Curiosidades de Portugal: cultura e costumes lusitanos

Curiosidades de Portugal: cultura e costumes lusitanos

Há um mundo de curiosidades de Portugal. Por ser um país de cultura riquíssima, e que carrega milênios de história antes mesmo de ser um Estado, há aqui muitos fatos bastante interessantes.

Desde questões que dizem respeito à própria língua que aqui é falada, até mesmo hábitos ou aspectos históricos, Portugal tem sempre uma surpresa para contar. Afinal, estamos falando de um dos maiores impérios que já existiu no globo com inúmeras colônias e territórios ao redor do mundo.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Portugal

 Seguro viagem para Portugal »

Tudo o que você precisa saber sobre Portugal

Portugal é um país muito curioso da Europa e carrega por todos os lados inúmeras peculiaridades, que podem ser observadas sem muitas dificuldades.

Das tantas singularidades que só existem aqui, vou destacar algumas que ajudarão você a conhecer mais da cultura do povo lusitano, bem como desenrascar-lhe de situações do quotidiano como expressões linguísticas regionais que, por exemplo, podem dar-lhe confusão no contexto de uma frase.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Portugal »

Diferenças linguísticas

Palavras diferentes em Portugal e no Brasil

Curiosamente, os nossos irmãos de Portugal, que nos deram essa belíssima língua falam um português totalmente diferente do falado no Brasil. Ou será que somos nós brasileiros que falamos um português diferente do deles?


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança em Portugal?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


Ressalvadas essas questões, as diferenças podem ser às vezes não só curiosas, mas até mesmo estranhas para quem está acostumado com o português tupiniquim.

Algumas coisas faladas aqui tem sentido diverso daquele que estamos acostumados, e algumas palavras que usualmente falamos no Brasil para determinadas coisas também podem ter outro sentido aqui. Na maioria das vezes as palavras acabam tendo o mesmo sentido e colocação, porém há casos realmente curiosos.

Xícara/Chávena – De norte a sul do Brasil estamos acostumados a tomar uma xicara de chá ou café, fazer uma determinada receita com algumas xícaras de determinado ingrediente, etc. Aqui em Portugal esse objeto recebe o nome de Chávena.

Café da manhã/Pequeno Almoço – O desjejum matutino que no Brasil comumente é acompanhado por uma “xícara” de café em Portugal é chamado de “pequeno almoço”. Então, não estranhe quando por acaso vir no folheto de um hotel os termos “serve pequeno almoço”.

Entender/Perceber – Será muito comum você ouvir de um português que ele “percebeu” o que você tentou explicar-lhe. Normalmente dizem “já percebi” quando querem te dizer que entenderam a sua mensagem ou raciocínio.

Explicação/Aula Particular – Se você vir um panfleto nas ruas de qualquer cidade daqui com a palavra “explicações” perceba que é alguém oferecendo o seus serviços particulares como professor. É algo parecido com as aulas de reforço que algumas pessoas fazem no Brasil.

Muito/Bué – Nem todos falam assim, e isso é mais uma gíria perceptível na região de Lisboa e arredores. Se alguém disser que está bué/buéda quente, por exemplo, é porque a temperatura está muito acima do normal.

Sim/iá – Também é um regionalismo, algumas pessoas, principalmente em Lisboa, substituem o “sim” pelo “iá”.

Trem/Comboio – No Brasil a palavra “trem” já faz parte da nossa cultura e ela designa um tipo de transporte que ocorre sobre trilhos de ferro. Em Portugal, dão a isso o nome de comboio.

Ônibus/Autocarro – Outro meio de transporte com nome distinto. Vale dizer que as “paradas” ou “pontos” de autocarro aqui também se chamam de “estação” ou “paragem”.

Metrô/Metro – Outro meio de transporte com nome diferente do que os brasileiros estão acostumados. A diferença é pequena e diz respeito somente à exclusão do assento circunflexo na forma europeia de se dizer a palavra. Contudo, o transporte é o mesmo.
Sobre as curiosidades linguísticas vou parar por aqui, pois teria que escrever um artigo somente para falar delas.

Mirandês

Curiosidades de Portugal
Catedral de Miranda do Douro | Foto: Carlos Cunha, via Wikimedia Commons.

Em Portugal, também se fala o Mirandês. É uma linguagem típica da região norte do país, mais especificamente de Miranda do Douro.

Tem semelhanças com a língua portuguesa, mas também tem traços bem particulares. No passado, havia mais de 15 mil falantes, hoje há uma menor quantidade. Porém, há por parte do governo português um incentivo à continuidade da língua que é um patrimônio do país.

Azulejos portugueses

Curiosidades sobre os azulejos de Portugal
Igreja em Ovar | Foto: Guy MOLL, via Wikimedia Commons.

Portugal é o país dos azulejos. Eles são verdadeiros pontos de interesse entre os que visitam as cidades portuguesas. O mais curioso é que a cultura do azulejo foi trazida pelos espanhóis com influências árabes, não é genuinamente lusitana.

Outra é que as tradicionais cores azul e branca simplesmente dominam a maior parte das peças, pois os antepassados creditavam à cor azul, um símbolo de riqueza.

E se você quer ver de perto todo o esplendor dos azulejos, vá a cidade de Ovar (fica pertinho de Aveiro). Ela é considerada um museu a céu aberto quando o assunto são os azulejos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Um dos primeiros impérios globais

Portugal foi o primeiro país do mundo a ter colônias em quase todos os continentes. No ano de 1415, quando foi criado o Império Português, o país lusitano contava com colônias nos três continentes conhecidos: Europa, África e Ásia.

Com a colonização da América, o território do Império Português aumentou ainda mais o tamanho. Ao longo da história imperial, que se estendeu até 1999, quando o governo português devolveu Macau à China, Portugal teve mais de 70 colônias e territórios espalhados pelo mundo.

Melhores vinhos do mundo

Cultura e curiosidades de Portugal
Melhor vinho do mundo é de Portugal

Que o vinho daqui é famoso isso já não é novidade. No entanto, o mais curioso é que um país com uma extensão tão pequena, comparativamente igual ao tamanho do estado de Pernambuco no Brasil, possa ser o 10º produtor de vinho do mundo.

Além disso, o pais se destaca por produzir os melhores vinhos do planeta. Para aproveitar essa fama toda, você pode participar de um tour com degustação de tapas e vinhos em Lisboa ou ainda descobrir os melhores bares do Porto.

Com inúmeras premiações internacionais, os vinhos lusitanos sempre ocupam excelentes lugares entre os melhores. Na lista TOP 100 do Wine Spectator, uma revista internacional especializada em vinhos, há quatro vinhos portugueses somente no ano de 2017.

Maior produtor de cortiça do mundo

Como é viver em Portugal
Cortiça é uma árvore.

Você sabe de onde é extraída a cortiça? Desde criança sempre tive a curiosidade de saber isso. Descobri isso em Portugal, e aprendi que cortiça dá em árvore. Isso mesmo, é um produto totalmente natural extraído do Sobreiro.

É na verdade a própria casca da árvore que passa por um processo de industrialização e corte para ficar nos formatos de rolhas e folhas.

O cultivo dos sobreiros em Portugal é o maior do mundo, bem como a produção da cortiça.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Portugal!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Além da famosa rolha que tampam as garrafas de vinho, também é possível ver diversos outros subprodutos feitos da cortiça. Desde bolsas, carteiras, colares, pulseiras, brincos, bancos e até mesmo sandálias e sapatos.

A cortiça só pode ser extraída a cada 9 anos, período que a árvore tem para se recuperar de uma extração. A primeira extração só pode ocorrer quando a árvore tem perto de 30 anos.

Gastronomia portuguesa

Culinária de Portugal

Embora já tenha um artigo exclusivo sobre gastronomia portuguesa, impossível não mencionar toda a cultura implícita nos pratos típicos de Portugal em um post sobre curiosidades.

O pastel de Belém ou de nata é, sem dúvidas, o mais famoso. A mesma receita é reproduzida desde 1837 e estima-se que mais de 20 mil unidades sejam vendidas por dia no bairro de Belém, em Lisboa. Mas não posso esquecer do bacalhau, azeitonas e azeites produzidos em terras lusitanas.

Provar essas iguarias devem estar no roteiro de qualquer turista em Portugal.

Livraria mais antiga do mundo

Informações interessantes sobre Portugal
Livraria Bertrand | Foto: 69joehawkins, via Wikimedia Commons.

Que os livros são velhos companheiros dos portugueses já sabemos desde às grandes navegações. Porém, o que pouca gente sabe é que é em Lisboa que fica a livraria mais antiga do mundo!

O nome dela é Bertrand e nasceu em 1732 no bairro de Chiado. Localizada na Rua Garrett, ela já teve o seu título reconhecido pelo Guinness Book. Uma visita ao local me parece uma boa ideia.

Terremoto de 1.755

Tem terremoto em Portugal
Terremoto abalou Évora em 2018.

Aqui já foi registrado um dos terremotos mais devastadores da Europa. No ano de 1755, a cidade de Lisboa foi dizimada por um evento sismológico que pôs toda a cidade ao chão. Estima-se que foram quase 100 mil mortos em decorrência do evento.

Além do terremoto, muitos portugueses morreram vítimas de um tsunami que derivou desse abalo sísmico.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera é o responsável atualmente por acompanhar os eventos sismológicos que ocorrem em Portugal continental e nas regiões autônomas. O país tem frequente atividade geológica que ocasiona tremores que em alguns casos são sentidos em determinadas regiões.

No ano de 2018, por exemplo, o maior evento sísmico acontecido chegou a 4.9 da escala Richter em Portugal continental, mais especificamente na região de Évora. Por falar nesse assunto, descubra qual é a melhor época para viajar em Portugal.

Invasões a Portugal

O território de Portugal foi invadido e ocupado diversas vezes por diferentes povos. O mais antigo detentor do território português foi o Império Romano.

Nos séculos I e II antes de Cristo os romanos ocupavam toda a península ibérica, região em que Portugal se situa. Depois do declínio do Império Romano foi a vez dos bárbaros tomarem a Península Ibérica.

Após a invasão bárbara, no início do século VIII deu-se a invasão da península pelos muçulmanos, chamados aqui de “mouros”. Foi um dos maiores períodos de ocupação, aproximadamente 7 séculos fora do domínio dos portugueses.

No ano de 1492, as terras portuguesas voltaram ao seu domínio com a expulsão dos mouros.

Como se não bastasse, já no século XIX os franceses, quando do império de Napoleão Bonaparte, invadem a península ibérica e tomam o controle de Portugal. Essa ocupação durou perto de um ano até a deposição das armas pelos franceses.

A passagem desse povo deixou suas heranças na arquitetura, talvez por isso são tantas cidades incríveis em Portugal.

Fado português

Cultura musical de Portugal
Museu do Fado em Lisboa | Foto: 69joehawkins, via Wikimedia Commons.

Um pedacinho da cultura portuguesa que encanta quem visita o país, é o Fado Português. O estilo musical tradicional conta apenas com uma guitarra portuguesa e a voz dramática de quem o interpreta. Você pode ter uma experiência incrível em assistir um show de fado com jantar em Lisboa.

Desde 2011, o Fado foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e os turistas podem explorar bem os espaços dedicados a ele, como por exemplo, o  Museu do Fado, no bairro de Alfama, em Lisboa.

Outro lugar dedicado à música típica, é a Casa-Museu Amália Rodrigues. Localizada em Madragoa, também na capital, a fundação presta-se a homenagear o maior nome do gênero português, a fadista Amália Rodrigues, que apresentou o fado ao mundo.

Patrimônios Mundiais

Patrimônios de Portugal
Paisagem do Douro, um dos Patrimônios da Unesco.

Mesmo pequeno, Portugal possui nada mais nada menos que 22 monumentos ou heranças consideradas Patrimônios Mundiais pelo Unesco. Isso significa que o país é um prato cheio para o turismo, sendo considerado algumas vezes como destino ideal na Europa.

Inclusive, tenho um artigo sobre os lugares turísticos de Portugal, muitos deles fazem parte dessa lista da Patrimônios. Por isso, confira a lista completa:

  1. Centro Histórico de Guimarães
  2. Centro Histórico do Porto
  3. Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro
  4. Universidade de Coimbra, Alta e Sofia
  5. Parque Arqueológico do Vale do Coa
  6. Convento de Cristo, Tomar
  7. Mosteiro de Alcobaça
  8. Mosteiro da Batalha
  9. Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Lisboa
  10. Paisagem Cultural de Sintra
  11. Fado, Patrimônio Cultural Imaterial
  12. Centro Histórico de Évora
  13. Elvas e as suas Fortificações
  14. Cante Alentejano
  15. Fabrico de Chocalhos
  16. Produção de Figurado em Barro de Estremoz
  17. Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
  18. Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico, Açores
  19. Floresta Laurissilva da Madeira
  20. Dieta Mediterrânica
  21. Manufatura da olaria preta de Bisalhães, Vila Real
  22. Arte da Falcoaria Real, Salvaterra de Magos

Turismo e cultura em Portugal

Basta somente alguns dias em Portugal para você se apaixonar pela cultura desse país incrível. E a melhor forma de conhecer tudo é praticar o turismo em diferentes regiões do país, embora cidades como Lisboa e Porto já te deem uma boa amostra de tudo de melhor que existe no restante do seu território.

E veja mais um curiosidade de Portugal: suas belas ilhas! Vídeo do site de turismo oficial de Portugal:

E você, quais destas curiosidades de Portugal achou mais interessante? Qual região seria o seu destino? Deixe nos comentários.

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Portugal – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Portugal? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões em Portugal

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Portugal, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

O melhor chip de internet em Portugal

Ter o melhor chip em Portugal é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Qual o melhor seguro viagem em Portugal?

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido em Portugal. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. odilon aquino
    Muito lindas todas as cidades de Portugal
Quero Viajar Mais