O mapa da Polônia é dividido em muitas regiões, mas independente das divisões políticas estabelecidas uma coisa é certa: as suas férias serão inesquecíveis.
O país possui muitas belezas naturais para serem aproveitadas, tanto durante o verão quanto durante o inverno. Além disso, a quantidade de castelos por todo o país poderá te surpreender.
Portanto, se você gosta de passeios e atividades ao ar livre, conhecer história local e ainda comer uma comida típica simplesmente deliciosa, então esse deve ser o seu próximo destino.
A seguir, apresento algumas das regiões mais turísticas da Polônia para você programar a sua viagem. Confira!
Planeje sua viagem => Seguro viagem para a Europa
Como funciona o aluguel de carro na Polônia »
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Polônia, usando o cupom VIAJARMAIS15.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Polônia!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Mapa da Polônia: regiões turísticas
- Dolny Śląsk (Silésia Baixa)
- Kujawsko-Pomorskie
- Śląsk (Silésia Alta)
- Opolskie (Silésia De Opole)
- Pomorskie
- Mazowieckie (Mazóvia)
- Warmia e Mazury
- Wielkopolska (Grande Polônia)
- Świętokrzyskie (ou Santa Cruz)
- Małopolska
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Polônia »
Neste artigo você vai ver:
O que conhecer na Polônia
Dolny Śląsk (Silésia Baixa)
O mapa da Polônia começa nesta região onde ocorriam os cruzamentos nas antigas rotas comerciais, onde diversas culturas se encontravam.
Devido a isso, a riqueza cultura na região é enorme com muitas tradições e um grande valor histórico. A região ainda possui muitos castelos e palácios e uma riqueza exuberante, ainda pouco explorada por quem visita a região.
A capital da região é Wrocław, eleita a Capital Europeia da Cultura no ano de 2016.
Ela é uma das cidades da Polônia que atrai mais turistas pela combinação entre modernidade e patrimônio histórico. Para quem gosta de visitar castelos, esta região do mapa da Polônia possui 16 deles.
A rota para conhecer todos soma 750 quilômetros. Entretanto, se você não estiver com tempo para conhecer todos, pode priorizar o castelo Książ que é um dos maiores não apenas do país, mas também da Europa.
Já para quem prefere passear ao ar livre, nessa região da Polônia poderá ter bastante contato com a natureza.
Nela está o Parque Nacional Narodowy Gór Stołowych que fica ao sul da região é uma parada obrigatória. Já as montanhas Karkonosze são uma excelente opção tanto no verão quando no inverno.
Kujawsko-Pomorskie
A capital dessa região do mapa da Polônia é Torún, com suas riquezas da arquitetura gótica que foram consideradas pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Além de ter sido o local onde Nicolau Copérnico nasceu, a cidade ainda possui um ar medieval inigualável, que pode ser conferido em um tour a pé por Torún.
Essa região ainda possui uma das mais conhecidas reservas arqueológicas da Europa Central, o Museu Arqueológico de Biskupin.
Através das peças encontradas e dos estudos feitos na região foi possível traçar a história das primeiras povoações polonesas, datando de até 6 mil anos atrás.
Kujawsko-Pomorskie abriga também duas estâncias termais bastante conhecidas, Ciechocinek e Inowrocław. Elas existem graças aos depósitos de sal existentes no subterrâneo, que além de ser utilizado para preparar os deliciosos pratos locais ainda possui fins medicinais.
Há ainda muitos castelos, que podem ser conhecidos através da Rota de Castelos Teutônicos. Há ainda competições de balonismo na cidade de Włocławek.
E também o “Caminho Polaco”, que é a versão polonesa do Caminho de Santiago, que somam mais de 250 quilômetros de igrejas, monumentos religiosos e paisagens exuberantes.
Śląsk (Silésia Alta)
Katowice é a capital dessa região do mapa da Polônia, sendo um importante centro industrial, minerados e metalúrgico.
A partir da Cracóvia são apenas 80 quilômetros. Em 2015 a cidade passou a fazer parte da Rede das Cidades Criativas da Unesco, na área de música.
Śląsk é conhecida pela comida saborosa e diversificada, com influências culinárias alemãs, austríacas, tchecas e judaicas.
É possível até mesmo fazer uma rota gastronômica chamada de Sabores da Silésia, em que as receitas tradicionais são preparadas conforme as receitas originais, que foram passadas entre as gerações.
Nessa parte da Polônia ainda merece destaque a cidade de Częstochowa, que é um centro mundial de peregrinação e culto religioso.
Nesse local, está o Santuário da Virgem Maria, que fica no morro da Jasna Góra, que é onde fica o quadro da Virgem Maria, no século XV. Você pode marcar uma excursão para Czestochowa.
E para os amantes de esportes radicais, as montanhas Beskidy são um excelente atrativo. Nelas é possível praticar caminhadas e ciclismo em pistas completamente diferentes. Além de muita diversão e opção de esqui durante o inverno.
Opolskie (Silésia De Opole)
A cidade de Opole, além da capital desta região, também a capital da música polonesa. Isso porque ela é a responsável por sediar dois grandes eventos de música há anos: Drum Fest e o Festival da Canção Polonesa. Assim, não podia ficar de fora do mapa da Polônia.
Essa região está cheia de castelos, palácios e mansões, somando no total mais de 200 lugares. Na cidade de Brzeg está um castelo cheio de coleções de arte antigas.
O castelo de Moszna encanta por sua arquitetura única, ele possui 99 torres e é palco da Festa de Azaléas em Flor, além de diversos concertos de renome mundial.
Foi também nesta região que o esqueleto de dinossauro mais antigo do mundo foi descoberto. O sítio de escavação recebeu tanta atenção que hoje em dia é aberto ao público para visitação, é o JuraPark. No total são de 40 hectares de história, com diversos modelos de répteis e anfíbios em tamanho natural.
Pomorskie
Essa é a chamada região da Pomerânia, cuja capital é Gdansk. A região fica no litoral da Polônia e possui muitas belezas naturais, como o mar, lagos, florestas e rios.
Com essa diversidade de paisagens o que não faltam são atrações e atividades ao ar livre.
Além disto, há também muitos centros comerciais e lojas, além de uma boa rede hoteleira, já que a região é bem turística.
Visitar a região pede uma visita a cada uma das cidades que compõe a Tricidade: Gdańsk, Gdynia e Sopot. Inclusive há excursões guiada para a Tricidade.
Mazowieckie (Mazóvia)
Essa é a região central do mapa da Polônia e onde a capital Varsóvia está localizada. É também a província com a maior população do país.
Além da moderna, agitada e fascinante, a região abriga ainda muitos outros lugares interessantes em Varsóvia.
Um dos destaques talvez seja o fato de que Frederic Chopin nasceu nessa região, na cidade de Żelazowa Wola. Tem até excursão para a cidade de Chopin na Polônia.
Assim como o restante da Polônia, a região também possui inúmeros castelos que valem a pena a visita, os principais estão localizados nas cidades de Liw, Leszno, Opinogóra, Ciechanów, Chlewiska, Czersk.
Warmia e Mazury
Para aquelas pessoas que gostam de esportes à vela devem vir para essa região da Polônia. A região dos Grandes Lagos da Masúria possui o maior lago do país, com cerca de 113,8 km² de superfície, é o lago Śniardwy.
A capital da província, Olsztyn, possui um centro histórico muito bonito e que está sempre cheio de turistas.
Ao andar pela cidade você irá se deparar com ruas de paralelepípedos, edifício antigos e charmosos e ainda lugares históricos que remetem aos tempos do império da Prússia.
Wielkopolska (Grande Polônia)
Wielkopolska é considerada a região onde a Polônia nasceu e onde a primeira capital estava localizada, Gniezno.
Atualmente, a capital da região é Poznań, uma das cidades mais importantes do país, devido ao seu caráter comercial internacional. Confira um passeio a pé em Poznań.
A maior igreja polonesa está localizada na cidade de Licheń Stary, sendo considerada a sétima maior da Europa e a 11ª no mundo. Ela possui torres com 128 metros de altura.
O parque nacional que fica a cerca de 15 km de Poznań é o habitat de muitas espécies de animais, tais como cervos, javalis, veados, texugos, raposas, martes, lebres e mais de 200 espécies de aves. É o lugar ideal para passeios de bicicleta e caminhadas.
Świętokrzyskie (Santa Cruz)
As montanhas Świętokrzyskie são um verdadeiro museu geológico ao ar livre, com muitos artefatos da Idade da Pedra e da Idade do Ferro, e até mesmo fósseis.
A cidade de Bałtów conta ainda com um parque jurássico, com mais de 40 dinossauros em exposição e pegadas reais de dinossauros.
O local abriga ainda estâncias hidrominerais são elas Busko Zdrój (que tem quase 200 anos) e Solec Zdrój. Com isso, a região recebe muitas visitas de pessoas à procura dos benefícios destas águas.
Małopolska
É nessa região que está localizada a cidade de Cracóvia, a antiga capital do país e berço da cultura polonesa. Por falar nisso, confira os eventos e feriados da Polônia que celebram a cultura nacional.
Os turistas são atraídos pelos festivais de música e eventos culturais. Małopolska conta ainda com dois parques Babiogórski e Tatrzański, reconhecidos pela Unesco como Reservas da Biosfera.
É nessa região também que está um dos maiores campos de concentração dos nazistas, Auschwitz. Veja uma excursão guiada para Auschwitz.
Dicas do mapa da Polônia
Com seu mais de 312 mil km², o país possui diversas regiões, cada uma com suas particularidades culturais, de paisagens e clima. Fora as belezas naturais, a Polônia ainda tem muita história para contar por meio de monumentos e também de sua arquitetura.
Nem todas as histórias são bonitas e felizes, mas ainda assim importantes e interessantes de se conhecer, como o campo de concentração de Auschwitz ou mesmo as ruínas da 2ª Guerra Mundial.
Por isso, na hora de organizar seu roteiro, estude bem o mapa da Polônia e vá conhecer os locais que mais te interessam no país.
E, para finalizar, confira um vídeo sobre o Moszna Castle produzido pelo site oficial de turismo da Polônia:
Tem alguma outra sugestão de local para visitar ou atração para aproveitar na Polônia? Deixe o seu comentário abaixo.
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Polônia
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Polônia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis na Polônia.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de trem.
Visitas guiadas na Polônia
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Polônia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Internet ilimitada na Polônia
Ter um chip de celular na Polônia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Polônia.
Seguro viagem com cobertura na Polônia
Contratar um seguro viagem para a Polônia é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *