O que fazer em Olinda, Pernambuco: frevo, praias e igrejas

O que fazer em Olinda, Pernambuco: frevo, praias e igrejas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Neste artigo te darei dicas bastante valiosas de o que fazer em Olinda. Assim, você poderá aproveitar da melhor maneira possível o passeio na cidade pernambucana.

São opções para conhecer em um belo roteiro de 1 dia na cidade e outras dicas que poderão ser acrescentadas por você.

Olinda é a segunda maior cidade do estado de Pernambuco. Localizada na região metropolitana de Recife, é reconhecida por toda a alegria e vitalidade sentida por cada pessoa que a visita.

Já pensou em conhecer um local em que as ruas sejam tão silenciosas que você escute os próprios passos ao explorar cada canto? Obviamente, não falo do período do Carnaval, que é uma ótima opção para quem curte muita folia.

Ao explorar as ruas de Olinda, você poderá observar cordéis e artesanatos expondo ainda mais a riqueza da cultura local. E, claro, você não pode deixar de curtir aquela comida saborosíssima de Pernambuco, não é mesmo?

Portanto, para amenizar o calor pernambucano, não deixe de tomar aquela cerveja bem gelada acompanhada de petiscos com muita macaxeira e carne de sol. Uma delícia! Vamos conferir mais dicas do que fazer em Olinda?

Planeje sua viagem => Onde ficar em Olinda

Seguro viagem para o Nordeste »

O que fazer em Olinda, em Pernambuco

o que fazer em olinda domingo
Olinda | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Em Olinda, você vai se sentir em um ambiente que respira cultura: há arquitetura com traços coloniais, mouriscos, barrocos, art nouveau; cores vivas, vegetação tropical.


Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!


Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


E ainda velhos sobrados meio abandonados; praças e fachadas; construções modernas, etc. Ela é, certamente, uma das cidades mais famosas e bonitas de Pernambuco, no Nordeste brasileiro.

Na parte baixa e no Alto da Sé, as ladeiras, ruas estreitas, casarões históricos e igrejas chamam bastante atenção e, ao longo dos anos, só ganhou ainda mais fama na cidade.

Além do ponto mais alto do sítio histórico, você também poderá curtir atrações como ateliês, botequinhos e restaurantes espalhados pela cidade. Neste artigo falarei sobre:

  • Como chegar em Olinda
  • Como se locomover em Olinda
  • Onde ficar em Olinda
  • Restaurantes em Olinda
  • Roteiro em Olinda em 1 dia

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Olinda »

Como chegar em Olinda

o que fazer em olinda em 1 dia
Aeroporto Internacional de Guararapes | Foto: Portal da Copa, via Wikimedia Commons.

Em dúvida de como chegar em Olinda? Saiba que você pode contar com algumas opções de transporte. A primeira delas é viajar de avião: o Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife, é a opção mais rápida para chegar.

A distância do Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes até o seu destino final é de apenas 10 quilômetros. Para isso, você tanto pode pegar um táxi quanto ônibus.

Não haverá dificuldade alguma, já que eles saem regularmente do aeroporto em direção a cidade. Além disso, há um ótimo fluxo de ônibus saindo da rodoviária.

Conhecida como TIP – Terminal Integrado de Passageiros é onde você encontrará ônibus com destino à Olinda, que fica a apenas 15 quilômetros. Próxima à rodoviária, você ainda pode contar com uma estação de metrô.

A BR 101 é o principal acesso para Olinda, assim, independentemente se você vem do Norte e Nordeste ou como do Sul e do Sudeste, a melhor opção é seguir por ela.

Como se locomover em Olinda

o que fazer em olinda em julho
Olinda pode ser explorada a pé | Foto: Tainá Lossëhelin, via Creative Commons.

Uma das principais vantagens de uma cidade como Olinda é poder explorá-la a pé: toda a parte histórica pode ser conhecida através de uma boa caminhada bastante dinâmica e agradável junto dos seus amigos e familiares.

 

Conheça as principais razões para reservar os passeios da Easy Travel Shop em Olinda:

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
 

Entretanto, para chegar até a região, recomendo que você pegue algum transporte. Além disso, para chegar às atrações na parte baixa de Olinda (principalmente, na área litorânea), o ideal é contratar um receptivo/transfer.

Além dele, você pode contar com táxi/Uber para se deslocar. Se você pretende ver o pôr do sol do Alto da Sé, deve começar seu tour na parte mais baixa.

Assim, quando chegar na parte alta, poderá testemunhar esse cenário paradisíaco. Não há a opção do metrô dentro da cidade.

Os ônibus são uma opção barata, mas, cuidado para não frustrar os seus planos, pois, além de demorarem um pouco, não são muito seguros.

Onde ficar em Olinda

roteiro olinda
Hotel 7 Colinas | Foto: Booking.

No artigo sobre onde se hospedar em Olinda, além de sugestões de hotéis, detalho quais são os melhores bairros para se hospedar na cidade. Veja abaixo mais opções de hotéis na cidade.

  • Hotel de Trânsito da PM-PE: Está situado em Olinda e fica a 7 km do Mosteiro de São Bento e a 8 km do Centro Histórico. Essa opção 3 estrelas será uma ótima escolha para você se acomodar. Com acomodações com piscina ao ar livre e Wi-Fi gratuito, o local ainda conta com quartos estão equipados com uma mesa de trabalho, banheiro privativo e chuveiro, além de alguns com varanda. Em geral, eles dispõem de guarda-roupa e TV de tela plana.
  • Hotel 7 Colinas: A segunda indicação é o Hotel 7 Colinas, situado em um belo parque de Olinda, ao lado do Convento de São Francisco. E olha que bacana: ele conta com um museu colonial. Os quartos contam com varanda com rede e vista para o jardim. Todos incluem ar-condicionado, TV a cabo, telefone e frigobar. A acomodação oferece também Wi-Fi gratuito, estacionamento de cortesia e piscina grande. Há, ainda, um belíssimo salão de jogos para você aproveitar. Relaxe na sauna ou à beira da piscina. A acomodação também conta com academia.
  • Hotel Costeiro: A terceira e última opção da lista é o Hotel Caseiro. Localizado a apenas 15 minutos a pé da histórica cidade de Olinda, conta com piscina com vista pro mar, quartos com ar-condicionado, frigobar, TV, cofre e Wi-Fi gratuito. Além disso, oferece recepção 24 horas, serviço de quarto e estacionamento privativo gratuito no local. Ele está situado a 10 minutos de carro do Centro de Recife, onde há vários shopping centers.

Restaurantes em Olinda

comida tipica do nordentes
Lagosta é um dos pratos típicos da região.

A gastronomia pernambucana é sempre um destaque. Ao visitar Olinda, portanto, com certeza uma das coisas pelas quais você mais deve ficar ansioso é o sabor que encontrará na cidade.

Assim, não deixe de explorar a culinária local com opções que vão desde o tradicional do Nordeste até mesmo pratos que são uma verdadeira inovação.

Aproveite opões como carnes ensopadas, carnes assadas, principalmente a carne de sol e os cordeiros, além de frutos do mar como cioba, badejo, bacalhau, lagostas e lulas.

No Centro Histórico, é possível encontrar ótimas opções de restaurantes para dar aquela reenergizada. O melhor de tudo é que os tipos são os mais diversos e para todos os bolsos.

A principal cozinha encontrada é a regional, com pratos nordestinos (como carne de sol, de bode, macaxeira e os famosos caldinhos) e frutos do mar. Vamos conferir algumas opções!

  • Olinda Art & Grill: Localizado no Alto da Sé, o Olinda Grill, em frente ao elevador que leva ao mirante da cidade, é a primeira opção da lista de indicações de restaurantes em Olinda. Além de muito charmoso, o local é também bastante econômico. Para quem curte comidas típicas locais e frutos do mar, essa é, com certeza, uma das melhores opções. O menu executivo é farto e completo. Os espetinhos na brasa também são uma ótima pedida.
  • Casa de Noca: Contendo apenas um prato, o cardápio ousa bastante, dando a impressão de que a falta de opção é um problema. No entanto, de acordo com a faixa na porta, ali está “a melhor macaxeira do mundo”. Esse motivo é suficiente para uma bela visita, ainda mais porque a macaxeira é cozida com manteiga de garrafa e acompanha carne de sol e queijo coalho. Acredite, isso é tudo o que você precisa naquele momento do roteiro. Pode ficar tranquilo, pois a porção é muito farta: custa 50 reais e serve três ou mais pessoas.
  • Oficina do Sabor: Um dos mais premiados restaurantes da cidade, talvez você não aposte muito ao ver um portinha simples de uma casa colorida tradicional. No entanto, esse local escondido em Olinda possui um ambiente amplo e moderno, com uma varanda com vista para o mar de Recife.
  • Beijupirá: Uma das opões mais conhecidas da cidade, o Beijupirá é um restaurante que possui unidades em Olinda, Porto de Galinhas e na Praia do Carneiro. Assim como a indicação anterior, o Restaurante é membro do Prato da Boa Lembrança. Pata quem curte versões gourmet, essa é uma ótima opção para você aproveitar ao explorar um roteiro na cidade. Opções de frutos do mar compõem um belíssimo e deliciosa cardápio.

Roteiro em Olinda em 1 dia

noite em olinda
Mosteiro de São Bento | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Olinda é uma cidade onde a arte está impregnada em suas ladeiras: é possível ver artistas por todos os lugares que você vá. Portanto, passear nas suas ruas é parada obrigatória no tour pelos atrativos de Olinda.

A primeira indicação que faço é que você comece o passeio pela Praça do Carmo. Ali, está a simbólica Igreja do Carmo. Depois, você pode explorar as ruas e ladeiras onde acontece o tão famoso Carnaval de Olinda.

Não deixe de conhecer tanto o Convento de São Francisco quanto o Mosteiro de São Bento. Inaugurado em 1599, ele foi o segundo mosteiro beneditino construído no Brasil.

A igreja é lindíssima: composta por um altar dourado e um teto pintado. A beleza dos museus regionais, casarões históricos e ateliês da região é encantadora e certamente carregada de cultura para você curtir e sentir o clima local.

onde comer em olinda
Vista do Alto da Sé | Foto: Portal da Copa, via Wikimedia Commons.

A histórica Bodega do Veio é um clássico da cidade de Olinda. É possível observar diversos itens curiosos da cultura nordestina. O interessante é que o local conserva os ares das antigas bodegas, sendo, portanto, um ponto de parada bastante interessante.

Ao final, suba a íngreme ladeira da Sé para conhecer o lendário Alto da Sé de Olinda: é possível contemplar além da Igreja da Sé, ótimas opções de restaurantes e casas de artesanato. Sem falar na vista maravilhosa lá do alto: além da vista do litoral e de Recife, a Catedral da Sé.

A catedral é a igreja mais importante da cidade, inaugurada em 1540. Além disso, você encontrará a casa dos Bonecos Gigantes, um dos símbolos do Carnaval. No Mirante da Caixa d’água da Sé de Olinda, a 20 metros, você encontrará uma vista linda das cidades-irmãs.

A Praça da Sé é mais animada ao final da tarde. Além da feirinha da praça, vários grupos de música aparecem pelas ruas por lá também. Não deixe de provar uma deliciosa tapioca na feirinha. Uma delícia!

Além desse roteiro mais básico e mais seguro que você poderá cobrir em um dia, vamos trazer ainda algumas outras indicações de lugares para você conhecer caso ainda reste tempo.

olinda alto da sé
Carnaval em Olinda | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Antes de explorar as ladeiras de Olinda, conheça a Igreja de Santa Cruz dos Milagres, uma das mais simples da cidade, mas que carrega uma forte beleza e cultura na sua simplicidade. Ela está localizada ao lado da Praia dos Milagres.

Além disso, visite o Mercado Eufrásio Barbosa, edifício datado do século. XVII e XVIII, onde ocorreu a primeira casa da Alfândega de Pernambuco. Além de um teatro, há no local uma área para exposições e apresentações folclóricas.

Depois, conheça, na Rua XV de novembro, a Igreja de São Sebastião, composta por uma fachada de porta única e duas janelas com grades de ferro por cima. Além disso, há ainda uma torre sineira única.

O interior da igreja é simples, com destaque para o altar-mor que exibe a esplêndida imagem da padroeira, trazida de Portugal no século XVIII.

Não deixe de conhecer o Antigo Palácio dos Governadores. Ao sair da Prefeitura, você vai entrar Rua 27 de Janeiro e encontrará a sede dos Pitombeiros dos Quatro Cantos.

cidades de pernambuco
Igreja de São Pedro | Foto: Prefeitura de Olinda, via Creative Commons.

Para você que curte um bom e velho carnaval, esse é um dos blocos mais famosos do carnaval de Olinda. O interessante é que lá é possível observar todos os estandartes produzidos durante a trajetória do bloco.

Um pouco mais a frente, está a Igreja de São Pedro. Pasme: ela é um dos poucos exemplares de Arquitetura Mourisca no Brasil. Você sabia que a casa serviu de hospedagem ao Imperador D. Pedro II e à Imperatriz Tereza Cristina?

Pois bem, isso aconteceu quando eles estiveram em viagem pelo Nordeste. E por falar em pérola arquitetônica, do outro lado da rua está o Casarão Vermelho.

Ao ir em direção ao mirante-Catedral da Sé (Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo), na Rua de São Francisco está fica o convento franciscano mais antigo do Brasil.

Essa igreja é muito linda. Os azulejos portugueses no claustro e na sacristia dão um charme ao local. Seu complexo reúne ainda a Capela de São Roque e a Igreja de Nossa Senhora das Neves.

pontos turísticos de pernambuco
Museu do Mamulengo | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Na Rua do Amparo, é possível encontrar a igreja de Nossa Senhora do Amparo. Se você preferir, pode descer a ladeira da Misericórdia.

Além disso, visite o Museu do Mamulengo. Lá, é possível ver personagens clássicos e divertidos que vale muito a pena conhecer. Tenha bastante atenção: o local só funciona de segunda a sexta. Fica na mesma rua do Mercado da Ribeira.

No Mercado da Ribeira, você poderá encontrar várias peças em talha e artesanato. Além de muito antigo, o local possui o formato de um “U”.

Ele foi construído no final do século XVII e apresenta fortes traços coloniais: batente de pedra, pisos de tijolos. Recomendamos a visita, o local além de histórico é econômico.

Está localizado entre a Rua de São Bento e a Rua Bernardo Vieira de Melo, pertinho das ruínas do Senado de Olinda. Veja também o que fazer a noite em Olinda.

Tudo sobre o que fazer em Olinda

*Vídeo do Ministério do Turismo

Olinda é aquele tipo de cidade repleta de história que encanta qualquer visitante. Localizada a menos de 10 quilômetros de Recife, a capital de Pernambuco, ela é considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade do Brasil.

E, com a ajuda dos moradores locais, encontra-se em um estado de conservação bastante interessante. Se seu objetivo é se alimentar de história e cultura, Olinda é, com certeza, um dos pratos mais cheios para isso. E, por falar em pratos, a gastronomia local, assim como a pernambucana de maneira geral, é um dos pontos fortes do passeio.

Em Olinda, você poderá curtir algumas das mais impactantes tradições do Nordeste brasileiro. Frevo, maracatu e os famosos bonecões de Olinda e não podemos esquecer do Galo da Madrugada, uma das manifestações mais intensas do Carnaval do Brasil.

Conhecer a riqueza histórica e cultural de Olinda, a cidade mais antiga a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, será com certeza uma das experiências mais autênticas e felizes da sua vida. Não deixe de levar algumas lembranças locais como recordação de Olinda.

Deseja saber mais sobre o que fazer em Olinda nas suas férias? Compartilhe sua resposta nos comentários!

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais