O que fazer em Liège: 17 passeios e atrações imperdíveis

O que fazer em Liège: 17 passeios e atrações imperdíveis

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Tudo sobre o que fazer em Liège, na Bélgica, com dicas de pontos turísticos e atrações mais legais para incluir no roteiro de 1 dia.

Se no momento de planejar sua viagem para a Bélgica, uma das dúvidas for o que fazer em Liège, esse artigo é pra você! Trata-se de uma das cidades mais legais que conheci e frequentei bastante, durante os anos que morei no país.

Liège fica relativamente perto de Bruxelas, a exatos 97 km; a cidade também não muito distante das fronteiras com Holanda e Alemanha.

A cidade pertence à região da Valônia (parte francesa do país) e é a capital da província que também se chama Liège. A população local está em torno de 200 mil habitantes, sendo umas da cidades mais charmosas da e e umas das que mais gostei de conhecer.

Entrecortada pelo rio Meuse, a cidade tem como característica particular as várias pontes que ligam as margens do rio. Os museus, os prédios históricos, o folclore, as áreas verdes e a vida noturna são alguns dos principais atrativos que dão significado às visitas a cidade.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Liège

Seguro viagem confiável para a Bélgica »

O que visitar em Liège: 10 principais pontos turísticos

Há tantas coisas legais para fazer em Liège, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Liège, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Liège:

  1. Catedral de Liège
  2. Palais des Princes-Evêques
  3. Perron de Liège
  4. Igreja de Saint-Jacques
  5. Parque e Museu La Boverie
  6. Musée de la Vie Wallonne
  7. Museu Curtius
  8. Montagne de Bueren
  9. Estação Liège-Guillemins
  10. Le Carré

Catedral de Liège

Liège, onde fica
Jardim do local chama atenção | Foto: Juan Antonio Cordero, via Wikimedia Commons.

Construída no século X e reconstruída nos séculos XII até XV, a Cathèdrale Saint-Paul de Liège foi reformada no século XIX. É uma das mais bonitas igrejas da cidade.

Os vitrais e a decoração interna são a principal atração, assim como o jardim do lado externo. A entrada é franca, mas o acesso a algumas partes e os tours guiados são cobrados. A edificação abre das 8h às 17h.

Palais des Princes-Evêques

O que fazer em Liège, na Bélgica?
Local sedia hoje o Tribunal de Justiça e o governo local.

O Palácio do Príncipe é um prédio de fachada longa e imponente bem no Centro Histórico de Liège, na Praça Saint-Lambert. Hoje sedia o Tribunal de Justiça em uma parte e na outra a sede do governo da província.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Bélgica, usando o cupom VIAJARMAIS15.


A parte frontal do prédio pode ser apreciada por quem passa pela praça; já o pátio interior é fechado ao público, exceto em ocasiões especiais.

Perron de Liège

O que fazer em Liège na área central da cidade
Monumento fica na Place du Marché | Foto: ValouP, via Wikimedia Commons.

O Perron é uma coluna de concreto, construída no centro de uma praça como símbolo de liberdade e autonomia daquela região. O monumento que fica na Place du Marché é o símbolo da cidade e está posicionado no topo de uma fonte.

Igreja de Saint-Jacques

O que fazer em Liège para quem é religioso
Igreja é aberta para visitação | Foto: Promeneuse7, via Wikimedia Commons.

Construção gótica do ano de 1015 é citada como a mais bonita de Liège. Fora do horário das missas a igreja fica aberta ao público para visitação.

Algumas partes mais antigas necessitam solicitação para serem acessadas e, assim como os tours guiados, estão sujeitas a cobrança de ingresso.

Parque e Museu La Boverie

O que fazer em Liège de cultural
Visita ao parque é grátis | Foto: Jean Housen, via Wikimedia Commons.

No ano de 1874 foi construído um parque público chamado Parc de la Boverie.

O local rapidamente se tornou uma atração favorita dos habitantes locais e mais tarde de visitantes que buscavam o que fazer em Liège; em 1905 um museu de arte foi adicionado ao parque.

O Museu das Belas Artes, como é chamado hoje, tem dentre suas coleções arte da Valônia, peças importantes de arte de Liège, quadros da chamada “arte degenerada” que haviam sido confiscados pelo governo alemão durante a Segunda Guerra Mundial e, é claro, alguns exemplares da era de ouro dos quadrinhos belgas.

Hoje em dia esse lugar que combina natureza e cultura é um ponto imperdível para visitar em Liège. O parque fica aberto todos os dias e a entrada é livre. Custa 5 € para visitar o museu.

Musée de la Vie Wallonne

O que fazer em Liège de dia
Entrada no museu custa 5 euros | Foto: Promeneuse7, via Wikimedia Commons.

Este é um museu muito especial da cidade, pois é dedicado a retratar como era a vida na Valônia antigamente. Embora o prédio do museu seja do século XIII, a exposição é do século XIX e vai até os dias de hoje.

Organizada por temas, a mostra exemplifica situações do dia a dia dos moradores do sul da Bélgica; a vida espiritual e religiosa, as evoluções tecnológicas, convivência em comunidade e coisas do tipo. O local funciona o ano todo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Museu Curtius

Museu Curtius
Local também se chama Le Grand Curtius | Foto: Horst J. Meuter, via Wikimedia Commons.

Uma belíssima mansão do século XVII, restaurada e transformada em museu. Nos últimos anos, uma prática muito comum em diversas grandes cidade da Europa foi a fusão de pequenos museus concentrados em um maior e mais organizado espaço. Esse é o caso do Le Grand Curtius, como também é chamado.

No seu interior estão expostas coleções de arte religiosa, arte decorativa, armas e objetos arqueológicos. E também arte conhecida como “Mosan art”, que é um estilo específico produzido no vale do rio Meuse.

O Curtius fecha às terças-feiras, mas abre todos os demais dias das 10h às 18h.

Montagne de Bueren

Montagne de Bueren
Escadaria é uma das mais famosas da Bélgica | Foto: Michielverbeek, via Wikimedia Commons.

Se você realmente estiver entediado e procurando o que fazer em Liège (o que acho difícil de acontecer) aí está um belo desafio: subir os 374 degraus da Montagne de Bueren.

A escadaria é uma das mais famosas do mundo e um dos principais pontos turísticos da cidade, pois liga a região de Hors-Château a região da Citadel de Liège, duas áreas que valem a pena conhecer. Durante ocasiões comemorativas os degraus são enfeitados com velas e flores, tornando o caminho ainda mais bonito.

O caminho da Montagne de Bueren é cheio de casinhas, uma colada na outra, que são residências particulares.

A área de Hors-Château também é bastante residencial e tem algum comércio. Já a Citadel de Liège não existe mais, apenas alguns muros e monumentos juntos do bosque com uma trilha para caminhadas.

Estação Liège-Guillemins

Estação Liège-Guillemins
Estação é uma das mais movimentadas da Bélgica | Foto: 16 Miles of String, via Wikimedia Commons.

Uma das estações com arquitetura mais moderna da Europa, bem diferente de outras grandes cidades da Bélgica que conseguiram manter os prédios antigos e torná-los operáveis com reformas.

A estação Guillemins teve que ser reconstruída praticamente toda para a adequação dos trens de alta velocidade. Saiba montar um roteiro de trem pela Bélgica.

Se você está chegando de trem até Liège, provavelmente vai passar por ela. Uma das mais movimentadas da Bélgica e a terceira com maior fluxo de passageiros da Valônia. O design da estação com os arcos de aço, o concreto branco e bastante vidro é do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Le Carré

Le Carré
Via fica bem próxima à Catedral | Foto: Jean Housen, via Wikimedia Commons.

Uma rua estreita, onde não passam carros, cheia de lojas, casas, bares e restaurantes. Precisa ser visitada para ter uma ideia do que é a vida em Liège, tanto de dia quanto à noite.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Bélgica!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Fica perto da Catedral e representa muito historicamente para a cidade. Um bom lugar para comprar algumas lembranças da viagem, chocolates, comer batata frita e tomar cerveja.

Quantos dias ficar em Liège

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Liège. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Bélgica, visitar Liège é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Liège é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 1 dia, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 2 dias em Liège só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Liège:

  • 1° dia: Tour pela cidade

O que fazer em Liège em 1 dia

O que fazer em Liège para todos os gostos
Vista de Liège | Foto: A. Savin, viacWikimedia Commons.

Tentei concentrar os principais pontos turísticos para você visitar sem ter que sair da cidade. Liège tem a maior área de pedestres de toda região da Valônia, então é uma cidade legal de conhecer a pé.

Além de muitos dos pontos estarem perto um do outro, outros que ficam pelo caminho não são lugares que você precise pagar para entrar.

Você pode começar o dia tomando um café da manhã no Pollux e depois indo até a Catedral que fica a 1 minuto dali.

A Carré está a uma caminhada de 4 minutos de distância, então saindo da Catedral passar por essa rua histórica ainda pela manhã ou perto do meio dia vai ser bem interessante, para poder comparar com a mesma rua à noite.

Pela Boulevard de la Sauveniere você pode descer até a Igreja de Saint-Jacques, que fica a uns 10 minutos da Carré.

O Messieurs, um dos restaurantes da lista acima, também fica nas imediações, caso a fome já estiver apertando. Se não, a Saint-Jacques está perto das margens do Meuse e ali é um belo lugar para um descanso.

Subindo pela beira do rio, mais para o norte da cidade, mas ainda perto, menos de 20 minutos de caminhada ou pegando transporte público, fica a região onde estão os demais pontos turísticos sugeridos: os museus Curtius e Vie Wallonie, o Perron, o Palais des Princes-Evêques e a escadaria Montagne de Bueren.

O que fazer em Liège com crianças
Liège é uma cidade movimentada, com vida noturna e muitos parques.

Todos esses lugares estão num percurso de cerca de meia hora a pé, tirando é claro a escadaria, que demora mais para subir ou descer.

A região da Citadel de Liège que fica numa das extremidades da escadaria é um ponto bem alto da cidade e legal para uma vista de fim de tarde.

Outro lugar que é bem legal de encerrar o dia é o Parque La Boverie, depois de visitar o museu, curtir o fim do dia na área verde é uma boa pedida.

Mas caso você vá dormir em Liège ou ache que não dá tempo de fazer tudo isso no mesmo dia, pode deixa para manhã seguinte.

Porém, se você quiser entrar em todos os museus e curtir um pouco de tudo que eu sugeri aqui, o ideal mesmo é passar dois dias na cidade. Assim você não precisa sair correndo de um lugar para o outro.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Quanto custam os ingressos em Liège?

O custo para fazer passeios em em Liège depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de em Liège do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar em Liège de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em em Liège, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em em Liège, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em Liège

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

Dicas finais sobre o que conhecer em Liège

Liége é uma cidade bem legal e divertida de conhecer. Caminhei muito pelas ruas dessa cidade durante viagens semanais que fazia até a cidade em função do meu trabalho.

Não é difícil de se orientar em Liège, mas o fato de ter que atravessar pontes, às vezes, pode confundir um pouco, pois são várias pontes e talvez você não fique só de um lado do rio.

Como eu disse antes, o fato de os pontos de interesse estarem todos perto uma das outras faz com que você consiga conhecer bastante coisa em pouco tempo. Também boa parte do que vale a pena visitar é de graça e assim sobra mais grana pra curtir a vida noturna da cidade.

Dependendo o seu orçamento ou de quanto tempo está disposto a perambular pelas ruas de Liège, é melhor ficar dois dias na cidade. No entanto, é possível conhecer os lugares, comer um prato típico, dar uma passada num bar, tudo em um dia só.

Recomendo também o artigo roteiro pela Bélgica, onde você saberá quais cidades e pontos turísticos conhecer em até 30 dias no país.

A região da Valônia é, de um modo geral, mais barata que Flandres (a parte norte da Bélgica) e Liège é o lugar ideal para comprovar isso, principalmente se você fizer o aluguel de carro, pois irá economizar nos deslocamentos e conhecer mais lugares especiais. Boa comida, pessoas receptivas, lugares legais que vão te fazer querer voltar.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Liège?

São tantas coisas para fazer em Liège que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Opéra Royal de Wallonie-Liège
St. Paul’s Cathedral in Liege
Charlemagne
Aquarium-Muséum
église Saint-André de Liège

Quais são os melhores passeios em Liège?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Liège não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Destaca caça ao tesouro autoguiada e excursão a pé
Guia e áudio no aplicativo de introdução à cidade
Jogo de fuga ao ar livre de Harry Potter
Escape Tour – Citygame autoguiado
Stavelot: ingresso para o parque temático Plopsa Coo

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Liège?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Liège. Confira algumas dicas:
Destaca caça ao tesouro autoguiada e excursão a pé
Jogo de fuga ao ar livre de Harry Potter
Escape Tour – Citygame autoguiado
Jogo autoguiado de Sherlock Holmes para smartphone
Jogo de Exploração da Cidade de Liege e Passeio

Vale a pena comprar passeios em Liège antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Liège.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bélgica

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões na Bélgica

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na Bélgica. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Internet ilimitada na Bélgica

Ter o melhor chip na Bélgica é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Seguro viagem com cobertura na Bélgica

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Bélgica é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais