Como reservar carros pela internet: O que você precisa saber

Como reservar carros pela internet: O que você precisa saber

São muitas as vantagens ao reservar carros durante a viagem. Liberdade, flexibilidade, comodidade, conforto, praticidade, etc e tal. Porém, na hora de alugar bate aquela insegurança e questionamos se é melhor alugar pela internet ou pessoalmente?

E ainda: em quais empresas podemos confiar? será que é mesmo necessário ter seguro? quais os documentos obrigatórios? Entre diversas outras dúvidas dos viajantes. Esta insegurança é muito comum e as mesmas dúvidas surgem, principalmente, ao reservar carros pela primeira vez.

Eu mesmo custei a pegar confiança, mas atualmente, uma das primeiras coisas que faço no planejamento da minha viagem é deixar reservado o veículo que desejo. Então, para tentar ajudar quem ainda tem dúvidas neste processo, preparei esse post com dicas e as melhores práticas sobre como alugar um carro pela internet.

Como ter? => Ter internet durante a viagem

Cupom de desconto para seguro viagem »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem , usando o cupom VIAJARMAIS15.

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

Dicas de como alugar um carro

Dicas de como alugar um carro
Regras são diferentes para o aluguel de carro no Brasil e exterior.

Para alugar um carro no Brasil é preciso ter mais de 21 anos e 2 anos de carteira de habilitação. Algumas locadoras permitem a locação por menores de 21, desde que contratado o seguro especial.

Por sua vez, para alugar um carro no exterior é necessário ter mais de 25 anos. Algumas empresas autorizam a locação para jovens de 21 a 24 anos, mas eles pagam tarifas e seguros específicos, conforme o país e a empresa.

É preciso ainda apresentar a habilitação original, emitida no Brasil e dentro do prazo de validade. Caso você tenha a habilitação internacional, deve apresentá-la juntamente com a carteira de habilitação brasileira.

Além disso, na hora de retirar o carro é necessário ter um cartão de crédito com limite suficiente para um caução de garantia. No caso das viagens para o exterior, o cartão deve ser internacional.

Além disso, ele deve ser do próprio locatário, não podendo ser de terceiros. Para te ajudar a entender todos os trâmites, separei dicas sobre:

  1. Como alugar um carro pela internet
  2. Seguro para carro alugado
  3. Cuidados ao alugar um carro para viajar
  4. Melhores empresas para reservar carros

Antes de continuar com as dicas sobre como reservar carros, te convido assistir o vídeo da minha viagem volta ao mundo, que fiz a partir de fotos que tirei ao longos dos 365 dias de trip. Há ainda artigos sobre o tema disponíveis aqui no Quero Viajar Mais.

CLIQUE AQUI para reservar o carro para sua viagem »

O que você precisa saber antes de reservar um carro

1. Como alugar carro pela internet

Aluguel de carros
Vale a pena reservar carro pela internet?

Uma das facilidades atuais para alugar um carro de forma online é que você não precisa ir pessoalmente a uma agência de locação. É possível fazer a reserva com antecedência pela internet, o que facilita muito, sobretudo se estiver com muitos preparativos, como para uma volta ao mundo, por exemplo.

Existem diversas empresas que realizam a reserva pela internet e também os sites agregadores, como o RentalCars.com e a RentCars, onde é possível fazer uma pesquisa de preço e comparar as tarifas das principais locadoras. Além disso, estes sites permitem que você faça a reserva através da plataforma.

Este tipo de serviço é ótimo para quem está planejando uma viagem, pois garante que você pagará a melhor tarifa. Através da comparação dos preços, você consegue reservar carros com antecedência e garantir o modelo que deseja de forma bem prática e rápida.

É muito importante reservar o carro com antecedência, principalmente para quem está viajando em alta temporada. O primeiro motivo é garantir o modelo e a tarifa que deseja, pois se deixar para fechar no balcão, correrá o risco de não ter o veículo ideal, principalmente caso deseje um modelo mais econômico, que são os primeiros a esgotarem.

melhor maneira de reservar carro para viajar
Carros econômicos e GPS esgotam rápido, por isso, reserve com antecedência.

Além de ter mais chances de conseguir reservar equipamentos bem úteis, como um GPS. Outro motivo é a comodidade de chegar ao destino e já ter um carro separado para você. Caso contrário, após uma viagem desgastante, você teria ainda que chegar e fazer uma pesquisa de preço antes de fechar o negócio.

Todo esse procedimento acaba nos fazendo perder um tempo precioso na viagem. Uma outra vantagem de reservar o veículo pela internet, é que na maioria dos sites você não precisa pagar no momento da reserva, apenas quando pegar o carro. Para reservar um automóvel pela internet, a dica é ir até um site agregador.

Nesses sites é possível fazer a pesquisa e comparar os preços entre as diversas locadoras disponíveis no destino. Para efetuar a pesquisa use os filtros que permitem que você refine a busca através da seleção de classe do carro, faixa de preço e outras características.

Após a busca, basta escolher o carro preferido e efetuar a reserva. Prefira aquelas locadoras que não exigem pagamento adiantado, pois em caso de algum imprevisto ou mudança de datas, você poderá fazer o cancelamento e não terá nenhum prejuízo financeiro.

2. Seguros para carro alugado

Como alugar carro no exterior
Sempre faça um seguro para o carro alugado.

Nunca, mas nunca mesmo alugue um carro sem seguro, mesmo que não seja obrigatório. Sempre achamos que nunca acontecerá nada com a gente, mas imprevistos acontecem sim! E a toda hora, mesmo com pessoas cuidadosas, então, é sempre bom estar preparado.

Portanto, pense como se o seguro para carro alugado fosse sim obrigatório. De uma forma geral, o valor da tarifa da locação de carro já inclui o seguro de proteção por danos ao veículo, os chamados Seguros LDW. Ele oferece proteção contra roubo, furto, incêndio, perda total, danos e avarias causados ao veículo locado por colisões e acidentes.

Também é muito importante contratar um seguro que cubra danos a terceiros, os chamados Seguro LI ou PAT, contra danos materiais e pessoais causados a terceiros em razão de acidentes com o veículo locado. Contratar um seguro para terceiros é uma forma de evitar dor de cabeça e estragar a viagem.

Há ainda outros seguros opcionais, que dão mais tranquilidade, mas não são essenciais. São eles o CPP – Seguro com cobertura pessoal, o PAE – Seguro de pertences pessoais e o RSP – Assistência ao Veículo Plus. Uma outra opção são os seguros gratuitos oferecidos pelos cartões de crédito, como as bandeiras de cartão Visa e Master oferecem aos seus clientes platinum e black.

Funciona da seguinte forma: quando você paga o aluguel do carro com um cartão da bandeira, automaticamente ganha este seguro. Entretanto para esse seguro ser válido você deve recusar o seguro CDW/LDW ou cobertura similar oferecida pela locadora no contrato de aluguel do automóvel.

3. Cuidados ao alugar um carro para viajar

Aluguel de carro com funciona
Cuidados ao alugar um carro para viajar.

Uma dica importante é: quanto maior o tempo ficar com o carro, mais barata será a diária. Então, pense bem em quantos dias precisará do carro, se vale a pena ficar com ele todo o tempo ou não, para não perder nenhum desconto. Outra forma de conseguir descontos é através dos hotéis e companhias áreas.

Na maioria das vezes as empresas têm parcerias com empresas de locação de veículos. Então, procure saber se você não tem direito a algum desconto. Além disso, muitas empresas de locação de carro têm programas de fidelidade, e sempre vale a pena consultar as condições.

Antes de sair com o carro, avalie suas condições. Faça uma vistoria na lataria (se há arranhões), no interior e seus acessórios. Ao final, peça um documento que informe todas estas características, o que é padrão nas companhias listadas nos sites agregadores.

Por fim, na hora de devolver não esqueça de encher o tanque. Caso contrário, a empresa fará o abastecimento e a tarifa paga será bem mais cara se comparada a um posto de combustível. Veja outros cuidados e dicas na hora de alugar carro para viajar.

4. Melhores empresas para reservar carros

Reservar carro pela internet
Sugiro utilizar os maiores sites agregadores, como a RentCars.

Afinal, quais são as melhores empresas para alugar um carro? Com minha experiência em viagens, depois de ficar na mão algumas vezes, atualmente utilizo os dois maiores sites agregadores: RentCars e RentalCars. Salvo raras exceções, eu não arrisco mais em contratar o serviço através da internet, de uma empresa pequena e local, pois o risco de furo é muito grande.

Portanto, minha escolha é pela segurança que ambas me passam, com a certeza de que chegarei ao destino e terei um carro me esperando, além da praticidade de conseguir reservar o veículo que quero pela internet e com antecedência. Outra vantagem é que na plataforma consigo pesquisar os preços de diversas locadoras de carros diferentes e fazer a comparação.

Tudo isso me dá a certeza de que estou de fato pagando o preço mais baixo. A Ren Cars é uma plataforma de comparação de preços e locação de veículos. Ela atua em mais de 100 países, além do Brasil e é parceira das principais locadoras do mercado. E, se está em dúvida se a RentCars é confiável, veja a resposta no artigo.

Uma das vantagens é que o pagamento é feito somente no dia da retirada do veículo e em caso de cancelamento (até 48 horas antes) não é necessário pagar nenhuma taxa. O pagamento é feito em até 12 x, em Reais. Isso garante economia de 5,38% de IOF nas reservas internacionais, feitas no Brasil.

Forma de pagamento Rentalcars
Site do Rentalcars é muito intuitivo e fácil de usar.

Por sua vez, a Booking funciona de forma parecida, como uma ferramenta de pesquisa e comparação de preços entre as locadoras de veículos. Sua abrangência é maior, atuando em 163 países e mais de 800 fornecedores no mundo inteiro. Também é possível cancelar a reserva até 48h antes sem pagar nenhuma taxa, além de outros benefícios.

Nesse caso o pagamento é feito no exterior, então seu cartão de crédito precisa estar habilitado, mesmo para reservas feitas em cidades do Brasil. Além disso, há incidência de IOF e o valor é cobrado em dólar.

Como disse, ambas as empresas trabalham de forma parecida e são de muita confiança. Geralmente opto por aquela que me dará melhor condição naquela viagem específica. Se ainda tem dúvidas de como conseguir as melhores tarifas nestes sites, veja minhas dicas para alugar carro barato.

Pronto para reservar carros para viajar

Alugar um carro para viajar é uma ótima opção, que além de te dar mais liberdade, deixará sua viagem mais confortável. Mas é preciso ter cuidado na hora de alugar o veículo, verificar se a empresa é de confiança e fazer o seguro! Assim, você evita que o conforto e benefício não se torne uma grande dor de cabeça!

Então, procure sempre as melhores empresas. Como disse, depois de experiências negativas, hoje eu tenho confiança em duas empresas, que atuam praticamente no mundo todo, RentCars e RentalCars. E também reserve com antecedência garantindo a disponibilidade dos melhores carros para viajar.

Se ainda tiver dúvidas sobre reservar carros pela internet, tanto no Brasil como no exterior, deixe um comentário abaixo. Para mim é sempre um prazer tentar ajudar através de minhas experiências 🙂

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Marcelo
    Prezado Guilherme, Muito bom seu artigo, parabéns! Faltou somente você comentar que a Rental Cars cobra em dólar ou euros no seu cartão, mesmo alugando no Brasil. Tive esta experiência alugando carro em Santa Catarina, e minha surpresa foi a conversao feita no cartão de crédito. abs Marcelo
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Marcelo, Verdade, vou complementar o artigo e adicionar a informação. Agora estou recomendando a RentCars, que oferece esse benefício. Abraços
  3. Humberto Antonio Siqueira
    Bacana, Guilherme. Estou com viagem programada para o começo de dezembro para algumas cidades do Peru, começando por Iquitos e terminando em Chiclayo, passando antes por Lima. Li em alguns sites que para dirigir no exterior não necessita a habilitação internacional, porém em alguns vi que isso se faz necessário. Pelo sim, pelo não, optei por fazer a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no DETRAN, pagando uma taxa de R$ 148,99. Para fins de esclarecimento, é necessário um agendamento prévio, que pode levar cerca de duas semanas e para pegar a PID, de três a cinco dias após a emissão da taxa. Não necessita nenhum documento comprobatório, tais como CPF, RG, Comprovante de Residência, etc. Apenas a atual Carteira Nacional de Habilitação. No mais, um saludo desde Manaus-AM.
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Humberto, Realmente, até os órgãos oficiais de muitos países dizem que é obrigatório, mas na prática as agências não solicitam. Eu mesmo, já aluguei carros em dezenas de países e sempre usei a carta nacional. Mas obrigado por compartilhar sua experiência. Grande abraço
Quero Viajar Mais