Comidas típicas da Jamaica: doces e costumes da culinária

Comidas típicas da Jamaica: doces e costumes da culinária

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Durante uma viagem para o país de Bob Marley, uma das melhores maneiras de conhecer a cultura local é provar as comidas típicas da Jamaica.

Cheia de sabores exóticos, devido aos temperos e frutas da ilha, a comida jamaicana é uma grande surpresa para o paladar.

Além disso, a culinária jamaicana é marcada pela sua herança histórica e reflete muito bem os costumes passados de geração em geração no país, tanto no modo de preparo quanto nos pratos típicos jamaicanos.

Os povos ancestrais da ilha como os Maroons e os Arawaks criaram receitas executadas até hoje e os diversos imigrantes que chegaram ao país posteriormente também contribuíram com suas influências na comida jamaicana.

Logo, saborear as comidas típicas da Jamaica além de uma experiência sensorial, é também uma viagem profunda pelos aspectos históricos, sociais e culturais da ilha.

Para que você não perca nada, elaborei uma lista com os principais pratos que você deve provar em viagem pela Jamaica. De petiscos, passando por frutas, doces, bolos, até pratos principais! Prepare-se para descobrir o que comer na Jamaica, aproveitando uma das experiências gastronômicas mais ricas da sua vida.

Planeje sua viagem => Resorts all inclusive na Jamaica

Seguro viagem para contratar no Caribe »

Pratos típicos da Jamaica

  1. Jerk
  2. Curry goat
  3. Patty
  4. Bammy
  5. Ackee
  6. Fruta-pão
  7. Coco Bread
  8. Gizzada
  9. Dukunu
  10. Red Stripe
  11. Chá de chocolate
  12. Culinária rastafári

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Jamaica »

O que comer na Jamaica

1. Jerk

Comidas típicas da Jamaica
Jerk de frango | Foto: QVM.

A primeira da lista de comidas típicas da Jamaica é o jerk, um modo de cozimento jamaicano que pode ser usado para diversos tipos de carnes, sendo os mais famosos na ilha os jerks de frango, carne de porco e peixe.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Jamaica, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Consiste em um método de defumação da carne, a qual é marinada previamente em diversos temperos típicos do país.

Herança do povo Maroon, o qual habitou a ilha nos anos 1600, a técnica jerk iniciou-se com o preparo da carne em buracos na terra, onde eram acesas fogueiras.

Isso era necessário, pois os Maroons eram escravos fugitivos e precisavam preparar sua comida do modo mais discreto possível.

Com o tempo passaram a ser utilizados barris de óleo, cortados ao meio longitudinalmente, para a defumação da carne. Esse é o método utilizado na culinária jamaicana até hoje. Inclusive, saiba mais curiosidades sobre a Jamaica.

Entre os temperos utilizados na preparação do jerk encontram-se pimentas diversas, incluindo a famosa pimenta-da-jamaica, tomilho, canela, noz-moscada e outras especiarias.

Os vegetarianos também podem apreciar o jerk, já que a técnica também é utilizada para o preparo de tofu. É possível encontrar essa comida nas ruas de todas as cidades jamaicanas ou até nos restaurantes sofisticados dos hotéis.

Delícia => Food tour na Jamaica

2. Curry Goat, comida típica da Jamaica

Pratos típicos da Jamaica com carne de bode
Curry Goat | Foto: QVM.

O curry goat é um prato bastante consumido na Jamaica e consiste em carne de bode temperada com uma mistura de especiarias como curry, cebola, alho, gengibre, tomilho, entre outras.

Esse prato é servido na Jamaica em festas e celebrações. Foi trazido para o país pelos imigrantes indianos que vieram trabalhar nas lavouras após a abolição da escravidão na Jamaica.

Porém, os jamaicanos também colocaram seu toque especial nos temperos do prato, tornando o curry goat uma das mais importantes comidas típicas da Jamaica.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Jamaica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

3. Patty

Comidas típicas da Jamaica patty
Patty | Foto: Visit Jamaica.

Um dos símbolos da culinária jamaicana, o patty consiste em um tipo de massa contendo diversos recheios, assemelhando-se a um pastel ou a uma empanada.

Os recheios mais tradicionais são de carne (dando origem ao famoso beef patty jamaicano), porém há opções com frango, frutos do mar, vegetais, entre outras.

A história do patty remonta à colonização e às migrações britânicas para a Jamaica. Esse petisco deriva de um prato inglês chamado de empanada da Cornualha.

Na Jamaica, essa receita ganhou novos temperos, sobretudo as famosas pimentas jamaicanas.

Há franquias conhecidas mundialmente que vendem patties na Jamaica, como a Tastees, a Juicy Patties e a Mother’s. Porém, o produto também pode ser encontrado nas ruas e praias da Jamaica, vendido por ambulantes.

Recomendo => Great River a bordo de um caiaque

4. Bammy

Bammy é comida típica da Jamaica
Bammy | Foto: QVM.

Geralmente servidos junto com o jerk, os bammies são pãezinhos típicos da Jamaica feitos a partir de farinha de mandioca.

Tradicionalmente eram preparados pelo povo Arawak, habitantes originais da ilha, desde os tempos pré-colombianos.

Os bammies assemelham-se às tortilhas mexicanas e podem ser consumidos com diversos recheios, sendo que algumas receitas levam leite de coco na massa.

Essa opção das comidas típicas da Jamaica pode ser encontrada nos restaurantes da ilha ou vendida nas ruas.

5. Ackee é a fruta tradicional da Jamaica

Comidas da Jamaica
Ackee | Foto: QVM.

Uma das frutas da Jamaica mais conhecidas é o ackee. Típico do clima da Jamaica, ou seja, tropical, esse fruto pertence à família do guaraná e é encontrado por toda a ilha da Jamaica.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Jamaica!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


É muito importante prestar atenção antes de comer o ackee, pois esse fruto é tóxico quando consumido verde ou cru.

Apenas a parte esbranquiçada próxima à semente pode ser consumida na forma cozida na ocasião em que o fruto encontrar-se maduro. O sinal de amadurecimento do ackee é quando o fruto se abre.

O ackee é utilizado no preparo de doces e bolos. Além disso, é a base para uma das mais famosas comidas típicas da Jamaica: o ackee and saltfish (peixe salgado, como um bacalhau).

Nesse prato, refoga-se bacalhau com ackee, tomate, pimentão e temperos diversos. Geralmente, esse preparo é servido no café da manhã guarnecido por fruta-pão ou banana.

Imperdível => Cruzeiro de barco na Lagoa Luminosa

6. Fruta-pão

Fruta-pão é típica da Jamaica
Fruta-pão | Foto: QVM.

A fruta-pão também é uma das frutas da Jamaica mais consumidas que você não pode deixar de provar em uma viagem pelo país. Esse fruto bem versátil faz jus ao nome, realmente possuindo sabor de pão.

Esse alimento é rico em vitaminas, amido e proteínas e pode ser consumido assado, frito ou cozido. As frutas-pão são bastante utilizadas também na produção de farinha, a qual dá origem a diversos doces.

Inclusive suas sementes podem ser consumidas depois de assadas ou cozidas.

Preço => Aluguel de carro em Kingston

7. Coco bread

Comidas típicas da Jamaica
Coco bread | Foto: Kake, via Creative Commons.

O coco bread é uma das comidas típicas da Jamaica mais famosas, sendo inclusive exportada para outros países. Esse pão feito com leite de coco tem um sabor levemente adocicado.

O pão é consumido de diversas maneiras na ilha, inclusive no preparo de sanduíches. Uma dos pratos mais inusitados e populares encontrados na Jamaica, é o coco bread recheado com beef patty.

Recomendo => Excursão Bob Marley

8. Gizzada

Doces típicos da Jamaica
Gizzada | Foto: ChildofMidnight, via Wikimedia Commons.

A gizzada é um dos mais famosos doces típicos da Jamaica. Com influências portuguesas, trata-se de uma tortinha de massa fina amanteigada recheada com coco, noz-moscada e outras especiarias.

Também conhecida como Pinch Me Around, devido ao formato “beliscado” de sua massa, a gizzada tem um sabor marcante: doce e ao mesmo tempo apimentado.

9. Dukunu

Outro doce jamaicano muito apreciado é o dukunu, também conhecido como Tie-a-Leaf ou Blue Drawers. Sua origem é a culinária indígena das ilhas caribenhas.

O dukunu é feito a partir de bananas verdes, batata-doce, coco, pimenta e açúcar mascavo. Os ingredientes são cozidos em folha de bananeira, dando origem a um pudim de sabor doce e exótico.

Para quem quiser provar um dos doces típicos da Jamaica mais tradicionais, o dukunu é uma ótima pedida.

Opção => Passeio para as Cataratas Konoko

10. Red Stripe

Bebidas típicas da Jamaica
Red Stripe | Foto: QVM.

Para quem não dispensa provar as cervejas típicas de cada país que visita, a Red Stripe não pode ficar de fora em uma viagem pela Jamaica.

Produzida pela tradicional cervejaria Desnoes & Guedes desde 1928, a Red Stripe é uma ótima bebida para enfrentar as altas temperaturas da ilha.

Do tipo American Lager, essa cerveja tem baixo amargor, é leve, neutra e bem carbonatada. Seu teor alcoólico é de 4,7%. Também é possível encontrar na ilha a versão light.

11. Chá de chocolate

Chá de chocolate
Chá de Chocolate | Foto: Visit Jamaica.

Os amantes de chocolate quente, com certeza, se surpreenderão com a versão da bebida da culinária jamaicana.

Feita com chocolate ralado dissolvido em água ou leite com especiarias, a bebida é uma ótima pedida para finalizar um dia na ilha.

O chá de chocolate jamaicano foi difundido pelo mundo pelo médico e aristocrata inglês Hans Sloane em 1689, primeiramente como um medicamento.

Apenas no século XIX, os irmãos Cadbury passaram a utilizar a receita para fins alimentícios.

Lindo => Praias de Negril, Times Square e pôr do sol no Rick´s Café

12. Culinária Rastafári tem pratos típicos da Jamaica

Culinária Rastafári é típica da Jamaica
Culinária Rastafári utiliza frutas e vegetais frescos.

Entre as comidas típicas, não há como deixar de citar os pratos da culinária rastafári. O rastafári é um movimento judaico-cristão originado na Jamaica durante os anos 1930, tendo como foco tanto a religião quanto os aspectos sociais.

Dentre os princípios seguidos pelos rastafáris há um específico que aprova apenas o consumo do I-tai, ou seja, alimentos puros e naturais, preparados com ingredientes e métodos aprovados pelo movimento.

Essa culinária típica jamaicana é baseada no uso de frutas e vegetais frescos. Não são consumidas carnes vermelhas e vários tipos de peixes. Também são preferidos os métodos de preparo naturais sem muitos aditivos ou condimentos.

Aventura => Rafting no rio Martha Brae em jangada de bambu

Sabores da Jamaica para você provar

Em uma viagem pela Jamaica, além das inúmeras belezas naturais do país, existe uma explosão de sabores exóticos para se explorar.

Seja através das frutas típicas da região, passando pelos doces e chegando até os saborosos pratos principais, a ilha tem muito a oferecer aos viajantes.

O país também tem uma culinária rica em influências, devido aos inúmeros imigrantes que chegaram na ilha. Além disso, os tradicionais preparos dos seus povos indígenas também foram preservados e podem ser apreciados até hoje.

As comidas típicas da Jamaica são muito democráticas e podem ser encontradas tanto nas feiras de rua quanto nos restaurantes mais sofisticados. Para economizar, veja dicas sobre qual moeda levar para a Jamaica.

Além disso, há opções para todos os gostos, inclusive para os vegetarianos através da tradicional culinária rastafári. O importante é se perder nos sabores da ilha durante seus passeios pela Jamaica. Aproveite e bom apetite!

Não deixe de ler os outros artigos sobre esse destino e qualquer dúvida, deixe nos comentários!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Jamaica

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Jamaica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações na Jamaica

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na Jamaica. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Onde comprar chip de celular na Jamaica?

Ter um chip de celular na Jamaica com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Jamaica.

Qual o melhor seguro viagem na Jamaica?

Contratar um seguro viagem para a Jamaica é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais