Está de viagem marcada para a capital da Argentina e quer dicas de Buenos Aires? Então, aqui vai uma lista com 11 dicas ouro para conhecer Buenos Aires. Mesmo sendo um dos destinos mais turísticos e frequentados por brasileiros da América Latina, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a cidade. Por isso, separei informações gerais sobre a capital portenha.
Este artigo te ajudará a entender como conhecer Buenos Aires e tirar algumas dúvidas para hora de montar seu roteiro de viagem. Ao final, caso ainda não esteja ansioso, temos certeza que ficará doido para “botar os pés” em terras argentinas.
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Buenos Aires
Melhor seguro viagem para América do Sul »
Neste artigo você vai ver:
Como conhecer Buenos Aires
Pesquisar sobre o destino que queremos conhecer é parte muito importante da viagem. É nesse momento que você descobre dicas e orientações de outros viajantes e mesmo de moradores que podem ajudar a tornar sua viagem ainda mais interessante e também a fugir de roubadas. Quer viajar para Buenos Aires, na Argentina? Pesquise neste blog de viagem!
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios de Buenos Aires »
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Buenos Aires, usando o cupom VIAJARMAIS15.
1) Informações gerais: documentos, moeda e idioma
Buenos Aires é a capital e também a maior cidade da Argentina. É o lar de quase 3 milhões de pessoas, muitas delas estrangeiras. Embora a colonização tenha sido a espanhola, tanto que a língua oficial é o espanhol, essa miscigenação é parte da cidade, seja na arquitetura, costumes ou mesmo na culinária.
Cosmopolita, a cidade possui bairros, passeios, baladas e restaurantes de todos os tipos. Por isso, é queridinha entre os turistas da América Latina incluindo, claro, os brasileiros, e também da Europa.
Tem as estações bem definidas e, por isso, dá para escolher a melhor época para ir para Buenos Aires, de acordo com seu gosto pelo clima, descobrindo assim qual é a melhor época do ano.
Para viajar para a Argentina, os brasileiros não precisam de visto, nem passaporte, apenas do documento de identidade (RG), que deve estar em bom estado de conservação e ter sido emitido a menos de 10 anos.
É claro que, caso você tenha o passaporte, poderá utilizá-lo como documento de identificação. E, assim, ganhar um lindo carimbo para sua “coleção”.
Visto de permanência
Brasileiros não precisam de visto de entrada para permanência de até 90 dias, basta ter um passaporte com validade de no mínimo 1 ano. Também é possível viajar para a Argentina com uma carteira de identidade original, em boa estado de conservação e que tenha sido emitida há menos de 10 anos.
Se pretende ficar mais tempo na Argentina, é possível dar entrada no visto de permanência mesmo após a chegada no país. Confira como conseguir o visto permanente.
Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Buenos Aires. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Buenos Aires!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Para os portugueses, também não é preciso dar entrada em qualquer tipo de visto. Caso precise de um visto para mais de 90 dias, consulte o Portal das Comunicações Portuguesas.
Moeda e idioma de Buenos Aires
A moeda oficial da Argentina é o peso argentino. Há alguns anos, ela está desvalorizada em relação ao real. Isso já foi motivo de comemoração para brasileiros, uma vez que a viagem para Buenos Aires se tornava barata com a conversão. Mas, a desvalorização da moeda está acompanhada de uma inflação alta e preços em flutuação. Não dá mais para se sentir “rico” durante a estadia no país vizinho.
Como muitos brasileiros frequentam o país é comum as pessoas falarem portunhol (português + espanhol) por lá, sobretudo na região central. Mas, em bairros menos turísticos, pode ser mais difícil de encontrar essa mistura de idiomas.
O idioma tem palavras muito parecidas com as que usamos no Brasil, mas com outro significado. Vaso, por exemplo, é copo e esquisito, significa delicioso. E não se assuste se alguém te pedir propina, é apenas gorjeta! Em relação às comidas, também há diferenças: papas fritas são batatas fritas (não deixe de experimentar!). Já quando está escrito batata frita no cardápio é batata doce (também deliciosa). Portanto, não confunda.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »
2) Aeroportos de Buenos Aires
Atualmente, há dois aeroportos que recebem voos internacionais. O Aeroporto Jorge Newbery, mais conhecido como Aeroparque, em Palermo; e o Aeroporto Ministro Pistarini, chamado de Ezeiza, localizado na cidade de Ezeiza, na grande Buenos Aires. Veja um transfer do aeroporto internacional de Buenos Aires.
Ambos foram construídos na década de 1940, mas com finalidades diferentes. O Ezeiza “nasceu” para ser a porta de entrada para voos estrangeiros no país.
Possui uma infraestrutura melhor, vários terminais para embarque e desembarque, um grande freeshop, diversas lojas e uma praça de alimentação com grande variedade. Ele fica distante do centro, são aproximadamente 30 quilômetros (40 ou 45 minutos de carro).
Já o Aeroparque estava destinado apenas para voos domésticos, realizado por aeronaves pequenas. Por isso, é menor, não possui uma infraestrutura de lojas e restaurantes. Por estar apenas a 8 quilômetros do Centro (10 ou 15 minutos de carro), acabou sendo cobiçado para voos internacionais.
Voos do Brasil para Buenos Aires
Embora prático pela proximidade ao Centro, o Aeroparque voltará a ter foco na operação de voos domésticos, com exceção aos voos internacionais vindos do Uruguai, que também poderão pousar no local, por decisão do governo argentino.
Assim, desde abril de 2019, os brasileiros poderão escolher o aeroporto. A partir dessa data, a única porta de entrada para conhecer Buenos Aires será o Ezeiza. Caso sua viagem seja antes dessa data, escolha seu aeroporto levando em consideração a disponibilidade de horários de voos na companhia aérea de sua preferência e, claro, o valor da passagem aérea mais o do transporte até o hotel.
Dos dois aeroportos há diversas opções de para você escolher como ir do aeroporto de Buenos Aires ao centro. Você pode eleger ônibus executivos, transporte público, táxis ou até remis (carros particulares).
3) Melhor bairro para se hospedar em Buenos Aires
A capital da Argentina tem diversos bairros e, neles, opções de hospedagem para todos os tipos de bolsos e também de viajantes. Há hotéis próximos aos pontos turísticos, as regiões de restaurantes e baladas ou ainda próximas aos parques e áreas mais residências.
Tudo isso a sua escolha (veja o artigo os 10 hotéis em Buenos Aires para fazer sua visita valer a pena).
Mas, embora haja hotéis em diversos bairros, os mais recomendados aos turistas pela infraestrutura e qualidade de acomodações são a Recoleta, Palermo, Centro, Puerto Madero e San Telmo. Cada um possui suas características, mas independente de onde você se hospedar, visite todos eles.
Centro de Buenos Aires
O centro de Buenos Aires é o lugar preferido de muitos turistas brasileiros, uma vez que está próximo de tudo: pontos turísticos, casas de câmbio, lojas e agências de turismo. Também é o ponto de partida de muitas linhas de ônibus, tem pontos de táxis e é cortado por todas as linhas de metrô (Subte).
Possui várias categorias e preços de hotéis. Por outro lado, como toda região central de capital é cheio de dia e muito barulhento. Confira uma visita guiada ao Teatro Colón, que fica no centro de Buenos Aires.
Recoleta
Já a Recoleta é o melhor bairro da cidade – opinião de viajantes e portenhos – com suas ruas largas e arborizadas, diversos pontos turísticos, opções de hotéis de 5 estrelas, restaurantes também estrelados e shoppings com lojas de grife internacional.
É fácil de se locomover, possui ônibus e metrô perto. Mas, tudo isso, claro, tem o seu preço e a Recoleta é o lugar mais caro para se hospedar. O bairro tem um ponto turístico diferente, pois é possível fazer excursão a pé pelo Cemitério da Recoleta em Buenos Aires.
Palermo
Quem procura diversão, deve optar por Palermo. É o lugar mais boêmio e descolado da cidade, mas um dos bairros mais extensos. Tente não se perder. Em Palermo há lojas de decoração e design, de roupas estilosas e peças únicas, os melhores restaurantes da cidade, bares e baladas da moda, hotéis boutiques.
É um bairro lindo e uma ótima opção para se hospedar. Vale ressaltar que, por abrigar locais da moda, os preços são um pouco mais caros que bairros como o Centro.
Puerto Madero
Em Puerto Madero, o clima é bem diferente do restante da cidade. Isso porque a região foi revitalizada na década de 1990, ganhando modernos arranha-céus, lojas, escritórios e restaurantes sofisticados.
Possui também cassinos, baladas e bares, além de lugares para passeios a pé. Agrada a diversos tipos de viajantes. Atualmente é um dos bairros mais caros da cidade, porém, por ser perto do Centro e da Recoleta, permitindo passeios a pé, dá para economizar em deslocamentos.
San Telmo
Já San Telmo é o bairro mais antigo e tradicional da cidade – antiga área nobre. Abriga muitos pontos turísticos, restaurantes e hotéis de preços variados. É o local mais procurado por mochileiros para se hospedar e um dos bairros preferidos para o passeio dos turistas aos fins de semana.
Nesses dias, inclusive, fica um pouco mais difícil caminhar tranquilamente pelo bairro, que fica muito cheio de pessoas e um pouco sujo. Ainda assim, é um local “clássico” e bacana para se hospedar.
4) Como se locomover por Buenos Aires
Buenos Aires é uma cidade plana, com ruas largas e arborizadas, boa sinalização e ainda oferece diversos quilômetros de ciclovia. Possui mais de 200 linhas de ônibus circulando 24 horas por dia, além de sete linhas de metrô interligadas às de trem. A frota de táxis também é enorme e estão disponíveis carros por aplicativos, como o Uber e o Cabify.
Você também pode circular com facilidade a pé, mesclando com outros meios de transporte, ou alugar uma bicicleta e pedalar por toda a cidade. São muitas opções, com tarifas baixas e para todos os gostos. É fácil e prático utilizar os meios de transporte, descubra como se locomover por Buenos Aires. Não se preocupe.
Vale ressaltar apenas que para utilizar o transporte público na cidade é preciso ter o cartão SUBE, uma espécie de bilhete único local. E que se você utilizar os carros por aplicativos com pagamento em cartão de crédito terá tarifas para compras no exterior, como o IOF.
Para evitar qualquer tipo de contratempo com taxistas, que já tiveram fama de mal humorados e de darem troco errado, leve dinheiro trocado e saiba sempre para onde vai. Há aplicativos como o Google Maps, o BA Como Llego e o Taxista Virtual que ajudam a conhecer a rota e calcular distância e preço.
5) Passeios imperdíveis em Buenos Aires
Há muitas atrações para você conhecer na sua visita à capital da Argentina. A cidade possui diversos e lindos parques localizados em Palermo, como o Rosedal, o Jardim Japonês e o Jardim Botânico, e mesmo a Reserva Ecológica de Buenos Aires, em Puerto Madero; museus dedicados à cantora e ex-primeira-dama Evita, à arte moderna, ao design e à história da própria Argentina.
Alguns pontos turísticos, como o Obelisco, a Plaza de Mayo e a Casa Rosada, também contam um pouco da história da cidade e são ótimos pontos para fotos. Assim como a Floralis Genérica, a Faculdade del Derecho e a Biblioteca Nacional da Argentina.
Na cidade, você pode passar horas em uma livraria montada em um antigo teatro, a El Ateneo, visitar teatros e assistir a shows de tango, desde os mais intimistas aos pirotécnicos. E ainda tomar deliciosos café e experimentar dezenas de sabores de sorvete. Se você aprecia o ritmo, pode participar de uma aula de tango em Buenos Aires.
As regiões de compras, os vários shoppings, dos mais sofisticados aos populares, as lojas outlets e as feiras de artes e artesanato também não podem ficar de fora dos passeios para conhecer Buenos Aires. Os próprios bairros portenhos, com suas características e estilos bem diferentes, já são passeios imperdíveis para conhecer a cidade.
Seja em dias ensolarados ou chuvosos, há diversos e imperdíveis atrativos em Buenos Aires que não devem ficar de fora da sua lista.
6) Comidas típicas de Buenos Aires
O que provar à mesa em Buenos Aires? Bom… para quem gosta de carne, conhecer Buenos Aires é imprescindível. Isso porque a qualidade da carne produzida no país é reconhecida mundialmente. E, com isso, estão disponíveis diversos e deliciosos pratos com o ingrediente.
Mas, nem só de carne vive a Argentina. O cardápio dos portenhos incluí também diversos tipos de massas, pizzas, empanadas, medialuna, além de sobremesas deliciosas.
Entre os pratos mais famosos com carne estão os bifes de ancho e chorizo (partes do contra-filé), que são feitos nas parrillas (grelhas) e temperados apenas com sal. O sabor defumado da grelha e a maciez da carne irão te surpreender.
Mas, fique atento, caso não goste de carne ao ponto peça ao garçom a “la mariposa”. O bife, que é alto, será cortado ao meio e aberto como as asas da mariposa (borboleta em espanhol). Aproveite e agende um almoço de luxo em Buenos Aires.
A parrillada, uma espécie de churrasco argentino com carnes de boi, frango, porco e cordeiro, as milanesas e o choripán, que é um pão com linguiça, também irão agrada a quem gosta de carne. Os molhos, como o chumichurri completam o sabor.
Já as empanadas (uma espécie de esfiha), assim como as pizzas, possuem diversos sabores com e sem carne. Um detalhe da pizza portenha é que as massas são sempre grossas.
Aproveite sua visita para comer medialuna (tipo de croissant) no café da manhã. Seja com manteiga ou com doce de leite que, inclusive, é um dos doces argentinos que recomendamos que você experimente. Falando em doces, o alfajor e os sorvetes também devem fazer parte do seu menu de degustação na Argentina.
7) Onde comprar vinhos e doces argentinos
Assim como a produção de carne na Argentina, a de vinho também é reconhecida mundialmente pela qualidade. E também muito premiada. Por isso, há na cidade diversas casas especializadas no produtos. Como também acontece com os doces argentinos. Veja uma excursão de vinho em Palermo.
Mas, há diversos outros locais onde podemos encontrar vinhos e doces argentinos e, no geral com preços um pouco mais convidativos. Minha dica para as compras em Buenos Aires, como os vinhos e os doces, é pesquisar.
Conheça as lojas especializadas, como as vinotecas Ligier e Frappé, no centro e Recoleta, respectivamente. Mas também visite as grandes redes de supermercado na Argentina, como o Carrefour, o Dia e o Jumbo, e até mesmos os kioskos (mercearias espalhadas pela cidade), você irá encontrar diversas marcas de produtos, com ótima qualidade e preços bem mais convidativos.
8) Como economizar na viagem
Para economizar na viagem e conhecer Buenos Aires não é preciso comer menos e nem deixar de fazer alguns passeios pela cidade. O ideal é você otimizar seus gastos de acordo com o planejado e, para isso, você pode mesclar passeios pagos, mas que você gostaria muito de fazer com outros gratuitos.
E, na capital da Argentina a lista de passeios gratuitos é bem grande. Os diversos parques da cidade, como o Rosedal, em Palermo, a Casa Rosada e o Museo del Bicentenário, a Catedral Metropolitana, o Cemitério da Recoleta e a Biblioteca Nacional da Argentina, por exemplo, são lugares muito bacanas e gratuitos.
Os diversos museus da cidade costumam ter dias gratuitos ou mesmo promoções para a compra de ingressos antecipados, assim como alguns espetáculos de teatro, shows e passeios. Vale sempre ficar de olho nos sites dos seus pontos turísticos preferidos para encontrar as promoções.
Se curte o ao livre, você pode caminhar pela cidade ou ainda utilizar uma bicicleta. Há lojas que alugam bike, mas o governo possui um sistema de empréstimo de veículos que também pode ser utilizado por turistas. Basta se cadastrar no site do Ecobici BUE (saiba mais no artigo sobre aluguel de bicicleta em Buenos Aires).
9) Visitar Buenos Aires é seguro?
Buenos Aires é, sim, uma cidade segura para passear. É claro que, como toda cidade grande e turística, Buenos Aires possui bairros não tão seguro e pessoas querendo “se dar bem” em cima dos viajantes.
Por isso, na hora que estiver organizando sua viagem procure sempre se hospedar nos bairros mais turísticos. Isso porque, eles possuem infraestrutura (hotéis, táxis, lojas, restaurantes e até policiamento) mais adequada. Além disso, sempre use táxis cadastrados na prefeitura.
Outra dica importante é na hora de fazer os passeios ou mesmo explorar a cidade. Se você vai andar a pé à noite, seja para ir ao restaurante ou voltar de um bar ao hotel, certifique-se que a distância não é muito longa e pesquise o caminho para não se perder. Os três lugares mais seguros de Buenos Aires são: o centro (apesar de ficar mais deserto à noite), Recoleta e Palermo.
Já durante os passeios, sobretudo em locais muito cheio de turistas como o Caminito e a Feira de Antiguidades de San Telmo, fique de olho nos seus pertences como carteira, bolsas e máquina fotográfica. São dicas básicas, mas importantes para toda cidade grande, seja São Paulo, Natal ou Buenos Aires.
10) Buenos Aires é uma viagem para a família
Sim!!!!!! A viagem para conhecer Buenos Aires é perfeita para todo tipo de viajante, não importa a idade ou os gostos. Há atrações para quem gosta de curtir ao ar livre, passear a pé ou de bicicleta, como parques, praças e reservas ecológicas.
E também opções para quem gosta de balada, de fazer compras, de conhecer a história do país vizinho, visitar museus, conhecer a arquitetura. Sem falar na culinária, que possui pratos com e sem carne, massas, vinhos e deliciosos doces.
Há eventos e opções específicas para os pequenos, como o Museo de Los Niños no Shopping Abasto, em Palermo, ou a República de Los Niños, na cidade de La Plata, que possuem mini cidades onde a criança pode passear. La Plata também possui o maior museu de ciências naturais da América Latina, o Museo De La Plata.
Por estar a cerca de 2,2 mil quilômetros de São Paulo, o voo é de aproximadamente 3h30. Assim, também não é muito longo e cansativo para as crianças pequenas. Definitivamente, conhecer Buenos Aires é para toda família.
11) Passeios bacanas nos arredores de Buenos Aires
Além das diversas atrações da capital da Argentina, quem tem mais tempo de viagem ao país pode incluir no roteiro algumas cidades próximas a Buenos Aires.
Entre os mais famosos, estão o passeio de barco pelo delta do rio Tigre e a visita a cidade uruguaia Colônia Del Sacramento, este último por meio da travessia do Rio de La Plata. Veja uma excursão até Colonia del Sacramento de Buenos Aires.
San Isidro com seus museus e igrejas também são uma ótima opção de passeio. Assim como a Villa Ocampo, localizada em Beccar, um museu considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O Museo de La Plata, citado acima, está entre as melhores opções de tours para conhecer Buenos Aires. Quanto mais tempo disponível você tiver, mais rico será o seu roteiro para conhecer Buenos Aires. Inclusive, você pode fazer um cruzeiro pelo Rio La Plata.
12) Comunicação
O castelhano é a língua oficial do país, mas existem algumas diferenças em relação ao idioma falado na Espanha, como também temos diferenças com nossos colonizadores portugueses.
O “portunhol” é bastante utilizado e qualquer brasileiro consegue se virar, mas acho importante conhecer o básico, para agradecer e pedir informações, além de ser um sinal de respeito.
Seu celular irá funcionar, mas pagará pelo roaming internacional, uma fortuna. É bem fácil comprar um cartão pré-pago e utilizar em seu celular, caso seja desbloqueado.
Caso precise utilizar a internet, também não terá problemas. Existem lan houses e boa parte dos hotéis oferece WI-FI grátis.
13) Cuidados com a saúde
Não é exigido qualquer certificado de vacinação, exceto contra a cólera e a febre-amarela aos passageiros procedentes de países onde essas doenças sejam endêmicas. A dengue pode ser um problemas em algumas províncias do norte e interior do país, sendo aconselhável utilizar roupas para cobrir o corpo, além de repelentes contra insetos.
Veja mais informações no guia de informações de saúde, MD Travel Health (em inglês). Se precisar de cuidados médicos, os hospitais são considerados de alto nível, principalmente em Buenos Aires.
Como aproveitar mais Buenos Aires
Minhas dicas de ouro devem te ajudar a conhecer Buenos Aires um pouco mais, facilitando sua locomoção, adaptação e também a saber as opções de comida e as dicas de onde comprar presentes e souvenirs.
Espero, com isso, te auxiliar na montagem de um roteiro de viagem que seja a sua cara. E, mais do que isso, mostrar que conhecer Buenos Aires é fantástica e, com certeza, você vai se apaixonar e querer voltar várias vezes.
Para finalizar, confira o vídeo com sugestões incríveis feito pelo site oficial de turismo de Buenos Aires:
Já foi conhecer Buenos Aires? Quais são as suas dicas de ouro para quem vai visitar a cidade pela primeira vez?
Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Buenos Aires – nov/2024
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Buenos Aires? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis em Buenos Aires.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de transporte.
Melhores passeios em Buenos Aires
Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas em Buenos Aires. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.
Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.
Chip de celular em Buenos Aires
Durante sua viagem pela Argentina, é indispensável ter um chip de internet em Buenos Aires com dados ilimitados. Assim, você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.
Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido à alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS para ativar a promoção de 10% OFF em todas as compras pelo site.
Seguro viagem com cobertura em Buenos Aires
Contratar um seguro viagem para Buenos Aires é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *