O que fazer em Porto Alegre e dicas de lugares para passear

O que fazer em Porto Alegre e dicas de lugares para passear

Imagem do Autor por Andréia Teixeira
Atualizado em:

Neste post falo tudo sobre o que fazer em Porto Alegre, são dicas interessantes sobre pontos turísticos, passeios, onde ficar, restaurantes, compras, como se locomover e muito mais.

Chegando à cidade, é hora de aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, seja comendo em uma das inúmeras tradicionais churrascarias ou fazendo um bonito e relaxante passeio de barco pelas águas do rio Guaíba.

São muitos passeios disponíveis e escolhendo seus preferidos ficará mais fácil organizar seu roteiro para Porto Alegre para 1, 2 ou até 3 dias na cidade, seja verão ou inverno, em datas comemorativas ou fora de temporada.

Porto Alegre é uma cidade muito convidativa e sentir-se em casa não é tão difícil. Por isso, não deixe de ler as  próximas dicas para aproveitar da melhor forma possível tudo o que a cidade tem a oferecer, seja sua primeira ou segunda vez na cidade.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Porto Alegre

Seguro de viagem para destinos nacionais »

O que visitar em Porto Alegre: 9 principais pontos turísticos

Pontos turísticos de Porto Alegre
Parque da Redenção | Foto: E2m, via Wikimedia Commons.

Porto Alegre é uma cidade muito completa e tem muito para oferecer a seus visitantes. A cidade possui um leque variado de atrações turísticas, basta escolher a que melhor te agrada.

Por exemplo, para quem curte a natureza e quer explorar os parques da cidade, a ida aos dois principais parques é quase obrigatória, por isso, não deixe de conhecer o Parque Farroupilha e o Parque Moinhos de Vento.

Outro local muito interessante para conhecer é o centro histórico, lugar cheio de monumentos, museus e prédios históricos. A usina do gasômetro também é um ponto turístico muito conhecido e visitado na capital dos gaúchos. O local é um tradicional ponto de encontro dos moradores da capital e é lá que acontece o  lindo pôr do sol dos gaúchos.

Um bonito e romântico passeio que não pode ficar de fora do roteiro é o passeio de barco pelas águas do Guaíba, a bordo do barco Cisne Branco. A diversão é garantida, com a certeza de desfrutar bons momentos. Juntamente com esses locais, há outros atrativos turísticos em Porto Alegre que vale e muito a pena visitar.

Há tantas coisas legais para fazer em Porto Alegre, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na cidade, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Porto Alegre:

  • Parque Farroupilha (Redenção)
  • Centro Histórico
  • Parque Moinhos de Vento
  • Usina do Gasômetro
  • Mercado Público
  • Passeio de barco pelo rio Guaíba (Catamarã ou Cisne Branco)
  • Nova orla do Guaíba
  • Arena do Grêmio e estádio Beira-Rio
  • Museu Iberê Camargo

Parque Farroupilha (Redenção)

cidades do rio grande do sul
Parque da Redenção | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

O Parque Farroupilha, mais  conhecido como Redenção, está localizado na região central, é o principal da cidade e reúne milhares de pessoas, principalmente aos finais de semana.

O povo gaúcho adora um parque e sua grande diversão nesse quesito é caminhar, encontrar amigos e sentar ao sol para tomar a bebida típica do sul: o chimarrão. E acredite, para um gaúcho, não há nada melhor do que jogar conversa fora tomando chimarrão.

A Redenção possui diversos atrativos, como pista de atletismo, monumentos, um lindo espelho d’água, passeios de bicicleta e até um mini zoológico. Aos domingos, abriga um brique, conhecido como “Brique da Redenção”, onde são expostas obras de arte de artistas locais, antiguidades e artesanato. O local também é sede de um Jogo no parque.

O acesso ao parque é gratuito e aberto à visitação durante as 24 horas do dia. Esse é um dos pontos turísticos de Porto Alegre mais legais para se parar durante um tour completo por Porto Alegre.


Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?


Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


Passeios e tours para o Parque Farroupilha (Redenção)

Centro Histórico

passeios no rio grande do sul
Centro Histórico | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

Fazer uma visita guiada pelo centro histórico de Porto Alegre vale muito a pena para quem está de passagem pela capital dos gaúchos. Com uma grande variedade de prédios e monumentos históricos, o centro é um prato cheio de cultura, que merece ser explorado com tempo e disposição. As ruas são bastante movimentadas, a maior concentração de pessoas fica na rua dos Andradas, a principal do centro.

E por falar na rua dos Andradas, também conhecida como Rua da Praia, ela é a mais tradicional da cidade e, ao longo de sua extensão, há uma infinidade de prédios antigos, lojas, cafés. bares e restaurantes. A rua também está próxima à Catedral Metropolitana, Palácio do Governo, Praça da Alfândega, Viaduto da Borges e Casa de  Cultura Mário Quintana.

Para quem pretende conhecer o Centro Histórico, a dica é visitá-lo durante o dia quando você pode fazer um free tour pelo centro histórico de Porto Alegre, já que na parte da noite, ele já começa a perder sua movimentação e fica deserto, sem nada para ver ou fazer.

Passeios e tours para o Centro Histórico

Parque Moinhos de Vento

ingressos no rio grande do sul
Parque Moinhos de Vento | Foto: Lechatjaune, via Wikimedia Commons

Mais conhecido como Parcão, o Parque Moinhos de Vento, localizado no bairro de mesmo nome, é o segundo maior da cidade, tão movimentado quanto o Parque da Redenção. Vale a pena incluí-lo em um city tour privativo.

Porém, mais frequentado por aqueles que gostam de praticar esportes, sentar num banco ou na grama para tomar chimarrão, ou mesmo para um simples passeio com o cachorro. Não é a toa que ele é conhecido como Parcão. Afinal, são 115.000 m² de muito verde e uma réplica de um moinho de vento.

Para que gosta de curtir a natureza, o Parque Moinhos de Vento é o lugar perfeito para um tour de bicicleta por Porto Alegre, pois, além de ser super arborizado, ele conta com um lago habitado por diversas tartarugas, marrecos e peixes. O parque também oferece campo de futebol, aparelhos de ginástica, pistas de patinação e até uma mini tirolesa.

Para quem não curte muito ficar em um só lugar, ao redor do parque, há uma grande variedade de bares, cafés e restaurantes super charmosos que vale a pena conhecer. O horário de funcionamento é  24 horas e seu acesso é gratuito.

Passeios e tours para o Parque Moinhos de Vento

Usina do Gasômetro

o que fazer em Porto Alegre em 1 dia
Usina do Gasômetro | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

Local que hoje é destinado à cultura, antigamente era a Usina Hidrelétrica de Porto Alegre. A Construção do prédio é datada do ano de 1928 e, por um bom um tempo, serviu como sede da Companhia Brasil de Força Elétrica, até que foi desativada no ano de 1974.

A Usina é um ponto tradicional de encontro dos cidadãos para apreciar o belo pôr do sol ou simplesmente observar as pequenas ondas do rio Guaíba. Marque agora o seu tour completo por Porto Alegre.

Para quem busca cultura, a Usina oferece muitas opções, como exposições de artistas nacionais e internacionais, cinema, teatro, dança e pintura.

Nos últimos dois anos, a Usina ficou fechada devido à construção da nova Orla do Guaíba, obra do Governo que revitalizou toda a região e que agora reúne milhares de gaúchos e visitantes, principalmente aos finais de semana.

Para entrar na Usina não é cobrado nenhum valor, o visitante paga apenas se quiser entrar em algum dos espaços destinados ao teatro ou cinema e, nesse caso, os preços variam de acordo com a atração.

Passeios e tours para a Usina do Gasômetro

Mercado Público

Passeios tradicionais em Porto Alegre
Mercado Público | Foto: Ajmcbarreto, via Wikimedia Commons.

Uma construção super antiga e com muita história para contar, o Mercado Público foi inaugurado no ano de 1869 e tombado como patrimônio pelo Município no ano de 1979. Em 1996, ele sofreu uma grande reforma que o transformou na aparência atual. É um dos locais públicos mais movimentados da cidade, já que diariamente recebe aproximadamente 100 mil visitantes, e parada obrigatória durante uma visita guiada pelo centro histórico de Porto Alegre.

O Mercado Público conta com 107 bancas que comercializam os mais diversos tipos de produtos, desde os coloniais até artesanatos. Aliás, a dica para quem visita Porto Alegre e quiser comprar souvenires de recordação, vá ao Mercado Público, lá é possível encontrar o artesanato gaúcho mais puro e típico.

Além das lojas, o mercado conta também com bares, restaurantes e cafés que servem deliciosos pratos salgados e doces. Outra dica é visitar a banca 17, que oferece um delicioso sorvete artesanal. Confira dicas de bons restaurantes.

O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30, e sábado, das 7h30 às 18h30. Se a ideia é visitar os restaurantes, não se preocupe, eles funciona além desse horário, exceto aos sábados.

Passeios e tours para o Mercado Público

Rio Guaíba

Melhores passeios de Porto Alegre
Rio Guaíba | Foto: Glauco Umbelino, via Wikimedia Commons

A atração que considero uma das mais bonita em Porto Alegre é o passeio de barco pelo rio Guaíba. Os passeios são realizados pelo barco Cisne Branco ou podem ser feitos com os catamarãs que fazem a travessia para a cidade vizinha de Guaíba. O passeio pelo barco Cisne Branco é  mais turístico já que passa pelas principais ilhas do Guaíba. Marque a sua navegação no Guaíba com o Barco Cisne Branco.

 

Conheça as principais razões para reservar os passeios da Civitatis em Porto Alegre:

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
 

Todo o percurso conta com narração e também com uma trilha sonora bem típica da região. O barco também oferece diversas atividades, que variam de dia da semana e a época do ano. O happy hour, por exemplo, é um passeio que dura uma hora e meia, com música ao vivo e que é realizado nos meses de abril a outubro e de novembro a março.

Já o catamarã faz basicamente uma travessia do rio, ele é um transporte diário usado pela população que precisa cruzar entre Porto Alegre e Guaíba de forma rápida, sem usar a estrada.

Passeios e tours para o Rio Guaíba

Nova orla do Guaíba

Orla de Porto Alegre
Orla do Guaíba | Foto: Paulo rsmenezes, via Wikimedia Commons.

A mais nova paixão dos gaúchos é a nova Orla do Guaíba, inaugurada em junho desse ano, após um longo período em obras. A ideia principal é unir a cidade e as águas do rio Guaíba, proporcionando lazer e interação para a população gaúcha. Durante um City Tour particular em Porto Alegre você pode passar pelo local.

O trecho revitalizado é de 1,3 km e esta situado entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. O espaço é composto por arquibancadas para assistir ao famoso pôr do Sol, deques, passarelas, bares e restaurantes. Realmente ficou muito bonito, super indico esse passeio.

Uma das atrações da nova orla é o restaurante panorâmico, um complexo que avança pelas águas do Guaíba, numa estrutura de metal e vidro com capacidade para atender 250 pessoas.

Passeios e tours para a Nova orla do Guaíba

Arena do Grêmio e estádio Beira-Rio

Passeios turísticos em Porto Alegre
Arena do Grêmio | Foto: clickdearaujo@gmail.com, via Wikimedia Commons.

Quem é amante do futebol não pode deixar de realizar um tour do futebol, Grêmio e Inter, os 2 principais times de futebol Porto Alegrenses, o Grêmio e o Internacional. Conhecidos como dupla Grenal, eles possuem “suas casas” em distintas localidades da cidade, um fica na zona norte e o outro na zona sul.

A Arena do Grêmio é a nova casa do time, localizada no bairro Humaitá, pertinho do Aeroporto Internacional Salgado filho e inaugurada em 8 de dezembro de 2012. Para conhecer o estádio e a história do time campeão da América, o local promove tours, que possuem duração de 1 hora e percorrem as principais acomodações do estádio. Os tours na arena são realizados de segunda a sábado, às 14h, 15h, 16h e 17h, com valor de R$32.

Já o Estádio Beira Rio, casa do Sport Club Internacional, fica localizado mais próximo ao centro da cidade. O tour proporciona uma visita aos locais onde não é possível entrar nos dias de jogos, como por exemplo vestiários, campo e museu.

Passeios e tours para Arena do Grêmio e estádio Beira-Rio

Museu Iberê Camargo

Museu em Porto Alegre
Museu Iberê Camargo | Foto: Eugenio Hansen, OFS, via Wikimedia Commons

Parada obrigatória para quem curte arte, o Museu Iberê Camargo é dedicado ao artista gaúcho Iberê Camargo. A estrutura já é uma grande obra de arte, construída em concreto branco, com mais de 8 mil m². Ele está localizado na zona Sul da cidade e faz frente com o rio Guaíba, que, ao final do dia, se torna um verdadeiro espetáculo com as luzes do pôr do sol gaúcho.

No museu são exibidas diversas obras, como pinturas, gravuras, desenhos e diversos estudos. A entrada no museu é gratuita e seu horário de funcionamento é das 13h às 18h, aberto somente nas sextas e sábados.

Se você gosta de museus, experimente marcar uma caminhada Histórica na Plaza e Museus do Centro.

Passeios e tours para o Museu Iberê Camargo

Quantos dias ficar em Porto Alegre

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Porto Alegre. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo Rio Grande do Sul, visitar Porto Alegre, sua capital, é obrigatório. E saber quantos dias ficar na cidade é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Porto Alegre só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente no Centro Histórico e no Rio Guaíba. Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazere:

  • 1° dia: Centro Histórico (Mercado Público + Passeio de barco no Rio Guaíba)
  • 2° dia: Centro Histórico (Catedral Metropolitana + Palácio Piratini)
  • 3° dia: Parque Moinhos de Vento + Parque Farroupilha

O que fazer em Porto Alegre em 1 dia

Tour em Porto Alegre
Foto: www.barcocisnebranco.com.br

Se você tem apenas 1 dia em Porto Alegre, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Porto Alegre, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

Para quem irá visitar a capital gaúcha por apenas um dia, a dica é aproveitar para conhecer os mais importantes e bem localizados pontos de interesse da cidade. Todos os locais são próximos um do outro, o que facilita bastante o deslocamento.

Sugiro abrir o roteiro de 1 dia em Porto Alegre com um tour completo que começa pelo Mercado Público Municipal, situado bem no Centro Histórico, inaugurado em 1869, tendo o segundo piso sido aberto em 1912.

No ambiente do Mercado há diversas bancas que vendem de tudo, desde artigos típicos, lembrancinhas, artesanato, comidas e bebidas típicas. Dica: este é um dos melhores lugares para fazer compras de artigos para guardar de recordação da cidade.

O que fazer em Porto Alegre à noite
Usina do Gasômetro.

Após caminhar, conhecer o mercado, almoçar, é hora de partir para o segundo momento do roteiro de 1 dia, que é o passeio pelas águas do Rio Guaíba no Barco Cisne Branco. O Barco Cisne Branco faz um passeio com 1 hora de duração e percorre as principais ilhas que cercam a capital gaúcha.

Saindo do passeio no Barco Cisne Branco, basta caminhar por aproximadamente 15 minutos para chegar até a Usina do Gasômetro, um dos mais conhecidos atrativos da cidade. Além de conhecer a parte interna da usina, onde acontecem apresentações de teatro, dança, artesanato, você pode caminhar pela nova Orla do Gasômetro.

O local passou por reforma e foi reinaugurado depois de uma repaginação da região ao redor da Usina. A área ganhou espaço para caminhadas, ciclovia, mirador e restaurante panorâmico. Além, claro, de uma vista privilegiada do pôr do sol no Rio Guaíba, considerado como um dos mais bonitos pôr do sol do Brasil.

Neste roteiro de 1 dia em Porto Alegre, é possível conhecer com calma três das principais atrações da cidade. Os passeios não são cansativos e é bem tranquilo conciliar os três locais num só dia.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares que não podem faltar na sua primeira vez na cidade. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Porto Alegre e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Porto Alegre:

O que fazer em Porto Alegre em 2 dias

Igrejas para visitar em POA
Catedral de Porto Alegre.

Já se a sua ideia é ficar em Porto Alegre por 2 dias, além dos locais já mencionados, esse roteiro inclui outros pontos de interesse na capital gaúcha. Visite o Centro Histórico e os arredores. O centro possui uma grande variedade de prédios históricos e lugares turísticos.

Dentre eles destaco a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Teatro São Pedro, a Igreja das dores, etc. A Catedral Metropolitana está localizada ao lado do Palácio Piratini. Suas torres possuem aproximadamente 50 metros de altura, enquanto que a sua belíssima cúpula, 65 metros.

É considerada uma grande obra de arte, a Catedral Metropolitana encanta a todos que a visitam. Saindo da Catedral e caminhando apenas alguns metros está o Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e uma bela obra da arquitetura neoclássica.

Bem pertinho está localizado o Teatro São Pedro, o mais antigo e mais belo teatro. Saindo do teatro e descendo alguns metros em direção à Rua dos Andradas, uma das ruas mais antigas de Porto Alegre, está localizada a Casa de Cultura Mário Quintana.

O local no passado serviu de espaço para o Hotel Majestic, que por sinal abrigou por muitos anos seu hóspede mais ilustre: o poeta Mario Quintana. Pertinho da Casa de Cultura está outra atração da capital gaúcha, a Igreja das Dores, a mais antiga igreja da cidade que ainda está de pé.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1807 e, no ano de 1938, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O grande destaque do templo é escadaria, composta por 65 degraus. Para encerrar esse roteiro de 2 dias em Porto Alegre, a dica é ir até o Bairro Cidade Baixa.

Ele fica a uns 15 minutos do centro e é uma das zonas boêmias da cidade, com uma grande variedade de bares e restaurantes para todos os gostos e estilos. Vale a pena dar uma passadinha para conhecer. Esse é um bom programa para se fazer em Porto Alegre à noite.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Porto Alegre sugiro que você reserve com antecedência os passeios guiados para o dia 2:

O que fazer em Porto Alegre em 3 dias

Fim de semana em POA
Parcão | Foto: Lechatjaune, via Wikimedia Commons.

Para um roteiro de 3 dias na capital dos gaúchos a recomendação é explorar os parques da cidade e finalizar o dia em outra zona boêmia: o Bairro Moinhos de Vento. Quem gosta de natureza e passeios ao ar livre, a dica é conhecer um dos parques mais famosos e movimentados da cidade: o Parque Farroupilha.

O espaço fica localizado no Bairro Bom Fim, a 15 minutos do centro. O Parque Farroupilha, ou Parque da Redenção como é popularmente conhecido, é a área de lazer mais antiga da capital gaúcha. Estima-se que ele é visitado por aproximadamente 4 milhões de pessoas por ano.

E se a sua viagem inclui um final de semana, não deixe de visitar o Parque Farroupilha num belo domingo em Porto Alegre. O local é bem mais movimentado nesse dia e há diversas atrações, dentre elas o Brick da Redenção, uma feira de artesanato e antiguidades que reúne objetos típicos da cultura gaúcha, além de comidas e bebidas.

Ademais de caminhar pelo Brick, não deixe de conhecer o restante do parque, ele é lindo e possui um espelho d’água por toda sua extensão, jardins e diversos monumentos.

Depois de conhecer o mais antigo parque municipal de Porto Alegre, a dica de roteiro é seguir para o Bairro Moinhos de Vento. No local há outro parque belíssimo, grande e super movimentado, o Parque Moinhos de Vento (Parcão).

Depois do Parque Farroupilha, o Parcão é o parque preferido dos gaúchos. Ele tem diversos atrativos e uma linda fauna e flora. Para os esportistas o espaço oferece pista de ciclismo e até uma mini tirolesa.

Aproveitando a estadia no Bairro Moinhos de Vento, não deixe de conhecer a vida boêmia do local. Há diversas opções de bares, restaurantes, cafés, pubs, um mais encantador que o outro e cada um reúne estilos diferentes de público, basta escolher o que melhor você se identifica. É outra sugestão de local turístico para você não ficar sem ter o que fazer à noite.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Porto Alegre tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3:

Quanto custam os ingressos em Porto Alegre?

O custo para fazer passeios em Porto Alegre depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Porto Alegre do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar a cidade de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Porto Alegre, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal para organizar o roteiro em Porto Alegre é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Porto Alegre, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em Porto Alegre

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas.

Recomendo a Civitatis, boa e confiável empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.

Guias locais que fazem roteiros guiados em Porto Alegre

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Porto Alegre, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem em Porto Alegre há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor na cidade. Os melhores para incluir no roteiro são:

O que fazer em Porto Alegre com crianças

Escolher o que fazer em Porto Alegre com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Porto Alegre de graça

Nem todos os passeios em Porto Alegre precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor da cidade com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira a principal opção:

O que fazer em Porto Alegre à noite

Planejar o que fazer à noite em Porto Alegre é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite:

O que fazer em Porto Alegre e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para fazer perto de Porto Alegre, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de Porto Alegre e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo. Veja essas dicas de roteiro:

O que fazer em Porto Alegre no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Porto Alegre no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Porto Alegre com chuva

Para dias chuvosos em Porto Alegre o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva.

Dicas finais sobre o que conhecer em Porto Alegre

Se você quer otimizar sua experiência, não deixe de ler todas as dicas, eu as considero super valiosas para quem visita a capital dos gaúchos, principalmente se for pela primeira vez. Todo o conteúdo escrito sobre Porto Alegre é baseado na minha experiência como “gaúcha nata“.

Sou nascida na região metropolitana e vivi por aproximadamente 20 anos nessa capital tão acolhedora e especial, que até hoje ainda me mata de saudades. Para organizar seu roteiro tenho algumas recomendações.

Primeiro, pesquise sobre os pontos turísticos da cidade e escolha qual você quer conhecer, assim como os passeios guiados preferidos. Recomendo ainda que você reserve os ingressos antecipadamente e faça o aluguel de carro garantindo o melhor preço e a segurança para conhecer tudo de melhor que há para fazer em Porto Alegre.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Porto Alegre?

São tantas coisas para fazer em Porto Alegre que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Parque Farroupilha (Redenção)
Centro Histórico
Parque Moinhos de Vento
Usina do Gasômetro
Mercado Público
Rio Guaíba
Arena do Grêmio
Estádio Beira-Rio
Museu Iberê Camargo

Quais são os melhores passeios em Porto Alegre?

Se você está procurando garantir que sua viagem não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Tour completo por Porto Alegre
Tour de bicicleta por Porto Alegre
Visita guiada pelo centro histórico
Navegando no Guaíba com o Barco Cisne Branco

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Porto Alegre?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor da cidade. Confira algumas dicas:
Tour de bicicleta por Porto Alegre
Jogo no Parque da Redenção
Visita guiada pelo centro histórico de Porto Alegre
Caminhada Histórica na Plaza e Museus do Centro

Quais são as melhores atividades em Porto Alegre para os dias chuvosos?

O que fazer com chuva em Porto Alegre é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios para os dias chuvosos são:
Tour do futebol, Grêmio e Inter + Cervejaria artesanal
Tour completo por Porto Alegre

Vale a pena comprar passeios em Porto Alegre antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Porto Alegre.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais