O que fazer em Florianópolis: principais atrações e passeios

O que fazer em Florianópolis: principais atrações e passeios

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Se você vai viajar pela primeira vez e não sabe muito bem o que fazer em Florianópolis durante seu passeio, este é seu post ideal!

Aqui você conhece tudo o que há de mais importante sobre uma das capitais mais visitadas do Sul do Brasil. Para realizar sua próxima viagem como um expert no assunto, afinal, você precisa conhecer desde as famosas praias do norte até os principais pontos turísticos de Florianópolis.

Confira o que fazer em Florianópolis com chuva, com museus e outros programas que te permitem aproveitar a viagem mesmo quando o clima não favorece para pegar uma praia. Da mesma forma, descubra onde ir e o quais atrações visitar se estiver calor, ou ainda com sua família, sozinho ou mesmo em lua de mel.

Para que tudo dê certo, porém, é necessário um pouco de organização. Assim, não deixe de planejar essa viagem com certa antecedência, garantindo seu lugar nos passeios, deixando de se preocupar com filas e economizando graças a descontos e promoções.

E, para te ajudar nessa tarefa, abaixo te conto tudo sobre o que fazer em Florianópolis. Fique atento e confira as principais atividades, os pontos turísticos e os passeios a se fazer para curtir Floripa!

Planeje-se => Hotéis imperdíveis em Florianópolis

Contratar seguro para viajar no Brasil »

O que visitar em Florianópolis: 15 principais pontos turísticos

Há tantas coisas legais para fazer em Florianópolis, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Florianópolis, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Florianópolis:

  1. Ponte Hercílio Luz
  2. Mercado Público de Florianópolis
  3. Praça XV de Novembro
  4. Catedral Metropolitana
  5. Praia da Joaquina
  6. Campeche
  7. Praia Mole
  8. Barra da Lagoa
  9. Santo Antônio de Lisboa
  10. Jurerê Internacional
  11. Morro da Cruz
  12. Fortaleza de São José da Ponta Grossa
  13. Lagoa da Conceição
  14. Ribeirão da Ilha
  15. Palácio Cruz e Souza

Ponte Hercílio Luz

O que fazer em  Florianópolis à noite
Ponte Hercílio Luz à noite | Foto: FREITASFOTOS, via Wikimedia Commons.

Quando pensamos em Floripa, logo vem em nossa memória a imagem da Ponte Hercílio Luz, o principal cartão-postal de Florianópolis.

Após ter ficado mais de 38 anos inativa, em setembro de 2020 a Ponte Hercílio Luz voltou a receber tráfego de veículos de passeio, o que ajuda muito no trânsito local, pois trata-se do principal elo de ligação entre continente e ilha.

Ela foi inaugurada em 1926, construída visando facilitar a locomoção em Florianópolis, mas foi interditada em 1981, por medida de segurança. Hoje, a Hercílio Luz também enfeita a paisagem e é muito fotografada à noite, quando fica toda iluminada.

Agora revitalizada, a ponte possibilita também corridas, caminhadas e passeios de bicicleta para locais e turistas, além de uma vista linda do mar. Aproveite também para avistá-la da Avenida Beira Mar Norte, pois a vista noturna é linda.

Falando nisso, não deixe de visitar o mirante situado no Parque da Luz, proporcionando uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Planeje-se para chegar no fim da tarde, pois poderá curtir o pôr do sol e ainda observar a Hercílio Luz à noite, quando a ponte ganha uma iluminação especial.

Passeio que passa pela Ponte Hercílio Luz

Mercado Público de Florianópolis

o que visitar em Santa Catarina
Mercado Central de Florianópolis | Foto: Céline, via Wikimedia Commons.

Praticamente toda cidade tem um “Mercado Central”, e eles são um ótimo espaço para imergir na cultura local, principalmente para conhecer a gastronomia e os produtos fabricados na região.

O Mercado Público de Florianópolis não podia ser diferente, pois nele você encontra de tudo e ainda pode aproveitar os pratos da culinária típica.

Quem passar pelos pontos turísticos de Florianópolis no Centro, não pode deixar de parar para almoçar no mercado e experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central um ótimo local para o happy hour.

Mas as opções de onde comer no Mercado Público de Florianópolis não param por aí, afinal são 21 pontos de alimentação entre bares, cafeterias, restaurantes e até mesmo um famoso fast-food.

Como Floripa é uma cidade famosa pela pesca como forma de economia, você encontrará vários boxes que vendem peixes e outros frutos do mar; você encontrará ainda lojas de frutas, açougue, artesanato, calçados, confecção, casa lotérica e diversos outros serviços.

Passeio no Mercado Público de Florianópolis

Praça XV de Novembro

O que fazer em Florianópolis gastando pouco
Praça XV de Novembro em Florianópolis | Foto: pepsiline, via Wikimedia Commons.

Próxima ao Mercado Central, a Praça XV de Novembro é um refúgio arborizado no centro da cidade, ótimo para caminhar, parar para conversar ou simplesmente tirar fotos de Florianópolis. Tanto que é normal ver no local turistas (principalmente argentinos e uruguaios) acompanhados de um guia turístico.

Em meio a tantas árvores, uma certamente chama a atenção: a Figueira centenária, que impressiona por seu tamanho e beleza. Ela é realmente bem grande, sendo que você pode sentar embaixo dela nos bancos da praça.

Na Praça XV de Novembro também passam as principais procissões religiosas, como por exemplo a que acontece anualmente na Sexta-feira da Paixão, que antecede o feriado de Páscoa.

É muito comum ver famílias com crianças no local, mas sempre vale a pena tomar aquele cuidado com a segurança.

Passeio pela Praça XV de Novembro

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana Santa Catarina
Igreja fica na Praça XV de de Novembro | Foto: Catedral Florianópolis.

Bem em frente à praça está um atrativo muito interessante para quem deseja fazer turismo religiosos em Santa Catarina. Trata-se da principal igreja de Florianópolis e é uma das atividades para fazer em Florianópolis de graça, embora possa ser feito dentro do City Tour em Florianópolis.

A Catedral Metropolitana de Florianópolis (Matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro) foi construída em 1908, mas o local abrigava antes uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

Esta igreja conta com um grande acervo de arte sacra, como a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em Tirol, Áustria, pelo artista Demetz. Ela abriga ainda um órgão de tubos alemão, inaugurado em 1924.

O edifício é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município. Apesar de simples, a catedral possuí um altar muito bonito e, no final do ano, monta um belíssimo presépio em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo.

Além disso, ela recebe todas às sextas, no largo da Catedral, das 8 às 18 horas, a Feirarte, uma feira de artesanato e quitutes caseiros administrada pela Fundação Franklin Cascaes.

Passeio que passa pela Catedral Metropolitana de Florianópolis

Praia da Joaquina

O que fazer em Florianópolis nas praias
As dunas e praia da Joaquina.

A Praia da Joaquina é um dos pontos de parada obrigatórios para quem visita Floripa e certamente poderia estar incluso no seu roteiro de viagem em Florianópolis.


Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?


Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


Localizada a 15 km do centro da cidade, ela ficou famosa pela qualidade de suas ondas e já foi palco de campeonatos internacionais de surf; além disso, o mar é limpo e a faixa de areia é larga.

Ao longo da praia, não é difícil encontrar bons quiosques, bares, restaurantes e opções de bons hotéis; assim como chuveiros e estacionamentos. Em Joaquina vale a pena ainda desfrutar da bela iluminação noturna, sendo uma ótima dica do que fazer em Florianópolis à noite.

Também é nesta praia que ficam as famosas dunas da “Joaca”, de onde se tem uma vista incrível do alto!

Além disso, as dunas da Joaquina servem de palco para a prática do sandboard, uma espécie de surf na área que ganhando cada vez mais evidência, principalmente para turistas. Não deixe também apreciar do pôr do sol no local, que é simplesmente inesquecível.

Esta Praia de Joaquina oferece uma ótima estrutura, com muitos bares, restaurantes, lojas e pousadas.

Passeios e tours para a Praia da Joaquina

Campeche

Locais turísticos de Santa Catarina
Fim de tarde na Praia do Campeche.

Outro dos pontos turísticos de Florianópolis bem famoso é o Campeche, ótima praia para quem gosta de praticar esportes. Ela fica a 13 km do Centro de Floripa, mas seu acesso é bem sinalizado via SC-405. Por falar em lugares mais próximos, conheça as melhores cidades perto de Florianópolis.

O ‘Riozinho’, região da praia em que um pequeno córrego desemboca no mar, é a área mais popular e visitada. Isso porque lá são praticados diferentes tipos de modalidades, como kitesurf, windsurf, frescobol, futebol de areia, futvôlei e slackline.

A Praia do Campeche possuí areia bem fofa e um mar bastante agitado com fortes ondas; portanto, não é muito recomendada para crianças. Ela conta com alguns restaurantes e bares nos arredores, mas são raríssimos os vendedores ambulantes.

Outra dica é aproveitar e estender o passeio até a ilha do Campeche, que fica bem em frente à praia, através de um passeio de barco que pode ser contratado nas agências locais.

Tours para Campeche

Praia Mole

O que fazer em Florianópolis de graça
Praia Mole | Foto: Leandro Kibisz, via Wikimedia Commons.

Uma das praias mais badaladas de Floripa é a Praia Mole. Ótima para a prática de surf, reduto de jovens na capital catarinense, é famosa também por ser um dos destinos prediletos da comunidade GLBT.

Com fácil acesso aos visitantes por ficar bem em frente à rodovia, a Praia Mole se tornou muito badalada, tendo muitos quiosques restaurantes e bares à beira-mar; além de opções boas de hotéis em Florianópolis no centro e à beira-mar.

Ponto de encontro de surfistas e galera sarada de Floripa, também é onde o público LGBT encontrou seu espaço, nos bares do canto esquerdo.

A Praia Mole em Florianópolis também possuí uma faixa de areia fofa (convidativa para esportes) e um mar agitado com muitas ondas.

Passeio que contempla a Praia Mole

Barra da Lagoa

Melhores praias do litoral catarinense

A Barra da Lagoa é uma região que vale muito a pena ser visitada. Ela fica na parte leste da ilha, entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta. Além disso, é cortada pelo Canal da Barra, que tem uma de suas principais atrações, a ponte pênsil, além de ser um bom lugar para fazer trilhas em Florianópolis.

A beira da Lagoa é cheia de bares e restaurantes, onde é possível comer muito bem e fazer passeios de barco. A praia é lindíssima, sendo uma área de preservação ambiental com águas muito claras.

Trata-se da área favorita dos pescadores em Florianópolis, por isso é corriqueiro ver barcos de pesca navegando pela suas águas. É realmente uma praia bem calma, muitos mais tranquila dos que as áreas mais movimentadas do litoral de Florianópolis.

O rio que a liga à costa da Lagoa da Conceição é conhecido como o Canal da Barra da Lagoa, que possuí águas transparentes e é convidativo para mergulho com snorkel; se estiver com sorte, no inverno você pode até se deparar com alguns pinguins no local.

Passeio que passa pela Barra da Lagoa

Santo Antônio de Lisboa

O que fazer em Florianópolis à tarde
Casal curtindo o fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa / Florianópolis.

Localizado a 12km ao norte do Centro, Santo Antônio de Lisboa foi um dos primeiros bairros colonizados de Florianópolis e até hoje preserva muitos aspectos da tradição açoriana, principalmente em sua arquitetura.

O bairro tem uma ótima vista para o continente e para a ponte Hercílio Luz. Além disso, a região é famosa pelo seu centro gastronômico, cheio de restaurantes especializados em frutos do mar.

Confesso que, dentre todas estas maravilhas que são os pontos turísticos de Florianópolis, a minha favorita é a Praia de Santo Antônio de Lisboa, que fica  entre Sambaqui e Cacupé.

O que a torna incrível é que trata-se da praia mais romântica de Santa Catarina, sendo ótima para curtir o pôr do sol. Ela possuí uma curta faixa de areia branca fofa e águas calmas, onde aportam diversos barcos diariamente.

No bairro, você pode passear pelas ruas para admirar as casas de arquitetura colonial, almoçar nos restaurantes e comprar uma lembrança nas lojas de artesanato. Ou seja, é ótimo para uma tarde tranquila a dois.

Passeio Santo Antônio de Lisboa

Jurerê Internacional

onde ir em Jurerê internacional?
Jurerê Internacional em Santa Catarina | Foto: Rafael Ghidini, via Wikimedia Commons.

Sem dúvidas, Jurerê Internacional é a praia mais badalada e glamourosa da cidade. A região, uma espécie de “Beverly Hills brasileira”, é cercada por mansões e frequentada por ricos e famosos. Pode ser visitada no tour pelas praias de Florianópolis.

Esta é a praia é onde as pessoas de alta renda resolveram morar em Santa Catarina, com ótima infraestrutura, incríveis bares, restaurantes, hotéis, cafés, supermercados, lojas, farmácias, escolas e um shopping a céu aberto, com ótimas opções de compras, alimentação e lazer.

Além disso, Jurerê é o destino favorito dos turistas para o Réveillon em Florianópolis e para feriados. Por isso é muito comum nessas datas ela ficar repleta de turistas (brasileiros e argentinos).

Muito por isso, é na região que ficam as principais baladas em Florianópolis, como a P12, Milk e Café de La Musique. A praia é belíssima, com águas calmas e quentes, mas a faixa de areia é curta.

Passeio para Jurerê Internacional

Morro da Cruz

O que fazer em Florianópolis com crianças
Vista do alto do Morro da Cruz é uma ótima dica para um roteiro em Florianópolis.

O Morro da Cruz é considerado o principal mirante da cidade, por isso está entre os pontos turísticos de Florianópolis, proporcionando uma vista panorâmica da ilha, devido a sua altitude e localização.

Com 285 metros de altitude, do seu topo é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte da costa da ilha.

Uma dica importante é não fazer esta visita à noite, pois ultimamente o local vem se tornando um pouco perigoso e sua iluminação é precária.

A menos de 4 km de distância do Morro da Cruz, você encontrará o Shopping Iguatemi, um dos principais lugares para fazer compras em Florianópolis e também para se alimentar na praça de alimentação.

Passeio que inclui o Morro da Cruz

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

O que fazer em Floripa
Fortaleza São José da Ponta Grossa | Foto: Diogo Miranda e Doria, via Wikimedia Commons.

Para quem procura por lugares históricos entre os pontos turísticos de Florianópolis, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é uma excelente dica.

Situada no alto de um morro, ela foi idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Pires nos anos 1700, como um dos vértices do triângulo de fogo. Em sua construção, ela conta com um paiol de pólvora, uma capela dedicada a São José, a casa onde habitava o comandante, os muros de proteção e um canhão original da época.

Este forte foi revitalizado em 1938 quando foi tombado pelo patrimônio histórico e passou por novas reformas nos anos 80.

Administrada atualmente pela Universidade Federal de Santa Catarina, ela fica localizada na Praia do Forte, nas proximidades de Jurerê Internacional, em uma região com muitos restaurantes de frutos do mar por perto.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Florianópolis. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Passeio para Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Lagoa da Conceição

O que fazer em Florianópolis na Lagoa da Conceição
Lagoa da Conceição é outro cartão-postal de Florianópolis | Foto, via Wikimedia Commons.

Entre os pontos turísticos de Florianópolis no centro, a Lagoa da Conceição se destaca por sua beleza, tanto que é considerada uma das principais atrações em Santa Catarina.

Maior lagoa da capital catarinense, ela possuí 15 km² de águas calmas, ótimas para se banhar e praticar modalidades aquáticas como o stand-up paddle e também o windsurf.

Em terra, é comum ver pessoas fazendo piqueniques no local, além de caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Nas proximidades, não deixe de conhecer alguns dos restaurantes e bares que a cercam.

Outro atrativo sobre o que fazer na Lagoa da Conceição é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, um dos primeiros do Brasil, datado de 1750 e que guarda itens originais doados por D. Pedro II.

Passeio pela Lagoa da Conceição

Ribeirão da Ilha

onde ir no sul da ilha de Floripa
Ribeirão da ilha é um dos lugares mais legais de Florianópolis | Foto: Ademir Santos, via Wikimedia Commons.

Localizada no Sul de Florianópolis, a exatos 18 km do Centro, esta simpática vila merece que você faça um tour pelo Ribeirão da ilha em Florianópolis.

Ribeirão da Ilha possuí uma pequena praia, casas antigas preservadas, uma pracinha típica de interior, uma igreja e ruas de pedra muito charmosas, tudo com uma arquitetura colonial. A impressão que passa é que se está um uma cidadezinha de Portugal.

Mas o grande destaque de Ribeirão da Ilha fica para a gastronomia, afinal conta com restaurantes diversos, com especialidade, claro, para os frutos do mar.

Se estiver com tempo, visite também a bela Praia Lagoinha do Leste, que fica na mesma região, a 12 km de distância.

Tour para Ribeirão da Ilha

Palácio Cruz e Souza

O que fazer em Florianópolis com chuva
Palácio Cruz e Sousa é o principal museu de Florianópolis | Foto: Boaventuravinicius, via Wikimedia Commons.

Para fechar a lista de pontos turísticos e Florianópolis, trago o principal museu da capital de Santa Catarina. Esse é um dos pontos turísticos de Florianópolis para conhecer com chuva, pois oferece abrigo. Ele está incluso dentro do tour Panorâmico em Florianópolis.

Conhecido também como o Museu Histórico de Santa Catarina, o Palácio Souza e Cruz possuí traços barrocos do século XIX. Ele fica na Praça XV de Novembro, bem no Centro, sendo de muito fácil acesso para quem deseja aprender sobre a história da colonização de Florianópolis.

Trata-se de um grande casarão muito elegante que já fora habitado, que conta com móveis originais de época, assim como os talheres, quadros, castiçais e todos os outros objetos preservados.

Passeio que passa pelo Palácio Souza e Cruz

Quantos dias ficar em Florianópolis

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Florianópolis. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem por Santa Catarina, visitar Florianópolis é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Florianópolis é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Florianópolis só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Florianópolis:

  • 1° dia: Centro
  • 2° dia: Jurerê Internacional
  • 3° dia: Praia do Campeche
  • 4° dia: Praia dos Ingleses
  • 5° dia: Compras em Florianópolis

O que fazer em Florianópolis em 1 dia

O que fazer em Florianópolis em 1 dia
Centro da cidade | Foto: Andreia Reis, via Wikimedia Commons

Para o primeiro dia, considere também o tempo que você vai levar para chegar a Floripa. Se chegar durante a manhã, ou no meio da tarde, aproveite para começar seu roteiro pelo Centro.

Vá apreciar a vista do alto do Mirante do Morro da Cruz, tire aquela foto digna de cartão postal direto da famosa ponte Hercílio Luz, caminhe pela Avenida Beira Mar Norte, faça registros no trapiche e passeie de patinete elétrico.

Termine a noite no Mercado Municipal, comendo e bebendo muito bem, e ainda curtindo uma excelente música ao vivo.

Além de saborear um excelente cardápio, aproveite para apreciar a grandeza do Mercado Municipal, uma das principais atrações de Florianópolis. Uma construção antiga que data de 1898, onde você vai encontrar produtos artesanais, alimentos e excelentes frutos do mar.

Roteiro em Santa Catarina
Mercado Municipal | Foto: Rodrigo Soldon, via Wikimedia Commons.

Se você chegar no começo do dia e conseguir fazer um city tour pelo Centro com tranquilidade, saiba que a cerca de 20 minutos de carro, pouco mais a leste da ilha, você também pode visitar a Lagoa da Conceição e o Morro da Lagoa, com uma vista panorâmica incrível.

De volta ao centro, o que acha de explorar essa região tão rica culturalmente com um olhar um pouco mais aguçado? Conheça a história e a tradição por trás do Centro de Floripa. A região não é tão grande e você consegue explorar tudo em uma tranquila caminhada.

Você pode começar pela Praça 15 de Novembro, ponto que marca o local em que a cidade foi fundada. Ali, bem no centro da praça, há uma figueira enorme, com mais de cem anos.

Dizem as boas histórias que se você der a volta na árvore algumas vezes vai atrair fortuna e casamento para a sua vida. Não custa tentar!

Ao redor da praça há também o Memorial ao Miramar e o Palácio Cruz e Sousa, que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. Aproveite para conhecer também o Forte Santana, praticamente embaixo da ponte Hercílio Luz e o Forte de São João da Ponta Grossa.

Visite também a Catedral Metropolitana, fundada em 1773, no ponto mais alto da ilha. Depois, passe na Casa da Alfândega, prédio fundado em 1876, e aprecie as inúmeras barracas que vendem cerâmica e outros tipos de artesanato local.

No Museu Victor Meirelles você encontra um acervo com pinturas do artista catarinense da época do século 19. Bastante interessante para quem gosta de arte e será um incremento e tanto em seu roteiro em Florianópolis.

Seguindo esse trajeto, aproveite e vá parando pelas praias da região. Comece pela Praia Mole (águas frias, mar agitado, muito surf e areia fofinha), vá até a Praia da Joaquina (famosa por suas ondas, dunas e prática de esportes radicais nos dois locais) e um pouco mais adiante, chegue à Praia do Campeche.

Ela é outro cartão postal bem conhecido e fica em frente à Ilha do Campeche, além de ser ótima para banho e mergulho. Aproveite e descubra quais são as praias mais bonitas de Florianópolis.

Aproveite para conhecer também a Lagoa Pequena que fica ali perto, formada por água doce e localizada em um cenário com paisagem incrível.

Por ali, nas redondezas da Praia Mole, também fica a Barra da Lagoa, com um outro mirante belíssimo: o Ponto de Vista.

Na mesma região você também pode visitar a sede catarinense do Projeto Tamar, que fica em Floripa. Aproveite para conhecer de pertinho os cuidados da equipe com a proteção das tartarugas marinhas.

O que fazer em Florianópolis em 3 dias
Praia da Joaquina | Foto: Mike Vondran, via Wikimedia Commons

A cerca de 10 minutos do Campeche, fica o Mirante do Morro das Pedras. De cima a vista é incrível e você pode apreciar as belíssimas ondas da Praia da Armação. Agende o tour pela praia da Joaquina + Barra da Lagoa e seu mirante.

Ainda na região da Lagoa, você encontra a Avenida das Rendeiras, onde ficam várias lojinhas que vendem artesanato local, inclusive as rendas tradicionais da região.

Por aqui, você também encontra restaurantes, ótimas opções para o almoço ou lanche da tarde.

Aproveite para apreciar o pôr do sol na região, inesquecível, com toda certeza.

Se você for pernoitar em Floripa e se hospedar na Lagoa, aproveite para curtir as baladinhas do entorno, o point da ilha entre a galera mais jovem. Aproveite para marcar um passeio noturno em Florianópolis.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Florianópolis que não podem faltar na sua primeira vez na cidade.

Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Floripa e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos.

E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Florianópolis:

O que fazer em Florianópolis em 2 dias

Roteiro praias de Floripa
Águas de Jurerê Internacional são calmas e quentes. | Foto: Tiago Vidal Dutra, via Creative Commons.

Agora, se você já ouviu falar de Jurerê Internacional, ficou fascinado pelo luxo e é pra lá que você quer ir assim que chegar em Floripa, então sugiro que você faça um tour por essa região.

A praia está bem mais longe do centro e vai te tomar um certo tempo de deslocamento, mas é uma ótima opção para banho, com águas mais quentes, típicas do litoral norte da ilha. Deixe a visita às outras praias, dunas, centro, Mercadão e bares para o caminho de volta.

Caso viaje durante a alta temporada, as chances de que você fique por lá mesmo são grandes, pois há muita variedade de beach clubs que oferecem boa música e um cenário cheio de gente bonita durante todo o dia e também à noite.

Se você tem dúvidas de onde se hospedar, aproveite para conhecer os principais hotéis de Florianópolis.

A 15 minutos de Jurerê você encontra o bairro português Santo Antônio de Lisboa, muito aconchegante e famoso pela bela vista que tem do pôr do sol. Uma das mais lindas da ilha, sem dúvidas! Agende um entardecer em Santo Antônio de Lisboa.

Também a 15 minutos de Jurerê, mas na direção contrária a Santo Antônio de Lisboa, fica a praia de Canasvieiras.

Uma praia ótima, com águas calmas e muito bem frequentada, principalmente por turistas argentinos. Essa praia comumente acaba sendo a escolha de famílias que viajam com crianças.

São várias opções de rotas e lugares, mas se você não se alongar demais em cada uma delas, conseguirá cumprir o roteiro em Florianópolis de um dia com sucesso.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Florianópolis sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Florianópolis:

O que fazer em Florianópolis em 3 dias

O que fazer em Florianópolis em 1 semana
Fim de tarde na Praia do Campeche.

Agora que você já visitou os pontos primordiais que um bom turista deve conhecer: Lagoa da Conceição, Dunas da Joaquina, Centro, Mercado Municipal e Jurerê, você pode partir para passeios pelas praias de Floripa, que são um pouco mais elaborados.

Lembra que falei sobre a Praia do Campeche? Pois é… na frente da praia encontra-se a Ilha do Campeche, um lugar super visitado por quem passa por Floripa. São cerca de 400 turistas por dia.

Faça um mergulho e observe a infinidade de peixinhos que existem sob as águas claras e calmas da ilha. Se você não curte mergulhar, existem diversas trilhas à disposição.

Se quiser almoçar por ali, também pode. O Campeche conta com opções de restaurantes para você aproveitar.

Os passeios à Ilha do Campeche duram cerca de 4h e os barcos costumam sair de algumas praias que ficam nas proximidades.

Mas atente-se: esse passeio é procurado por muita gente, alguns barcos reservam espaço para agências de turismo em Florianópolis, por isso chegue bem cedo, ou vá direto a uma dessas agências. Caso contrário, você corre o risco de não conseguir espaço nos barcos e perder a viagem.

Eu já falei da Lagoa da Conceição por aqui, mas quem tem um pouco mais de tempo pode aproveitar para praticar alguns esportes bem legais em suas águas calmas.

Você pode praticar windsurf, kitesurf, vela, caiaque e até experimentar treinar seu equilíbrio ficando em pé em cima da prancha durante a prática do stand-up paddle.

Se quiser fazer algo diferente em Florianópolis nesse dia 3, que tal despir-se dos preconceitos e experimentar o que pode ser o passeio mais diferente do seu roteiro em Florianópolis?

A Praia da Galheta, é uma praia de nudismo bastante conhecida na região. Você consegue chegar até lá por meio de uma trilha, partindo da Praia Mole. Se você não quiser tirar a roupa tudo bem, o nudismo não é obrigatório por ali. Mas vale a experiência!

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Florianópolis tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3 em Florianópolis:

O que fazer em Florianópolis em 4 dias

Roteiro por Santa Catarina
Não importa a praia escolhida, a vista será sempre privilegiada.

Agora que você já conheceu tudo o que deveria e até um pouco mais, chegou a hora de aproveitar seu tempo em Floripa para apreciar com calma outras belezas naturais além do que já é muito bem frequentado por turistas.

Confira algumas sugestões que, não necessariamente ficam próximas umas das outras. São apenas lugares legais que funcionarão como um passeio extra e entrarão como um bônus em seu roteiro.

Aproveite para conhecer outra praia que também é muito conhecida: a dos Ingleses. Com suas areias movimentadas e águas quentes e tranquilas, ir aos Ingleses é certeza de encontrar praia sempre cheia de turistas.

As trilhas que ficam por ali levam para outras praias que ficam bem pertinho, como a Brava e Santinho. A Daniela também é uma praia que fica nessa região e é conhecida por ser muito tranquila.

Passeie também pela Avenida das Nações e visite outras ilhas menores de Florianópolis, como a Anhatomirim e Ratones, que são ótimas indicações para um passeio mais completo.

Sugestões de passeios para o 4° dia

Depois de conhecer o básico de Florianópolis, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para Florianópolis ou para cidades nos arredores.

Confira a seguir como montar um roteiro para o dia 4 com os seguintes tours:

O que fazer em Florianópolis em 5 dias

Melhor roteiro em Floripa
Ribeirão da Ilha é um distrito calmo e paradisíaco. | Foto: Ademir Santos, via Wikimedia Commons.

Vá até a Feirarte, feira que é uma tradição local no quesito artesanato e acontece religiosamente todos os domingos. A feira é um ótimo local para adquirir algumas lembrancinhas de viagem.

A Casa Açoriana também é uma ótima opção cultural se você tiver mais tempo disponível. Construída no século XVIII, ela também abriga obras de arte e peças feitas à mão por artistas da região.

Se você quer passeios diferentes em seu roteiro em Florianópolis, conheça Ribeirão da Ilha, distrito que é o maior produtor de ostras do Brasil, e delicie-se se você for fã desse fruto do mar.

Se você gosta de esportes e caminhada, faça a Trilha do Morro do Lampião, no Campeche, e visite também a Lagoa do Peri, bastante parecida com a da Conceição, mas com águas mais quente e claras. Ali você também pode praticar stand-up paddle e andar de caiaque.

Se você optar por viajar em meados de setembro, pode ser que encontre as famosas baleias brancas passeando pelo litoral de Floripa. É mais comum vê-las na Armação e na Praia Brava.

Existem diversos restaurantes e bares que você pode aproveitar na cidade. Claro que há aqueles que são mais famosos e isso você vai descobrir assim que chegar no local.

Neste post, preferi não te indicar nenhum local específico para não influenciar em sua experiência, afinal, comida, bebida e gosto musical são coisas bem particulares, não é mesmo?

Agora, um estabelecimento que é legal que você conheça, é o Café Cultura, independentemente de seu gosto por café. Explico: assim como a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, o Café Cultura é uma relíquia de Floripa.

O prédio local já foi tombado como patrimônio histórico, e o café é considerado por uma revista de grande circulação nacional como a melhor cafeteria de Santa Catarina. Vale a pena conhecer! Além de café, você encontra um cardápio variado à disposição.

Sugestões de passeios para o 5° dia

Se você já está se despedindo de Floripa no dia 5, vale visitar lugares interessantes e até fazer um roteiro alternativo em Florianópolis.

É só escolher um dos passeios abaixo e ter praticamente um roteiro completo em Florianópolis:

Quanto custam os ingressos em Florianópolis?

O custo para fazer passeios em Florianópolis depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Florianópolis do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar Florianópolis de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Florianópolis, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Florianópolis, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em Florianópolis

O site da Civitatis é bom e confiável. A empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Outra opção para passeios nacionais é o Viator, que possui mais de 300 mil experiências para o viajante explorar, desde excursões simples até aventuras radicais.

Guias locais que sabem tudo o que conhecer em Florianópolis

A melhor maneira de aprender sobre o Florianópolis é fazer uma visita guiada com um guia que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por guias que vivem em Florianópolis, ideal para explorar o que há de melhor na cidade.

Os melhores passeios em Floripa com guia no Civitatis são:

O que fazer em Florianópolis com crianças

Visitar Florianópolis com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças em Florianópolis.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Florianópolis à noite

As excursões noturnas em Florianópolis são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

O que fazer em Florianópolis e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo em Florianópolis. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto de Florianópolis:

O que fazer em Florianópolis no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Florianópolis no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Florianópolis com chuva

O que fazer em Florianópolis no inverno
Conheça os melhores museus de Florianópolis | Foto: Boaventuravinicius, via Wikimedia Commons.

Se você procura por o que fazer em 5 dias em Florianópolis, deve se preparar para ao menos 1 dia chuvoso durante a viagem.

Não é somente de dias de sol e praias que vive o turismo em Florianópolis, afinal o clima em Santa Catarina indica que, até mesmo no auge do verão, muitos dias de chuva podem surgir no caminho dos turistas; mas nem por isso você precisa deixar de aproveitar a viagem para este lugar tão turístico.

Existem boas opções sobre o que fazer em Florianópolis com chuva, principalmente os museus, que propiciam um ótimo roteiro cultural em Floripa.

Os museus em Florianópolis que mais recomendo são o Museu Histórico de Santa Catarina, o Museu de Arte Moderna de Florianópolis e o Museu da Imagem e Som; os dois últimos com entrada gratuita.

Além disso, nos dias chuvosos você pode conhecer o Mercado Público, os restaurantes da cidade ou até mesmo fazer um bate-volta até o Beto Carrero World, que fica a 121 km de Floripa.

O que fazer em Florianópolis com pouco dinheiro

Caso você não tenha um orçamento muito elevado para a viagem, fique tranquilo, pois existem várias formas de aproveitar Florianópolis de graça ou pagando pouco.

Se você procura o que fazer em Florianópolis com pouco dinheiro, pode, primeiro, aproveitar os belos lugares públicos ao ar livre que a cidade possuí, como a Lagoa da Conceição, o Parque Ecológico do Córrego Grande ou até mesmo a Praça XV de Novembro, que fica no centro e nela fica uma enorme figueira centenária.

Para quem gosta de história, pode visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica na Praia do Forte e para entrar o preço do ingresso é 8 reais (inteira ou 4 reais (meia).

Uma dica, especialmente para casais, é passear pelo bairro Santo Antônio de Lisboa, que fica a somente 12 km ao norte do centro e é certamente o lugar mais romântico de Florianópolis; nele é possível admirar os casarões coloniais portugueses, saborear a gastronomia local e apreciar um lindo pôr do sol.

E, claro, você pode se esbaldar nas praias mais bonitas de Florianópolis, nas quais não paga nada para aproveitar o sol e o mar e valem a pena certamente!.

O que não pode deixar de conhecer em Florianópolis?

*Vídeo oficial da Prefeitura de Florianópolis.

Se você não conhece ou não pretende viajar a Florianópolis, mas chegou até aqui, saiba que este texto irá te fazer mudar de ideia. Floripa é a capital do estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, e atrai milhares de turistas, nacionais e internacionais, durante o ano todo, principalmente no verão, é claro.

Mas saiba que nem só de belas praias esse lindo estado é feito. Conheça aqui neste post tudo o que a famosa Ilha da Magia tem de melhor para te oferecer. Apaixone-se e faça desse um de seus destinos favoritos para viajar e relaxar, no Brasil e no mundo.

Turismo de Experiência em Florianópolis

O que fazer em Florianópolis em grupo
Turismo de Experiência é uma crescente em Florianópolis | Foto: Floripa Xperience.

Você já ouviu falar em Turismo de Experiência? Bom, o conceito foge um pouco do padrão e destina-se aos turistas que pretendem vivenciar a fundo a Ilha de Florianópolis, conhecer suas histórias, costumes e aprender mais afundo sobre suas tradições.

A experiência diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades; é o ator principal do turismo que escolheu.

Este modelo cresce a cada dia, pois o novo turista deseja ser surpreendido e emocionado.

O objetivo do turismo de experiência é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, como a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, e assim envolver o turista em uma atividade em que ele é o personagem principal.

Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente que procura participar das experiências, com isso criando oportunidades de negócios para pequenas empresas desenvolverem a partir das suas histórias, hábitos, costumes e experiências únicas.

A Magia do Barro

Turismo de Experiência em Floripa
Objetos de barro que fazem parte do folclore local.

O roteiro cultural das Meninas da Terra começa com um visita na Olaria Beira Mar para contar a história dos oleiros, equipamentos e antigas técnicas de barro. Em seguida, um passeio pelo Centro Histórico de São José resgata a cultura e religiosidade dos casarões.

Por fim, a experiência no ateliê das Meninas, uma casa super charmosa com vista para o distrito de São José. Aqui você aprenderá sobre as peças do folclore açoriano, como o boi de mamão, passarinhos e anjos, produzidos em barro e com pintura manual que dão um toque feminino e delicado no acabamento das peças.

Além do prazer de desenvolver uma peça artesanal em barro, as Meninas da Terra oferecem um local extrovertido, acolhedor, de genuína amizade regada a um saboroso café da tarde.

Feira da Freguesia

O que fazer em Florianópolis e arredores
Boi Brasão, na Feira da Freguesia em São José/SC.

São José está localizada na região continental de Florianópolis. Com a proposta de movimentar seu Centro Histórico e resgatar a tradição dos encontros dos moradores na praça, nasceu a Feira da Freguesia. Idealizada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, é aberta ao público e realizada sempre no segundo domingo do mês.

A feira é diversificada, onde os visitantes encontram desde o artesanato tradicional, como louças de barro, até antiguidades e móveis de madeira de demolição. As atrações folclóricas são apresentadas na praça Hercílio Luz, num palco montado, mas também aproveitam o coreto histórico do local.

Rafting no Rio Cubatão

Esportes radicais em Floripa
Rafting no Rio Cubatão | Foto: Apuama Rafting.

A cerca de 40 km distante da Ilha de Florianópolis, o município de Santo Amaro da Imperatriz é bastante conhecido por suas estâncias de água termal. Além disso, as opções de aventura também são populares, e agora ganhou algo a mais com o turismo de experiência.

Esta prática da experiência inicia-se com a confecção de bombas de barro e sementes de árvores nativas que serão arremessadas com um estilingue nas margens do rio para semeadura e reparação da mata ciliar.

Durante a oficina o turista recebe uma aula sobre o ecossistema local, flora e fauna visando identificar durante o percurso as árvores nativas. Na beira do rio com os equipamentos, o turista recebe a orientação necessária sobre segurança e procedimentos durante a descida do rio Cubatão Sul.

Essa nova modalidade da Apuama Rafting busca a interação do turista com o meio ambiente, para que ele tenha a aventura de descer uma corredeira, além de conhecer o percurso e a mata nativa que margeia o rio, aprendendo a importância da preservação ambiental.

Experiência de Mergulho

Coisas para fazer em Florianópolis
Aproveite a experiência incrível que é mergulhar em Santa Catarina | Foto: Água Viva Mergulho.

Mergulhar já uma experiência e tanto! Estar em contato com a natureza na sua forma sublime onde os seres vivos não possuem medo do homem, é uma forma mágica de contato.

Nessa experiência com a Água Viva Mergulho, além do mergulho tradicional o turista recebe uma aula no fundo do mar sobre as espécies que tem contato, conhece os vários tipos de peixes, moluscos e plantas, assim interagindo com o grupo e instrutor.

Alimentação interativa e banho das tartarugas

como chegar ao Projeto Tamar Floripa
Objetos de plástico encontrados dentro de tartarugas.

O centro de visitantes do Projeto Tamar auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.

Conta com infraestrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar.

Nessa experiência incrível, de interação com as tartarugas, o visitante pode dar banho e alimentá-las!

Ostra Xperience no Ribeirão da Ilha

O que fazer em Florianópolis para comer
Ostras fresquinhas são uma atração a parte no Ribeirão da Ilha | Foto: Floripa Xperience.

A experiência é uma conversa sobre maricultura, explicando desde o período que o molusco é uma semente, passando por todo o processo de manejo até a mesa do consumidor, seguido por uma degustação de ostras in natura e ao bafo harmonizados com espumante catarinense.

Essa incrível experiência da Floripa Xperience no sul da ilha visa difundir o consumo da Ostra no Brasil, que cultiva o molusco há cerca de 20 anos, enquanto na Europa o cultivo é milenar.

A ostra é conhecida pelo alto teor de ômega 3. Segundo reza a lenda, os jogadores de xadrez russos consumiam muita ostra antes dos torneios, visando reduzir o stress e oxigenar o cérebro. Além do ômega 3, possui cálcio, ferro e zinco, sendo considerada um “viagra natural” para os brasileiros.

Dicas finais sobre o que conhecer em Florianópolis

Dicas viagem Floripa

Com tantas opções de coisas legais pra fazer em Florianópolis sugiro que você alugue um carro e saia desbravando a cidade, suas praias e seus arredores.

Use todas essas dicas para economizar e conhecer profundamente essa linda cidade que é Florianópolis. Dessa forma, otimize suas pesquisas e experiências, faça os melhores passeios e monte um roteiro incrível na Ilha da Magia.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Florianópolis?

São tantas coisas para fazer em Florianópolis que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Passeio de barco à Ilha do Campeche
Excursão às Praias de Bombinhas
Tour pela Costa da Lagoa + passeio de barco

Quais são os melhores passeios em Florianópolis?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Florianópolis não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Ônibus turístico de Florianópolis
Tour panorâmico por Florianópolis
Ônibus turístico por Florianópolis ao entardecer
Excursão a Balneário Camboriú e Parque Unipraias

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Florianópolis?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Florianópolis. Confira algumas dicas:
Tour pela Costa da Lagoa + passeio de barco
Passeio de barco à Ilha do Campeche
Ônibus turístico por Florianópolis ao entardecer

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Florianópolis?

Existem tours para todos os bolsos em Florianópolis. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Ônibus turístico por Florianópolis ao entardecer
Tour de compras por Florianópolis
Tour panorâmico por Florianópolis
Tour pela praia do Forte, Jurerê e Santo Antônio de Lisboa

Vale a pena comprar passeios em Florianópolis antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Florianópolis.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais