devido sua criação ter sido feita pelo confeiteiro Jószef Dobos, em 1884.
Este é um dos bolos mais bonitos e mais clássicos entre os doces húngaros, e sua marca registrada são as muitas camadas de creme amanteigado de chocolate e uma cobertura perfeita e bem bonita de caramelo. Não tem como ser ruim, não é?
11. Meggyleves
E você sabia que a sopa é tão típica na Hungria que você pode encontrar até uma sobremesa neste formato?
Esse é o caso da Meggyleves, que trata-se de uma sopa de frutas vermelhas, em especial a cereja, que ainda leva açúcar e o creme azedo húngaro. O resultado é uma iguaria meio doce e meio azedinha, bem equilibrada e saborosa.
Experimente => Degustação de bebidas alcoólicas típicas em Budapeste
12. Rétes
Para fechar minha lista de delícias húngaras, não posso deixar de falar do Rétes, o tradicional strudel húngaro.
Aqui você vai encontrar uma variedade quase infinita de recheios, não só doces, mas também salgados, que vão muito além do tradicional strudel de maçã e canela.
As variações vão desde as frutas ao queijo cottage e até mesmo ao repolho! Curioso, não?
Aproveite => Aula de strudel em em Budapeste
O que pedir nos restaurantes da Hungria
A comida húngara é uma boa tradução para o que chamamos de comfort food: uma comida gostosa, cheia de sabor e que aquece.
Seus pratos bem servidos e em sua maioria de cor avermelhada, devido ao grande uso de páprica, representam uma forma deliciosa de explorar a história, graças a tantas heranças culturais que a culinária do país carrega.
A culinária da Hungria ainda inclui vários outros pratos típicos, mas se você experimentar os 12 pratos que eu listei acima, terá uma ótima introdução às receitas locais e poderá saborear algumas variações incríveis da culinária húngara.
Permita-se conhecer esta culinária rica e apimentada e descubra uma mistura muito interessante de sabores na sua viagem para a Hungria!
Para finalizar, recomendo que leia o artigo sobre os destinos turísticos da Hungria, onde você confere quais são os principais atrativos espalhados pelo país.
E você, quais destas comidas típicas da Hungria gostaria de provar? Tem mais alguma para indicar? Deixe a sua resposta nos comentários!
Até + !!!
Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Hungria – nov/2024
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Hungria? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis na Hungria.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de trem.
Visitas guiadas na Hungria
Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões em Budapeste. Se possível, ainda em novembro. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.
O melhor chip de internet na Hungria
Ter o melhor chip na Hungria é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.
Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.
Qual o melhor seguro viagem na Hungria?
Contratar um seguro viagem para a Hungria é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *