Roteiro na Garden Route: o que fazer de 1 a 6 dias de viagem

Roteiro na Garden Route: o que fazer de 1 a 6 dias de viagem

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Um roteiro pela Garden Route, ou Rota do Jardim, uma rota turística belíssima no litoral da África do Sul é o sonho de todo apaixonado por viagens.

São cerca de 200 quilômetros entre as cidades de Mossel Bay e Storms River, cortando a costa sul do país, num cenário cercado por praias, lagoas, matas, parques e pequenas cidades, que além de lindas, costumam ser muito animadas no verão.

A rota segue sempre pela estrada N2, em excelente condição, dando a possibilidade de diversos tipos de passeio para quem tiver tempo de sobra para conhecer a região, desde pacatos passeios na praia até saltos de bungy jump.

Entre as principais cidades da Garden Route estão Mossel Bay, Knysna, Outdshoorn, George, Plettenberg Bay, Wilderness e Storms River. Confira os melhores lugares para visitar com dicas de site confiável para fazer a reserva de tours incríveis ao longo da Garden Route. Tudo online, com desconto e cancelamento grátis. Confira!

Como fazer um roteiro na Garden Route

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para a Garden Route. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela África do Sul, visitar a Garden Route é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar na Garden Route é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 4 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 6 dias na Garden Route só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro na Garden Route:

  • 1° dia: Plettenberg Bay
  • 2° dia: Knysna
  • 3° dia: Outdshoorn
  • 4° dia: Wilderness
  • 5° dia: Mossel Bay
  • 6°dia: Tsitsikamma National Park + Addo Elephant Park

Quantos dias ficar na Garden Route?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 6 dias na região. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer na Garden Route, que você pode planejar um roteiro com 7 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

As cidades que fazem parte da Rota têm muito a oferecer, principalmente as praias, os passeios de barco e os safáris.

Início do roteiro pela Garden Route

O que fazer na Garden Route
Port Elizabeth | Foto: Leo za1, via Wikimedia Commons.

Por ser uma grande cidade, com um bom aeroporto, muitas pessoas tem como ponto de partida do roteiro pela Garden Route a cidade de Port Elizabeth.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na África do Sul, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Ela está localizada a cerca de 190 quilômetros de Storms River, numa região turística conhecida como Nelson Mandela Bay. A cidade é banhada pelo Oceano Índico e tem 40 km de praias, com incríveis 300 dias ensolarados todos os anos.

Aliás, a natureza é o seu principal atrativo, pois lá se encontram seis dos setes principais biomas do país. Além disso, a cidade conserva fortes traços da colonização inglesa, um prato cheio para quem também preza por conhecer lugares históricos durante a viagem.

Outra importante cidade que pode entrar na rota, mas geograficamente não faz parte da Garden Route, é Jeffreys Bay. Considerada a capital do surf sul-africano, lá se misturam correntes marítimas formando condições bem peculiares e ótimas para o surf.

Sempre movimentado, o balneário atrai muitos jovens, que lotam os bares do centrinho na alta temporada, em junho, julho e de dezembro a março, mas existe movimento quase o ano todo.

Um dia na Garden Route: o que fazer?

Roteiro na Garden Route
Plettenberg Bay | Foto: Tim Giddings, via Wikimedia Commons.

Se você tem apenas 1 dia na Garden Route, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia na Garden Route ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias na Garden Route, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

Plettenberg Bay é uma das cidades mais visitadas da Garden Route. Famosa por suas praias, ela é um ótimo lugar para quem deseja observar golfinhos e baleias, com grande possibilidade de ver os animais, uma vez que diferentes espécies de baleias nadam sossegadas pelas águas mornas da baía entre maio e fevereiro, durante suas migrações.

Aqui em Plett é onde este setor do turismo está mais organizado, com diversas empresas oferecendo tours de caiaque, barco e até avião. Agende seu passeio de barco para observação de baleias ou uma excursão guiada de caiaque no mar

Além disso, Plettenberg fica perto de Monkeyland, um santuário que abriga diversas espécies de primatas, que vivem livremente pelas dependências do parque, diversão garantida para quem ama fotografia.

Outra atração é a região conhecida popularmente por Little Karoo, ou Klein Karoo na língua local, uma área semidesértica que está entre as mais diversas do país, com suas falésias gigantes, lagos de água cristalina e famosos vinhedos, existe até uma rota conhecida como Klein Karoo Wine Route.

Outros atrativos de Plettenberg Bay são os campos de golfe e as inúmeras fazendas de avestruz. Para quem não sabe, a carne do animal é bastante popular por toda a África do Sul, além de suas penas e couro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares na Garden Route que não podem faltar na sua primeira vez na região. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Garden Route e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia na Garden Route:

Roteiro de 2 dias na Garden Route

Cidades na Garden Route
Kysna Lagoon | Foto: Michael Clarke, via Wikimedia Commons.

Mais uma cidade muito visitada é Knysna, onde está localizada a maior floresta nativa do país. Famosa pelos seus imensos penhascos de calcário, os cenários da cidade se dividem entre as praias agitadas do Oceano Índico e as águas calmas da lagoa.

Marque o seu cruzeiro de barco na lagoa e um passeio de lancha pela costa de Knysna.

E se você gosta de ostra, então Knysna é o paraíso! Principal produtora do molusco no país, aqui você encontrará diversas opções de pratos em restaurantes especializados, e em julho a cidade realiza o Knysna Oyster Festival.

Fazer um tour de bike, caiaque e caminhada em Knysna também é uma boa pedida.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro na Garden Route sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis na Garden Route:

Roteiro de 3 dias na Garden Route

Roteiro de 3 dias em Garden Route
Cango Caves | Foto: By John Charalambous, via Wikimedia Commons.

Já em Outdshoorn, o principal atrativo são as cavernas Cango Caves. O local, considerado uma das sete maravilhas da África do Sul, começou a se formar há 20 milhões de anos e abriga rochas calcárias esculpidas naturalmente. Vale muito a pena conhecer contratando um Swartberg Pass Tour com almoço tradicional.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Garden Route tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3 na Garden Route:

Roteiro de 4 dias na Garden Route

Viagem na Garden Route
Wilderness | Foto: Andresdewet, via Wikimedia Commons.

A cidade de Wilderness, com suas praias longas de areia branca, também é um dos principais destinos dentro da Garden Route. Muito pacata, a cidade é recheada de condomínios luxuosos de casas de veraneio.

Apesar das praias serem belíssimas, a temperatura da água não é muito convidativa, mas mesmo assim ficam repletas de pessoas relaxando principalmente no verão.

A cidade abriga também o Parque Nacional Wilderness, formado por fynbos de montanha, pântanos, lagos e abriga cerca de 250 espécies de pássaros. Um passeio imperdível para quem gosta de contato com a natureza é o Daintree Wilderness & Jungle Surf Full-Day Tour.

Sugestões de passeios para o 4° dia

Depois de conhecer o básico de Garden Route, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para Garden Route, como o Parque Nacional Wilderness. Confira a seguir como montar um roteiro para o dia 4 com os seguintes tours:

Roteiro de 5 dias na Garden Route

Mossel Bay

Descendo mais um pouco chegamos em Mossel Bay, um pequeno balneário banhado pelo Oceano Índico. Para quem gosta de esportes de aventura, a cidade é um prato cheio, oferecendo inúmeras opções.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na África do Sul!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Dá para mergulhar com tubarão branco ou em cavernas, saltar de paraquedas e até mesmo de bungee jump, em Gourits River Bridge. Além disso, também é possível fazer um swing jump na mesma ponte, uma espécie de balanço gigante.

Sugiro que você confira a opção de fazer um passeio guiado por Botlierskop uma reserva lindíssima em Mossel Bay.

Sugestões de passeios para o 5° dia

Se você já está se despedindo do Garden Route no dia 5, vale visitar lugares interessantes e até fazer um roteiro alternativo na Garden Route. É só escolher um dos passeios abaixo e ter praticamente um roteiro completo na Garden Route:

Roteiro de 6 dias na Garden Route

Roteiro de 6 dias na Garden Route
Trilha no Tsitsikamma National Park.

A Garden Route também abriga vários parques em sua extensão. Um deles é o Tsitsikamma National Park, mais um lugar incrível para se conhecer na África do Sul.

Com paisagem cinematográficas, o parque tem florestas (com trilhas de diversos níveis), praias, canyons, pontes pênsil, entre várias outras atrações. Compre o ingresso para o Tsitsikamma National Park.

Para quem curte esportes radicais, aqui perto está a Bloukrans Bridge, ponte onde está localizado o Face Adrenalin Bungy, um dos mais altos bungee jumps comerciais do mundo, com 216 metros de altura. Reserve um Bungee Jump com Tirolesa e Sky Walk.

Além disso, o parque oferece passeios como arvorismo, canoagem, entre várias outras opções, como o Quad Bike Tour.

Outro parque que não se pode deixar de visitar é o Addo Elephant Park, onde é possível fazer safáris diurnos e noturnos, um ótimo lugar para quem deseja conhecer mais da fauna local, com elefantes, zebras e ver leões passeando livremente em seu habitat natural.

Sugestões de passeios para o 6° dia

Depois de 6 dias na Garden Route é hora de relaxar conhecendo mais um pouco dos melhores atrativos antes de ir embora. Como explicado acima, os tours para reservar antecipadamente são:

Quanto custa Garden Route por dia?

Para descobrir quanto custa Garden Route por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis na Garden Route, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro na Garden Route, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios na Garden Route?

O ideal para organizar o roteiro na Garden Route é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais na Garden Route, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro na Garden Route

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

Roteiro de barco na Garden Route

Garden Route é o lugar ideal para se fazer um roteiro de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Veja quais são os principais cruzeiros para você incluir no roteiro na Garden Route, seja um barco de festa, para curtir um pôr-do-sol romântico ou mesmo para pequenos grupos.

Roteiro na Garden Route com crianças

Montar um roteiro na Garden Route com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças na Garden Route.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Roteiro romântico na Garden Route para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam a Garden Route para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica na Garden Route, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos na Garden Route para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro de aventura na Garden Route

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, a Garden Route oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro de luxo na Garden Route

Além de escolher hotéis luxuosos e restaurantes famosos, você também pode contar com experiências exclusivas e maior conforto e privacidade nos seus tours na Garden Route. Se a ideia é investir em um roteiro de luxo na Garden Route, confira essas sugestões:

Dicas finais para organizar o melhor roteiro

O roteiro pela Garden Route é sem dúvida o mais famoso da África do Sul, mas que pode – e deve – ser complementando com alguns dias em Joanesburgo, Wild Coast e logicamente em Cape Town, uma de minhas cidades favoritas em todo o mundo.

Como esse destino é muito buscado, vale a pena planejar o roteiro para Garden Route com antecedência.

Depois disso, comece a fazer as reservas dos passeios. Para isso, não abra mão de optar por sites confiáveis e com tempo no mercado, como o Get Your Guide. Essas empresas, além de garantirem preços mais baixos, não cobram taxas de reserva nem trabalham com cobranças ocultas.

Outra grande vantagem em fazer a pré-reserva dos passeios e ingressos é não perder tempo com filas e o caso você mude de ideia, o cancelamento gratuito pode ser feito com até 48 horas antes da programação.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 3 dias na Garden Route?

No terceiro dia de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer na Garden Route que valem muito a pena:
Oudtshoorn: Stargazing Celestial com Telescópio e Guia
Oudtshoorn: Swartberg Pass Tour com almoço tradicional
De Oudtshoorn: excursão guiada privada à Swartberg Mountain

O que fazer em 4 dias na Garden Route?

No quarto dia de roteiro inclua algumas esse passeio incrível na África do Sul:
Parque Nacional Wilderness

O que fazer em 5 dias na Garden Route?

Com mais tempo na Garden Route programe-se para fazer um safári em uma reserva nacional:
Little Brak River: passeio guiado por Botlierskop

O que fazer em 6 dias na Garden Route?

Um roteiro de quase uma semana na Garden Route é perfeito para conhecer bem os pontos turísticos mais famosos e agendar antecipadamente os melhores tours, como os abaixo selecionados:
Tsitsikamma National Park
Tsitsikamma: Bungee Jump com Tirolesa e Sky Walk
Addo Elephant Park

Vale a pena programar um roteiro na Garden Route antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis na Garden Route você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo na Garden Route.

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na África do Sul – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a África do Sul? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações na África do Sul

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na África do Sul, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Internet ilimitada na África do Sul

Ter o melhor chip na África do Sul é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Seguro viagem com cobertura na África do Sul

Contratar um seguro viagem para a África do Sul é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Ricardo Macedo
    Gustavo, irei fazer de Cape Town até Port Elizabeth com o bazbus. Em 10 dias consigo ter um bom proveito?
Quero Viajar Mais