Mapa da Tailândia: conheça as principais regiões turísticas

Mapa da Tailândia: conheça as principais regiões turísticas

Imagem do Autor por Juliano Oster
Atualizado em:

Visualizar o mapa da Tailândia é fundamental para se familiarizar e otimizar uma viagem a esse país incrível da Ásia. Com história, cultura e natureza impressionantes, o turismo na Tailândia pode ser uma das melhores experiências da sua vida.

A Tailândia é um país relativamente pequeno, mas de distribuição bastante peculiar, apresentando todo tipo de contraste ao longo de seu território.

Ao Norte possui relevo acidentado e ao Sul ampla área litorânea, clima tropical, muito verde, um povo educado, hospitaleiro e espiritualizado.

Logo você vai entender porque a Tailândia é conhecida como Land of Smiles, a “Terra dos Sorrisos”, mesmo com muita pobreza em volta da capital. Bangkok é um dos principais pontos de chegada e saída na Ásia, com um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o Suvarnabhumi.

Muito provavelmente você não terá o tempo necessário para conhecer a Tailândia por completo, mesmo escolhendo apenas seus principais pontos turísticos, espalhados de norte a sul.

Como o mapa da Tailândia é complexo, neste artigo descrevo as regiões e suas peculiaridades, cidades históricas, os pontos turísticos, destinos de praias e passeios imperdíveis.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar nas Ilhas da Tailândia

Seguro viagem Ásia e Sudeste Asiático »

Mapa da Tailândia: regiões turísticas

Podemos dividir o mapa da Tailândia em três grandes regiões turísticas. Cada uma com suas peculiaridades, costumes, gastronomia típica. Essa divisão pode ajudar a montar seu plano de viagem, dependendo do tempo disponível. 

Todas têm atrativos distintos, passando pelas praias paradisíacas do Sul, a vida cosmopolita e o agito de Bangkok, até o encanto de Chiang Mai, no Norte. E centenas de templos budistas por toda a parte.

A Leste/Nordeste fica uma área mais rural, agrícola, igualmente bonita, mas sem tantos atrativos turísticos.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Tailândia, usando o cupom VIAJARMAIS15.


  1. Bangkok e Região Central
  2. Região Norte
  3. Região Sul

Bangkok e região central

Cidades da região central da Tailândia
Capital do país, Bangkok, fica na região central.

A história da Tailândia tem início no Norte, mas foi na região central que se desenvolveu a partir da Idade Moderna. Hoje sua posição é estratégica não só no país, mas também internacionalmente. 

O atual mapa da Tailândia é bem próximo do que era no final do século XVIII, quando o povo thai – antigamente chamados siameses – reconquistou Ayutthaya, antiga capital, que fora tomada pela Birmânia (hoje Myanmar).

Ayutthaya nunca foi reconstruída, sendo a capital transferida para Bangkok, na margem do Rio Chao Phraya, com saída para o mar. Sua história é motivo de orgulho para seu povo, que destacam que a Tailândia, então Reino de Sião, é o único país que não foi colonizado por europeus.

Só no século XX muda seu nome para Tailândia. Não à toa, dentre os possíveis significados de “thai” está “livre”, o que nos leva à “terra da liberdade”, “terra dos livres”. Comecemos pela sua capital, ponto de partida para qualquer viagem a esse país fantástico.

Bangkok

Roteiro na Tailândia
Templo Wat Arun, em Bangkok.

Bangkok é um dos principais destinos turísticos do mundo e uma das cidades mais movimentadas da Ásia, assim é imprescindível no mapa da Tailândia. A fusão da cultura oriental e ocidental aproxima o mundo dessa cidade. Há muitos chineses em Bangkok, assim como muitos ingleses.

Falam na cidade que a Chinatown de Bangkok é a maior do mundo. Hoje, se respira tecnologia e a cidade só cresce. Por entre arranha-céus e viadutos se vê os Sky Train (trens bem acima da superfície), mas há metrôs e os precários veículos tentam vencer o trânsito caótico. 

Aliás, de cara você conhecerá os tuk-tuk, motos adaptadas em três rodas usadas para transporte de passageiros, típicas do país. Combine o valor antes para não ser enganado. Inclusive, tem até passeio de tuk-tuk turístico.

Mas, apesar de ressalvas de locais, a sensação de segurança em Bangkok parece alta, como no restante do país. O budismo, religião de 95% da população, colabora para uma educação espiritualizada e uma visão do outro diferenciada.

Pontos turísticos de Bangkok
Wat Pho, o templo do Buda deitado em Bangkok.

Na dúvida, olho vivo à noite. Afinal, trata-se do centro político, financeiro, mercantil e cultural da Tailândia, e a pobreza é uma realidade latente.

Ao mesmo tempo que ostenta monumentais templos, há enormes shoppings e tantas outras opções de lazer. A famosa e caótica Khao San Road tem restaurantes, som alto, vendedores de terno. É ponto obrigatório para muitos (não para mim).

Aliás, “caos” é uma palavra que define bem a cidade. Os mercados de rua e mercados noturnos são marca registrada e numerosos. As feiras, como a gigantesca Chatuchak (imperdível, todos os finais de semana), são atrações turísticas.

A cidade é um verdadeiro paraíso de consumo para os ocidentais. Tudo gira em torno de Bangkok. Nos arredores você pode conhecer o Maek Long Railway Market, o famoso “mercado do trem”. Há inúmeros mercados flutuantes, outro patrimônio da região.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Tailândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Bangkok é uma das principais portas de entrada para o mundo do oriente. A partir dali, um ótimo passo é ir para Ayutthaya, apenas duas horas de trem ao norte, partindo da estação central.

Aproveite para conheçer:

Ayutthaya

Pontos turísticos da Tailândia
Ayutthaya.

Ayutthaya era capital do imponente Reino de Ayutthaya, por volta do século XIV. Foi um dos mais importantes centros comerciais da Ásia ainda no século XV. No século XVI estabeleceram-se relações com os europeus.

O Reino de Ayutthaya teve seu declínio após a Guerra Birmano-Siamesa, no século XVIII. Os birmaneses dominaram a região e destruíram os majestosos templos budistas da cidade. Dá para visitar os templos de Ayutthaya saindo de Bangkok.

São as famosas Ruínas de Ayutthaya, mantendo a cidade viva até hoje, mesmo sem a importância comercial ou política de seu passado. Ayutthaya é relativamente pequena. Um contato com o que hoje é o interior da Tailândia, numa atmosfera pacata e quase rural (boa parte do país é assim).

Hoje a cidade se resume a isso: a antiga capital de um reino próspero que perdurou pela Idade Moderna, até o surgimento do Reino de Sião, com a expulsão dos birmaneses. As ruínas são lindas e vale muito o dia, até pelo seu valor histórico.

Estamos nos dirigindo ao norte, onde encontraremos as origens mais ancestrais desse país culturalmente tão rico, conhecendo o que antigamente eram os Reinos de Sukhothai e Lanna.

Região Norte da Tailândia

Onde ficar em Sukhothai
Reino de Sukhothai fica na região Norte.

A segunda região do nosso mapa da Tailândia é a Norte. Nesta região estão os antigos Reinos de Sukhothai, onde hoje está a cidade de mesmo nome, e Lanna, região cuja principal cidade é a encantadora Chiang Mai. Aqui nasceu a Tailândia.

Foram chineses vindos da parte mais ocidental que desceram e se estabeleceram na região, dando origem aos siameses. A espiritualidade, a gastronomia, os hábitos, muita coisa se destaca no dia-a-dia na cultura “Northern Thai”. Comecemos por Sukhothai.

Sukhothai

Pontos turísticos de Sukhothai
Sukhothai.

Sukhothai é a antiga capital do Reino de Sukhothai, provavelmente o mais importante na Idade Média, anterior a Ayutthaya e Sião. A viagem a Sukhothai vindo de Ayutthaya ou Bangkok é uma experiência clássica nos transportes tailandeses.

A cidade não tem estação férrea e há duas opções mais comuns, ir de trem até Phitsanulok, cidade localizada a 1h30 de ônibus ou uma viagem completa de ônibus desde a origem.

A dica é: sempre que possível, escolha os trens. Há várias razões para isso, dentre elas a segurança, e a experiência é realmente boa. 

A exemplo de Ayutthaya, Sukhothai também é reconhecida por enormes ruínas budistas, resultado da dominação birmanesa. Um sítio reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, ainda mais impressionante que o da vizinha localizada mais ao Sul.

As ruínas estão na chamada “Old Sukhothai”, bem próximo à “New Sukhothai”, onde a maioria dos turistas encontra hospedagem, alimentação etc. A locomoção pode ser por tuk-tuk ou veículos coletivos que fazem a ligação entre as áreas.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Tailândia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


A extensão das ruínas também impressiona. Há incontáveis templos e stupas, com vários budas, inclusive um de tamanho majestoso. Um passeio turístico obrigatório pelo antigo Reino de Sukhothai, penetrando nas raízes culturais da Tailândia.

Chiang Mai

Pontos turísticos de Chiang Mai
Chiang Mai.

Avançando rumo ao Norte, chegamos à segunda cidade mais importante no Tailândia: Chiang Mai. Antiga capital do Reino Lanna e posição estratégica na rota da seda, Chiang Mai é uma cidade pequena com quase 800 anos.

Longe do ar cosmopolita de Bangkok, é a representação perfeita da mistura entre tradição e a modernidade tailandesa. Há universidades, a vida noturna é bem ativa, o turismo é intenso.

A cidade tem aeroporto conectado com diversas cidades, estação ferroviária e terminais rodoviários. Dentro da cidade, além dos tuk-tuk, existe um misto de táxi e ônibus. A escolha por alugar uma moto não é má ideia.

Se visitar templos está em qualquer roteiro turístico do país, em Chiang Mai torna-se obrigatório. A cidade tem aproximadamente 300 templos, a mesma quantidade de Bangkok. Há praticamente um em cada esquina. Veja uma excursão para o Templo Branco saindo de Chiang Mai.

Roteiro em Chiang Mai
Templo dourado de Wat Phra That Doi Suthep.

Chiang Mai também tem uma “Old City”, cercada por fortalezas antigas. A maioria dos passeios, mercados noturnos, feiras de comida de rua, templos e centros de compra estão aqui. 

Impossível esquecer o mundialmente famoso Festival das Lanternas (Loy Krathong/Yee Peng Festival), que ocorre anualmente em novembro. Se você puder estar na cidade nessa época, aproveite. Você não vai se arrepender.

Por estar em zona montanhosa, oferece diversos passeios na natureza, além dos famosos tours em santuários de elefantes. Uma questão bastante controversa no universo do turismo, afinal os animais são seres vivos, mamíferos em risco de extinção.

Muitos tratam os animais como produto, sujeitando-os aos prazeres dos turistas. Há muitas empresas que oferecem esses tours. Busque informações mais aprofundadas sobre as práticas de cada uma, embasando sua escolha de forma responsável.

Nós, do Quero Viajar Mais, não propagamos passeios com animais. Na Tailândia há inúmeras formas de fazer turismo, sem explorar os bichos.

Chiang Rai

Dicas de passeios em Chiang Rai
Chiang Rai.

Chiang Rai é capital da província de mesmo nome situada no extremo norte da Tailândia. É a região denominada Triângulo Dourado, na divisa com o Myanmar e o Laos. Veja uma excursão pelo Triângulo Dourado.

Também muito antiga, é um destino muitas vezes relegado a um passeio de bate-e-volta, mais pela distância (3h30 meia de ônibus).

Pelos seus pontos de interesse, vale a pena se hospedar um ou dois dias e desbravá-la. Chiang Rai não tem ferrovias, mas um aeroporto faz ligação com diversas cidades tailandesas. A cidade ficou conhecida pelos templos Branco e Azul, verdadeiras obras de arte.

Há os famosos e também controversos passeios às tribos das “mulheres-girafa”, em especial as da própria tribo Lanna, o principal povo originário da região. Passeios em rios, cachoeiras e montanhas completam as possibilidades, valendo alugar uma moto na cidade para otimizar o tempo.

Chiang Rai virou destaque em função do time de futebol mirim que ficou preso numa caverna junto com seu técnico, perto da cidade. O mundo acompanhou ansioso o desfecho daquele difícil resgate, que, devido principalmente à espiritualidade do povo tailandês, foi feliz.

O técnico do time ensinou os garotos a meditar, fazendo com que todos mantivessem a calma e soubessem lidar com aquela situação extrema. Além disso, o tratamento das autoridades demonstrou o nível de consciência humana e coletiva dos tailandeses.

Região Sul da Tailândia

O que fazer nas cidades do sul da Tailândia
Ilha Koh Phi Phi, na região sul.

Migramos para o outro lado do país, o Sul e seus encantos tropicais. No país inteiro a temperatura varia pouco, mas no Sul é sempre calor. Sempre! A diferença são os períodos das monções asiáticas, a época de grandes chuvas. 

Aqui é o verdadeiro paraíso, por isso, fique atento as dicas desta parte do mapa da Tailândia. É onde os preços dão uma subida, dado o impacto do turismo.

É também a região com marcante presença muçulmana – quase 5% da população do país. Com sua cultura milenar, sua gastronomia envolvente e seu povo encantador, é onde você vai entender porque a Tailândia é um dos destinos turísticos mais impressionantes do mundo.

A região sofreu um forte revés com o tsunami de 2004, com muitas mortes e destruição, principalmente em Koh Phi Phi e Krabi.

Aliás, convém deixar uma dica: nunca puxe assunto sobre o tsunami com os locais. Eles sentem-se desconfortáveis com isso. Há áreas sem reconstrução até hoje.

Abaixo destaquei as três cidades do mapa da Tailândia que são porta de entrada para as centenas de ilhas e praias. E você pode ler mais sobre os melhores lugares para mergulhar na Tailândia.

Phuket

Praias de Phuket
Phuket.

É a maior ilha da Tailândia, talvez o principal acesso aos paraísos de praias do país. Fica na parte mais ocidental do Mar de Andaman, na costa oeste tailandesa, a 825 quilômetros de Bangkok.

A principal forma de chegada é por avião, com voos vindos de várias localidades da Tailândia e também de outros países. Nenhum trem passa pela costa oeste.

Apesar das belas praias na própria ilha, como a famosa Patong Beach, Phuket atualmente é conhecida como destino agitado em demasia. Turismo predatório, inclusive na rota do turismo sexual, problema em algumas regiões do país. Por isso, muita gente tem dúvida sobre ir ou não ir para Phuket

Por outro lado, há grande estrutura de lazer e serviços, além da grande oferta de tours e saídas para os demais destinos paradisíacos da região. 

Por Phuket se chega, entre tantas outras, a Hong Island e a Koh Phi Phi, arquipélago mais procurado do país, por exemplo. Veja os melhores passeios de bate-volta de Phuket.

Krabi

Dicas de Krabi
Krabi.

Krabi é uma cidade de praia, capital da província de mesmo nome, também no Mar de Andaman, a leste de Phuket. Tem uma parte central, chamada pelos locais de Krabi Town, e sua principal praia é Ao Nang.

A cidade fica a aproximadamente 780 quilômetros de Bangkok, onde se chega também preferencialmente por avião. Assim como Phuket, não possui ferrovias. Krabi também é movida pelo turismo, porém não tão agitada quanto Phuket.

Não que isso a torne devagar, pelo contrário. Mas é possível conhecer suas outras praias continentais com certa tranquilidade, como Railay Beach e Phra Nang – melhores que Ao Nang. Por isso, vale a pena ficar na cidade. 

Ambas são praticamente obrigatórias, e o acesso é exclusivamente via long tail boat – aqueles barcos de madeira motorizados, típicos da Tailândia. O turismo de aventura também é marcante nessas praias, especialmente a escalada.

De qualquer uma delas se pode tomar barcos para as mesmas ilhas e praias que Phuket, com destaque para Koh Phi Phi. Krabi tem forte influência islâmica, possuindo uma grande mesquita, a Ao Nang Mosque.

Surat Thani

Passeios em Surat Thani
Surat Thani.

Surat Thani é uma cidade na costa leste no nosso mapa da Tailândia, acesso às ilhas do Golfo da Tailândia. É capital da província de mesmo nome, a 650 quilômetros de Bangkok, onde se chega por avião, trem ou ônibus.

É um importante caminho ao Sul e à Malásia. Seu porto faz a conexão com as ilhas de Koh Samui, Ko Pha Ngan e Koh Tao, muito procuradas pelos turistas, além de escoar as produções de borracha e côco, principais produtos da região. 

A cidade não tem atrativos turísticos, a não ser a saída para as ilhas, redutos paradisíacos que valem muito a viagem. 

Ko Pha Ngan, ilha menos conhecida até pouco tempo, ficou famosa devido à Full Moon Party, festa que acontece mensalmente em noites de Lua cheia, na praia, reunindo milhares de pessoas.

Também é destino de praticantes de yoga e meditação, no lado oposto da ilha, mais calmo e místico. Por isso, a ilha tem diversos tipos de hospedagem. 

Dicas do mapa da Tailândia

É sempre interessante mergulhar na cultura, entender a história e se relacionar com os nativos do local em que estamos visitando. Qualquer viagem requer o desenho de um bom roteiro, ainda mais quando tratar-se de um país repleto de atrações.

Assim, um bom mapa da Tailândia fará você aproveitar melhor cada momento da viagem, conhecer as principais cidades, entender seu povo, sua rica história e sua realidade. Confira também o post sobre as praias da Tailândia para você inserir no seu roteiro.

Como citei, é impossível conhecer todas as áreas turísticas de uma só vez, seja pelo tempo, seja pela profusão de locais espalhados por seu território, de Norte a Sul.

Mas, um bom mapa da Tailândia é crucial na escolha, com certeza deixando encaminhado o roteiro para uma segunda viagem, pois quem viaja à Tailândia uma vez, vai embora programando o retorno.

E, para finalizar, curta um vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da Tailândia sobre as experiências que você pode viver no país:

Você está com planos de viajar para Tailândia? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Tailândia – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Tailândia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões na Tailândia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Tailândia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Tailândia

Ter um chip de celular na Tailândia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Tailândia.

Seguro viagem recomendado na Tailândia

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Tailândia é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Juliano Oster

Juliano Oster, publicitário, fotógrafo e viajante. Em 2018 fez seu ano sabático, viajando por Europa e Tailândia, sempre buscando viver como um local por onde passava. Gosta de conhecer diferentes culturas, escrever sobre as experiências e fotografar pessoas, lugares e histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais