Para combater a falta de motivação, nada melhor do que fazer uma boa viagem. Tirar alguns dias longe de casa é uma terapia comprovada psicologicamente, que promove benefício para mente e para o corpo.
Pode ajudar trabalhadores, estudantes, empresários, casados e solteiros a conseguirem a motivação que procuram em várias áreas da vida.
Se você enfrenta um período em que a indecisão, dúvidas ou descontentamento lhe roubam a tranquilidade, viajar é a melhor escolha para resolver esses problemas e viver melhor.
Aqui, vou te mostrar as muitas formas como uma boa viagem, que não precisa ser longa ou custar caro, pode ser a solução para a falta de motivação e descontentamento. Veja agora.
Livro => Passo a passo para organizar uma viagem incrível »
Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança ?
Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Motivação para viver melhor
A falta de motivação é um mal da modernidade. O desgaste mental e social resultante de algumas profissões pode tornar o profissional desmotivado e sem objetivos. E acredite: muitas pessoas passam por isso.
Dessa forma, as viagens surgem como um salva-vidas. Tirar uns dias divertidos ou relaxados durante uma viagem é a chave para conseguir se entender melhor e resolver esse problema.
Por experiência própria, posso garantir que viajar faz muito bem em todas as áreas da vida moderna. Seja no quesito social, pessoal, profissional, amoroso ou mesmo para a saúde. As viagens sempre promovem uma pontinha ou um montão de benefícios.
Viajar motiva no trabalho
Muita gente teima em dizer que viajar não tem nada a ver com o trabalho. Apesar de que o brasileiro viaje geralmente apenas nas férias e com o objetivo de descansar, quem foi que disse que esse momento não tem relação com a vida profissional?
Viajar motiva no trabalho porque proporciona novas experiências, aprendizados, renova as energias, aumenta a habilidade social (quem duvida que essa é um grande diferencial profissional?) e estimula o ser humano aos novos objetivos. E, acima de todos esses pontos, viajar ajuda a se conhecer melhor. Um bom profissional é aquele que sabe quem é, o que quer e o que deve fazer para conseguir.
O que é mais motivador do que ter objetivos e metas pessoais e profissionais? Por isso, ainda as viagens mais curtas focadas em descanso, são sim grandes aquisições para a carreira profissional.
Colocar o pé na estrada motiva os estudos
Ser estudante não é fácil, e quando digo isso não me refiro somente àqueles que estão na escola ou faculdade. Estudar precisa ser um hábito na vida inteira, mas vez ou outra a desmotivação nos pega de jeito e estudar vira algo cansativo e tedioso.
Isso é muito comum em pessoas que acabam o ensino superior e começam a estudar para concursos. Elas não percebem que passaram a vida inteira estudando! Nenhum cérebro, por mais inteligente e focado que seja, aguenta toda essa carga de anos de estudos.
Por isso, viajar é um dos segredos dos estudantes bem-sucedidos. Sair de casa e colocar o pé na estrada é dar o descanso necessário para a mente e o corpo. Esse equilíbrio proporcionado pelo relaxamento e aventura das viagens faz muito bem para os estudos.
Afinal, você precisa cuidar bem de si para dar o máximo nos estudos e alcançar objetivos. Por isso, se você entende que estudar é necessário e gosta disso, mas os estudos estão difíceis e exaustivos, arrume a mala e viaje! Você verá o quanto faz bem.
Uma trip renova os relacionamentos amorosos
A falta de motivação não é algo que acontece só no trabalho e/ou estudos, mas também pode surgir no âmbito amoroso. Por exemplo, más experiências de relacionamentos passados ou períodos conturbados da vida podem causar desestímulo para começar ou continuar relacionamentos.
Quem já passou por isso (acho que muita gente) sabe como essa situação é chata. E o pior, é nesses períodos em que ficamos mais irritáveis e desapegados. Basta uma besteira ou situação desconfortável e já queremos jogar todo o relacionamento para o alto.
Mas não ache que a desmotivação afetiva surge do nada. Experiências passadas ou descontentamentos atuais podem ser o motivo desse problema. Por isso, viajar se torna uma ótima opção para deixar outras questões de lado e pensar com cuidado na relação.
Por isso que casais com bom relacionamento tendem sempre a realizar viagens e experiências juntos. Isso os afasta da rotina e ajuda a perceber como anda o relacionamento e como renovar ou melhorar a vida amorosa.
Uma viagem cria vínculos mais íntimos entre amigos
A desmotivação afetiva não é um mal que atinge somente os relacionamentos amorosos, mas também as amizades. E todo mundo sabe que se afastar dos amigos pode provocar períodos de solidão e nos tornar uma pessoa antissocial.
Por isso, que viagens com amigos são tão populares. Além de fortalecer as amizades, gerar boas conversas e novas experiências, as viagens ainda servem como reconexão ao ciclo social das amizades, que faz muito bem para a saúde mental.
Além disso, muitas vezes os grupos de amigos se separam devido à rotina de cada pessoa. Portanto, nada melhor do que uma viagem para colocar o grupo todo em sintonia, por alguns dias pelo menos.
E não pense que precisa ser uma viagem longa ou distante. Mesmo um final de semana com o pé na estrada pode ser a chave para se reunir com os amigos e restabelecer os vínculos entre os amigos.
Ajuda a definir objetivos
A desmotivação no trabalho ou nos estudos pode surgir devido à falta de objetivos ou objetivos mal definidos. Isso é muito comum em empresas, principalmente quando a gestão não consegue transmitir aos colaboradores quais as suas funções e caminhos na empresa.
Na área dos estudos, a desmotivação pode surgir a partir da demora dos resultados. Muitas vezes, estudamos muito e não conseguimos passar naquele vestibular ou concurso que almejamos, e isso causa descontentamento enorme e perda de força de vontade.
Mas não se desespere, esse sentimento aparece para todo mundo e, provavelmente, não vai ser a última vez que você vai senti-lo. Você precisa entendê-lo e não se entregar à desmotivação. Contudo, um bom remédio para isso é arrumar as malas e viajar.
Sair pelo mundo e curtir um lugar novo possibilita uma mudança de ares e te afasta da origem dos seus problemas pessoais e profissionais. Isso faz muitas coisas esclarecem na sua mente.
É uma maneira segura e bem eficiente de respirar fundo, entender que nem tudo sai do jeito que queremos (assim é vida) e recarregar as energias para se preparar para a próxima oportunidade. Afinal, o que é a vida a não ser um monte de oportunidades?
Viajar lhe mantém jovem
Viajar é aprendizado e experiências. Agora eu te pergunto: essas duas coisas não são o resumo da jovialidade? Exato! Enquanto jovens, o que mais acontece conosco é aprender e experimentar. Por isso, viajar sempre mantém essa parte da essência jovem com você.
Além da parte contextual, existem estudos que provam que viajar faz bem para a saúde mental, física e emocional. O desgaste das mesmas acontece, mais acentuadamente, com o passar da idade.
Dessa forma, viajar é um ótimo remédio natural para se manter jovem, ativo e com a aprendizagem estimulada. Sem contar que viver novas experiências em viagens faz a vida ser mais ativa e prazerosa. O que afasta a ideia de que somos velhos demais para viver estes ou aqueles momentos!
A estrada motiva para novos hábitos de vida
Além de ajudar a definir (ou redefinir) objetivos, viajar também ajuda a criar hábitos interessantes, principalmente práticas da vida saudável e atividades domésticas.
Por exemplo, há algo mais prazeroso do que caminhar na praia no fim da tarde ou começo da manhã? Você já percebeu que ao fazer isso você está praticando caminhada?
E quando você está em um quarto de hotel e precisa se organizar para tudo não virar uma bagunça? Ou mesmo quando você está se organizando para viajar! Tudo isso te ajuda a aprender truques de organização e limpeza.
Ou seja, como se não bastasse todos benefícios de viajar, esse hábito ainda ajuda a melhorar a vida destas maneiras tão simples!
Viajar inspira
Você sabia que grandes ideias da literatura, arte e música surgiram durante viagens? Isso acontece porque é durante esse meio tempo que nos desligamos da vida cotidiana e abrimos a mente para novos pontos de vista.
Muitas vezes, não enxergamos maneiras fáceis de resolver problemas ou simplesmente nossa criatividade está fraca e desgastada. Isso se deve à rotina, que costuma transformar nossa energia em pura produtividade, sem dar espaço para que tenhamos ideias inovadoras.
Tirar uns dias viajando é ótimo porque inspira novas ideias, aumenta e melhora a criatividade e ajuda a refletir sobre as nossas capacidades e habilidades.
Viajar aumenta a produtividade e criatividade
Por fim, vale sempre ressaltar que o hábito de viajar faz muito bem para a produtividade profissional e para a criatividade. Tirar uns dias viajando é muito recomendado para pessoas que ocupam cargos de criação e produção, pois estimula os sentidos e abre espaço para inovações.
É também uma prática muito indicada para profissionais que ocupam cargos de chefia, pois sabe-se que na maioria das vezes existe um grande peso e responsabilidade sobre esses trabalhadores.
Por isso, se você se sente desmotivado e cansado, experimente viajar por alguns dias, mesmo que poucos. Eu te asseguro que esse pode ser o segredo para você obter de volta sua motivação e objetivos.
Aprender a viajar mais
Dito tudo isso, vem a questão que é uma dúvida recorrente: “para viajar mais preciso de ser rico?”.
Ao longo desses últimos anos tenho percorrido o Brasil em viagens e eventos e, agora mais recentemente no lançamento do meu livro “Quero Viajar Mais: passo a passo para organizar uma viagem de volta ao mundo ou de férias” para propagar que não é preciso muito para viajar mais.
Mesmo as pessoas que não são nômades digitais, como eu, podem se organizar no trabalho e tirar uma folga vez ou outra. A falta de motivação pega todo mundo uma vez na vida. Quando eu vivia preso no escritório era penoso levantar todos os dias e ir trabalhar.
Mas eu sei que nem todo mundo pode fazer isso (mas se quiser, leia Por onde começa o planejamento de uma volta ao mundo?). Porém, dá para encontrar motivação em pequenos momentos de descontração com o pé na estrada. Quanto mais tempo você demorar para tomar esse tipo de decisão, mais o problema se agravará, pois a falta de motivação é cumulativa. Não custa nada tentar.
Você está precisando de motivação para sua vida profissional, acadêmica ou até pessoal? Deixe nos comentários o que te ajuda a se sentir melhor.
Até +!
Veja o vídeo que resume minha volta ao mundo e inspire-se:
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *