Se você quer curtir as melhores praias perto de Recife, este artigo é ideal. Sou pernambucana de coração e posso afirmar: existem ótimos destinos pertinho da capital, além de Porto de Galinhas ou Boa Viagem, sem os temidos tubarões!
Tanto o Litoral Sul de Pernambuco, como o Norte concentram verdadeiros paraísos de águas quentinhas e belos cenários para um roteiro de férias pelo Nordeste do Brasil.
As dicas deste blog de viagem vão desde praias da região metropolitana mais próximas para um bate-volta, como também para as mais distantes nos arredores de Recife, que valem até dois dias completos. Confira o mapa das principais praias nos arredores de Recife!
Encontre => Onde se hospedar em Recife
Seguro viagem para viajar no Brasil »
Melhores praias perto de Recife
- Porto de Galinhas
- Praia dos Carneiros
- Praia de Calhetas
- Praia Coroa do Avião
- Reserva do Paiva
- Boa Viagem
Dicas de roteiro pelas praias de Recife
Recife é uma cidade fascinante! Mas é inegável que a capital pernambucana é um destino incrível para curtir o sol e as águas perfeitas do Nordeste, que dispensam apresentações.
Se você ficar em Recife, como cidade polo, é possível para ir cada dia para algumas praias de bate-volta e ainda aproveitar a programação histórica e cultural que a capital oferece. Para isso, basta alugar um carro e escolher quais destinos litorâneos deseja visitar.
Porém, alguns lugares pedem pelo menos uma noite para ser melhor explorados. Leia o artigo completo e entenda melhor as minhas sugestões de praias perto de Recife, que valem a pena a sua visita.
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
CLIQUE AQUI para comprar preços e reservar um carro em Recife »
1) Porto de Galinhas
Sem dúvidas, a praia de Porto de Galinhas é a mais famosa praia de Pernambuco (além das de Fernando de Noronha, claro!). Minha primeira dica é: não faça um bate-volta de Recife. Isso porque, a pequena vila merece pelo menos dois dias.
Então, se você está pensando em conhecê-la, experimente ficar no mínimo uma noite para aproveitar o que ela tem de melhor (na minha opinião) que é a estrutura voltada para o turismo.
A praia fica no litoral sul de Pernambuco, no município do Ipojuca, a 63 km de distância de Recife. A estrada para chegar está em boas condições e é uma das únicas praias fáceis de ir por meio de transporte público ou transfer, já que a partir do Aeroporto de Recife ou da Rodoviária tem ônibus exclusivo para isso.
Ao adquirir um tour de 1 dia de Recife a Porto de Galinhas, você vai se surpreender como a vilinha é fofa e tem de tudo um pouco: lojas de roupas de praia, de artesanato, restaurantes, mercados, farmácias e tudo concentrado em um centrinho para lá de charmoso.
Esculturas de galinhas que dão nome à praia estão espalhadas por todo lugar e é uma delícia sair dessa atmosfera turísticas e colocar os pés na areia quentinha da praia. As águas são bem verdinhas e dezenas de barcos estão sempre enfeitando o mar. Fica lindo!
São esses barquinhos que levam os turistas até as piscinas naturais, principal atrativo da Praia de Porto de Galinhas. Os aquários naturais são visíveis quando a maré baixa. Por isso, é crucial que você consulte a tábua das marés para saber o melhor horário e não perder toda a beleza dessa praia de Pernambuco.
Em Porto de Galinhas você terá programação para todos os expedientes: durante o dia, a ordem da vez é aproveitar os passeios das piscinas e a praia em si (geralmente, lotada em alta temporada, e cheia de pedras).
À noite, dezenas de restaurantes e barezinhos tornam o destino super badalado (e mais caro também).
2) Praia dos Carneiros
A Praia dos Carneiros é uma grande piscina natural. Por isso, é talvez uma das praias mais buscadas no litoral sul do estado de Pernambuco. Ela fica no município de Tamandaré e está relativamente distante de Recife, quase 100 km.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Recife. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Por isso, também não aconselho fazer um bate-volta. O melhor é se hospedar na Praia dos Carneiros para aproveitar melhor a região. Bem diferente de Porto de Galinhas, esse destino não conta com uma ótima infraestrutura, nem com vida noturna agitada.
Outra opção bastante recomendada para conhecer este paraíso é através desta excursão para a Praia dos Carneiros com passeio de catamarã.
A Praia dos Carneiros é a melhor opção para quem quer relaxar em águas tranquilas num hotel confortável em uma cidade bem pacata. Em relação ao mar, acho muito mais interessante do que o de Porto de Galinhas, que fica muito mais cheia na alta estação. Mas isso é bem pessoal.
Destaque para o principal cartão-postal da praia, a Igreja de São Benedito; e para o banho de lama, que acontece em uma praia próxima acessível por um passeio de barco.
Por conta das águas tranquilas e rasas, você pode praticar stand up paddle, caiaque e snorkel e caminhar bastante nos 6 km que formam a Praia dos Carneiros. A vibe do lugar é justamente essa: curtir o visual e aproveitar a calmaria. É um destino perfeito para famílias e casais.
3) Praia de Calhetas
No litoral sul de Pernambuco, fica a cidade de Cabo de Santo Agostinho.
É o endereço da Praia de Calhetas. Eu acho essa praia linda demais. É a minha preferida em Pernambuco! São cerca de 53 km de distância entre Recife e Calhetas.
A cidade do Cabo faz parte da Região Metropolitana de Recife. Para chegar lá é só pegar a BR-101 e depois a PE-028. Primeiro você chegará na Praia de Gaibu (vizinha) e daqui você parte por uma trilha para a Praia de Calhetas.
Se preferir não se preocupar com o caminho, a dica é reservar esse passeio para as praias de Cabo Santo Agostinho.
É possível chegar de carro direto para Calhetas, mas não fui. Sempre paro em Gaibu e subo pela trilha. Se você quiser ir de carro, depois de Gaibu terá que pegar uma estrada chamada ‘Vale da Lua’, sem pavimentação, por cerca de 3 km.
Se for a pé, é bem mais fácil. É só estacionar no final da Praia de Gaibu, pois essas praias estão divididas por uma montanha, bem fácil de subir (exceto se você tem alguma limitação de locomoção). Do alto, você já avistará a beleza de Calhetas.
A Praia de Gaibu é bem grande e será muito mais fácil estacionar. Já a Praia de Calhetas é minúscula (cerca de 500 metros, apenas) e nos finais de semana e feriados, a disputa por vagas é grande. Se preferir, conheça também as pousadas em Gaibu para ficar mais tempo na região.
Dessa forma, é melhor fazer a trilha a pé de uns 10 minutinhos. Lá no alto, na metade da trilha, há uma área para belas fotos com um penhasco pavimentado com uma placa que tem o mapa da região. Mas à frente, você perceberá que o formato da Praia de Calhetas lembra um coração! Muito amor por essa praia mesmooo!
É nesse ponto que dá para fazer uma tirolesa até a praia ou continuar a caminhada. Calhetas tem a faixa de areia bem pequena e os grãos são grossos e pesados, além das águas bem agitadas e que ficam profundas rapidamente.
Mas ainda assim, a considero maravilhosa. Tem uma estrutura de bar e restaurante ou você pode curtir tudo à beira mar.
Se você tem somente um dia para fazer um bate-volta em uma praia perto de Recife, escolha Calhetas. Até porque a praia não tem estrutura para hospedagem (é muito pequenininha), diferente de Porto de Galinhas ou Carneiros que vale ao menos uma dormida.
4) Praia Coroa do Avião
Essa é também uma praia para bate-volta de Recife. Ela fica no município de Igarassu, na Ilha de Itamaracá, que até conta com uma boa estrutura, mas não encontro atrativos suficientes para pernoitar por lá.
Distante 45km ao norte do Recife, você terá que entrar na ilha e ir até a Praia do Forte que, como o próprio nome já diz, sedia uma fortificação grandiosa às suas margens.
Mas a dica é de ouro é: ir até a Praia Coroa do Avião. Para chegar até ela, somente de barco. Na verdade, não se trata de uma praia propriamente dita, mas de um banco de areia que fica maior ou menor dependendo da tábua das marés.
Da Praia do Forte é possível visualiza-la e vice-versa. O melhor para fazer em Coroa do Avião é aproveitar o visual. As águas são profundas, mas quando a maré baixa fica parecendo uma piscina. Programe-se para ficar por lá várias horas, já que o espaço conta com alguns bares.
A volta também precisa ser de barco. Por isso, marque uma hora com quem lhe levou ou pegue aleatoriamente outra embarcação.
5) Reserva do Paiva
A primeira vez que estive na Reserva do Paiva jurava que estava em Miami. É sério. A estrutura do lugar lembra demais a cidade americana. Não a praia, mas as ruas. A infraestrutura é incrível.
A Praia do Paiva fica em uma espécie de condomínio privado, no município do Cabo de Santo Agostinho. Para chegar lá, a partir do Recife, é só pegar em direção à Praia de Candeias, que fica em Jaboatão dos Guararapes, e seguir rumo ao Cabo pela Rota dos Coqueiros. Logo após o pedágio, você já estará na reserva.
E já partir dela, começa a sua experiência com “outro mundo”. Isso porque, as ruas são largas, pavimentadas, com jardins e condomínios luxuosos. É impossível não se impressionar com o planejamento do local.
A Praia do Paiva fica por trás de uma ampla faixa de coqueirais nativos. Você tem que escolher um estacionamento e ir andando pelos coqueiros até avistar a praia, que é grande, com faixa de areia também extensa.
A praia em si não é boa para banho por que as águas são agitadas. Mas vale a experiência, pois é uma região bem bonita. Não espere encontrar bares ou restaurantes e à beira-mar. É tudo meio deserto.
Aí entra uma situação desagradável, mas que não posso deixar de relatar aqui. Lembra que falei que parecia a Flórida? Pois é… esqueça isso a partir desse ponto. Quando estive na Reserva do Paiva pela última vez era um domingo. Deixei o carro no estacionamento oficial da praia e fui curtir esse lugar, que é maravilhoso.
Menos de uma hora depois, um outro carro que estava no estacionamento foi roubado. Os donos viram tudo de longe: os bandidos chegaram em um carrão de luxo abriram a mala do veículo e levaram tudo o que puderam, entre computador, mala, dinheiro… eles ficaram desesperados, mas os criminosos fugiram rapidinho.
Depois do episódio, lembrei que nesse mesmo estacionamento tem um aviso dizendo que a Reserva não se responsabiliza por objetos deixados dentro dos veículos. Ou seja, descobri que isso é bem comum por lá e devido à distância entre o estacionamento e a praia, não dá nem tempo de correr para evitar o crime.
Por isso, se você decidir fazer um bate-volta na Reserva do Paiva cuidado com o que leva no carro. Ou procure deixar o veículo na parte mais urbana do local. Você terá que caminhar mais, mas evitará uma situação como essa.
Pela sua proximidade com Recife, apenas 20km de Boa Viagem, dá para você passar um dia na reserva, mas também há a possibilidade de se hospedar por lá, embora se essa for a sua opção, a praia será o único atrativo, uma vez que a reserva fica afastada de outras atrações turísticas.
6) Praia de Boa Viagem
É claro que não poderia deixar de fora a praia mais famosa de Recife.
Localizada na zona sul, a Praia de Boa Viagem é ímpar. Porém, tomar banho nela não é indicado, principalmente pelo perigo iminente de ataques de tubarões (alerta que fica bem claro nas placas instaladas durante toda a faixa da praia).
Ao longo da sua orla de 7 km, a Praia de Boa Viagem tem ótima infraestrutura. De um lado faz fronteira com a Praia do Pina (também não é boa para banho), e do outro pela Praia de Piedade (que já pertence à Jaboatão dos Guararapes).
Ao longo da sua extensão, há barracas, quiosques, parques para crianças, equipamentos para ginástica, diversas quadras poliesportivas e até uma pracinha, com uma igreja linda e uma feira de artesanato e comidinhas típicas.
Aos finais de semana, a praia fica lotada: cheia de guarda-sóis, mesas e cadeiras.
Em dias de semana é mais tranquila. Sem dúvidas, a Praia de Boa Viagem é um dos melhores lugares para se hospedar em Recife, pois tem inúmeras opções de transporte para todas as áreas da cidade, e muitas opções de restaurantes, shoppings, além do agito da vida noturna.
Mas se o assunto é tomar banho no mar, não é um bom destino.
Para tornar a viagem ainda mais interessante, faça um tour completo por Recife e Olinda.
E você, já conheceu outras praias perto de Recife?
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *