O que fazer em Mont Saint-Michel: dicas da cidadela francesa

O que fazer em Mont Saint-Michel: dicas da cidadela francesa

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Tudo sobre o que fazer em Mont Saint-Michel, com dicas de viagem para 2 dias. Conheça lugares legais para visitar e atrações imperdíveis.

Mil anos após o início das construções, completados em junho de 2023, a cidadela de Mont Saint-Michel continua como um dos pontos turísticos mais icônicos da França. Quando viajar ao país, recomendo que não deixe de visitar esse atrativo. Por isso, neste artigo te mostro tudo o que fazer em Mont Saint-Michel.

Além das construções históricas, a cidadela medieval se destaca por “ser” um fenômeno único no mundo. É que a mudança repentina de marés faz com que a pequena cidade medieval da Europa se torne uma ilha. Curioso!

A cidade é pequena e os pontos turísticos “obrigatórios” podem ser visitados em uma tarde. Como o interior da Abadia do Monte Saint-Michel e a visita guiada aos bancos de areia que circundam a baía. Todos os demais são dispensáveis, porém listarei aqui neste artigo para você escolher.

Para organizar seu roteiro em Mont Saint-Michel é preciso consultar a tábua das marés da região. Assim você não será pego de surpresa com a subida da maré — que são as maiores da Europa. É possível acessar o local tanto na maré alta como na baixa.

Porém, como a água chega com uma rapidez impressionante, a disponibilidade de alguns passeios pode variar. Neste artigo, esclareço todas as suas dúvidas sobre como ir para a cidadela no inverno ou em outras épocas do ano, falo da história, mapa de Mont Saint-Michel, distância de Paris e mais.

Tenho certeza que ao final você entenderá porque o destino atrai milhões de pessoas todos os anos e está na lista de desejo de tantas outras! E aproveitará tudo o que há para fazer em Mont Saint-Michel.

Planeje sua viagem => Seguro viagem para a França

Dicas de onde ficar em Mont Saint-Michel »

O que visitar em Mont Saint-Michel: 7 principais pontos turísticos

o que fazer em mont saint michel
Mont Saint-Michel pode ser conhecida em uma tarde.

Há tantas coisas legais para fazer em Mont Saint-Michel! Ao chegar na cidade, distante 360km de Paris, a visita é intuitiva. Ele fica em uma ilha rochosa na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França.

Uma rua principal liga o portal de entrada à abadia, e é nessa rua que ficam os principais pontos de interesse da ilha, inclusive diversos pequenos museus. Basta se deixar levar pelo passeio e você acabará conhecendo todos os atrativos da cidade!

Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na cidadela francesa, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Mont Saint-Michel:

  • Abadia
  • Cidade medieval de Saint-Michel
  • Bancos de areia da baía do Monte Saint-Michel
  • Casa de Tiphaine
  • Museu Arqueoscópio
  • Museu do Mar e da Ecologia
  • Museu Histórico

Abadia do Mont Saint-Michel

mont saint michel no inverno
Abadia do Mont Saint-Michel é um dos patrimônio da Humanidade.

A abadia é o motivo do Mont Saint-Michel ser hoje um dos principais monumentos históricos do mundo e Patrimônio da Humanidade da Unesco. Era uma pequena igreja criada no topo da ilha rochosa no ano 709 e que, em 966, uma comunidade de monges beneditinos se estabeleceu no local.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na França, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Durante o período medieval, o local viria a ser um dos mais importantes destinos de peregrinação de toda a Europa ocidental. A abadia foi fundada no século 11, seguida das demais construções que fazem parte do complexo, como o claustro e seu belíssimo jardim e o refeitório.

O local teve também uma importância militar estratégica, tendo sido um marco de resistência sobretudo durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra. Durante a Revolução Francesa, foi transformado em prisão. Desde 2001, quem toma conta da abadia são as Fraternidades Monásticas de Jerusalem.

Fazer a visita nessas construções é um dos pontos altos do passeio pelo Mont Saint-Michel. Porém, é bom estar bem preparado: são cerca de 400 degraus no total, uma subida puxada sobretudo para os idosos.

A visita à abadia pode ser feita todos os dias do ano, exceto 1º de Janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. Os horários dependem da época, variando entre 9 e 9h30 (abertura) e 18 e 19 horas (fechamento). Os últimos visitantes são admitidos até uma hora antes do fechamento.

A entrada custa 10 euros, porém em alguns casos é possível pagar menos ou até mesmo ter direito a acesso gratuito. Você pode comprar antecipadamente um ingresso para a Abadia do Monte Saint-Michel com tour autoguiado.

Passeios e tours para Abadia

Cidade medieval

dicas de mont saint michel
Construções da cidade | Foto: Francesco Bandarin, via Wikimedia Commons.

O acesso ao Mont Saint-Michel é feito a pé ou por meio dos shuttles gratuitos, ambos por meio da plataforma que liga a ilha ao continente. Você chegará pelo portal principal de entrada e logo encontrará a Rue Grande, que é a rua principal, mas não tem muita coisa.

É nessa rua que ficam os principais restaurantes, diversas lojas de souvenirs e também alguns hotéis. Porém, a quantidade de turistas que se aglomera e pode tornar a subida um pouco estressante.

Vale a pena conhecer a Rue Grande, porém as melhores vistas e ângulos serão encontrados ao se explorar as ruelas alternativas e escadarias. Você pode se surpreender ao se deparar com jardins e casas encantadoras nesses caminhos menos visitados.

Todos os percursos levam à abadia, portanto não precisa ficar preocupado em não se perder. Apesar da cidade ser murada e ter um portão de acesso, ele nunca é fechado.

Portanto, não tem hora para entrar e sair, mas fique atento apenas aos horários do shuttle, caso deseje atravessar a passarela com esse meio de transporte.

Passeios e tours para Cidade medieval

Bancos de areia da baía

O que fazer no Mont Saint-Michel em 1 dia
Foto: Pcany, via Wikimedia Commons.

Andar pelos bancos de areia que circundam o Mont Saint-Michel quando a maré está baixa pode ser um programa divertido, caso você goste de aventuras. Porém, é importantíssimo destacar que você nunca deve fazer esse passeio sem estar acompanhado de um guia experiente. Contrate agora a sua caminhada pela baía do Mont-Saint-Michel.

Isso porque as marés sobem com uma velocidade impressionante, sendo extremamente arriscado caminhar no meio da baía se estiver em período de alta.

Além disso, há diversos pontos de areia movediça no local. O guia será responsável por ensinar os visitantes a se livrar delas em segurança.

Durante a travessia, além de belíssimas vistas da abadia e das construções em seu entorno, os turistas podem avistar muitas espécies de plantas e animais, especialmente aves, mas é possível se deparar até com focas. Os horários, a duração e o valor dependem da travessia e do guia escolhidos.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Mont Saint Michel. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Passeios e tours para os bancos de areia da baía

Casa de Tiphaine

Cidades turísticas da França
Fachada do museu | Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Em francês, procure por Logis Tiphaine. Trata-se da casa museu da célebre personagem histórica Tiphaine de Raguenel, uma astróloga. Ela foi construída por seu marido, o cavalheiro Bertrand Du Guesclin, conhecido como “a águia da Bretanha”.

A casa ainda tem os móveis do século 14, tapeçaria, obras de arte, a armadura do cavalheiro medieval e até mesmo um cinto de castidade, bem como o escritório de astrologia de Tiphaine.

Em tempos de conflitos (a casa foi construída durante a Guerra dos Cem Anos), a casa era considerado um dos locais mais seguros e protegidos do reino.

O horário de funcionamento é das 10h30 às 17h30. A entrada está inclusa nesse passe de entrada para 3 museus.

Passeios e tours para Casa de Tiphaine

Museu Arqueoscópio

Cidades da França
Peça do Museu Arqueoscópio | Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Em cerca de 10 minutos, uma apresentação desenvolvida pelo Museu Arqueoscópio (Musée Archéoscope) mostra todas as diferentes etapas da criação da Abadia do Monte Saint-Michel por meio de uma animação 3D com efeitos especiais.

É um programa simples e rápido, que pode ser facilmente incluído em um dia de passeios pelo Mont Saint-Michel. Depois de passear por dentro da abadia, é interessante entender como tudo foi planejado, construído, destruído e reconstruído no decorrer de tantos séculos.

Passeios e tours para Museu Arqueoscópio

Museu do Mar e da Ecologia

Museus da França
Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Se tem um lugar na França que sofre intensas mudanças naturais em decorrência do mar, é o Mont Saint-Michel. Por isso, foi criado um museu exatamente para entender como funcionam as marés e a influência que elas têm sobre a ilha.

O espaço também explica sobre o problema de assoreamento do local e mostram as obras que já foram feitas para combatê-lo.

Para os aficionados pelo tema, o local tem expostas 250 maquetes de antigos navios de guerra, comércio e pesca, que ilustram algumas das principais atividades dos habitantes da região até hoje.

Esse é um dos museus que podem ser visitados com o passe de entrada para 3 museus. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas, todos os dias.

Passeios e tours para Museu do Mar e da Ecologia

Museu Histórico

Bate-volta Mont Saint-Michel
Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

O Museu Histórico conta a história de 13 séculos do Mont Saint-Michel por meio de coleções antigas de armas, objetos de tortura medievais, pinturas, esculturas, e da reconstituição de masmorras e de importantes figuras históricas em cera.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na França!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


O valor da visita é o mesmo que os descritos anteriormente no passe de entrada para 3 museus. O Museu Histórico abre todos os dias das 9h30 à 17h30.

Passeios e tours para Museu Histórico

Quantos dias ficar em Mont Saint-Michel

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Mont Saint-Michel. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela França, visitar Mont Saint-Michel é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar na cidade é primordial para montar o melhor roteiro possível.

No geral, recomendamos que não programe menos de 3 dias, sendo o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Mas, no caso de Mont Saint-Michel, em 1 dia é suficiente para explorar a maior parte da cidadela. Se você preferir explorar a cidade com mais tranquilidade, ou se tiver interesse em visitar a abadia com mais detalhes, considerar passar uma noite pode ser uma opção interessante.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente a Abadia, a cidade medieval de Saint-Michel, os bancos de areia da baía, os museus. Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Mont Saint-Michel:

  • 1° dia: Cidade medieval, Museu Histórico, Abadia.
  • 2° dia: Baía, Arquivo dos Manuscritos, Museu do Mar e da Ecologia, passeio de barco.

O que fazer em Mont Saint-Michel em 1 dia

Separei o roteiro em 2 dias para que você possa aproveitar a cidade com calma e não tenha que enfrentar o percurso de 6 horas (6 horas para ida e mais 6 horas para volta) num mesmo dia. Mas, caso esteja em uma excursão de apenas um dia, é possível mesclar as sugestões dos dois dias.

Em qualquer uma das opções, compre o ingresso para a Abadia do Monte Saint-Michel e vá pela manhã cedo para evitar as multidões. Atravesse a ponte e caminhe em direção à cidade medieval. Aproveite para apreciar a vista panorâmica do monte.

Ainda no período da manhã, explore as ruas estreitas e sinuosas da cidade, descobrindo suas lojas, restaurantes e galerias de arte. E visite o Museu Histórico para conhecer mais sobre a história da região com o passe de entrada para 3 museus.

Em seguida, suba até a abadia e explore o complexo monástico. Admire a arquitetura gótica e aproveite as vistas deslumbrantes da baía e dos arredores. Faça uma pausa para almoçar em um dos restaurantes pitorescos da cidade, saboreando pratos tradicionais da região.

Se a maré permitir, faça um passeio a pé pelas áreas externas do monte, explorando a baía e apreciando a paisagem única. Verifique os horários das marés com antecedência. Destaco também que a noite a cidade fica ainda mais encantadora, com suas ruas iluminadas e atmosfera romântica.

Por isso, aproveite e explore a cidade à noite, apreciando a tranquilidade e a beleza do lugar. Jante em um dos restaurantes locais, desfrutando da culinária regional e da vista noturna de Mont Saint-Michel.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Mont Saint-Michel em 2 dias

No segundo dia na cidade, aproveite a manhã para uma caminhada pela baía do Mont-Saint-Michel, acompanhado por um guia local. Essa é uma oportunidade única de explorar as áreas próximas ao monte e aprender sobre o ecossistema da região.

Se preferir algo mais tranquilo, você pode dedicar a manhã a explorar os jardins e os arredores da abadia com mais detalhes. E ainda terá fotos maravilhosas da cidadela! À tarde, visite o Arquivo dos Manuscritos, onde você poderá ver uma coleção de manuscritos medievais raros.

Em seguida, explore o Museu do Mar e da Ecologia para aprender sobre a rica vida marinha e a biodiversidade da baía de Mont Saint-Michel. A entrada está inclusa no passe de entrada para 3 museus. Por fim, faça um passeio de barco ao redor do monte para ter uma perspectiva diferente e apreciar a vista do mar.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Quanto custam os ingressos em Mont Saint-Michel?

O custo para fazer passeios no Mont Saint-Michel depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo.

Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar a região de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia no Mont Saint-Michel, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais no Mont Saint-Michel, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios para o Mont Saint-Michel

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que fazem passeios no Mont Saint-Michel

A melhor maneira de aprender sobre o Mont Saint-Michel é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar.

No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem na França há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor na cidade.

O que fazer em Mont Saint-Michel com crianças

Escolher o que fazer em Mont Saint-Michel com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Mont Saint-Michel à noite

Planejar o que fazer em Mont Saint-Michel à noite é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família. Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite:

O que fazer em Mont Saint-Michel sozinho

Mont Saint-Michel é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer em Mont Saint-Michel no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Mont Saint-Michel no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Mont Saint-Michel com chuva

Para dias chuvosos em Mont Saint-Michel o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva:

O que fazer em Mont Saint-Michel com pouco dinheiro

Programar o que fazer em Mont Saint-Michel com pouco dinheiro não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções para você economizar.

Dicas finais sobre o que conhecer em Mont Saint-Michel

É difícil ver uma foto do Mont Saint-Michel e não ficar intrigado com aquela construção esplendorosa, cheia de história, no meio do mar ou de bancos de areias, dependendo da maré. Toda a expectativa que o local desperta não é em vão.

Na verdade, a abadia e as demais construções são ainda mais grandiosas do que podemos imaginar. Só mesmo visitando o local para entender. A visita pode ser feita junto a passeios em cidades da França ao redor, como Rennes, Caen e Saint-Malo.

Um dia reservado ao monte é mais que suficiente para explorar o que esse ponto turístico tem de melhor: as ruelas medievais, o incrível “complexo” da abadia e as vistas incríveis tanto do continente para o monte, quanto da imensidão vazia dos bancos de areia.

Recomendo que na hora de organizar seu roteiro, compre antecipadamente os ingressos para os principais passeios no Mont Saint-Michel, garantindo sua vaga e ainda preços promocionais, bilhetes otimizados no celular, atendimento amigável em português e muito mais.

E não esqueça de garantir um chip com internet rápida e segura na França. Assim, você poderá registrar os melhores momentos, além de pesquisar todas as informações referentes aos seus deslocamentos e passeios. Aí é só curtir a cidade de Sant-Michel.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações para o Mont Saint-Michel?

São tantas coisas para fazer no Mont Saint-Michel que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Abadia do Mont Saint-Michel
Cidade medieval de Saint-Michel
Bancos de areia da baía
Casa de Tiphaine
Museu do Mar e da Ecologia
Museu Histórico

Quais são os passeios para fazer no Mont Saint-Michel?

Se você está procurando garantir que sua viagem no Mont Saint-Michel não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidadela tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Ingresso para visitar o interior da abadia de Saint-Michel
Passe de entrada para 3 museus

O que fazer em Mont Saint-Michel ao ar livre?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor do Mont Saint-Michel. Confira algumas dicas:
Excursão de Caminhada guiada na Baía
Passeio em grupo pelo Mont Saint-Michel
Normandia: Excursão a pé privada Mont-Saint-Michel

Vale a pena comprar passeios no Mont Saint-Michel antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Mont Saint-Michel.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na França

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a França? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na França

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na França, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Onde comprar chip de celular na França?

Ter um chip de celular na França com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na França.

Seguro viagem recomendado na França

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na França é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais