Jacarta
Comece por aqui
a planejar sua viagem para a Indonésia
Jacarta é mais uma grande metrópole asiática preterida por conta dos destinos paradisíacos em seu país. Mas, quem faz turismo em Jacarta se impressiona pela beleza cosmopolita, sua história e os diversos atrativos da cidade.
São muitos prédios modernos e casarões antigos, mistura da cultura dos povos nativos com os diversos colonizadores ingleses e holandeses, além de museus, monumentos, mesquitas, lojas, restaurantes e uma vida noturna agitada.
E também aqueles problemas comuns de grandes cidades, como muita gente e muitos carros, que a fizeram entrar para a lista dos piores trânsitos do mundo. Por isso, organize bem seu roteiro para aproveitar a cidade e não ficar parado em um engarrafamento.
Quer saber mais sobre o turismo em Jacarta? Neste artigo você conhecerá os principais pontos turísticos, clima, moeda, idioma e tudo para montar seu roteiro para a capital da Indonésia.
Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Indonésia
Seguro viagem para Ásia e Sudeste Asiático »
Jacarta é a capital e maior cidade da Indonésia, com mais de 10 milhões de habitantes. Fica na costa leste da Ilha de Java, uma das 6 mil ilhas habitadas num total de 17.508 ilhas que formam a Indonésia. A Ilha de Java, inclusive, é a maior ilha do arquipélago.
Oficialmente Jacarta não é uma cidade e sim uma província, dividida em 5 cidades que correspondem ao Centro, Norte, Sul, Este e Oeste. A cidade é o centro econômico e político do país, além de ser cosmopolita e diversa, cheia de prédios modernos e casarões históricos.
A cidade nasceu como um pequeno porto no século IV e, aos poucos, se tornou o maior porto do reino hindu de Sonda (que era um reino sudanês) na Ilha de Java no século XIV. Os primeiros europeus chegaram por lá em 1513. Eram portugueses em busca de especiarias.
Já em 1557, tropas muçulmanas atacaram o reino e batizaram a cidade de Jayakarta, que significa vitória completa. E, em 1596, chegaram os holandeses para vender especiarias. Eles construíram edifícios militares e, nos anos seguintes chegaram os ingleses e construíram outros prédios.
Junto com os nativos, os ingleses expulsaram os holandeses, que voltaram em 1618 e fundaram oficialmente uma cidade com o nome de Batávia. Em 1949, Batávia e Jayakarta se tornaram a cidade de Jacarta.
Jacarta tem um clima tropical. É sempre quente, com temperatura média de 27°C, períodos longos de chuva por conta das monções asiáticas e curta época seca, entre junho e setembro. Fiz um post para explicar melhor como são as monções asiáticas.
O idioma oficial de Jacarta e de toda a Indonésia é o bahasa indonésia, conhecido como idioma indonésio, e a moeda oficial é a rúpia indonésia. Para telefonar para o país, você deve usar o código telefônico 62 para a Indonésia e 21 para Jacarta. O fuso horário é +10 horas em relação ao horário de Brasília.
Brasileiros não precisam de visto para 30 dias no país, mas esse período não é prorrogável. Se quiser ficar mais tempo no país, aí precisa solicitar um visto que pode ser prorrogado, ou se for para outro país da Ásia, aí será preciso solicitar vistos de turismos específicos. A vacina de febre amarela é obrigatória.
Jacarta, na ilha de Java, uma grande metrópole com edifícios modernos e construções tradicionais. Entre os pontos turísticos mais visitados está a cidade antiga Kota, construída na época da colonização holandesa e que conta com diversas construções com a tradicional arquitetura do país europeu.
Outras atrações da cidade são o Museu Nacional da Indonésia; o Palácio Presidencial; o Monumento Nacional Monas, que homenageia a independência da Indonésia; a Mesquita Istiqlal Mosque, a maior de Jacarta; o Zoológico de Ragunan; o Beautiful Indonesian Miniature Park, que é um parque com os principais pontos da Indonésia em miniatura.
Além dos shoppings, lojas, restaurantes e da agitada vida noturna de Jacarta. Mas, para sair à noite é preciso de atenção ao dress code. As casas não permitem a entrada de bermuda ou chinelo, os homens devem usar camisa e calça e as mulheres vestido e sapato de salto alto.
Para conhecer a cidade e suas histórias há opções de tours guiados como a visita guiada em Jacarta ou uma excursão de ônibus em Jacarta.
Jacarta é uma cidade super interessante e cheia de atrativos turísticos, mas claro, não tão famosa quanto a Ilha de Bali. Mas, como citei no início do artigo, muitos viajantes vão direto para outras partes mais paradisíacas e acabam perdendo de conhecer um destino bem bacana. Por isso, reserve uns dias no seu roteiro para conhecer a capital da Indonésia.
Para ajudar a organizar sua viagem, veja minha sugestão de roteiro de viagem no Sudeste Asiático.