Se você está se perguntando sobre o que fazer em Teresina, no Piauí, certamente se interessou pela única capital do Nordeste que não tem praia, mas que possuí uma grande riqueza cultural, natural e gastronômica.
O Piauí vem, a cada dia, crescendo como rota turística no Brasil e eu estou aqui para provar que a Cidade Verde, como foi carinhosamente apelidada pelo escritor maranhense Coelho Neto, dispõe de muitos encantos, lazer e histórias; tanto que visitei o mais de uma vez e certamente irei de novo.
E o bom é que, se você olhas as imagens de pontos turísticos de Teresina, verá que eles são para todos os perfis de viajantes.
Se você gosta de natureza, vai encontrar uma abundância, especialmente pelas belas cachoeiras; se prefere de badalação, gastronomia, festas e vida boemia, também terá boas surpresas. Cultura é o que mais tem e se quiser praia ou cachoeira, é possível encontrar nos arredores da cidade.
Enfim, vale muito a pena conhecer esse pedacinho do Nordeste que é cheio de lugares interessantes e pessoas tão especiais. E não estou dizendo isso porque meu pai é piauiense!
Neste artigo te conto tudo o que tem de interessante para fazer em Teresina de 1 dia a 5 dias, com dicas de city tour, passeios de caiaque e como ir para atrações em outras cidades, como as praias e a famosa Serra da Capivara.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Teresina
Seguro viagem com cobertura no Nordeste »
Neste artigo você vai ver:
- O que conhecer em Teresina: 6 principais atrações
- O que fazer em Teresina em 1 dia
- O que fazer em Teresina em 2 dias
- O que fazer em Teresina em 3 dias
- O que fazer em Teresina em 4 ou 5 dias
- Quanto custam os ingressos em Teresina?
- Onde e como comprar entradas sem pegar fila?
- O que fazer em Teresina com crianças
- O que fazer em Teresina a pé
- O que fazer em Teresina pela primeira vez
- O que fazer de diferente em Teresina
- O que fazer em Teresina sozinho
- O que fazer em Teresina no verão
- O que fazer em Teresina com chuva
- O que fazer à noite em Teresina
- Como se locomover por Teresina
- Dúvidas frequentes
O que conhecer em Teresina: 6 principais atrações
Há tantas coisas legais para fazer em Teresina, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo.
Quem não conhece, pode ter a impressão de que Teresina não tem lazer e nem estrutura para receber turistas.
Mas está enganado, pois a terra da cajuína é a quarta capital mais desenvolvida do Brasil e a primeira do Nordeste, segundo o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Então, tem turismo, sim!
A maioria das atrações de Teresina estão no centro da cidade. Pelo menos a parte histórica e cultural. Em um dia você consegue conhecer quase tudo a pé.
Na região central da capital do Piauí, encontramos:
- Parque Cidadania
- Museu do Piauí
- Igreja São Benedito
- Palácio de Karnak
- Theatro 4 de Setembro
- Complexo da Ponte Estaiada
Parque Cidadania
O parque que fica localizado no centro de Teresina oferece lazer para a família toda. Além disso, muita gente faz piquenique com as crianças e os casais apaixonados também.
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Se você é focado na vida fit, corre pra lá com sua bike, ou sem ela, para fazer uma caminhada, exercícios nos equipamentos da academia ao ar livre, ou “bater uma bolinha” no campo de futebol. Se você prefere esportes mais radicais, saiba que o parque tem a maior pista de skate do Nordeste.
E se você é mais “cult”, lá também tem um lugarzinho especial: um anfiteatro com apresentações culturais e um espelho d’água para fazer imagens lindas desse ponto turístico indispensável.
Passeio que passam pelo Parque Cidadania
Museu do Piauí
Uma viagem por meados do ano de 1.758 até os dias de hoje: é o que encontramos no Museu do Piauí. A Casa de Odilon Nunes, tem como objetivo preservar o patrimônio e a memória do estado e do país.
No local, estão expostas cerca de sete mil peças que contam a história do Piauí do início até a atualidade. Ou seja, do pré-histórico ao moderno. Uma aula de história!
Passeio que contempla o Museu do Piauí
Igreja São Benedito
Mais um patrimônio preservado na cidade, que você pode conhecer em um passeio a pé de Teresina. E olhem que história mais linda: a Igreja São Benedito foi construída pelo povo.
A população se uniu e arrecadou doações de toda a comunidade e a mão de obra também. Não é à toa que demorou 12 anos para ficar pronta.
Vale muito a pena a visita e um registro na parte interna e externa do ponto turístico de Teresina. As imagens realmente ficam encantadoras.
Palácio de Karnak
Trata-se de um palácio encantador não só por fora com as características greco-romanas, mas por dentro também. A parte interna é composta por pisos de mármores, esculturas e artes.
Vale a visita para apreciação da belíssima arquitetura. As fotos nesse palácio retratam um ponto turístico distinto de Teresina.
Passeios e tours para o Palácio de Karnak
Theatro 4 de Setembro
Esse teatro histórico é onde acontecem os maiores eventos e apresentações artísticas e culturais de Teresina. A arquitetura do teatro, assim como o Palácio Karnak, foi inspirada em Portugal, Grécia e Roma.
A edificação do teatro foi ideia de um grupo de senhoras e da primeira dama do Piauí, que desejavam ter um espaço confortável e moderno para apresentações artísticas, uma vez que a cidade é carente de teatros.
Passeio que passa pelo Theatro 4 de Setembro
Complexo Turístico da Ponte Estaiada
Para os amantes do pôr do sol, como eu, o Complexo Turístico da Ponte Estaiada de Teresina é um ponto imperdível.
A atração conta com dois elevadores que nos levam ao alto da torre e nos privilegia com a vista incrível da cidade em 360 graus. Você ainda pode fazer um passeio de bike, já que a obra conta também com duas ciclovias.
Para quem deseja comprar lembrancinhas em Teresina, a Ponte Estaiada de Teresina também tem algumas barracas com artes feitas a mão pelos piauienses.
Tour para Complexo Turístico da Ponte Estaiada
Quantos dias ficar em Teresina
Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Teresina. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.
Em uma viagem pelo Nordeste, visitar o Piauí vale muito a pena. E saber quantos dias ficar em Teresina é primordial para montar o melhor roteiro possível.
Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Teresina só para você começar a se apaixonar pela cidade.
Conheça as principais razões para reservar os passeios da Civitatis no Piauí:
- Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
- Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
- Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
- Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
- Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente o Parque Cidadania, o Rio Poti, o Palácio de Karnak, o Theatro 4 de Setembro e o Museu do Piauí.
Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Teresina:
- 1° dia: Museu do Piauí, Mercado Central, Palácio da Cultura, Igreja Nossa Senhora do Amparo, Shopping da Cidade, Theatro 4 de Setembro, Palácio de Karnak, Igreja de São Benedito, Catedral Nossa Senhora das Dores, Casa da Cultura de Teresina, Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório e Igreja da Nossa Senhora de Lourdes
- 2° dia: Encontro dos Rios Poti e Parnaíba, Complexo Turístico da Ponte Estaiada e Favorito Comidas Típicas.
- 3° dia: Cachoeira Campestre (Alto Longá)
- 4º e 5º dia: Serra da Capivara, Praias do Piauí ou Lençóis Maranhenses
O que fazer em Teresina em 1 dia
Você pode começar pelo Museu do Piauí, porque fazer um roteiro em Teresina sem cultura é impossível. Sempre vai ter algum museu, praças com muitas histórias e centros culturais.
Além de ser uma graça com seus traços neoclássicos e ser um ótimo cenário para lindas fotos, o museu carrega por dentro toda a memória do estado do Piauí. A visita ao museu faz parte do roteiro romântico em Teresina.
Depois disso, caminhe até o Mercado Central: outro ponto turístico de Teresina cheio de cultura. Trata-se do mais antigo centro comercial da cidade.
Na mesma rua, aproveite para conhecer a Casa da Cultura, que é considerada um dos prédios mais bonitos da arquitetura eclética do Piauí.
Em seguida, vá até o Theatro 4 se Setembro, que não pode faltar no roteiro em Teresina. É a maior casa de espetáculos do Piauí e sua arquitetura é inspirada em elementos europeus.
Do ladinho do Theatro, está o Palácio de Karnak, em que a arquitetura é inspirada em construções históricas de Grécia e Roma. Belas fotos podem ser feitas em frente ao palácio.
A Igreja de São Benedito foi construída pelas mãos do povo. Lindo, né? Eu acho essa história de uma força, pois esse é o povo nordestino: foco, fé e força sempre.
E ao lado tem a mais charmosa arquitetura no centro da cidade: a Catedral Nossa Senhora das Dores.A fachada da igreja rende lindas imagens. Pra quem gosta de religião, história e cultura, esse roteiro em Teresina é um prato cheio.
Outra igreja que acho uma graça é a Nossa Senhora de Lourdes. Uma arquitetura bem diferente das outras. Parece um desenho, acho que é uma das igrejas mais diferentes que já vi.
Vale dar uma passadinha nela também em seguida para se encantar com tamanha simplicidade e representatividade.
Sugestões de passeios para o 1° dia
O que fazer em Teresina em 2 dias
Além dos locais de interesse do centro da cidade, você também descobrirá lugares para contemplar a natureza, como o Parque Ambiental Encontro dos Rios.
Você irá admirar o impressionante encontro dos rios que separam o Maranhão do Piauí, o Poti e o Parnaíba. Aproveite para fazer um tour de caiaque pelo rio Poti.
E ainda conhecerá o Complexo Turístico da Ponte Estaiada de Teresina, onde, do topo do mirante, é possível ver a cidade em 360 graus.
Nesse ponto você ainda pode andar de bike, fazer comprinhas nas barracas de produtos artesanais, tomar uma água de coco e apreciar um belíssimo pôr-do-sol no fim da tarde.
Sugestões de passeios para o 2° dia
- Tour de caiaque pelo rio Parnaíba ao entardecer
- Tour de caiaque pelo rio Poti
- Salto de pêndulo em Teresina
O que fazer em Teresina em 3 dias
Se você tem um dia a mais, sugiro conhecer alguma cachoeira nos arredores de Teresina, já que o calor do Piauí não é fraco. Um banho para refrescar cai bem, né?
A cidade onde fica localizada a Cachoeira Campestre se chama Alto Longá e fica a 77 km de Teresina (1 hora e 20 minutos de viagem).
Por isso, dá para fazer um bate-volta, tranquilamente. O ideal é ir de carro e compensa muito alugar um.
O que fazer em Teresina em 4 ou 5 dias
Você já descobriu um pouco do que fazer na capital piauiense e, com certeza, se surpreendeu, né? Mas você ainda não viu nada! Tem muito mais o que explorar nos arredores da cidade.
Já ouviu falar da Serra da Capivara? Provavelmente, sim, pois é um destino que está super em alta no momento e fica bem perto de Teresina.
E não é por acaso! Nele você encontrará desenhos surreais feitos pelos nossos antepassados, belas paisagens áridas consideradas tão incríveis quanto as do Deserto do Atacama e as Pirâmides do Egito e muita cultura e história.
E pra quem não dispensa uma boa praia, o litoral do Piauí está a 350 km de Teresina. A cidade de Luís Correia tem belas praias: Macapá, Maramar, Carnaubinhas, Praia do Arrombado, Itaqui, Praia do Coqueiro e Atalaia.
E tem mais: a apenas 65 km de Teresina, você encontra a Cachoeira da Campeira. E em mais alguns quilômetros, tem muitas outras belíssimas cachoeiras.
Sem contar as cidades vizinhas da capital piauiense, como Jericoacoara, no Ceará e dos Lençóis Maranhenses, que valem ser visitadas!
Sugestões de passeios para o 4° e o 5º dia
Quanto custam os ingressos em Teresina?
O custo para fazer passeios em Teresina depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo.
Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.
Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.
Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.
Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Teresina, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.
Onde e como comprar entradas sem pegar fila?
O ideal para organizar o que fazer em Teresina é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.
Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Teresina, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.
Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.
Agências para planejar o que fazer em Teresina
O site da Civitatis é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.
Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.
Guias locais que sabem tudo o que conhecer em Teresina
A melhor maneira de aprender sobre o Teresina é fazer uma visita com um guia que mora no lugar.
No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.
As excursões são conduzidas por profissionais que vivem no Piauí há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Teresina.
O que fazer em Teresina com crianças
Teresina é o lugar ideal para se fazer um roteiro de caiaque, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é pelo Rio Poti ou Parnaíba.
Veja quais são os principais passeios para você incluir no roteiro em Teresina:
O que fazer em Teresina a pé
Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.
Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em Teresina é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.
Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui está minha recomendação:
O que fazer em Teresina pela primeira vez
Na sua primeira viagem a Teresina não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo na capital do Piauí, confira o que reservar antecipadamente:
O que fazer de diferente em Teresina
Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, Teresina oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!
- Tour de caiaque pelo rio Parnaíba ao entardecer
- Tour de caiaque pelo rio Poti
- Salto de pêndulo em Teresina
O que fazer em Teresina sozinho
Teresina é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.
O que fazer em Teresina no verão
Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Teresina no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais:
- Passeio a pé de Teresina
- Tour de caiaque pelo rio Parnaíba ao entardecer
- Tour de caiaque pelo rio Poti
O que fazer em Teresina com chuva
Para dias chuvosos em Teresina o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio, como o Museu do Piauí e o Palácio de Karnak.
Por isso, sugiro esse passeio para fazer:
O que fazer à noite em Teresina
Assim como a gastronomia, a vida noturna em Teresina também cresceu muito nos últimos anos. São diversas as opções de bares com música ao vivo, barzinhos, casas de shows, teatros, festas e baladas de todos os tipos.
Afinal, os piauienses são arretados e adoram se divertir. O bom e velho forró predomina, mas Teresina tem espaço para todos os estilos musicais.
No artigo sobre a vida noturna de Teresina, separo os melhores bares, espaços culturais para curtir a noite e as melhores baladas da cidade. E todos são bem ecléticos.
Tem até teatro com apresentações de espetáculos estrelados por artistas super conhecidos das telinhas brasileiras.
Caso prefira uma gastronomia mais sofisticada, também tem muitas opções em Teresina; os empreendedores vêm investindo cada vez mais neste mercado. Você pode encontrar alta gastronomia, por exemplo, no Cabaña Del Primo, no Restaurante Labareda e no Coco Bambu.
Deu pra perceber o quão agitada é a vida noturna em Teresina, né? E esses são só alguns dos lugares da cidade, existem muitos outros. O povo nordestino é sempre muito animado e feliz. Então, com certeza, você vai se divertir.
Como se locomover por Teresina
Para um viajante que tem o foco em cultura, se locomover de ônibus ou metrô pode ser uma boa, já que a maioria dos pontos turísticos culturais se encontram no centro da cidade e essa região conta com várias linhas desses tipos de transportes públicos.
Mas o ideal é alugar um carro no aeroporto. O valor da diária não é tão caro e você pode ter a liberdade de ir para todos os lugares que quiser, inclusive, ir para o litoral do Piauí ou para as cachoeiras que ficam nos arredores de Teresina.
Planeje sua viagem para Teresina, no Piauí
Teresina é uma cidade pequena. Em qualquer canto que você ficar, não irá levar muito tempo para chegar nos principais pontos turísticos.
Mas, é claro que existem alguns locais da cidade que são mais bem situados para escolher um hotel em Teresina, facilitam o acesso e ficam mais próximos dos lugares do seu interesse.
Por exemplo, se você é o tipo de viajante que procura destinos com muita cultura, recomendo ficar no Centro de Teresina, que é o lugar com mais teatros, museus, obras históricas, igrejas e muito mais. E, claro, centro é centro, né? O acesso a qualquer lugar fica mais fácil.
Caso você seja um boêmio nato, o melhor bairro pra ficar em Teresina é o Jóquei, pois é nele que você vai encontrar as melhores baladas e bares da cidade. E tem casas para todos os gostos e estilos: forró, funk, música eletrônica, axé, MPB, blues e jazz; porque nem só de forró vive a terra da cajuína.
E pra quem quer degustar os mais variados pratos, sugiro se hospedar no Bairro de Fátima. Na sua principal avenida, a Nossa Senhora de Fátima, tem vários restaurantes para todos os tipos de paladares.
Então, já sabe: está afim de conhecer um lugar diferente do Nordeste e cheio de atrações interessantes? Te convido a descobrir a capital do Piauí e a ficar muito bem informado com todos esses conteúdos sobre a cidade em que meu pai nasceu e que me encantou.
Aliás, vale a pena também alugar um veículo ao chegar, para se locomover neste roteiro completo em Teresina; assim você irá curtir ao máximo todas as belezas dessa apaixonante região nordestina.
E você, já sabe o que fazer em Teresina? Esteve na capital do Piauí e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!
Dúvidas frequentes
No seu primeiro dia em Teresina você não pode deixar de fora a seguinte experiência:
– Tour panorâmico por Teresina
– Passeio a pé de Teresina
– Roteiro romântico em Teresina
No seu segundo dia em Teresina aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
– Tour de caiaque pelo rio Parnaíba ao entardecer
– Tour de caiaque pelo rio Poti
– Salto de pêndulo em Teresina
Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, Teresina oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua:
– Tour de caiaque pelo rio Parnaíba ao entardecer
– Tour de caiaque pelo rio Poti
– Salto de pêndulo em Teresina
Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Teresina.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *