Espanha no inverno: 7 cidades com neve e o que fazer no frio

Espanha no inverno: 7 cidades com neve e o que fazer no frio

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Viajei para a Espanha no inverno e, sem dúvidas, foi uma das melhores experiências da minha vida. Mesmo com frio é possível aproveitar muito as cidades espanholas.

As estações de esqui ficam cheias de turistas em busca de aventura, os cafés e churrerias se enchem de pessoas ansiosas por um bom chocolate quente e doces, e as ruas estão repletas de pessoas com seus casacos e cachecóis de todos os estilos e tamanhos. Tem coisa mais europeia que isso?

Se você está pensando em viajar para a Espanha nos meses mais frios, mas ainda tem dúvidas por não estar acostumado às temperaturas baixas, fique tranquilo. O inverno da Espanha não é tão extremo comparado a outros países da Europa.

Para te mostrar se viajar para a Espanha no inverno realmente vale a pena, separei tudo que você precisa saber sobre a estação, quando começa, o que visitar nessa época, e outras coisas que você precisa saber. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados na Espanha

Saiba mais sobre seguro viagem para Espanha »

Quando começa o inverno na Espanha

A data em que se pode esperar pelo inverno na Espanha na Europa é entre 22 de dezembro e 21 de março, período que se espera por chuva e tempo nublado.

Por mais que o dia amanheça com temperaturas razoáveis, o cidadão espanhol no inverno sabe que não é prudente sair com pouca roupa.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Espanha, usando o cupom VIAJARMAIS15.


A temperatura durante o dia pode mudar radicalmente, então nada de sair de casa sem olhar a previsão do tempo.

Recomendo comprar as roupas da Columbia Sportswear ainda no Brasil, para você não perder tempo procurando esses itens durante a viagem.

Vale super a pena conferir a página dos itens em promoção, que oferece produtos com desconto de até 50%. São jaquetas, botas e diversas outras peças com tecnologia ideal para viagens de frio ou calor.

Ao clicar nos links acima, você ganha 10% de desconto ao comprar qualquer item no site da Columbia Sportswear!

Temperaturas do inverno na Espanha

As temperaturas de inverno na Espanha variam para cada mês. As médias segundo cada período são:

  • Dezembro: Mínima de 2º C, máxima de 16º C;
  • Janeiro: Mínima de 0 ºC, máxima de 11 ºC;
  • Fevereiro: Mínima de 2 ºC, máxima de 12 ºC;
  • Março: Mínima de 3 ºC, máxima de 16 ºC.

Cidades que nevam na Espanha

Se você já está se imaginando esquiando e fazendo bonecos de neve como nos filmes, saiba que não é simples assim. Não são todas as regiões da Espanha que nevam, então é bom organizar seu roteiro conhecendo os lugares em que você vai poder ter essa experiência.

Na cidade de Barcelona, por exemplo, não costuma nevar (o que me frustrou muito quando descobri). Quando estive por lá, no mês de dezembro, não chegou nem perto de ter neve. A temperatura sempre ficava entre 2°C e 16°C. Porém, há exceções.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em fevereiro de 2018 nevou (e muito) em Barcelona. Logo, é bom estar atento às previsões meteorológicas. Em Madrid, costuma nevar, porém não é uma regra.

Cidades da Espanha como Sória, Ávila, León, Segóvia e Burgos (Castilla y León) têm um histórico de nevar, principalmente em dezembro.

Mas para você saber exatamente onde visitar no inverno, separei uma lista dos melhores lugares para visitar a Espanha no inverno e aproveitar a neve. Veja abaixo.

Onde ir na Espanha no inverno

  1. Sierra Nevada
  2. Pirineus
  3. Cortillera Cantábrica
  4. Montserrat
  5. Sierra de Gredos
  6. Parque Nacional del Teide
  7. Valdezcaray

Sierra Nevada

Roteiro na Espanha
Serra Nevada fica na província de Almería.

A Sierra Nevada fica na Andaluzia, e é um conjunto montanhoso que se estende pela zona centro-sudeste da província de Granada e parte do sudoeste da província de Almería.

A estação de esqui de Serra Nevada fica a aproximadamente 30 km da cidade de Granada, então de carro dá para chegar ao local em cerca de meia hora. A estação tem mais de 105 km e 124 pistas com variados tipos de dificuldade.

Para quem quer aproveitar o inverno na Espanha em família passando pela estação de esqui de Serra Nevada, há zonas recreativas infantis para crianças a partir dos 5 anos. Você pode também fazer um safári com veículo 4×4 em Serra Granada.

Para quem vai em grupo, dá para participar de competições de esqui em vários níveis de dificuldade, excursões pelo local, e até jantar olhando para as estrelas em um dos restaurantes mais altos da Europa.

A estação de esqui de Serra Nevada funciona de novembro a abril. O Mulhacén é o ponto mais alto da Serra Nevada, e também da Península Ibérica.

Aproveite => Excursão para Serra Nevada saindo de Granada


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Espanha!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Pirineus

Roteiro de frio na Espanha
Pirineus são uma cadeia montanhosa de 450 km.

Pirineus são uma cadeia montanhosa que formam uma barreira natural entre a Espanha e a França. São 450 km no total, com 3.000 metros de altura. Na Espanha, os Pirineus passam por Navarra, Aragón, País Basco e Catalunha.

Não dá para aproveitar os Pirineus apenas no inverno da Espanha, e sim o ano todo. Mas na época mais fria, dá para conhecer a neve e andar de esqui. Destacam-se nas zonas pirenaicas os parques nacionais Aigüestortes e Estany de Sant Maurici na Catalunha, e Ordesa e Monte Perdido em Aragón.

O Vall de Núria é outra excelente opção para ir conhecer durante o inverno na Espanha. Ele fica na região da Catalunha, e tem uma estação de esqui.

O melhor para conhecer os Pirineus no inverno é fazer o aluguel de carro na Espanha, pois o transporte público não chega a todos os lugares, e são vários os parques para explorar.

Imperdível => Excursão para os Pirineus saindo de Barcelona

Cordilheira Cantábrica

Temperaturas no inverno da Espanha
Neva sempre no inverno na Cordilheira Cantábrica.

A Cordilheira Cantábrica ou Montes Cantábricos, é um complexo de montanhas com um comprimento de 480 km, localizado no norte da Espanha, ao lado do Mar Cantábrico, passando pelos Picos da Europa. Na Espanha, a Cordilheira Cantábrica passa pelo País Basco, Cantábria, Astúrias e Castilla y León.

Nos Montes Cantábricos neva durante todo o inverno da Espanha, e dá para esquiar e fazer raquetes de neve (caminhadas). Uma aventura e tanto!

Montserrat

Dicas de Montserrat, na Espanha
Montserrat é uma das cidades mais altas da Espanha.

Bem perto de Barcelona (aproximadamente 50 km), Montserrat é uma ótima opção para quem visita a Espanha no inverno, ou está hospedado em Barcelona nesse período. Em Montserrat costuma nevar, já que é um dos pontos mais altos da Espanha.

Montserrat é conhecida por abrigar a virgem de Montserrat, e recebe vários visitantes por isso. Mas além de ser um mosteiro, é um dos melhores lugares da Espanha para desfrutar de uma vista incrível de montanhas e participar de atividades ao ar livre.

A extensão de Montserrat é de aproximadamente 25 km. Dá para reservar tours para conhecer o local, ou adquirir pacotes de passeio dentro de Barcelona e em Montserrat. Um dos passeios na Espanha mais bacanas é a Tapas e vinhos em Montserrat.

Para subir até Montserrat dá para ir de trem Cremalheira ou de Teleférico. Dá para conhecer a Basílica, subir o Funicular de Sant Joan e o Funicular Santa Cova, onde tem uma vista incrível, e fazer caminhadas.

Serra de Gredos

Dica de passeio na Serra dos Gredos, Espanha
Serra dos Gredos é um parque regional.

A Serra de Gredos é uma cordilheira que fica entre Madrid, Ávila (Castilla y León), Cáceres (Extremadura) e Toledo (Castilla la Mancha). Ela está classificada como um parque regional e é uma área protegida na Espanha. 

Dá para fazer um tour por pedaços da Serra de Gredos, fazendo caminhadas e observando a natureza.

Porto de Navacerrada

Dicas de passeios em Porto Navacerrada, na Espanha
Estação de esqui Puerto Navacerrada | Foto: M.Peinado, via Wikimedia Commons.

Próxima a Madrid (60 km) e Segóvia (70 km), o Porto de Navacerrada é uma estação de esqui com zonas divididas em alta e baixa, de acordo com o tamanho da pista.

Quem vai passar o inverno na Espanha e decide conhecer Porto de Navacerrada, dá para alugar os equipamentos na pista mesmo. É uma excelente opção de bate-volta de Madrid. Aproveite para conhecer outras cidades próximas a Madrid.

Valdezcaray

Localizada perto de Ezcaray, na Comunidade Autônoma de La Rioja, Valdezcaray é um paraíso natural, com bosques, montanhas e em paralelo o rio Oja. No inverno da Espanha, dá para visitar Valdezcaray para esquiar, caminhar, fazer montanhismo, ou apenas apreciar as belas paisagens em um final de semana ou até mesmo em alguns dos feriados na Espanha.

A cozinha riojana é muito rica e conhecida por seus bons vinhos, então é uma excelente pedida para o inverno. Dá perfeitamente para planejar sua viagem na Espanha no inverno, e montar um bate volta incluindo outras cidades do norte do país. Se preferir, conheça os hotéis em oferta em Valdezcaray para aproveitar mais a região.

Churrerías

Gastronomia espanhola
Churros é uma das delícias para comer no inverno da Espanha.

Abrindo um parêntese no tema, você não pode ir à Espanha no inverno e não aproveitar para visitar uma das muitas Churrerías espalhadas pelo país. É uma obrigação de quem visita a Espanha no período de baixas temperaturas.

O churro na Espanha é servido de forma diferente do que no Brasil: eles são longos e finos, sem recheio, acompanhados de um pote com chocolate quente ou outro tipo de doce. Tanto que existem passeios guiados para degustar churros em Madrid.

Uma das melhores sensações que você vai ter na vida é se sentar em uma churrería com aquecimento, de preferência perto da janela, e apreciar um churro espanhol. Se estiver chovendo, melhor ainda. Com certeza vale a pena fazer isso no inverno da Espanha. E saiba tudo sobre as comidas típicas da Espanha neste post.

Dicas da Espanha no inverno

A verdade é que a Espanha é um país incrível para se visitar em qualquer época do ano. Mas conhecer um país da Europa no inverno é sempre um charme a mais.

Até porque, com o verão já estamos bem familiarizados! E, por falar nisso, confira também o post sobre a Espanha no verão.

A Espanha está localizada em uma região do continente europeu que é bem provida de regiões montanhosas onde sempre neva, o que é ideal para quem quer esquiar, brincar na neve ou apenas fazer caminhadas.

Se você pretende montar um roteiro nessa época do ano, faça as reservas dos passeios com antecedência e esteja atento às datas de funcionamento de cada lugar. Por se tratar de atividades que apenas são realizadas por uma temporada, é bom ficar atento ao site para não correr o risco de estar fechado por mudanças nas temperaturas.

Outra vantagem de reservar tudo com antecedência é garantir a vaga. Tem passeios que são feitos com um limite de pessoas, por conter riscos (montanhas, rios). Então, preste atenção na quantidade de dias que você tem disponível, e nos valores de cada atração e já vá se preparando.

Espero que você goste de passar o inverno na Espanha tanto quanto eu. Boa viagem!

Você está com planos de viajar para a Espanha no inverno? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Espanha

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Espanha? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios na Espanha

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Espanha, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular na Espanha

Ter o melhor chip na Espanha é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Seguro viagem recomendado na Espanha

Contratar um seguro viagem para a Espanha é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais