Mapa da Romênia: 4 regiões turísticas para conhecer

Mapa da Romênia: 4 regiões turísticas para conhecer

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O mapa da Romênia se subdivide em 4 regiões: Transilvânia, Valáquia, Bucovina e Moldávia, Dobruja. Todas são históricas e, com suas lendas, despertam a curiosidade de viajantes do mundo todo.

Administrativamente, o país se divide em 41 judetes formados por comunas, cidades e municípios. E é, por isso, que a organização em 4 regiões se tornam fundamentais para quem quer conhecer e se encantar por este lugar cheio de cultura e mistério.

Os 238.397 km² de extensão da Romênia possibilitam que o país tenha diferentes climas dependendo da região. Para visitar a Romênia, é recomendado o período entre final de abril e início de julho, onde geralmente as temperaturas nessa parte da Europa são suaves.

Com diversos destinos e opções de turismo em vários cantos do país, separei cada região mostrando suas características principais para que você possa montar um roteiro que mais se adapte ao seu gosto e conforto.

Planeje sua viagem => Hotéis mais indicados na Romênia

Seguro viagem para Romênia: qual fazer? »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Romênia, usando o cupom VIAJARMAIS15.

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Romênia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

 

Mapa da Romênia: regiões turísticas

 

Ads

 

  1. Transilvânia
  2. Valáquia
  3. Bucovina e Moldávia
  4. Dobruja

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

O que fazer nas regiões turísticas da Romênia

 

Ads

 

Transilvânia

Mapa das regiões turísticas da Romenia
Igreja St. Michael´s em Cluj-Napoca.

A Transilvânia é, provavelmente, a região histórica mais conhecida da Romênia. Fica situada no centro-oeste deste país da Europa, cercada ao sul e ao leste pela Cordilheira dos Cárpatos e com precipitação anual com média de 630 milímetros de chuva.

A região da Transilvânia se tornou famosa por conta das lendas de vampiros, com destaque para um dos vampiros mais falados no mundo, o Conde Drácula, que teria nascido na região. A história de Drácula já foi contada em diferentes formas na cinematografia. Inclusive, há passeios para o Castelo do Drácula e em outros castelos da região.

A maior cidade da região é Cluj-Napoca, também chamada de Cluj. Está localizada a 434 quilômetros da capital, Bucareste, e o trajeto entre as cidades pode ser feito de avião ou de trem, cuja viagem demora cerca de 8 horas.

 

Mais dicas sobre a Transilvânia

Turismo na Romênia
Castelo do Drácula, nos arredores de Brasov.

Cluj tem construções em vários estilos: barroco, gótico, renascentista e neoclássico. Toda variedade arquitetônica pode ser encontrada na Piata Unirii, com fácil acesso ao St. Michael’s Church e a Banffy Palace, projetada entre 1774 e 1775 para o governador da época, Banffy Gyorgy. Desde 1951, o palácio se tornou o Museu Nacional de Arte de Cluj.

A cidade é o roteiro perfeito para quem gosta de entender a história dos lugares que visita. É onde está o History Museum of Transylvania, onde é possível conhecer praticamente toda a história da região. O museu tem um acervo de crânios, flechas e presas de mamute que demonstram a evolução das idades Neolíticas e Bronze. E outros tipos de coleções como as de arte, livros antigos e moedas.

Por ser cheia de atrativos, a grande Cluj-Napoca pede dois dias a mais do que outras cidades romenas. Mas se você ainda ficou curioso sobre as lendas dos vampiros na região da Transilvânia e deseja viver esta experiência nas cidades de Sibiu, Brasov e Sighisoara que compõem essa rota, não deixe de ler sobre as cidades da Romênia.

 

Valáquia

Dicas de turismo na Romênia
Arco do Triunfo, em Bucareste.

A região da Valáquia é composta por paisagens que vão do norte do Rio Danúbio ao sul de Cárpatos. Considerada a parte mais populosa da Romênia, o inverno dessa área é também um dos mais rigorosos e o verão um dos mais quentes.

A capital, Bucareste, é a porta de entrada para os turistas que chegam inclusive do Brasil, está localizada nessa região. Para conhecê-la, você pode fazer um tour na parte comunista de Bucareste. Além dela, as principais cidades da região da Valáquia são Craiova, Drobeta-Turnu Severin, Ploiesti e Targoviste.

Pouco conhecida para quem não é do país, a cidade de Craiova tem curiosidades relevantes. No ano de 1913, por exemplo, foi neste local que o tratado de paz que encerrou a Guerra dos Balcãs foi assinado. Além disso, a maioria dos trens hoje utilizados como transporte na Romênia foram produzidos lá.

Para quem gosta de observar a natureza, a região da Valáquia também é um bom lugar. Em Bucareste podem ser encontrados parques naturais com diferentes espécies de pássaros. Já no Bucegi Natural Park estão as grandes falésias, cascatas e pistas de esqui.

Novamente, é possível chegar a todas essas cidades utilizando as linhas de trem. Informações sobre horários e preços podem ser acessados no site da CFR Calatori, empresa que faz os percursos.

 

Bucovina e Moldávia

Roteiro pela Bucovina
Área interna dos Mosteiros Pintados de Bucovina.

A região de Bucovina e Moldávia tem como característica invernos com bastante neve e as temperaturas, em algumas cidades, podem chegar a -23°C nos dias mais frios. Por isso, se você não gosta de dias com clima tão congelante, não é recomendado que planeje sua viagem para lá nos meses de dezembro e janeiro.

É em Bucovina que está um dos maiores tesouros de artes do mundo. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, os Mosteiros Pintados de Bucovina atraem turistas que querer conhecer e fotografar o conjunto de pinturas de cenas religiosas e dramáticas que servem de decoração para as paredes.

A cidade considerada capital política, econômica e cultural da região, a bela Iasi também já foi a capital do país, entre os anos de 1859 e 1862. Foi lá que foi instalada a primeira universidade da Romênia. Atualmente, a cidade é conhecida pelo impressionante número de igrejas ortodoxas, são quase 100.

Iasi conta ainda com museus para diferentes gostos, parques e mosteiros bem próximos à cidade, como o Neamt Monastery. Com toda essa infraestrutura, a cidade não poderia deixar de ter um aeroporto que recebe voos de diferentes locais. As principais companhias são a TAROM, Wizz e Blue Air.

 

Mais sobre Bucovina e Moldávia

Cidades turísticas da Moldávia
Galati fica às margens do Rio Danúbio.

Outro nome importante para a região é Galati. Há shoppings, Palácio da Justiça, áreas verdes e alguns museus, e quem visita a cidade pode fazer um passeio de cruzeiro pelo Rio Danúbio. Galati fica a 243 quilômetros da capital, e pode receber seus visitantes tanto por trem quanto por avião.

Para realmente dizer que visitou a região de Bucovina e Moldávia, o viajante não pode deixar de conhecer o Ceahlau National Park. É onde está localizada a Romania’s Olympus, a montanha sagrada para os dácios, povo antepassado dos romenos.

O Bicaz Gorges é a subida mais íngreme com cinco quilômetros de extensão. Se você não é um viajante que se considera aventureiro, ainda assim o parque é uma boa pedida apenas para observar sua fascinante beleza e suas várias espécies de pássaros.

 

Dobruja

Cidades mais bonitas de Dobruja
Constanta tem um dos portos mais importantes do país.

Conhecida como a região onde fica a foz do Rio Danúbio, Dobruja tem algumas áreas classificadas como Reserva da Biosfera pela Unesco. Localizada no sudeste da Romênia, tem um inverno mais ameno e poucas chuvas. A região tem cidades portuárias como Tulcea e Constanta e outras Medgidia e Mangalia.

Fundada por colonos gregos, Constanta tem um dos portos mais importantes do país e o 4º maior porto da Europa, ficando atrás dos portos de Roterdã, da Antuérpia e de Marselha. Além de monumentos históricos, a cidade se tornou conhecida pelas mansões e pelo Grand Casino.

Seu litoral, que vai até a fronteira com a Bulgária, atraí visitantes de diversas regiões do mundo e da própria Romênia. Há, inclusive muitos resorts no litoral, como o Mamaia.

 

Mais sobre Dobruja

Roteiro pela Romênia
Enisala.

Para quem gosta de bons ambientes noturnos, a cidade oferece muitas boates, restaurantes a céu-aberto e bares. Diferente das cidades de outras regiões, Constanta tem um estilo de turismo que pouco lembra a fama da Romênia de Terra dos vampiros.

Tulcea também é outra cidade que respira o Rio Danúbio. Inclusive, é onde está o Danube Delta Natural History Museum, um museu que possibilita ao visitante aprender sobre a fauna e a flora no rio. Há uma grande coleção de peixes locais e de outros continentes, como América do Sul, sudoeste da Ásia e África central.

Quem visita a cidade de Enisala, que antigamente era uma fortaleza romana e hoje é uma aldeia, deve conhecer a casa de pescadores convertida em museu com arte popular e local. O mais interessante é que é possível fazer uma bate-volta de carro ou de táxi da cidade de Tulcea.

 

Mapa da Romênia: dicas de passeios

Talvez, fosse difícil imaginar que a Romênia seria um país que pudesse oferecer um turismo variado, que vai desde castelos medievais a resorts de luxo, fugindo em certas partes da fama de Terra dos Vampiros.

Esse país ainda não tão explorado, permite que o viajante tenha contato com histórias e culturas de diferentes épocas. O ideal é montar um roteiro que mais encaixa no seu modelo de viagem, escolhendo a região que mais te interessa.

Para quem quer aproveitar a ida a Romênia e conhecer outros países, ainda é possível visitar Hungria, Sérvia, Ucrânia e Bulgária. Veja também um artigo com sugestão de roteiro na Europa. Mas, se prepare, essa rota pelo Velho Continente pode fazer com que você se apaixone pelas suas belezas e queira voltar mais vezes.

E para finalizar confira um vídeo recheado de lindas imagens da cultura da Romênia do site oficial de turismo da Romênia:

Conteudo de iframe carregado de sites externos

Gostou das dicas sobre as regiões da Romênia? Qual das regiões mais te interessou? Deixe nos comentários.

Até + !!!

 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Romênia – abr/2025

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Romênia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios na Romênia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Romênia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Romênia

Ter um chip de celular na Romênia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Romênia.

Qual o melhor seguro viagem na Romênia?

Contratar um seguro viagem para a Romênia é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
Quero Viajar Mais