Espírito Santo
Comece por aqui
a planejar sua viagem para o Espírito Santo
O Espírito Santo é mais um estado do Brasil pequeno em extensão, mas gigante em atrativos turísticos. E, no caso do turismo no Espírito Santo não é apenas o ecoturismo, mas também o turismo de negócios, o agroturismo e até o turismo religioso.
Esse interesse todo é devido à geografia privilegiada do Espírito Santo, que fica na região Sudeste. Fazendo fronteira com a Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro localizado está em uma área com lindas paisagens, clima tropical e temperatura média de 24ºC o ano inteiro.
Além disso, dos 46 mil km² de extensão territorial, a maior parte é litorânea. São 400 quilômetros de praia, além de 73 ilhas que pertencem ao Estado, enseadas e baías protegidas por rochas. E não é só praia, não. O Espírito Santo possui cidades de serra, com trilhas e espaço para esportes radicais.
Quer saber mais sobre o turismo no Espírito Santo? Veja neste artigo os links para os principais posts sobre o Espírito Santo e conheça os pontos turísticos e tudo sobre o que fazer no estado.
Planeje sua viagem => Melhores opções de hotéis em Vitória
Como contratar um seguro viagem para o Brasil »
*Fonte: Wikipédia.
A geografia do Espírito Santo é bem parecida com a do Rio de Janeiro: de um lado o mar e do outro a serra. Assim, há uma grande extensão litorânea, que é dividido em três partes: a região central, onde ficam Vitória e Vila Velha; a região do litoral sul, onde estão Guarapari e Anchieta; e a região do litoral norte, com Linhares e Conceição da Barra.
Além disso, há cidades com altitude mais elevada e em meio a Mata Atlântica, como Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Alfredo Chaves. São climas bem diferentes em um estado tão pequeno.
O Espírito Santo é o quarto menor estado do Brasil, ficando atrás apenas de Sergipe e Alagoas, no Nordeste, e Rio de Janeiro.
E apesar de não tem a super fama do vizinho Rio de Janeiro, cada vez mais atrai viajantes em busca das suas belas paisagens, clima agradável e hospitalidade da populacional.
Isso falando em termos de turismo de lazer, uma vez que para turismo de negócios, agroturismo e religioso o estado já é consolidado e, por conta dos seus importantes portos, é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas.
Vitória, a capital do estado, não fica no continente. Ela é uma das três capitais brasileiras que ficam em ilhas e são ligadas ao continente por grandes pontes. Foi fundada em 1551, sendo uma das cidades mais antigas do Brasil, mais velha até que São Paulo e Ouro Preto (Minas Gerais).
Como foi construída em uma ilha com montanhas, a cidade tem dois diferentes níveis: a cidade alta e a cidade baixa (assim como Salvador). A ligação entre as duas partes é feita por várias escadarias.
A principal delas foi batizada de Maria Ortiz, em homenagem a um dos símbolos na luta contra as invasões holandesas, que aconteceram por volta de 1625 em vários estados brasileiros.
Entre os atrativos que a colocam no mapa do turismo no Espírito Santo estão o Palácio Anchieta, construído a pedido do padre Anchieta em 1570 e hoje uma das sedes do governo, fica em frente ao Porto de Vitória; a Catedral Metropolitana, com características neogóticas que demorou 50 anos para ser construída.
E ainda o Convento de São Francisco, construído no final do século XVI; o Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, de 1682; e o Teatro Carlos Gomes, com seu projeto inspirado no Teatro Scala, de Milão, inaugurado em 1927.
Além dos pontos turísticos mais históricos, a cidade tem diversas praias. A Praia do Canto é a que oferece a melhor estrutura turística para viajantes, com hotéis, bares e restaurantes no entorno. Além do belo arquipélago Trindade e Martim Vaz, a 1,2 mil quilômetros de Vitória.
Já a Praia de Camburi é a mais famosa e movimentada da cidade, tem 6 quilômetros de extensão e é ponto de partida para escunas e onde acontecem diversas atividades culturais e esportivas. Além da lha do Boi estão as melhores praias da cidade, com as águas mais limpas e sossegadas da capital; entre outras praias.
Vizinha de Vitória, são cerca de 5 quilômetros de ponte que as separam, Vila Velha é outra cidade histórica do estado. Dizem até que o Espírito Santo começou em Vila Velha, que foi a primeira a ser habitada na região.
Tem praias belíssimas e cheia de gente o ano inteiro como a Costa e a Barra do Jucu, que fica mais afastada do centro, e a Praia Secreta que, atualmente não é tão secreta. Essa praia fica “escondida” perto de um muro, que tem uma abertura para esse paraíso.
A Praia Secreta fica perto do Farol de Santa Luzia, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O farol tem 12 metros de altura, foi construído na Escócia e trazido para a América do Sul em várias partes. Foi inaugurado por Dom Pedro II em 1871.
Do farol, se tem uma das vistas mais bonitas da região. É que lá do alto dá para ver toda a cidade de Vila Velha, além de Vitória e Serra, que é a maior e mais populosa cidade do estado. Dentro do farol há sempre exposições ligadas ao mundo náutico, como a dos tipos de nós feitos pelos marinheiros.
As principais atrações da cidade são ligadas ao turismo religioso como o Convento de Nossa Senhora da Penha, que fica no alto de um morro.
A igreja é de 1.558 tem uma capela, museu e recebe todos os anos mais de 1,5 milhão de pessoas para a Festa da Penha, em abril. Além da Igreja do Rosário, a mais antiga do Espírito Santo construída em 1535 e do museu Casa da Memória.
O estado ainda tem outras cidades de praia muito procuradas por viajantes. Entre elas estão Conceição da Barra, que fica a aproximadamente 256 quilômetros de Vitória. O tempo parece passar mais devagar e, além das praias, há festas folclóricas e muito forró.
Já Guarapari é agitada e cheia de gente, principalmente na praia Meaípe, região com ruas de areia, muitas castanheiras e barcos.
Outras praias da cidade são a Praia dos Padres, cheia de mata, Bacutia, onde os jovens se encontram, Vermelha, do Sul e Ermitão, no Parque Natural do Morro da Pescaria, e também da Aldeia, dos Adventistas e Setibão, a preferida dos surfistas. Guarapari é ótima para mergulho.
Quase na divisa com a Bahia, fica a cidade de Itaúnas. Lá tem rio e mar para tomar banho, areias douradas e água bem morninha, além das Dunas de Itaúnas. Para fechar o dia, o agito fica por conta dos lugares para dançar forró pé-de-serra, certamente um dos melhores motivos para fazer turismo no Espírito Santo.
Como citei no início, o Espírito Santo tem praias e serras nas suas divisas. Por isso, além do litoral a região da serra atrai muitos viajantes em busca de um clima mais ameno e tradições que mesclam muito da cultura europeia.
As principais cidades da região Serrana do Espírito Santo são Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Alfredo Chaves.
Além de serem cidades muito buscadas por casais, a região serrana do Espírito Santo é um grande polo de ecoturismo.
Em Domingos Martins fica o Parque Estadual da Pedra Azul. Lá, há muitas trilhas entre a Mata Atlântica, até rios e lagos e até a Pedra Azul, que é uma formação rochosa de 1.882 metros coberta de líquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol, por isso o nome.No Rio Jucu, ainda na cidade, é possível fazer rafting.
Na região da serra, bem na divisa com Minas Gerais, fica o Parque Nacional do Caparaó que corta sete cidade, sendo cinco no lado capixaba: Jerônimo Monteiro, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupu.
O parque é uma área de preservação da Mata Atlântica e nele, em Ibitirama, está o Pico da Bandeira que tem 2.892 metros de altura e é o terceiro maior do país.
No parque os viajantes fazem trilhas, tomam banho em cachoeiras e piscinas naturais, podem ver o pôr ou nascer do sol e ainda praticar montanhismo no Pico da Bandeira.
Repetindo o que disse no começo do artigo, o ES é pequeno em extensão, mas gigante em atrativos turísticos, seja no litoral ou na serra. Por isso, é que o turismo no Espírito Santo não para de crescer a cada ano.
Neste artigo, pincelei as principais cidades e pontos turísticos do estado, mas saiba que ainda há mais a ser explorado por lá, incluindo aqueles cantinhos que hoje só os capixabas conhecem.
Além de todos esses lugares, outro atrativo interessante é a culinária local, cheia de pratos com frutos do mar.
Um dos mais famosos é a torta capixaba, feira com 10 frutos do mar, e a moqueca capixaba. Resumindo, o Espírito Santo é lindo, tem diversos tipos de atrativos para os viajantes, uma culinária deliciosa e um povo simpático. Perfeito!