Moeda do Equador, clima e as melhores dicas de viagem

Moeda do Equador, clima e as melhores dicas de viagem

Imagem do Autor por Carolina Brusarosco
Atualizado em:

Quando pesquisar qual moeda do Equador para levar em viagem ao país, você deve se surpreender com a resposta. É que a moeda oficial do país é o dólar americano.

Sim, você leu corretamente. Embora seja um país da América do Sul e não tenha ligação direta com os Estados Unidos, como ter sido uma colônia, por exemplo, o Equador utiliza o dólar.

A dolarização ajudou a recuperar a economia do Equador que no final da década de 1990 estava em crise, com inflação alta e a moeda local, o Sucre equatoriano, bem desvalorizada. A mudança ajudou a equilibrar a economia.

Mas, se está planejando seu roteiro no Equador, não precisa ficar preocupado. Embora o dólar, a moeda do Equador para o real seja mais valorizada, os custos de vida no país são baixos para os brasileiros.

E, por isso, não fica caro viajar para Quito ou outra cidade equatoriana. Para se ter ideia, o salário mínimo no Equador é por volta de 400 dólares e a passagem de ônibus custa 25 centavos de dólar.

Neste artigo você saberá mais sobre moeda do Equador e outras dicas de viagem, como clima e fuso horário do país, visto, segurança e mais.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Quito

Seguro viagem América do Sul »

Qual é a moeda do Equador?

Até o ano 2000, o Equador utilizava a moeda própria que era o Sucre Equatoriano. Mas, a economia do país, assim como de diversos vizinhos da América do Sul, como o próprio Brasil, não era muito estável.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem no Equador, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Havia muita inflação, os preços mudavam toda hora e com o salário mínimo do Equador, a população não dava conta de comprar o necessário. Foi aí que o país resolveu “dolarizar” a economia.

Então, desde 2000 o Equador passou a usar o dólar americano, melhorando a economia e até desenvolvendo alguns setores do país.

Embora pareça estranho para nós, há outros países que usam o dólar, como o Zimbábue e Palau, por exemplo.

dicas do Equador cambio
Dólar americano é a moeda utilizada no Equador | Foto: QVM.

Uma curiosidade sobre o tema é que as notas de dólar são as mesmas utilizadas nos Estados Unidos, porém, o país pode produzir moedas de dólar que possuem imagens relacionadas à cultura equatoriana.

Só que as moedas só podem ser utilizadas no Equador. Já as notas de dólar, por não serem personalizadas, você pode utilizar em viagens para os Estados Unidos, tranquilamente.

Assim, a resposta para a pergunta qual a moeda do Equador é dólar (no país eles não aceitam real, como é comum na Argentina e no Uruguai).

CLIQUE AQUI para comprar dólar online »

Câmbio para viajar ao Equador: no país ou no Brasil?

moeda do equador para real
Fazer câmbio no Brasil é sempre mais seguro e prático.

Quando se viaja para o exterior, o ideal é já levar a moeda local. Primeiro porque você pode ir acompanhando o câmbio e comprar quando o valor estiver favorável para seu orçamento.

Segundo porque na hora de entrar no país, a imigração pode solicitar a comprovação de que você tem dinheiro para ficar naquele período. Mesmo em viagem de férias, pode acontecer e em qualquer país. Assim, se você não tiver muito dinheiro pode ser barrado.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Equador. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Há opções de ir a casas de câmbio no Brasil, fazer a troca no banco que você é correntista ou mesmo comprar online e receber o dinheiro na sua casa, opção bem prática para comprar a moeda do Equador.

Caso você precise de mais dinheiro na viagem ou opte por trocar somente uma parte do orçamento da viagem, procure uma casa de câmbio no Equador.

No aeroporto, que costuma ser o local mais caro dos países, já há casas de câmbio, mas você pode procurar opções na região central da cidade.

Além, é claro, de utilizar o cartão de crédito ou de débito. Lembrando que essas opções você paga a taxa de IOF, que é aquela destinada a compras no exterior, e que está por volta de 6%, além de taxas do banco.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

Quanto vou gastar no Equador?

Os gastos em viagem sempre dependem do tipo de viajante que você é: aquele ostentação que se hospeda em hotel 5 estrelas, restaurantes caros e só anda de táxi; ou econômico que fica em hostel, faz compras em mercado, anda de transporte público. Faz diferença de quanto levar da moeda do Equador.

No começo de 2019, quando estive no país, por exemplo, a passagem de ônibus custou 25 centavos de dólar – lembrando que no Centro Histórico você pode e deve passear a pé –, ônibus + trólebus custa 75 centavos de dólar. Do aeroporto ao Centro a passagem de ônibus custava 2 dólares.

A bandeira do táxi custa U$6 e a cada quilômetro é acrescido cerca de U$1,50. Veja mais no artigo sobre transporte em Quito.

Os preços de alimentação também variam de acordo com o restaurante escolhido. A média de valores das refeições costuma ser 15 dólares para almoço e 20 dólares para jantar.

Veja opções dos melhores restaurantes em Quito no artigo.

Pesquise  também as entre os passeios mais famosos em Quito para ver se os preços se encaixam no seu orçamento.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada no Equador!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Melhor época para viajar para o Equador

A melhor época para viajar para o Equador, assim como muitos temas relacionados a organização de viagem dependem do seu estilo de viajante, se você gosta de frio ou calor.

Não recomendo muito, é claro, os períodos chuvosos uma vez que a chuva pode atrapalhar diversos passeios, sobretudo aqueles ao ar livre, como conhecer o Centro Histórico de Quito ou vulcões, como o Quilotoa, por exemplo.

Lembre-se que o país é cortado pela Linha do Equador e tem umas parte do território em cada hemisfério. Por isso, há cidades no inverno e outras no verão, mesmo que sejam perto uma da outra.

Além disso, há diversas variações de altitude e climáticas no país. Quito é bem alta em relação ao mar, mas há cidades nas cordilheiras e outras de praia.

Fui em fevereiro, havia previsão de chuva, mas o clima estava seco e quente, embora nem todos os dias estivesse com sol.

Na hora de organizar seu roteiro, selecione os destinos e compare o clima de cada um.

Mas, no geral, fuja dos períodos chuvosos, uma vez que a natureza e as atividades ao ar livre são o forte do país. A estação mais seca, costuma ser entre junho e setembro.

Clima e fuso horário do Equador

temperatura equador
Clima no Equador varia em cada região.

O clima no Equador é bem variado e muda bastante conforme a região: litoral, andes, planalto.

Mas, por estar próximo a Linha do Equador, na verdade ser cortado por ela, as temperaturas médias giram em torno de 20°C, mas o sol parece ser mais intenso e a noite esfria bem.

Nas cidades litorâneas as temperaturas ficam entre 24 e 26°C; já na altitude entre até 2 mil metros fica entre 19 e 24°C; cidades com até 3 mil metros de altitude, tipo a capital, ficam entre 12 e 18°C; e nos andes não passam de 12°C.

Além disso, na região amazônica o clima é bem chuvoso. No geral, o ano todo é a melhor época para ir ao Equador, dependendo do destino que irá visitar. Mas, a estação mais seca, costuma ser entre junho e setembro.

O fuso horário do Equador é de – 2 horas em relação a Brasília. Quando há horário de verão no Brasil a diferença aumenta para – 3 horas em relação a Brasília.

Dicas do Equador para você se dar bem

Visto

Para brasileiros viajarem a turismo para o Equador não é preciso de visto para estadias de até 90 dias.

Além do visto, o Equador é um dos países que não necessitam de passaporte, brasileiros podem entrar apenas com o RG.

Para isso, o documento deve ter menos de 10 anos de emissão. Essa é a regra para todos os países da América do Sul que não pedem passaporte para brasileiros.

Afinal, em 10 anos a aparência pode mudar completamente. Por isso, fique atento a data de emissão do RG.

Além disso, desde 2017 foi exigido o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela para entrar no país para todos os visitantes maiores de 1 ano de idade. No site da Anvisa (gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia) tem as orientações para agendamento.

Em fevereiro, quando fui ao país, não solicitaram o certificado para conferência na imigração. Porém, como é obrigatório no Equador e em diversos países, não deixe de emitir e levar esse documento na viagem.

Comida

comidas equador
Locro de Batata | Foto: Carolina Brusarosco.

No artigo sobre o que fazer em Quito comentei que se você já tiver conhecimento de outras culinárias andinas, como a peruana, a chilena ou mesmo a boliviana não terá nenhuma barreira de sabor para conhecer a gastronomia equatoriana.

Entre os pratos mais famosos e deliciosos do Equador, recomendo comer o ceviche, o locro de batata e o encocado.

No geral, as comidas levam muitos peixes e frutos do mar, um prato cheio para quem gosta desse tipo de comida.

Se você curtir pratos mais exóticos, pode experimentar o cuy, porquinho-da-índia assado, que é servido em diversos restaurantes, mas também pode ser encontrado em barraquinhas nas ruas.

Não deixe de experimentar os chocolates locais, considerado um dos melhores do mundo.

Segurança no Equador

Em relação à segurança, durante minha viagem a Quito observei bastante policiamento no Centro Histórico da capital equatoriana e também nos pontos turísticos mais famosos e visitados da região.

Segundo o guia local, o país é tranquilo para visitantes, mas é recomendado evitar lugares não muito turísticos e o Centro Histórico à noite, pois ficam desertos.

Assim, vale a recomendação geral para todo destino, sobretudo as grandes cidades: fique atento aos seus pertences, não ande com muito dinheiro ou passaporte (guarde no cofre e fique com o RG ou insira tudo na doleira junto ao corpo), não pegue nada de desconhecidos e olhe sempre ao redor.

Também vale a pena checar se há algum aviso no site do Itamaraty (http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/equador).

Por exemplo, há um aviso do Consulado do Brasil em Quito sobre protestos no país em outubro de 2019. Situações naturais como terremotos também são informadas no site.

Tomada no Equador

tomada-nos-eua
Tomada no padrão americano | Foto: QVM.

Embora a tomada brasileira seja chamada de universal, o que mais encontramos são modelos diferentes pelo mundo. No Equador, a tomada tem o mesmo modelo dos Estados Unidos, com duas entradas chatas e não redondas.

Porém, no hotel que fiquei havia tomadas compatíveis com meus aparelhos naquele modelo antigo do Brasil com dois pinos redondos. Para garantir, tenha um adaptador universal.

O aplicativo Plugs of the world mostra a tomada e a voltagem de cada país. Tem versão para sistemas Android e IOS.

Moeda, clima e mais dicas do Equador

O Equador é um país muito bonito e cheio de pontos turísticos maravilhosos para conhecer, seja os vulcões que circulam a capital Quito, ou mesmo a natureza e os animais de Galápagos, que pertence ao país.

É também um país cheio de curiosidades, como o fato de utilizar o dólar americano como moeda oficial. Se a moeda do Equador antiga, o sucre equatoriano em relação ao real estava desvalorizado, agora a situação mudou.

Mas, nem por isso fica caro viajar ao país, que tem preços baixos para os brasileiros. Ao ler o artigo você já sabe qual moeda levar para o Equador, além de outras dicas, como clima, tomada, segurança e mais.

Agora é só montar seu roteiro de viagem pelo Equador e aproveitar a terra dos vulcões. Ficou com dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Equador

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Equador? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas no Equador

Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões no Equador. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

Chip de celular no Equador

Ter o melhor chip no Equador é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Seguro viagem recomendado no Equador

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura no Equador é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Alessandra
    Vou também em fevereiro… tomara q tempo bom
Quero Viajar Mais