Museu de Arqueologia de Alta Montanha, em Salta na Argentina

Museu de Arqueologia de Alta Montanha, em Salta na Argentina

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

As famosas múmias de Salta estão no Museu de Arqueologia de Alta Montanha, bem no Centro Histórico de Salta, na Argentina.

Estas múmias são chamadas de Los Niños de Llullaillaco, nome que vem do vulcão em que foram encontrados os três corpos de crianças incas que tem mais de 500 anos.

Mais adiante vou compartilhar com vocês que ouvi e vi sobre a história do Museu de Arqueologia de Alta Montanha e das múmias incas.

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha é um dos pontos turísticos do Centro Histórico de Salta que valem a pena a visita, além das múmias incas há algumas outras peças, além de exposições temporárias.

Em minha opinião em um período de três horas dá para visitar todo o acervo. Agora se você for aproveitar todos os espaços que são anexos ao Museu separe um período inteiro do seu dia.

Isto porque há uma loja temática no museu, uma cafeteria e bar-restaurante. Agora, abramos a porta e viajemos ao universo inca no Museu de Arqueologia de Alta Montanha!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Salta

Contratar seguro viagem para a América do Sul »

Museu de Arqueologia de Alta Montanha

mumias de salta
Museu de Alta Montanha | Foto: Aldo Fernández Villalba, via Wikimedia Commons.

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha tem sua sede em um edifício colonial do século XIX, totalmente adaptado para receber o museu.

Comento isto contigo porque há inclusive câmaras muito bem preparadas para a preservação dos corpos de Los Niños de Lluallaillaco. O museu está separado da seguinte forma:

  • Exposição permamente
  • Laboratório e área de conservação
  • Loja temática

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Salta »


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Salta, usando o cupom VIAJARMAIS15.


O que ver no Museu de Alta Montanha

Exposição permanente

llullaillaco mumias
Há múmias e objetos achados com elas | Foto: José Fontanelli, via Wikimedia Commons.

O que mais atrai os visitantes ao Museu de Arqueologia de Alta Montanha são Los Ninos de Lluallaico, que fazem parte do acervo permanente do museu.

Vale destacar que fica exposto somente um deles a cada quadrimestre, mas há mais que ver na exposição permanente.

No térreo há uma sala de vídeo que conta sobre o achado destas múmias incas, o restante da exposição permanente que incluem miniaturas de animais e cocares encontrados juntos com os corpos você verá no segundo andar.

Para ver esses pertences, suba a escada que está no hall principal à sua direita e você chegará às salas de exposição.

Tour => Montanha das 14 cores e Quebrada da Humahuaca

Laboratórios e área de conservação

mumias incas
Uma múmia é exposta e as outras ficam em conservação | Foto: Facebook/Divulgação.

Em um corredor através de vidros você verá que atrás está uma área restrita onde está o laboratório e a área de conservação dos corpos.

Há três câmaras, que não dá para ver da área de acesso ao público, e é onde ficam os corpos das múmias de Llullaillaco.

Estas câmaras são refrigeradas mantidas a vinte graus negativos, sem luz e altamente higienizadas, só é possível entrar com todos os equipamentos de proteção e a área é restrita a pesquisadores.

Cada um de Los Niños de Llluaillaco tem sua câmara. Estas câmaras ficam vazias quando um dos corpos está exposto.

Como disse anteriormente cada corpo fica exposto cerca de quatro meses, sendo revezados para que mantenham as condições de preservação.

Com isto quando você visite o museu, você verá somente um dos niños, a menos que dê sorte de estar na cidade quando seja feita a troca e faça duas visitas ao Museu de Arqueologia de Alta Montanha.

Loja temática

los niños del llullaillaco
Loja e bar-restaurante ficam no térreo | Foto: Claudio Elias, via Wikimedia Commons.

Há uma loja temática e um bar-restaurante também no térreo do edifício. Assim que você entre e passe pela primeira porta olhando à sua direita você uma porta de vidro que é a entrada da loja de souvenires temática ao museu.

No lado esquerdo ainda no hall há uma porta também de vidro à esquerda antes mesmo de passar qualquer bloqueio à área interna do museu, esta porta dá acesso ao restaurante.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Salta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mas, pelo horário de atendimento ser muito mais amplo também há acesso pela área externa do edifício. Na área externa do museu, nas calçadas à sua esquerda olhando para frente do museu você verá muitas mesas na calçada.

Estas mesas são do restaurante, você verá escrito Bar Museu de Antropología de Alta Montaña indicado em pequenos gravados nos vidros que dão para a rua.

Vulcão de Llullaillaco: onde fica e passeio

Museu de Alta Montanha
Formulário para visitar o vulcão.

Também é possível visitar o Vulcão de Llullaillaco, onde foram encontradas as múmias incas expostas no museu. Se quiser fazer esta aventura, saiba que sua viagem a Salta terá que ser bastante longa.

Eles solicitam que você entregue um formulário pessoalmente na Subsecretaria de Patrimônio Cultura de Salta sete dias úteis antes da viagem e também terá que alugar um carro 4×4 para fazer o trajeto.

São mais de 700 quilômetros, mas o trajeto não leva o mesmo tempo que 700 quilômetros em qualquer rodovia, você demorará cerca de dezoito horas para chegar.

Há três pontos para acampamento depois da última cidade que é Tolar Grande e uma grande parte do trajeto vai ser feita caminhando até o Vulcão de Llullaillaco.

O vulcão de Llullaillaco fica no meio da Cordilheira dos Andes bem próximo da fronteira da Argentina com o Chile.

História do Museu de Alta Montanha

História do Museu de Arquelogia de Alta Montanha
Museu começou a funcionar em 2004 | Foto: morrisey, via Wikimedia Commons.

Los Niños de LLullaillaco são três múmias que foram encontrados em 1999, no topo do vulcão de Llullaillaco.

São as múmias incas mais preservadas já encontradas e isso se deve principalmente à altitude, o local está a 6.700 metros. Desde que foram enterrados, estudiosos creem que se passaram 500 anos até que fossem encontrados.

Apesar de terem sido encontradas em 1999, somente em 2004 o museu começou a funcionar, isso porque neste período pesquisadores de todo o mundo preparam as câmaras e o laboratório onde mantém os corpos e objetos. A tecnologia foi compartilhada por museus do Chile, Peru e Itália.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Salta!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Os dois primeiros com múmias de mais ou menos o mesmo tempo das múmias do Museu de Arqueologia de Alta Montanha. Já o da Itália tem corpos com cerca de cinco mil anos.

Com a alta tecnologia que conseguiram alcançar a tecnologia para conservação dos corpos no Museu de Salta depois foi repassado novamente a estes museus.

Museu de Arquelogia de Alta Montanha mumias
Vulcão de Llullaillaco | Foto: Lion Hirth, via Wikimedia Commons.

Hoje o Museu de Arqueologia de Alta Montanha é o mais adequado para preservação de múmias na América Latina. Com as múmias incas havia uma pequena porção de amendoim ainda com casca e extremamente preservado, um pouco de milho e folhas de coca.

Além destes alimentos havia um copo de madeira talhada, um pente muito similar ao usado atualmente para tirar piolhos e uma pequena bolsa onde estavam os alimentos junto aos Los Niños de Llullailaco, infelizmente estes objetos não ficam expostos.

O mesmo acontece com um material muito parecido com as esteiras que usamos na praia e que foram encontradas próximo aos corpos, algumas têm suas ataduras feitas com cabelo humano. Os arqueólogos não sabem se eram utilizadas como base no chão ou como proteção (teto) de algum abrigo.

O que se acredita é que estes corpos foram deixados como oferenda; a folha de coca era sagrada para os incas e apesar de passado 500 anos, foram encontradas intactas pequenas folhas de coca no nariz da donzela.

Dicas => Passeios em Jujuy e Salta

Como chegar no Museu de Arqueologia

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha fica na Rua Bartolomé Mitre, 77, no Centro Histórico de Salta, cidade no norte da Argentina.

É bem fácil chegar ao museu, você vai notar que quando chegar à Salta o principal ponto de referência é a Praça Nove de Julho.

Na esquina do seu lado direito quando você olha para a praça estando de costas para a catedral está o museu.

Quebrada de Humahuaca => Tour de 1 dia para Humahuaca

Como funciona, horários e valor de entrada

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha funciona de terça a domingo abrindo às 10 horas e funciona até às 18h30, a entrada custa 100 pesos argentinos, o equivalente a 8 reais.

A loja temática de souvenires abre no mesmo horário do museu, mas seu atendimento vai até às 20 horas, igualmente não abre às segundas-feiras por estar na área interna do museu.

O bar-restaurante do museu abre às 8 da manhã e funciona até meia noite durante a semana e aos domingos e até a uma da madrugada nas sextas e sábados, isto é possível porque há portas  de acesso ao restaurante voltadas para a rua.

O que fazer no Museu de Alta Montanha

Museu de Arquelogia de Alta Montanha ingressos
Museu possui diversas exposições | Foto: Calu Rivero2013, via Wikimedia Commons.

Além de poder ver Los Niños de Llullaillaco, você também poderá ver na exposição permanente, alguns objetos encontrados com eles, são miniaturas de animais e alguns cocares em perfeito estado de conservação (não parecem que tem 500 anos).

Na sua visita à esta área do museu você também verá um mostrador que indica como está o estado de conservação dos corpos desde que foram encontrados. Se pensarmos historicamente é muito recente o achado dos corpos, faz apenas 21 anos, sendo que os corpos têm mais de 500 anos.

Os pesquisadores implantaram este termômetro de conservação para que as gerações futuras de pesquisadores e visitantes possam ver o quanto os corpos estão mantidos conservados desde o deslocamento do vulcão de Llullaillaco até o museu.

Museu de Arquelogia de Alta Montanha objetos
Outro objeto encontrado com as múmias | Foto:jimmyharris, via Wikimedia Commons.

Também existe há uma exposição de fotos, que é permanente, e mostra quando foram realizadas as expedições que encontraram as múmias, além de fotos de aspectos da cultura inca ainda presente em várias cidades da província de Salta.

Los Niños de Llullaillaco são três múmias incas encontradas no topo do Vulcão de Llullaillaco e que provavelmente foram deixadas como oferendas pelo povo inca há cerca de 500 anos, agora vou explicar um pouco de cada uma destas múmias, mas no museu você terá muito mais informação sobre cada uma.

  • El Niño (O menino): um menino de cerca de sete anos quando de sua morte. Foi o primeiro corpo a ser encontrado e junto a ele estavam vários objetos, inclusive alguns de ouro e prata, a maior parte está exposta. Há uma grande diferença entre os objetos encontrados junto aos corpos das meninas, pela representatividade do masculino para os incas.
  • La Doncela (A Donzela): É uma jovem de cerca de 15 anos com cabelos longos e que tinha um grande cocar com plumas brancas. É chamada assim, porque provavelmente foi uma das mulheres, que na cultura inca eram privilegiadas por serem educadas separadamente, elas eram chamadas Virgens do Sol. A Donzela foi o segundo corpo a ser encontrado.
  • La Niña del Rayo (A menina do Raio): Uma menina de aproximadamente seis anos que tem o corpo mais conservado. Tem este nome pelo raio que a atingiu em algum período após a sua morte. As miniaturas que você verá expostas no museu foram encontradas junto a ela. Apesar de ser o último corpo achado, é o que mais chama atenção dos visitantes, sendo a mais conhecida pelo público, talvez por conta da história do raio que a atingiu e deixou uma cicatriz no rosto.

Além da exposição permanente, há as exposições temporárias que sempre envolvem a cultura andina e inca em aspectos arqueológicos mesmo que seja retratando-as através da arte contemporânea.

No bar-restaurante é possível provar alguns pratos diferentes inclusive ao padrão da culinária saltenha, isto porque eles usam os mesmos ingredientes que os incas usavam no período anterior à chegada dos espanhóis.

No restaurante também são servidos os tradicionais pratos da cultura argentina (carnes, milanesas e massas) e os tradicionais da cultura saltenha.

E a loja de souvenires além de objetos relacionados com a cultura inca tem réplicas de alguns dos objetos encontrados junto com Los Niños de Llullaillaco, além de adornos e objetos de cerâmicas da cultura inca, algumas são suntuosas esculturas feitas em prata.

Excursão => Salinas Grandes, Purmamarca e Caminhada Los Colorados

Tours ao Museu de Alta Montanha

Museu de Arquelogia de Alta Montanha tours
Tours são no Centro Histórico | Foto: David, via Wikimedia Commons.

Nenhum dos tours da cidade de Salta inclui a entrada no Museu de Arqueologia de Alta Montanha, isto porque eles percorrem o Centro Histórico mostrando tudo o que você pode visitar facilmente estando hospedado ou se deslocando até a região.

Se você quiser ler um pouco mais sobre os principais pontos turísticos de Salta, inclusive do Centro Histórico de Salta, pode ler o artigo sobre o tema. Neste texto você notará que é bem fácil visitar o Centro Histórico caminhando.

A Get Your Guide, empresa consolidada no setor de tours, tem opções para fazer caminhando pelo Centro Histórico de Salta e uma opção em ônibus panorâmico. Agora, vou contar um pouco para você o que cada um destes tours visita.

  • Excursão a pé guiada de 2 horas em espanhol em Salta: O tour é realizado com guias locais, que conhecem muito da história de Salta. Este tem duração de duas horas, sai da Praça Nove de Julho, visita a Catedral de Salta e a Igreja de São Francisco. Há ainda uma pequena parada no Museu de Arqueologia de Alta Montanha e outros pontos do Centro Histórico, findando perto da Rua Balcarce, onde está o forte da gastronomia e os bares de Salta.
  • City Tour Destaques de Salta de 4 horas: Este tour faz o mesmo percurso que o anterior no Centro Histórico de Salta, mas depois uma van te levará até o Cerro San Bernardo e a Villa San Lorenzo.
  • Salta: excursão panorâmica de ônibus: Este tour é feito em ônibus, passando diante do Museu de Arqueologia de Alta Montanha e de outros emblemáticos edifícios históricos de Salta e que são museus e centros culturais, além das praças do Centro de Salta. O tour se estende até o Mercado do Artesanato, onde há uma parada de vinte minutos e no Portuzuelo, bairro de Salta próximo ao rio que corta a cidade. Há três saídas diárias: 11h30, 14h30 e 16h30.

Hotéis perto do Museu de Arqueologia

onde ficar em Salta
Solar  de la Plaza| Foto: Booking.

Dentre as muitas opções de hotéis no Centro Histórico de Salta, eu separei aqui para você uma opção econômica, um com excelente relação custo-benefício e o que considero o melhor hotel.

Os critérios que utilizei para todos foram: a distância com relação ao Museu Antropológico de Alta Montanha e o bom atendimento, todos eles tem avaliação acima de 9.

  • Hotel barato Centro Histórico: A quatro quadras do Museu de Arqueologia, fica a opção mais econômica com bom serviço, o Salta Colonial Hostel. O hostel tem quartos compartilhados e privativos, neste segundo caso com banheiros privativos ou compartilhados. Oferece câmbio para peso argentino, há bicicletas para alugar, wi-fi em todas as áreas e um café da manhã bastante elogiado.
  • Hotel com custo benefício Centro Histórico: O Las Tumas é um apart-hotel fica a três quadras do museu, no meio dos outros museus e pontos turísticos do Centro Histórico de Salta. Tem uma bela decoração que reúne peças da cultura andina com um toque moderno nos móveis. Os tamanhos de apartamentos vão desde lofts até apartamentos com dois quartos, podendo acomodar de uma a oito pessoas, no térreo há um restaurante.
  • Melhor hotel Centro Histórico: Em uma ponta da Praça Nove de Julho está o Museu de Arqueologia de Alta Montanha na outra ponta está o excelente Solar de la Plaza, que além de ótima localização é um 4 estrelas de primeira qualidade. A decoração e a arquitetura do hotel são da década de 1950, pois fica em uma mansão deste período, bem no estilo neocolonial. O Solar de la Plaza também tem restaurante, lounge-bar com cozinha regional e internacional, imensos jardins internos, piscina, solarium, sauna, sala de massagens e fitness center.

Curiosidade do Museu de Alta Montanha

Museu de Arquelogia de Alta Montanha dicas
Múmia La Doncela | Foto: grooverpedro, via Wikimedia Commons.

Há duas questões que quero relatar aqui para ti, uma delas é que alguns visitantes falam que os corpos são réplicas, isso acontece principalmente com a donzela. Mas isso é puro mito gerado pelo estado tão preservado dos corpos.

Outra questão é um debate bastante sério que muitos povos nativos e descendentes dos incas não aceitam o museu.

Eles relatam como um uso de sua cultura para o governo conseguir dinheiro e promover-se através da cultura deles sem repassar nada para suas comunidades.

Dicas

Além de servir comida o bar-restaurante do museu, tem refeições desde o café da manhã com as tradicionais meias luas argentinas, media lunas, em espanhol.

E dá para estender depois da visita com os drinques do bar, além de servirem jantar. Para visitar o museu, leve contigo uma blusa leve, mesmo que esteja fazendo calor no dia.

É que a área onde estão Los Niños de Llullaillaco tem uma temperatura baixa por estarem próximos às câmaras onde eles ficam resguardados quando não estão expostos. Pelo cilindro de vidro que mantém os -20°C mesmo quando expostos.

Dicas => Roteiro em Salta e Jujuy

Tudo sobre o Museu de Alta Montanha

Enfim, o Museu de Arqueologia de Alta Montanha é algo impressionante, sendo o museu arqueológico mais importante da América Latina e vale a visita.

Há muito que fazer no Centro Histórico de Salta, mas com tanta história e aprendizados o Museu acaba sendo um dos principais pontos turísticos de Salta.

Veja outras imagens das belezas de Salta, no vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

Você já visitou o Museu? Comenta aqui! O museu é de impressionar mesmo, compartilhe este post para que seus amigos façam esta viagem ao mundo inca de 500 anos atrás junto contigo.

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Salta – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Salta? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações em Salta

Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões em Salta. Se possível, ainda em novembro. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

O melhor chip de internet em Salta

Ter o melhor chip em Salta é fundamental para garantir comodidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode usar mapas, tradutores, serviços de transporte e ficar completamente conectado, tudo ao alcance de um toque.

Após avaliar as opções, a America Chip se destaca pela excelente cobertura, conexão veloz e estabilidade do sinal. Aproveite o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS para obter 10% de desconto em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Qual o melhor seguro viagem em Salta?

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido em Salta. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais