Fazer um mochilão na Europa é provavelmente a forma mais barata de conhecer o continente, que é um dos principais destinos para viajantes de todo o mundo.
A Europa é rica em cultura, história e magníficas paisagens. Também com 50 países, não tinha como não ser tão variado! E tudo isso a alguns quilômetros de distância entre os países.
Ainda que o euro, a moeda usada na maioria dos países da União Europeia, esteja bem alta ultimamente, com planejamento é possível fazer uma viagem dos sonhos dentro do seu orçamento. Tudo dependerá de qual tipo de viajante é você.
Até porque, ainda que tenha uma extensão territorial grande, seus países em maioria são pequenos e acessíveis de trem ou através de voos low cost. Esse é o destino ideal para quem quer aproveitar a maior quantidade de lugares possíveis em pouco tempo.
Planeje sua viagem => Comprar euro mais barato e com segurança
Seguro viagem mais barato para a Europa »
Neste artigo você vai ver:
Mochilão pela Europa
O planejamento do mochilão é algo muito particular, pois dependerá de quais países você quer conhecer, quanto tempo tem para a viagem e em qual período pretende ir.
A minha sugestão é que o planejamento se inicie com o roteiro, assim, será possível começar a pesquisa das melhores datas para você e quais valores serão gastos.
CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem , usando o cupom VIAJARMAIS15.
Como planejar um mochilão pela Europa
Planeje sua viagem o máximo que puder
Para ter uma viagem bem-sucedida e sem imprevistos, se planeje com antecedência. Isso inclusive te fará economizar uns bons euros. Passeios, passagens e hospedagem compradas na hora, geralmente, são mais caras.
Claro que não significa que você não possa ajustar o seu roteiro quando já estiver na Europa. Mas isso pode trazer o risco de ter que ir para um hostel de última hora e, se você for durante a alta temporada, pode correr o risco de não encontrar mais camas disponíveis.
Nesse caso, você paga um hotel ou encontra uma solução alternativa, como dormir na estação de trem. Mas, mesmo assim, aconselho ter um planejamento, pois, não vale a pena estar vulnerável, sem ter certeza sobre a segurança do lugar.
Dúvida => Quanto custa usar internet na Europa
Como criar um roteiro
Primeiro, você precisa pensar quais países quer visitar e quanto tempo passará em cada um. Para isso, talvez, você tenha que fazer uma pesquisa prévia dos tipos de lugares que gostaria de ver e qual valor médio da alimentação, estadia e transporte.
Pense nos trajetos entre eles e quanto te custará ir de um lugar ao outro. Depois, pesquise possíveis hospedagens e como você se locomoverá dentro da cidade e de uma atração turística para a outra.
É possível encontrar dicas e informações bem detalhadas sobre vários lugares da Europa aqui no Quero Viajar Mais. Então, não será difícil descobrir sobre os lugares do seu roteiro.
Mais Populares => 11 roteiros de trem pela Europa
Onde ficar
Hostels são os meios de hospedagem mais comuns entre os mochileiros, geralmente são bem baratos e possuem um ambiente próprio para viajantes desse tipo.
Muitos possuem bares, área de lazer e até espaços para trabalhar. Existem outras opções tão econômicas quanto ou até mais baratas.
Para escolher onde ficar, pesquise os hotéis no Booking, onde há informações das hospedagens, preços, ofertas e avaliações de outros hóspedes. Também vale a pena conferir os preços no Airbnb, principalmente se você fizer o mochilão acompanhado.
Outra opção ainda mais econômica é não pagar nada e dormir na casa de um nativo que abre as portas para te receber e trocar um pouco de cultura, aprendizado e um bom papo!
Essa é a proposta do Couchsurfing que pode proporcionar uma experiência única durante o seu mochilão na Europa.
O site é dividido entre anfitriões e viajantes (que podem ser os dois ao mesmo tempo). Basta pesquisar a cidade de destino e o site mostrará quem são as pessoas dispostas a te receber, sem custo algum.
Depois, envie uma mensagem para o anfitrião e veja se ele topa ceder um sofá ou um cantinho da casa para você passar uns dias.
É sempre importante prestar atenção se o lugar que escolheu para se hospedar é de fácil acesso. Se não, poderá perder muito tempo com deslocamento, além de aumentar os custos. Às vezes, o conforto de ser fácil acesso tornará sua expediência menos cansativa, mais econômica e prazerosa.
Como economizar na passagem
Existem três formas de economizar na passagem, a primeira delas é comprando com antecedência de mais ou menos 3 meses. Para isso, a ferramenta Google Flights é uma ótima opção, já que compara e rastreia o preço dos trajetos entre as empresas aéreas.
A segunda dica é comprar a passagem para baixa ou média temporada, pois, os preços costumam cair bastante em determinados meses. E a terceira dica é escolher o destino com o preço da passagem mais barata para começar o seu mochilão na Europa.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Existe uma diferença muito grande no preço das passagens de um país para o outro e até dentro do mesmo país.
Por isso, vale muito a pena começar sua viagem pelo país, dentre os que fazem parte do seu roteiro, em que a passagem é mais barata.
Como saber o quanto vou gastar
Faça uma planilha, essa com certeza será a melhor forma de planejar seu mochilão e organizar os gastos.
Mas para saber o quanto vai gastar, você precisará definir os lugares de visita, pois, o custo de vida varia muito de um país para o outro. Não adianta pesquisar o preço de um país europeu e achar que todos os outros seguirão o mesmo padrão, pois, nem de longe será assim.
Você pode dar uma pesquisada geral em coisas como passagem de trem, estadia e alimentação (que será a mais difícil descobrir) para ter uma ideia.
Isso te ajudará a definir os lugares e tempo em cada um deles, de acordo com sua verba. Descobrir o preço da hospedagem é a parte mais fácil. Essa pesquisa te ajudará a ter uma ideia de quais países são mais caros.
Assim como a passagem de trem, caso você pretenda se deslocar dessa forma, que é uma das mais convenientes no continente.
O valor também varia muito, mas você consegue descobrir os valores nos próprios sites das companhias ferroviárias.
Economia => Tax Free na Europa
Alimentação no mochilão na Europa
Para gastar pouco, pense em comprar suas refeições em supermercados, pois muitos deles vendem comidas prontas ou lanchinhos que custarão muito mais barato do que comer em um restaurante.
Ainda que a ideia seja passear de forma barata, tente ao menos experimentar uma comida típica da região.
A gastronomia local conta tanto da história do lugar quanto o que vemos nas atrações turísticas, e essa parte com certeza será uma maravilhosa experiência do seu mochilão na Europa.
Sugestões => Roteiro de viagem pela Europa
Dicas para organizar o mochilão na Europa
Informações turísticas
A maioria das cidades turísticas possui um posto de informação. É sempre interessante saber onde fica o posto das cidades que você visitará, pois eles poderão te ajudar muito a encontrar os locais onde deseja ir e como chegar até eles. E muitas vezes esses lugares fornecem mapas da cidade de graça.
Não tenha medo de pedir informação
Mesmo que você precise e não esteja perto de um ponto de informação turística, não tenha medo de pedir ajuda para as pessoas. Boa parte delas fala inglês e, mesmo quem não souber possivelmente te ajudará a descobrir como chegar a determinada atração turística.
Imigração do mochilão na Europa
Você passará pela imigração somente quando entrar na Europa pela primeira vez. Para circular dentro do continente não será necessário, já que os voos são considerados internos.
Para evitar problemas na imigração, sugiro que você fique atento à validade do seu passaporte, pois, para entrada em alguns países, ela precisará ser maior que 6 meses.
Muito importante também é você ter todos os seus comprovantes de estadia e de quanto dinheiro possui para a viagem.
Mesmo que sua estadia seja na casa de um amigo, procure um modelo na internet de uma “carta convite”. Esse documento deverá ser preenchido por você, indicando o endereço e pessoa que te hospedará.
Alguns países são mais rígidos que os outros e podem te pedir muitas informações. Se você tiver tudo em mãos, evitará possíveis sustos.
Já tenha sua passagem de volta comprada! Dependendo do país, eles podem mandar você embora se não tiver um comprovante do seu retorno.
Seguro de viagem
Para viajar para a Europa é obrigatório fazer o seguro viagem. Isso garantirá seu atendimento em qualquer lugar que esteja dentro do continente europeu, independente do problema que tiver.
Menos é mais
Cuidado com a quantidade de bagagem, lembre-se que em boa parte do tempo você deverá carregá-la com você.
Quanto mais lugares você conhecer no seu mochilão pela Europa, mais difícil será levar muita bagagem. Então, é melhor ter menos peças, principalmente porque é bem fácil encontrar lavanderias self-service pelo continente.
Pesquise bem o clima das regiões para não passar aperto. Lembre-se que sempre é possível comprar uma peça de roupa a mais, caso o clima esteja completamente diferente do previsto e em boa parte dos casos custará o mesmo preço ou até menos que no Brasil.
Como comprar euro
Compre euro antes de embarcar, pois, se você deixar para ir em uma casa de câmbio na Europa, prepare-se para gastar muito mais.
É interessante acompanhar a cotação um tempo antes e comprar um pouco cada vez. Assim, você garante uma boa média no valor total pago.
Cuidado com as taxas do cartão de crédito usado no exterior. Confira isso antes de viajar para não ter nenhuma surpresa desagradável na fatura por conta do IOF. Novidade: o câmbio considerado agora é o do dia da compra e não mais o do fechamento da fatura.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »
Como aproveitar seu mochilão pela Europa
O planejamento é uma parte essencial para que o seu mochilão pela Europa seja um sucesso. Com tudo bem pesquisado e pensado, você tem a possibilidade de fazer uma viagem incrível, sem surpresas desagradáveis e que se encaixará no seu bolso.
Leia também este artigo com os melhores lugares para fazer um mochilão.
Quer fazer um mochilão pela Europa? Quais países pretende visitar? Conte o seu roteiro nos comentários
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *