Ter conhecimento sobre as curiosidades do Timor-Leste pode ser fundamental para você que está planejando visitar este país da Ásia.
As questões como culinária, religião, história e política podem ser assuntos interessantes que te ajudarão a entender mais sobre esta incrível e interessante ilha que é o Timor-Leste.
Quando estive em época de decidir sobre o destino para o qual iria viajar, pesquisei e fui atraída pelas curiosidades que o Timor-Leste possuí. Passei uma temporada no país e posso te dizer que minhas expectativas se confirmaram é um dos melhores países de língua portuguesa para se visitar.
E é por essa razão que este artigo traz uma lista com 8 curiosidades que Timor-Leste, uma pequena ilha do Sudeste Asiático, possui.
Planeje sua viagem => Dicas de hotéis no Timor-Leste
Seguro viagem para o Timor-Leste »
Curiosidades do Timor-Leste
- O crocodilo é um animal sagrado em Timor-Leste
- Os Leste-timorenses gostam muito de futebol
- Timor-Leste possui duas línguas oficiais
- Timor-Leste não possui uma moeda própria
- Timor-Leste possui uma das maiores biodiversidades do mundo
- Timor-Leste possui 13 municípios
- A maioria dos Leste-timorenses são católicos
- Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo
CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »
Animal sagrado em Timor-Leste
Existe uma lenda em Timor-Leste, na Ásia, que diz que a ilha foi criada a partir do corpo de um crocodilo. Há quem diga também que o mapa de Timor-Leste possui o formato de um crocodilo, e por isso a ligação com o animal.
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem , usando o cupom VIAJARMAIS15.
A lenda conta a história de um crocodilo idoso que vagava pelo mar em busca de comida, mas não encontrava. Vendo a tristeza do animal, um menino se aproximou e se ofereceu para ajuda-lo em sua busca por alimento.
Os dois se tornaram grandes amigos. Por vezes, o crocodilo sentia vontade de devorar o menino, mas não o fazia pois era grato à ajuda que havia recebido dele no passado. Leia também sobre os principais atrativos turísticos do Timor-Leste.
Este menino navegava nas costas do crocodilo até que um dia o animal morreu e seu corpo se transformou em uma ilha, a qual o menino deu o nome de Timor.
Essa é uma lenda muito antiga da história da criação de Timor-Leste. O crocodilo é considerado um avô pelos leste-timorenses e, portanto, sua caça é terminantemente proibida, tendo em vista a sacralidade do animal para a população da ilha.
A costa de Timor-Leste possui muitos crocodilos; contudo, o abate do animal ainda é uma questão delicada por conta de sua forte presença na cultura Leste-timorense e seu caráter sagrado. Saiba tudo também sobre as monções asiáticas.
Tenha cuidado nas praias em Timor-Leste, pois em algumas delas o banho não é recomendado devido ao grande número de crocodilos.
Os Leste-timorenses gostam muito de futebol
Se você prestar atenção enquanto caminhar pelas ruas de Timor-Leste, não demorará a perceber adultos e crianças usando camisas de seleções de futebol.
O interessante é que, na grande maioria das vezes, os Leste-timorenses estarão usando as camisas da seleção de Portugal ou do Brasil e não a de Timor-Leste necessariamente.
É muito comum que em Timor-Leste um dos esportes mais comentados seja o futebol e que estas duas seleções possuam vários torcedores, ainda que o gosto por Neymar e Cristiano Ronaldo seja quase generalizado. Conheça os estádios de futebol mais bonitos do mundo.
As seleções brasileira e portuguesa de futebol são muito famosas entre os Leste-timorenses e este pode ser um bom assunto para iniciar uma conversa com eles.
Timor-Leste possui duas línguas oficiais
Entre as curiosidades do Timor-Leste, o tétum é a língua mais difundida no país. Desde antes da colonização portuguesa, o tétum já vinha sendo utilizado pelo povo de Timor-Leste.
Com a colonização, o Timor-Leste se tornou um dos países que falam português, ainda que a população continuasse utilizando a língua anterior.
Após a invasão da Indonésia, o uso do português foi proibido no território de Timor-Leste e somente o bahasa indonésia era legalizado e utilizado pela população.
Os leste-timorenses que possuem, atualmente, por volta de vinte anos de idade, foram criados utilizando o tétum e também o bahasa como língua nativa. Confira as melhores dicas para viajar no Timor-Leste.
Contudo, as pessoas mais velhas, da época da colonização, possuem bastante domínio da língua portuguesa até nos dias de hoje.
Atualmente, com a independência do país, o português e o tétum são reconhecidos como línguas oficiais, ainda que o Bahasa Indonésia e o Inglês ainda sejam classificados como língua de trabalho.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Os preços e números em geral em Timor-Leste são, na maioria das vezes, falados em bahasa Indonésia.
Timor-Leste não possui uma moeda própria
Durante a ocupação indonésia, a rúpia era utilizada em Timor-Leste como moeda oficial. Com a independência do país, o dólar foi implementado como a principal moeda em circulação.
Apesar de Timor-Leste não possuir moeda própria, possuem centavos próprios. Estes centavos possuem os valores de 1, 5, 25, 50, 100 (que equivale a 1 dólar) e 200 (que equivale a 2 dólares).
Por mais que possuam imagens que representam símbolos locas, seu valor é compatível com o dólar americano.
É importante também se atentar para os pontos de câmbio de moeda em Díli e também para as bandeiras de cartão que são aceitas no país. Você pode saber mais sobre este assunto lendo o artigo sobre a moeda de Timor-Leste.
Os centavos de Timor-Leste são bem bonitos e são uma ótima opção de lembrança para você levar do país para sua casa.
Timor-Leste possui uma das maiores biodiversidades
Se você já pesquisou um pouco sobre o Timor-Leste ou está se planejando para visitar a ilha, provavelmente se deparou com fotos da enorme biodiversidade marinha do arquipélago.
Ataúro, ilha localizada a 23 km de Díli, é a protagonista local quando falamos de biodiversidade de peixes e corais; além de ser uma das regiões fria mais bonitas do país. Saiba como é o clima no Timor-Leste.
A ilha é bastante visitada por amantes de mergulho e pessoas apaixonadas por biodiversidade marinha. Com certeza é uma beleza natural que merece cada vez mais ser melhor preservada e protegida.
Em Ataúro existem pessoas locais que levam turistas de barco para fazerem o mergulho. É sempre importante ir acompanhado de um morador da região, pois eles conhecem bem o mar e podem reduzir os riscos de possíveis perigos.
Timor-Leste possui 13 municípios
O Timor-Leste é um arquipélago composto por 3 ilhas e subdividido em 13 municípios. Cada município, por sua vez, possui seus próprios postos administrativos e também uma capital própria.
Os municípios são: Oe-Cusse Ambeno, Cova Lima, Bobonaro, Ainaro, Ermera, Liquiçá, Manufahi, Aileu, Manatuto, Viqueque, Baucau, Lautém e Díli. A ilha de Ataúro, ainda que seja uma ilha separada, é considerada um município de Díli.
Cada uma das cidades do Timor-Leste possui sua própria história, seu próprio dialeto e seus próprios costumes e culinária. O tecido produzido pelas pessoas de Cova Lima, por exemplo, é diferente do tecido produzido em Bobonaro.
Isso também acontece com a dança, por exemplo. Danças de determinados municípios são mais famosas que outras. Portanto, vale a pena visitar alguns deles caso você esteja interessado em conhece-los um pouco mais a fundo em relação às suas diferenças.
A maioria dos Leste-timorenses é católica
Outra das curiosidades do Timor-Leste é que, nos anos de colonização, o governo Indonésio tentou impor a Pancasila em Timor-Leste, uma lei que obrigava os cidadãos a professarem a fé de uma das cinco religiões mundiais: cristianismo, budismo, hinduísmo, islamismo e confucionismo.
Na época, a ideia foi fortemente rejeitada pois ela proibia a religião tradicional de Timor-Leste. Gosta de turismo religioso?
A igreja católica romana que já existia na ilha desde a época da colonização portuguesa, ficou ao lado dos leste-timorenses e é atualmente reconhecida como a religião que participou junto ao povo na luta pela libertação nacional da invasão indonésia.
Acredita-se que, por essa razão, o número de católicos na ilha tenha chegado a mais de 90%.
Além de católicos, também existem protestantes e muçulmanos em determinadas regiões de Timor-Leste, mas em menor número se comparado aos praticantes do catolicismo existentes em toda a ilha.
Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo
Portugal colonizou o Timor-Leste por 400 anos e, assim que o país europeu deixou as terras leste-timorenses para que esta se autodeterminasse independente, o governo indonésio invadiu a ilha e a ocupou por vários anos.
Os anos de ocupação foram marcados por diversas guerras, destruições e massacres com inúmeros mortos. Saiba montar um roteiro em Díli, capital do Timor-Leste.
No final dos anos 90, por intermédio da ONU, o governo Indonésio que comandava a ilha realizou um referendo pedindo a opinião da população sobre se Timor-Leste deveria ser independente ou se tornar uma ilha integrada à Indonésia. Mais de 90% da população decidiu pela independência.
Somente em 2002 ocorreu, de fato, a independência do Timor-Leste, que elegeu o Xanana Gusmão como presidente.
Curiosidades de Timor-Leste
Você pode conhecer mais sobre a história de Timor-Leste visitando seus museus e exposições em Díli. Clique aqui para saber onde encontra-los.
Depois de saber de todas essas curiosidades do Timor-Leste, tenho certeza que você ficou interessado em saber tudo o que essa pequena ilha do Sudeste Asiático tem para oferecer.
O Timor-Leste é ainda um destino pouco visitado, mas pode ser um lugar incrível para quem está buscando por história, culinária, belezas naturais e receptividade. Espero que essa lista de curiosidades tenha te ajudado a se encantar e se impressionar com o país.
Para finalizar, recomendo o artigo com um roteiro completo no Timor-Leste, com os melhores lugares para conhecer em até 15 dias de viagem.
E você, quais destas comidas típicas do Timor-Leste gostaria de experimentar? Já esteve no país e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *