Os parques de Paris são um verdadeiro caso de amor entre os parisienses e os turistas. Eles são ótimos para praticar atividades ao ar livre como exercícios físicos, almoçar, ler, trabalhar, passear com os filhos e com os cachorros.
Eles estão espalhados pela cidade e podemos observar as mudanças das quatro estações: o desabrochar das lindas flores nas milhares de árvores espalhadas durante a primavera, observar os chafarizes e tentar a sorte jogando uma moeda pra trás.
Ou ainda fazer um piquenique na grama tomando um bom vinho e comendo queijos no verão (sim, isso acontece normalmente) e observar as folhas caindo dando um toque melancólico no outono.
Não posso deixar o inverno de fora, mesmo no frio dá para aproveitar os espaços dos parques para fazer qualquer outra atividade que não esteja relacionada com água.
Esses parques são um pouco diferentes daqueles que conhecemos no Brasil devido às grandes dimensões. Esses magníficos lugares ao ar livre em Paris também têm entrada gratuita com os horários de funcionamento variados, dependendo da época. Além disso, eles integram várias atividades e exposições que eu separei exclusivamente para você se divertir.
Agora, você conhece alguns dos melhores parques de Paris e descobre opções de atividades para praticar nesses grande espaços verdes, como o Monceau e o Buttes-Chaumont.
Planeje sua viagem => Onde se hospedar bem em Paris
Seguro viagem para conhecer as cidades francesas »
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Paris, usando o cupom VIAJARMAIS15.
Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Paris!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Neste artigo você vai ver:
Parques de Paris: os mais famosos
- La Villette
- Parque dos Buttes-Chaumont
- Monceau
- Champ de Mars
- Parque de la Butte du Chapeau Rouge
- Choisy
- Montsouris
- Georges-Brassens
- Bois de Boulogne
- Le Bois de Vincennes
- Jardim do Trocadéro
- Jardim de Luxembourgo
- Jardim de Tuileries
- Palais Royal
- Jardin des Plantes
Assim como os diversos parques, Paris possui ainda uma lista enorme de atrativos, como o Arco do Triunfo, que fica nos arredores de alguns dos parques listados. Saiba mais no vídeo produzido pelo canal oficial, o Paris Tourist Office.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »
1. Parque La Villette
O parque La Villette é um dos maiores parques de Paris, com uma área de 55.5 hectares sendo palco de várias apresentações de artistas, dança e exposições por abrigar uma das maiores concentrações de espaços culturais da cidade.
Um deles é o maior museu de ciências da Europa, o Cité des Sciences et de I’Industrie, que, inclusive, é um ótimo passeio em família. No La Villete você também encontra três casas de shows e o famoso Conservatório de Paris.
Com sua coleção de museus, teatros, loucuras arquitetônicas e jardins temáticos você terá que escolher um das atrações que não são poucas entre elas:
- La Géode: cinema IMAX dentro de uma cúpula geodésica;
- A Cité de la musique: museu de instrumentos musicais históricos com uma sala de concertos;
- Philharmonie de Paris: grande sala sinfônica para apresentações de música clássica, jazz e outras músicas;
- Grande Halle: centro cultural que realiza feiras, festas e outros eventos;
- Le Zénith: grande arena de concertos;
- L’Argonaute: submarino militar desativado;
- Cabaret Sauvage: pequeno palco flexível de concertos;
- Le Trabendo: espaço contemporâneo para apresentações musicais;
- Théâtre Paris-Villette: pequeno teatro para oficina de atuação e apresentações;
- Le Hall de la Chanson: teatro dedicado à música francesa;
- Magic WIP: teatro social dedicando aulas para todas as idades;
- Espace Chapiteaux: tenda para diversas apresentações como de circo;
- Pavillon Paul-Delouvrier: espaço de eventos para conferências, workshops e eventos sociais;
- Centro équestre de la Villette: espaço para diversos eventos;
- Cinéma en plein air: cinema ao ar livre que vale a pena ir, você sentirá a verdadeira essência de Paris assistindo filmes antigos sentado na grama;
- Le TARMAC: serve como palco de companhias de arte e dança.
O horário de funcionamento é, todos os dias, das 6h às 01h. O parque fica no endereço: 211 Avenue Jean Jaurès, 75019 Paris.
2. Parque dos Buttes-Chaumont
O parque dos Buttes-Chaumont está a 15 minutos caminhando do parque La Villette e vale muito a visita por seu espaço ao ar livre com atrações variadas.
Ele cobre uma área de 24.7 hectares e foi inaugurado em 1867, durante a Exposição Universal de Marte, por jardineiros, engenheiros e arquitetos que transformaram pedreiras em lindas montanhas com uma caverna, um lago e uma cascata.
Além de possuir lindas paisagens, que você pode conhecer em um passeio em ônibus turístico em Paris, nesse parque estão 3 restaurantes/cafés deliciosos:
- o Pavillon Puebla;
- a Rosa Bonheur;
- e o Le Pavillon du Lac;
- Além disso, existe um teatro de marionetes;
- Horário de funcionamento: todos os dias das 7h e fecha entre 21h e 10h, dependendo da estação;
- Endereço: 1 Rue Botzaris, 75019 Paris.
3. Parque Monceau
Esse parque te deixará de queixo caído ao chegar e ver os enormes quatro portões pretos de ferro batido com detalhes de ouro nas principais entradas. O Parque Monceau é um parque de Paris em que a elite da cidade aproveita para fazer atividades ao ar livre.
A dica é tirar uma foto digna para postar do Instagram ou apenas aproveitar para admirar a perspectiva entre o enorme portão e a Arco Triunfo ao fundo, um dos principais atrativos de Paris.
Os 8.2 hectares é palco dos mais belos jardins da capital parisiense com árvores espetaculares, a mais antiga é de 1853 e a maior possui 4,18 metros. Ao caminhar pelo parque você irá descobrir muitas estátuas como:
- Monumento Gounod (1897) e Musset (1906) por Antonin Mercier;
- Chopin por Jacques Froment Meurice (1906);
- Ambroise Thomas Alexander Falguière (1902);
- Guy de Maupassant por Raoul Verlet (1897), com Edward Pailleron Bernstam por Leopold (1906).
Além disso, você vai se deparar com um charmoso lago com patos e um arco renascentista do L’Hôtel de Ville (prefeitura de Paris) que queimou durante “La Commune de Paris”, revolução de 1871, virando uma ruína.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h, fecha entre 21 às 10h, dependendo da estação.
- Endereço: 35 Boulevard de Courcelles, 75008 Paris
4. Parque Champ de Mars
O parque Champ de Mars, também conhecido como Campo de Marte, tem umas das mais belas perspectivas e vistas da cidade. Ele é a atração de muitos turistas, que aproveitam o verão em Paris para fazer atividades ao ar livre por ali, como piquenique, mesmo sendo uma região bastante movimentada.
Considerado um dos maiores espaços verdes de Paris com 24.5 hectares, foi palco de muita história, interesses políticos e de apresentações aos pés da Torre Eiffel. Inclusive você pode conhecer o parque depois de fazer um maravilhoso tour na Torre Eiffel.
Ao caminhar pelo parque você observará um jardim fantástico com árvores de 1896 e a mais alta com 18 metros, vários bancos projetados para uma boa leitura, proporcionando momentos para o seu relaxamento.
Existe ainda um teatro de marionetes, monumento dos direitos humanos e uma instalação chamada de Muro da Paz, inspirado pelo Muro das Lamentações de Jerusalém, onde os visitantes podem deixar suas mensagens de paz nos interstícios do Muro.
Uma das atrações principais desse parque de Paris é um grande chafariz desenhado bem em frente à Torre Eiffel, por ali você também verá estátuas de bronze, incluindo o busto de Gustave Eiffel, o próprio inventor da torre.
- Horário de funcionamento: aberto 24 horas
- Endereço : 2 Allée Adrienne Lecouvreur, 75007 Paris
5. Parque de la Butte du Chapeau Rouge
O parque de la Butte du Chapeau Rouge, localizado no 19° arrondissement de Paris, foi criado em 1939 e é um exemplo de design modernista.
Durante o seu passeio por esse parque de Paris, você encontrará notáveis árvores, diversos miradouros, parque de diversão, mesa de ping-pong e estátuas históricas em sua área de 4.68 hectares. E se você curte história, saiba mais sobre os imperdíveis museus de Paris.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 8:30h às 21h, dependendo da estação.
- Endereço: 5 Avenue Debidour, 75019 Paris
6. Parque de Choisy
O Parque de Choisy, que foi fundado em 1937 tem um pouco mais de 4 hectares. Essa é uma ótima escolha para você que prefere fugir da multidão e quer sentir um pouco da vida parisiense.
Por lá, você verá mães passeando com os seus filhos de patinete, senhores lendo, etc. Considerado uma esplanada onde ficam um instituto dentário, teatro ao ar livre, parques de diversão, um magnífico jardim, áreas de descanso e lugares para fazer atividades ao ar livre.
- Horário de funcionamento: todos os dias, às 8h. Fecha às 19h, dependendo da estação.
- Endereço: 128 avenue de Choisy, 75013 Paris
7. Parque Montsouris
O Parque Montsouris foi inaugurado em 1869 e tem 15 hectares de pura riqueza natural. Considerado um dos quatro maiores parques públicos urbanos de Paris, foi desenhado como um jardim inglês com uma visão idealizada na natureza.
Possui um lago, uma cascata e alguma arquitetura como ponte ou ruínas compondo a paisagem. Esse parque de Paris é ótimo para quem busca atividades ao ar livre, tanto que há passeios de bike que passam pelo Parque Montsouris.
Por lá, você encontra 1400 árvores, muitas das quais possuem mais de 100 anos de idade. O parque também é o lar de uma estação meteorológica, estátuas, esculturas, um café e um teatro Guignol.
- <li”>Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h, dependendo da estação.
- Endereço: 2 Rue Gazan, 75014 Paris
8. Parque Georges-Brassens
O parque foi nomeado por Georges Brassens para homenagear o famoso cantor e poeta que morava na vizinhança. Os 7.74 hectares te oferecem um jardim magnífico, um rio com uma ponte, um mirante, teatro, playground, ping-pong e alguns estátuas.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h. Fecha entre 19 e 20h, dependendo da estação.
- Endereço: 2 Place Jacques Marette, 75015 Paris
9. Parque Le Bois de Vincennes
O parque Le Bois de Vincennes é o maior espaço verde de Paris com 995 hectares, tanto que parte dele fica fora da capital. Só pela dimensão já dá para imaginar o quanto de atividades se pode fazer por lá, como passeio de barco em um dos 4 lagos, jogar ping-pong e golfe.
É um parque para ser explorado de bicicleta, a pé, em casal, sozinho ou com a família. Se você gosta de bicicleta, veja como participar de um bike tour em Paris. Muitos parisienses usam o parque para fugir um pouco da correria da capital.
Você também poderá apreciar vários festivais como de Jazz e de música clássica. Se você quiser aproveitar ainda mais o passeio conheça o magnífico Château (castelo) de Vincennes que fica próximo ao parque e é um exemplo de arquitetura medieval.
Além de tudo isso, o parque oferece um teatro, duas ilhas, Reuilly e Bercy acessíveis por pontes, próximo das margens você encontrará um templo budista tibetano. É uma delícia se surpreender com cada atração que esse parque proporciona.
- Horário de funcionamento: aberto 24 horas
- Endereço: 46 Route de la Pyramide, 75012 Paris
10. Parque Bois de Boulogne
Assim como o parque Le Bois de Vincennes, esse parque também não é o queridinho dos turistas por estar em um bairro residencial e não ter muitas atrações somente além de uma área verde e um lago, entretanto, é o queridinho dos parisienses por ser considerado uns parques mais lindos de Paris.
O parque Bois de Boulogne é o segundo maior espaço verde de Paris (2,5x maior que o Central Park) com 845 hectares e fica na borda do bairro 16°(arrondissement) se estendendo para fora da cidade.
Entre as atrações, você encontrará jardins são vários lagos, uma cascata, dois jardins botânicos, o Château de Batatelle, um zoológico, parque de diversões, um restaurante chique chamado Pré-Catelan, um complexo de estufas com cem mil plantas, pistas para corridas de cavalos, quadra de tênis, a fundação Louis Vuitton, entre outros.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h e fecha entre 19 e 20:30h, dependendo da estação.
- Endereço: Bois de Boulogne, 75016 Paris
Daqui em diante acrescentei na lista alguns lugares em Paris que levam o nome de jardins que eu particularmente considero parques, por ter outras atrações além de flores e árvores valendo a pena sua visita.
11. Jardim do Trocadéro
O jardim do Trocadéro foi criado durante uma exposição em 1937 com 93.930 m². Ele é um dos lugares com as melhores vistas para a Torre Eiffel. Por isso, não deixe de incluí-lo no seu roteiro. Além disso, é palco de vários fotógrafos que são contratados para fazer sessões de fotos no local.
O centro do jardim é marcado pela famosa fonte de Varsóvia fornecido com seus 20 canhões de água oferecendo um show aquático deslumbrante, especialmente nas noites de verão onde a iluminação tem um destaque especial.
Outras atrações do Trocadéro é o Palácio de Chaillot, Museu Nacional da Marinha, Museu do Homem e um carrossel.
Ao caminhar pelo jardim, você vai se deparar com esculturas como: cavalos de ouro, cabeça de touro, Benjamin Franklin, “O Homem” de Travessia e “A Mulher” de Bacqué. Por ser próximo ao Champs de Mars é um lugar sempre lotado e com muito imigrante vendendo suvenires.
Falando um pouco de história do lugar, o Trocadéro foi o lugar em que Hittler pediu para tirar aquela foto histórica na frente da Torre Eiffel em 1940. Essa foto se tornou um ícone histórico da segunda guerra mundial.
Não deixe de incluir o Jardim do Trocadéro na sua lista de lugares para ver o pôr do sol em Paris, tenha um maravilhoso jantar no restaurante da Torre Eiffel e depois aproveite a vista privilegiada do lugar e se encante!
- Horário de funcionamento: aberto 24 horas
- Endereço: Place du Trocadéro et du 11 Novembre, 75016 Paris
12. Jardim de Luxemburgo
O Jardim de Luxemburgo foi projetado inspirado nos jardins de Bodoli em Florença pela iniciativa da rainha Maria de Médicis em 1612. Ele é considerado um dos passeios incríveis em Paris por ser um dos parques mais visitados da cidade. Suas árvores majestosas que cobrem 25 hectares que são divididos entre jardins franceses e jardins ingleses.
Ao caminhar pela floresta geométrica você irá descobrir um grande lago com chafariz, onde os parisienses sentam para conversar comendo queijo e tomando vinho, parece até clichê não deixando de ser verdade. Há também um pomar, um apiário e estufas com uma coleção de orquídeas de tirar o fôlego.
O parque fica lindo durante a primavera em Paris. O jardim tem 106 estátuas espalhadas por todo o parque (existe um aplicativo que você pode baixar para descobri-las), a Orangerie, o Pavillon Davioud e as monumentais fontes do observatório e Medici.
Existem muitas atividades e instalações para crianças, como fantoches e brinquedos. Para os adultos tem quadras de tênis, bancos com mesas para jogar xadrez. Além de ser palco de programas culturais como exposições de fotografia por concertos no coreto.
Aproveite o parque, que serve de escola de fotógrafos, para descobrir a perspectiva de um dos jardins com o Pantheon e o Palácio de Luxemburgo.
- Horário de funcionamento: todos os dias das 7:30h ou 8:15h. Fecha entre 16:30 e 19:30h, dependendo da estação.
- Endereço: Rue de Médicis – Rue de Vaugirard 75006 Paris
13. Jardim de Tuileries
O Jardim das Tuileries leva o nome das fábricas de azulejos que ficavam no lugar onde a rainha Catarina de Medici havia construído o palácio das Tuileries em 1564 (que não existe mais).
Os passeios em 25,5 hectares vão te proporcionar descobrir estátuas de Maillol, Rodin e Giacometti com certeza é um lugar para passeios com muita cultura tanto para os parisienses quanto para os turistas.
O jardim/parque de Tuileries separa a Praça de la Concorde e o Museu do Louvre (dá para ver o jardim pelos vidros do museu), assim você incluir facilmente na sua programação do dia e conhecê-lo após visita ao Museu do Louvre. Foi nesse parque que eu conheci o fantástico mercado de Natal e me deliciei com as comidas típicas – funciona entre novembro e início de janeiro.
O Museu l’Orangerie de pinturas impressionistas e pós-impressionistas como obras do Monet também é atração do jardim. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas com valores dos ingressos de 9 euros, entrada gratuita para menores de 18 anos e no primeiro domingo do mês. Para economizar nos ingressos veja um city pass em Paris.
Horário de funcionamento: Do último domingo de setembro ao último sábado de março: todos os dias das 7h30 às 19h30. Do último domingo de março ao último sábado de setembro: todos os dias, das 7h às 21h. Junho, julho e agosto: todos os dias, das 7h às 23h.
- Endereço: 113 Rue de Rivoli, 75001 Paris
14. Jardim du Palais Royal
O Jardim du Palais Royal (do palácio real), também chamado de “jardim notável”, cobre 10 hectares e é um dos meus preferidos. É um ótimo lugar para aproveitar e fazer atividades ao ar livre.
Outra vantagem é a proximidade com o Museu do Louvre. Os turistas adoram tirar fotos por ali e apreciar o majestoso palácio Royal propriamente dito.
Uma das primeiras coisas que você vai encontrar em seu passeio é um jardim magnífico, estátuas e um chafariz no centro. Várias cadeiras e parisienses lendo ou fazendo piquenique compondo o charmoso lugar.
O jardim é delimitado por quatro galerias sob arcos: a Galeria Montpensier, a Galeria Beaujolais, a Galeria Valois e a Galeria Jardim com lojas que valem a pena dar uma espiada.
Próximo às galerias existem bancos verdes espalhados com poemas escritos por francês e poetas estrangeiros com o objetivo de democratizar a prática que é considerada elitista.
Vale ressaltar que alguns filmes e séries foram filmados no local como “Charada”, “O grande jogo”, “Fuga”, “Black Baron” e “Dez por cento”. E, se você fizer uma excursão pelos cenários de filmes em Paris, com certeza irá passar por este jardim.
- Horário de funcionamento: Do 1º de outubro até 31 de março todos os dias, das 8h à 20h; de 1º de abril até 30 de setembro das 8h às 22:30h.
- Endereço: 2 Galerie de Montpensier, 75001 Paris
15. Jardin des Plantes
O Jardin des Plantes (jardim das grandes plantas) com 28 hectares é o principal jardim botânico da cidade sendo fundado em 1993 com o objetivo de proporcionar plantas medicinais à população dando origem ao “Jardin royal des plantes médicinales”.
Considerado monumento histórico nacional em 1993 pelas obras de arte, coleção de espécimes, arquivos, bibliotecas, estufas e zoológico.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7:30h às 19h (após o dia 31 de março, não informam o horário de funcionamento, mas verifique no site antes)
- Endereço: 57 Rue Cuvier, 75005 Paris
Parques em Paris e atividades ao ar livre
Em praticamente todos os bairros de Paris tem um parque público para você passar incríveis momentos ao ar livre e conhecer o dia-a-dia de um parisiense. Faça chuva, frio ou sol, ele sempre passa pelo menos uma hora do dia nos parques. Talvez pelo fato do inverno ser longo e a ansiedade de chegar dias de sol atrai os moradores locais para lugares abertos.
Acredito que seja bom ressaltar que todos os parques têm bebedouros com água potável, carrossel, lugares para fazer piquenique o que é bastante comum por aqui. Veja tudo o que fazer em Paris.
Deixo também o meu conselho para não dar conversa com as pessoas que te param na rua (na maioria das vezes imigrantes) pedindo para você comprar algo ou assinar algum papel. Isso é golpe para arrancar o seu dinheiro. Veja outras dicas da França.
Também tome cuidado com os seus pertences em alguns parques mais lotados. Não é porque você está na Europa que tem que relaxar demais, ou seja, a mesma atenção que tem no Brasil, tenha em todos os lugares.
Está pensando em ir para Paris? Então tire as suas dúvidas nos comentários abaixo!
Até + !!!
Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Paris – nov/2024
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Paris? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis em Paris.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de trem.
Melhores passeios em Paris
Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões em Paris. Se possível, ainda em novembro. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.
O melhor chip de internet em Paris
Durante sua viagem em cidades da França, é indispensável ter um chip de internet em Paris com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.
Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido à alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.
Qual o melhor seguro viagem em Paris?
Contratar um seguro viagem para Paris é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *