Os museus em Curitiba são dos mais variados tipos e propostas, afinal a capital do Paraná tem uma ampla variedade de espaços culturais e educativos como esses, que mostram histórias, explicações e muitos fatos interessantes, sendo a maioria com entrada gratuita.
Conhecer cada museu de Curitiba também é uma ótima alternativa para aproveitar a cidade, que possui um clima bastante inconstante. Nesse caso, em dias muito gelados ou chuvosos, vale a pena conferir uma das ótimas opções disponíveis na capital paranaense.
Neste artigo, te conto quais os melhores museus em Curitiba, tanto os gratuitos como os pagos; com dicas do que ver em cada um deles, endereço, horário de funcionamento e preço dos ingressos (caso haja cobrança).
Planeje sua viagem => Hotéis bem localizados em Curitiba
Seguro viagem para conhecer o Brasil »
Museus de Curitiba gratuitos
- Museu Paranaense
- Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba
- Museu do Expedicionário
- Memorial de Segurança no Transporte
- Museu Alfredo Andersen
- Museu da Imagem e do Som (MIS)
- Museu do Holocausto
- Museu da Vida
- Museu Ferroviário
- Memorial Ucraniano
- Museu de História Natural Capão da Imbuia
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Curitiba »
1. Museu Paranaense
Localizado no alto do Centro Histórico de Curitiba, trata-se de um amplo espaço que conta um pouco de como iniciou a história paranaense, que vários objetos antigos e inclusive está em um edifício histórico. É um dos principais museus da Cidade.
Junto com o Museu Paranaense, vale a pena explorar toda essa região, que é um museu a céu aberto. E se for domingo, confira a maior feira de comidinhas e artesanatos é realizada ali mesmo na região do Largo da Ordem; uma ótima dica para organizar seus dias em Curitiba.
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
A Capital possui destaque justamente por ser uma das primeiras comarcas do estado, além da região do litoral. Há inclusive uma grande maquete da Curitiba antiga e muito interessante de ser analisada.
- Endereço: R. Kellers, 289 – São Francisco.
- Funcionamento: de terça a domingo, das 9h00 às 17h30.
2. Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba
O pequeno Museu da Arte Sacra está localizado junto a Igreja da Ordem, que também fica no Centro Histórico, bem em frente ao antigo bebedouro dos cavalos e a uma curta caminhada a partir do Museu Paranaense.
Este museu possui um acervo de estátuas e objetos diretamente ligadas à fé católica. Ainda que seja simples e o local não esteja em seu melhor estado de conservação, você encontrará sim peças interessantes, que podem ser apreciadas na visita a região como um todo. É interessante marcar um tour à Lapa Histórica em Curitiba.
- Endereço: Largo da Ordem – R. Dr. Claudino dos Santos, 49 – São Francisco.
- Funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos das 9h às 13h.
3. Museu do Expedicionário
Para quem gosta das histórias das guerras, artefatos do Exército e demais ocasiões relacionadas, o Museu do Expedicionário é uma ótima dica dentre os museus em Curitiba para aprender e valorizar momentos importantes de lutas, de soldados até generais.
Entre os objetos em destaque, estão justamente o do acervo da Segunda Guerra Mundial, incluindo uniformes, medalhas, espadas e até mesmo objetos alemães obtidos pelos oficiais brasileiros que lutaram durante este período.
O museu do Expedicionário está junto a “Praça do Avião”, que é assim reconhecida pelos moradores de Curitiba; já que possui um modelo antigo de avião de guerra (Thunderbolt) junto ao prédio, localizado a poucas quadras do Mercado Municipal da cidade.
- Endereço: R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV.
- Funcionamento: de terça à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados e domingos das 10h às 12h e das 14h às 17h.
4. Memorial de Segurança no Transporte
Este é um passeio educativo e interativo em um espaço promovido pela fábrica da Volvo em Curitiba, que mostra a evolução dos transportes desde a pré-história, assim como do desenvolvimento dos itens de segurança nos veículos, como a criação do cinto de segurança, airbags, entre outros.
No Memorial de Segurança no Transporte, há vários objetos não só para observar, mas também manusear e interagir.
O memorial tem uma forte intenção de conscientização, para que as pessoas entendam o quão importante é respeitar e seguir as normas de trânsito, tanto no uso e manutenção de equipamentos de segurança, assim como nas atitudes de cada cidadão; uma excelente dica para curtir Curitiba com a família.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Curitiba. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Entre os atrativos mais procurados está o ônibus biarticulado, suspenso no segundo andar, além dos simuladores de capotamento e colisão frontal, testes que podem ser realizados por visitantes acima de 9 anos.
- Endereço: R. Eduardo Sprada, 6447 – Cidade Industrial de Curitiba.
- Funcionamento: de quarta a sábado, das 9h às 17h (entrada permitida até às 16h15).
5. Museu Alfredo Andersen
O pintor Alfredo Andersen é um dos mais importantes artistas que viveu no Paraná. Nascido na Noruega, fez cursos e participou de importantes eventos na Europa até desembarcar no Brasil, no litoral do Paraná; posteriormente vindo morar em Curitiba.
Foi não só um talentoso pintor e artista, mas ajudou muitas pessoas ao promover cursos de arte e inspirou novos talentos, e por isso seu papel foi fundamental no estado.
O Museu Alfredo Andersen é pequeno, mas de grande importância. Ele mantém sua história e parte de seu acervo, assim como o de alguns de seus alunos; também é um espaço que realiza cursos e oficinas artísticas para a população da cidade. Está próximo ao Shopping Muller.
- Endereço: Rua Mateus Leme 336 – Centro.
- Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
6. Museu da Imagem e do Som (MIS)
Um diferente museu de Curitiba e o segundo mais antigo do país, ele tem o objetivo de preservar a memória audiovisual do Paraná e está na área central da cidade.
Em seu acervo é possível encontrar tipos diversos de câmeras, filmadoras, rádios, cassetes, televisores, entre outros.
O MIS é também um espaço que promove cultura, com programação diversificada, como mostras de videoclipes e filmes, e debates com críticos e profissionais.
- Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro.
- Funcionamento: de terça à sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
7. Museu do Holocausto
O único do gênero no Brasil, o Museu do Holocausto é uma experiência de impacto e muito interessante para conhecer um pouco das grandes dificuldades que povo judeu viveu durante a Segunda Guerra Mundial.
Fotos não são permitidas (com exceção de um pequeno espaço externo ao museu), mas isso torna a experiência ainda mais impactante e reflexiva. Apenas bebês de colo são permitidos entrar com os pais, ou então para maiores de 12 anos.
Excelente opção para conhecer em um bate-volta de Curitiba, um dos pontos mais interessantes do museu é conhecer não apenas pessoas importantes que auxiliaram os judeus e ficaram conhecidas no mundo todo, além dos brasileiros que tiveram também um papel relevante nesta história.
- Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro.
- Funcionamento: somente com horário agendado, de domingo à sexta, entre 8h30 e 11h30 e 14h30 à 17h30; fechado aos sábados.
8. Museu da Vida
Este é um museu interativo especialmente para crianças, que valoriza a vida e a importância de auxiliar pessoas; localizado nas proximidades do Bosque Alemão e da Torre Panorâmica de Curitiba.
O Museu da Vida possui muitos espaços divertidos e lúdicos, como a Rua do Brincar, que é um pátio externo colorido com muitos brinquedos; um pequeno bosque com uma fácil trilha para caminhar e a área interna, que tem uma sala de brincar e as duas exposições principais.
Uma delas é a Exposição 1000 dias, referente aos primeiros mil dias de vida de um ser-humano, da gestação até os 2 anos; ela relata as transformações que acontecem neste período, físicas e mentais, assim como dos cuidados necessários em cada fase. Há várias formas de interação.
A outra exposição conta a história e a vida da médica Zilda Arns, que concorreu ao prêmio Nobel da Paz e foi a fundadora da Pastoral da Criança, onde está o museu.
Ela morreu em 2010, enquanto prestava serviço no Haiti, quando ocorreu o terremoto que devastou boa parte do país.
- Endereço: R. Jacarezinho, 1691 Mercês.
- Horário:
- Segunda à sexta: das 8h as 17h
- Sábados, domingos e feriados: das 10h as 18h
- Abre todos os dias, incluindo finais de semana e feriados (exceto na Sexta-Feira Santa, Domingo de Páscoa e entre Natal e Ano Novo)
9. Museu Ferroviário
Este pequeno museu localizado dentro do Shopping Estação, próximo ao centro, que justamente abrigou uma antiga estação de trem, mostra um pouquinho da história das ferrovias na região.
O Museu Ferroviário possui dois ambientes, com vitrines de objetos expostos e uma réplica de vagão. É uma visita bem curta, mas interessante, especialmente para quem já está no shopping. E se você gosta de andar sobre os trilhos, confira um passeio de trem do pôr do sol em Curitiba.
- Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças.
- Funcionamento: de terça a sábado das 10h às 18h; domingos das 11h às 19h.
10. Memorial Ucraniano
Junto ao parque Tingui, este é um dos pontos de parada da Linha Turismo; é o espaço dentro da réplica da igreja de madeira que faz parte do Memorial Ucraniano.
Dentro do museu, há vitrines com objetos relacionados a fé e cultura ucraniana, com destaque especial as Pêssankas, os ovos pintados e decorados que fazem parte do artesanato da Ucrânia, país que tem muitas pessoas de seu povo que estabeleceram residência em Curitiba.
- Endereço: R. Dr. Mbá de Ferrante, s/n – Parque Tingui
- Funcionamento: De terça à Domingo, das 10h00 às 17h45
11. Museu de História Natural Capão da Imbuia
Junto ao Bosque do Capão da Imbuia e parte de um dos principais centros de estudos de zoologia do estado, o Museu de História de Natural possui várias vitrines de ambientes diferentes entre cidade e natureza.
O Bosque é uma área de proteção e possui uma trilha suspensa de 400 metros, que pode ser percorrida facilmente.
- Endereço: R. Prof. Nivaldo Braga, 1369 – Capão da Imbuia.
- Funcionamento: de terça a sábado, das 9h00 às 17h00.
Museus de Curitiba pagos
- Museu Oscar Niemeyer
- Museu Egípcio Rosa Cruz
- Museu do Automóvel
- Museu de Arte Indígena (MAI)
1. Museu Oscar Niemeyer (MON / Museu do Olho)
De todos os museus em Curitiba, este é o mais importante da cidade. Ao lado do centro cívico da cidade, é o maior espaço de exposições da capital, recebe mostras de artistas renomados e promove eventos culturais, como oficinas artísticas e a Bienal de Curitiba.
A entrada do Museu Oscar Niemeyer não fica no prédio “do Olho”, mas possui bilheteria e loja neste local, onde tem um andar mais alto e outro em nível baixo com salas de exposição, incluindo um pátio de esculturas.
No nível baixo está o túnel de acesso ao Salão do Olho, assim como a exposição fixa sobre a biografia e história de Oscar Niemeyer, com várias maquetes de suas construções; incluindo obras do Rio de Janeiro e de Brasília.
- Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.
- Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h, com horário estendido até as 20h na primeira quarta-feira do mês. Ingressos vendidos até as 17h30.
- Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada; as quartas o museu é gratuito.
2. Museu Egípcio Rosa Cruz
Um dos museus em Curitiba mais curiosos, o Museu Egípcio é um complexo com exposições que apresentam mais da cultura e história do Egito, com várias réplicas de objetos, símbolos e artefatos que fizeram parte dos povo egípcio.
Localizado ao lado do Parque Bacacheri, o complexo possui uma área externa com réplicas de esfinges, um portal e um pátio com um Obelisco. Há outros prédios para estudos e administração que podem ser vistos do lado externo também.
Na área interna, há dois edifícios com exposições diferenciadas. No prédio mais antigo está exposta a cultura do Egito de uma forma geral, com papiros, bustos, e inclusive réplica de sarcófagos; o destaque fica para a Múmia real Tothemea.
O segundo edifício abriga uma nova exposição dedicada ao Faraó Tutankhamon, inaugurada no segundo semestre de 2019, sobre como sua tumba foi descoberta e a réplica de muitos objetos encontrados que surpreendem até hoje os pesquisadores da cultura.
- Endereço: R. Nicarágua, 2641 – Bacacheri.
- Funcionamento: de terça à sexta, das 8h às 12h e das 13h as 17h30; sábados das 10h as 17h e domingos das 13h30 as 17h.
- Ingressos: Museu Egípcio + Complexo Luxor (Pátio Externo) – inteira R$ 10 e meia-entrada 5,00; venda de ingressos e acesso à exposição sempre até 30 min. antes do horário de fechar. Museu Tutankhamon -inteira R$ 24 e meia-entrada R$ 12.
3. Museu do Automóvel
Localizado dentro de um dos melhores espaços ao ar livre em Curitiba – o Barigui – e uma ótima alternativa para quem precisa estacionar o carro em um dia cheio e deseja fazer esta visita, o museu do automóvel possui vários modelos clássicos e interessantes para os amantes de veículos.
O Museu do Automóvel possui tipos diversos não apenas de carros, mas motocicletas, caminhonetes pequenas, entre outros. O acervo contém 150 veículos catalogados entre vintage, nacionais e até de corrida.
- Endereço: Av. Cândido Hartmann, 2300 – Mercês.
- Funcionamento: de terça à sexta das 13h as 16h45, sábados, domingos e feriados das 10h00 as 11h45 e das 13h30 as 17h45.
- Ingressos: R$10,00 inteira e R$ 5,00 apenas em dinheiro. Estacionamento incluso no valor da entrada.
4. Museu de Arte Indígena (MAI)
Este museu começou suas atividades no interior do Paraná, onde ainda existem algumas comunidades indígenas no estado. Visando preservar sua cultura e direitos, assim como de outras tribos, o Museu de Arte Indígena foi transferido para Curitiba em 2016.
No acervo do museu constam itens delicados e bonitos, como esculturas em cerâmica relacionadas a suas crenças, uma grande canoa usada pelos indígenas e outros objetos manuais; como cestas de palha feitas artesanalmente.
O destaque é para os delicados e bonitos cocares usados pelos caciques das tribos; mas por serem objetos sensíveis, fotos em seu interior não são permitidas. É um museu muito interessante.
- Endereço: Av. Água Verde, 1413 – Água Verde.
- Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 17h30 (sábado fecha às 17h).
- Ingressos: inteira R$ 24 e meia-entrada R$ 12.
Conheça os museus em Curitiba
*Vídeo do Ministério do Turismo
Como é possível notar, variedade e qualidade nos museus em Curitiba não faltam. Vale a pena conhecer um pouquinho de cada um deles e, quando estiver na cidade, decidir qual deles visitar; se puder visite todos, porque cada um possuí histórias para contar e fatos interessantes para conhecer!
Sabendo de todas essas dicas, reserve seu hotel com antecedência, planeje a viagem e curta ao máximo a experiência de visitar a capital do Paraná.
E você, quais destes museus em Curitiba gostaria de conhecer? Já esteve na capital do paraná e tem alguma dica sobre eles para compartilhar? Deixe nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *