38 Curiosidades do Quebec, no Canadá: cultura e costumes

38 Curiosidades do Quebec, no Canadá: cultura e costumes

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Conhecer as curiosidades do Quebec é muito interessante, principalmente porque a província é tão única em sua cultura que mescla o histórico e o contemporâneo,  que não se compara a nenhuma outra província do Canadá.

Essas diferenças foram construídas a partir de um processo de colonização diferenciado do resto do Canadá e, em determinados momentos, provocaram tensões com as outras províncias.

A história rica e os costumes do Quebec, conhecido como a Europa na América do Norte, resultou em uma cultura única, que mescla o francês e o britânico, o histórico e o contemporâneo.

Apesar de preservar sua cultura francófona, o Quebec cada vez mais vem abraçando diferentes povos e culturas, se tornando um polo multicultural que recebe milhares de viajantes e imigrantes.

Esse conjunto de coisas constroem uma Quebec tanto acolhedora, quanto intrigante. Então, conheça agora as 38 curiosidades do Quebec.

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para o Canadá »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem no Canadá, usando o cupom VIAJARMAIS15.

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada no Canadá!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

 

Conheça as curiosidades do Quebec

*Vídeo do site oficial de turismo do Quebec

1. Quebec é a maior província do Canadá em território, com 1.500,000km2;

2. Conhecida como “la belle province“, a bela província, o território se divide em 21 regiões turísticas;

3. O Quebec quase foi uma colônia dos Estados Unidos. Em 1759, a França perdeu o território para o Reino Unido em uma batalha. Em 1775, os americanos invadiram a região para libertá-la do controle inglês. No entanto, a região permaneceu sob o controle britânico ate 1867, quando o Canadá se tornou independente;

4. Nas décadas de 60 e 70, o Quebec foi palco de diversos atos terroristas por parte de um grupo que queria sua separação do restante do Canadá, o Front de liberation du Quebec (Frente de Libertação do Quebec);

5. Em 1995, a província quase se separou do restante do Canadá em uma votação popular que terminou com 49,5% dos votos a favor da separação e 50,5% a favor da separação;

6. A capital da província é Quebec City (ou Ville du Quebec, em francês), não Montreal.

7. O Quebec tem seu próprio feriado nacional, dia 24 de Junho, celebrando o Dia Nacional do Quebec, que é comemorado em grande estilo com festas e festivais.

8. É a maior e mais antiga comunidade francófona na América do Norte, mais de 95% da população fala francês. Montreal concentra a segunda maior população francófona do mundo.

9. A palavra Kebec é de origem algonquina, que significa “onde os rios se encontram”. A cidade de Quebec City foi construída na interseção entre os rios St.Lawrence e St.Charles. A pronuncia pura seria “kay bek”.

10. O rio St. Lawrence é de fato um rio, mas tem características de oceano. Próximo à cidade de Trois Rivieres, você começa a sentir o efeito das marés. Adiante, próximo à Quebec City, as águas começam a ficar salgadas. O ecossistema é unicamente rico e tem diversas espécies de baleias.

Curiosidades do Quebec
Entenda a história e os costumes do país através das 38 curiosidades do Quebec.

11. Quebec detêm mais de 3% das reservas de água doce do mundo, são cerca de 1 milhão de lagos e canais, o que influencia muito o clima na região.

12. As florestas do Quebec cobrem mais de 750.000 km2, o tamanho da Noruega e da Suíça juntas.

13. Quebec tem uma media de 149 dias com neve por ano e o inverno é famoso por ser rigoroso.

14. As cataratas Montmorency ficam a 10 km do centro de Quebec City e tem 83 metros, 30.48 metros a mais que as cataratas do Niagra. Apesar de menos famosas, as cataratas Montmorency são igualmente belas e têm uma ótima estrutura voltada para o turismo. É possível pegar um teleférico que faz o percurso entre a base da cachoeira e o topo do penhasco, e existem vários mirantes no entorno.

15. Vieux Quebec é a única cidade fortificada da América do norte, com 4,6km de muralha, considerada patrimônio mundial pela Unesco.

Cultura do Quebec
O Fairmont Le Château Frontenac, em Quebec City, é o hotel mais fotografado do mundo. | Foto: Booking.

16. Quebec City tem aproximadamente 30 conjuntos de escadarias pela cidade, esteja preparado para essa atividade e use sapatos confortáveis em sua visita;

17. O esplendoroso Fairmont Le Château Frontenac, em Quebec City, é o hotel mais fotografado do mundo, segundo o Guiness Book. O hotel é um castelo acima do rio St.Lawrence e frequentemente os visitantes se referem a ele como a Hogwarts do Canadá;

18. A casa mais estreita da América do Norte esta em Quebec City, na rua Donnacona, e tem menos de 4 metros de comprimento;

19. O carnaval do Quebec é um dos maiores festivais de inverno do mundo. O evento ganhou esse título em 2006, quando atraiu 1 milhão de foliões. Durante as festas artistas circenses, músicos, dançarinos tomam conta das ruas da cidade em desfiles e atividades de inverno. O passeio de trenó e a competição de canoagem são os pontos altos do evento;

20. Na região de Baie James, você pode encontrar a LG2, a maior usina hidrelétrica subterrânea do mundo;

Pontos turísticos do Quebec
The Olympic Stadium Tower | Foto: I, Acarpentier, via Wikimedia Commons.

21. A rede elétrica do Quebec é uma das mais longas do continente norte americano, com mais de 30 mil km de cabeamento de alta voltagem. Se tudo fosse colocado em fila, os fios dariam três voltas na linha do equador.

22. Montreal é a maior das cidades do Quebec e foi construída em uma pequena ilha na convergência dos riscos Ottawa e St.Lawrence.

23. Um túnel e quinze pontes conectam Montreal a ilha principal.

24. Em Montreal, você encontra a maior torre inclinada do mundo, The Olympic Stadium Tower, que foi construída para as olimpíadas de 1976. A estrutura da cidade olímpica atualmente funciona como um parque cultural que abriga um planetário e a Biodome, que será mencionada daqui a pouco.

25. Para sediar as olimpíadas de 1976, Montreal contraiu uma dívida tão grande que a cidade só conseguiu acabar de pagar em 2006, 30 anos depois.

Passeios no Quebec
Biodome | Foto: PtitLutin, via Wikimedia Commons.

26. A Biodome em Montreal é uma redoma que reproduz 5 ecossistemas existentes nas Américas. A atração conta com quase 5 mil animais e 2 mil plantas.

27. Esta província tem dois sistemas de justiça: a “civil law”, usada para casos civis, e a “common law”, utilizada para casos criminais.

28. A idade legal para dirigir é 16 anos, mas é necessário o consentimento dos guardiões legais.

29. Medicamentos com dipirona sódica são banidos, pois o uso da substância é considerado perigoso.

30. A idade legal para beber é 18 anos.

Comida do Quebec
Poutine | Foto: Sjschen, via Wikimedia Commons.

31. Nos últimos anos, o Quebec se apaixonou por cervejas artesanais e microcervejarias. Atualmente, são centenas e tem mais de 3000 cervejas com sabores únicos sendo produzidas na província.

32. É proibido beber em público, com exceção a estabelecimentos que tem autorização para comercializar bebidas alcoólicas ou em parques, desde que seja durante uma refeição completa (um saco de salgadinhos ou um chocolate não contam como refeição);

33. Nos supermercados e conveniências você normalmente pode comprar bebidas, como cerveja e vinhos, até às 11 da noite. Mas bebidas mais fortes só podem ser adquiridas nas SAQs, lojas especializadas, credenciadas pelo governo provincial, ate às 17h nos dias de semana ou às 21h nos fins de semana;

34. Comer é uma cultura, quase uma religião. A culinária do Quebec mescla a cultura francesa e a inglesa em pratos únicos e saborosos.

35. Poutine é um prato tradicional do Canadá, mas é originado do Quebec, e os quebecois tem bastante orgulho disso e ficam bastante ofendidos em ter o seu Poutine comparado ao de outras províncias. O prato é basicamente batata frita, molho e coalhada. Descubra também quais são os pratos típicos do Canadá;

Alimentos no Quebec
Maple Syrup | Foto: Dvortygirl, via Wikimedia Commons.

36. A “smoked meat” também é um prato kosher bastante marcante, oriundo da comunidade judaica. A receita consiste em filés de carne salgados e curados com temperos. Montreal ganha destaque nessa culinária, tendo sua “smoked meat” reconhecida em toda província;

37. O Canadá é responsável por cerca e 70% da produção de Maple Syrup (um xarope doce extraído das arvores de maple, aquela que tem a folha da bandeira). E o Quebec sozinho é responsável por 90% dessa produção. Em 2010, a província produziu quase 8 milhões de barris de maple.

38. Durante certo período do inverno, você pode visitar as “cabanes a sucre”, lugares tradicionais de produção de Maple. Você pode acompanhar o do o processo de extração do maple e sua preparação para venda.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Quebec »

 

Mais curiosidades do Quebec

Todas essas curiosidades do Quebec são apenas um gostinho da pluralidade e unicidade da província. Palco de momentos históricos, rico em cultura e recursos naturais, oferece paisagens belíssimas, ambientes charmosos e um pedaço da Europa na América do Norte.

É impossível não se apaixonar por esse conjunto de coisas!

Viajar para o Quebec é uma experiência singular para quem vai a passeio e particularmente enriquecedora para aqueles que vão estudar ou trabalhar. Os viajantes são bem-vindos e bem recebidos por toda província.

Além disso, o Quebec tem várias outras comodidades para quem está pretendendo conhecer outro país. Com pouca diferença de fuso para o Brasil (2 ou 3 horas, dependendo da época do ano) o jet lag é um problema a menos.

Outro ponto forte são os preços moderados, uma vez que a cotação do dólar canadense é mais baixo. E, por fim, apesar do francês ser a língua principal, é perfeitamente possível se comunicar em inglês, o que te permite desfrutar da herança francesa com o conforto da língua inglesa

Sabe de mais alguma das curiosidades do Quebec? Responda nos comentários!

 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO no Canadá – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Canadá? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações no Canadá

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Canadá, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular no Canadá

Durante sua viagem pela América do Norte, é indispensável ter um chip de internet no Canadá com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido à alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.

Seguro viagem recomendado no Canadá

Contratar um seguro viagem para o Canadá é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais