O que fazer em Veneza: guia completo com todas as dicas

O que fazer em Veneza: guia completo com todas as dicas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Saber o que fazer em Veneza, na Itália, não é difícil, pois é uma das mais lindas cidades do mundo, um dos destinos mais procurados quando se pensa em uma viagem romântica.

Sua beleza singular atravessa os séculos, carregando uma história repleta de riquezas culturais e grandiosidade. Comece buscando sua história, entenda o início de tudo e faça o link entre o passado e o presente.

Assim, será muito mais fascinante e intrigante, descobrir os encantos dessa cidade na Europa, construída sobre as águas, formada pela união de mais de 100 ilhas fincadas no fundo de uma lagoa, por estacas e que são unidas através de pontes.

Olhar para sua arquitetura e entender quantos artistas deixaram seu legado, registrando as diversas épocas e fatos importantes da história da cidade é algo de tirar o fôlego!

E com tudo isso, também é muito bom apenas admirar o “dolce fa niente” das águas calmas do Grande Canal. Por isso, não se preocupe: você sempre terá o que fazer em Veneza!

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis de Veneza

Seguro viagem com cobertura para a Itália »

O que visitar em Veneza: 10 principais pontos turísticos

Turismo em Veneza
Grande Canal, principal cartão postal da cidade.

Quando se fala em Veneza, imediatamente nos vem à mente a figura do gondoleiro conduzindo sua embarcação num canal de águas verde-esmeralda ao som de uma música italiana bem romântica, como “Il Sole Mio”.

Claro que essa imagem reflete uma das principais atrações turísticas, mas a cidade ainda tem mais.

Entre elas a Piazza San Marco, a Basílica di San Marco, a Torre do Campanário, a Torre dell’Orologio, a Ponte de Rialto, o Grande Canal, o Palazzo Ducale, a Ponte dos Suspiros, o Passeio de Gôndola e o Carnaval.

As dicas irão te auxiliar na hora de planejar sua viagem e também para curtir ao máximo o que se pode fazer em Veneza.

Há tantas coisas legais para fazer em Veneza, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Veneza, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Veneza:

  • Piazza San Marco
  • Basílica de San Marco
  • Campanille – Torre del Campanário
  • Torre dell’Orologgio – Torre do Relógio
  • Ponte de Rialto
  • Grande Canal
  • Palazzo Ducale – Palácio Ducal
  • Ponte dei Sospiri – Ponte dos Suspiros
  • Passeio de Gôndola
  • Carnaval de Veneza

Piazza San Marco – Praça São Marcos

ingressos antecipados em Veneza
Piazza San Marcos é linda.

A Piazza San Marco é um dos principais pontos turísticos de Veneza, onde moradores e visitantes circulam diariamente, seja para trabalhar ou aproveitar as diversas opções de lazer do entorno.

Reserve umas horinhas do dia para relaxar ouvindo música ao vivo em um dos encantadores cafés ao ar livre, imaginando quantos acontecimentos importantes ocorreram ali no passado, como na época da República da Veneza, um estado independente, entre os séculos IX e XVIII, que tinha a cidade como capital.

Alguns dos melhores tours de Veneza a pé passam pela Praça San Marco. Há quem prefira alimentar os pombos, observar o vai e vem de gôndolas e barcos nas águas azuis da Laguna ou deixe-se levar pelos encantos das luzes refletidas ao entardecer nas águas do Grande Canal.

Muitos dizem que visitar a Piazza San Marco durante o dia não é a mesma coisa que visitá-la à noite. Posso dizer que eles têm razão, pois são sensações bem diferentes de se experimentar, principalmente no inverno, quando faz muito frio.

Passeios e tours para a Piazza San Marco

Basílica de San Marco

Dicas de Veneza
Basília San Marco | Foto: Gary Houston, via Wikimedia Commons.

A Basílica de San Marco, localizada na Piazza San Marcos, foi construída no século XI para abrigar os restos mortais de São Marcos, o Patrono da Cidade. É considerada uma obra-prima da arquitetura e das artes plásticas, devido às esculturas, mosaicos, afrescos e peças de arte Bizantina.

As visitas à basílica são gratuitas, entretanto, para se visitar o Museu de São Marcos e a Cúpula da Basílica, de onde se tem uma vista linda da Praça de São Marcos, o viajante pagará um ingresso que custa 3 euros.

Ou, você pode fazer um passeio que você economiza tempo com um ingresso com entrada prioritária da Basílica de São Marcos. É importante saber que é proibido tirar fotos ou filmar dentro da Basílica.

A Basílica de San Marcos funciona de segunda a sábado das 9h30 às 17 horas (sendo que o último horário para entrada é às 16h45) e aos domingo das 14 às 16 horas (sendo que o último horário para entrada é às 15h45).

Passeios e tours para a Basílica de San Marco

Campanile – Torre do Campanário

Dicas de viagem para Itália
Campanille é o ponto mais alto de Veneza.

Com um pouco mais de 98 metros de altura, a Torre do Campanário, o ponto mais alto de Veneza, faz parte da Basílica de San Marcos. Tem sua história marcada por dois desmoronamentos e descobertas – em 1498 e em 1745 teve partes destruídas por raio, em 1902 houve um desmoronamento.


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança na Itália?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


Além de ter servido como farol aos navegantes, possui em seu interior, uma belíssima estátua dourada do Arcanjo Gabriel e 5 sinos que de acordo com o toque serviam como campainhas para convocar a população da época, à diferentes eventos e compromissos.

Do alto, onde se chega de elevador, se tem uma visão deslumbrante da cidade de Veneza e algumas de suas ilhas – dizem que em dias claros, dá para ver os alpes italianos. A Torre do Campanário também ficou conhecida na história como o lugar em que Galileu Galilei testou seu telescópio e o apresentou ao governante de Veneza.

Para conhecer melhor toda essa história, recomendo que você faça um tour guiado pelo Campanário de São Marcos.

A Campanile está aberta para visitação todos os dias, mas os horários variam em cada época do ano: outubro/novembro das 9 às 19 horas; novembro/abril das 9h30 às 15h45; abril/junho das 9 às 19 horas; julho/setembro das 9 às 21 horas.

Passeios e tours para a Campanile – Torre do Campanário

Torre dell’Orologio – Torre do Relógio

Roteiro por Veneza
Torre do relógio foi construída há mais de 500 anos.

Localizada na Praça de São Marcos, a Torre do Relógio representa um período de grande movimentação na cidade de Veneza, época em que o comércio marítimo expandia os primórdios do capitalismo.

Construído há mais de 500 anos, o relógio servia para marcar as horas, mas indicava também os signos correspondentes à cada fase da lua, uma forma de identificar o movimento das marés durante todo o ano. Ele é uma das paradas do walking tour de Veneza.

Além disso, passou a ser um referencial para a população, tornando-se o relógio oficial de Veneza, pelo qual todos os demais relógios da cidade deveriam se guiar. É o mais curioso dos pontos turísticos de Veneza e você poderá admirá-lo tomando um gelato (sorvete) na praça.

Passeios e tours para a Torre do Relógio

Ponte de Rialto

Roteiro por Veneza, na Itália
Ponte Rialto liga as margens do Grande Canal.

A mais antiga e famosa ponte de Veneza foi construída com a função de ligar as duas margens do Grande Canal e dar acesso ao Mercado do Rialto, que funciona até hoje. Por se repleta de lojas, a Ponte Rialto, de arquitetura belíssima, pode ser considerada um dos mais badalados pontos turísticos de Veneza.

Programa gratuito e imperdível, principalmente para os apaixonados, que poderão trocar juras de amor eterno durante o pôr do sol, e claro, para os fotógrafos de plantão, pois é um dos melhores lugares para se fazer fotos lindíssimas ao entardecer.

Passeios e tours para a Ponte de Rialto

Grande Canal

Roteiro de 7 dias em Veneza
Grande Canal de Veneza.

Sendo uma cidade construída sobre as águas, La Sereníssima, como Veneza é conhecida entre os italianos, possui diversos canais que funcionam como ruas, interligando as pequenas ilhas que a compõem. O maior e mais importante deles é o Grande Canal, principal via de circulação da cidade.

Através do ir e vir dos vaporettos (embarcações a vapor que funcionam como meio de transporte da população), gôndolas e outras embarcações, você pode experimentar uma nova sensação, ao observar a arquitetura da cidade.

Passeios e tours pelo Grande Canal

Palazzo Ducale – Palácio Ducal

Roteiro de 5 dias em Veneza
Palazzo Ducale.

Antiga moradia dos Duques (ou Doges) de Veneza por quase 1000 anos, já serviu como fortaleza e como prisão. O Palazzo Ducale está localizado na Praça San Marco e possui arquitetura inconfundível, herança dos períodos bizantinos, góticos e renascentistas, que deixaram impressos em cada detalhe as riquezas da época e sua história.

Uma curiosidade sobre o Palácio dos Duques? Apesar de importante fortaleza no seu tempo, foi de lá que o sedutor Casanova (que já foi tema de filme e livros) escapou, no ano de 1756.

O Palazzo Ducale funciona das 08h30 às 13h30, estendendo até às 19h de abril a outubro. A entrada custa 20 euros (adultos); 13 euros (estudantes); e é grátis para crianças de 0 a 5 anos. Você pode agendar um passeio para o Palácio Ducal para descobrir segredos, quartos especiais e o local exato onde Casanova foi preso.

Passeios e tours para o Palácio Ducal

Ponte dei Sospiri – Ponte dos Suspiros

Roteiro de 3 dias em Veneza
Ponte dos Suspiros.

De estilo barroco e fachada feita de rocha calcária branca, a Ponte dos Suspiros é um dos pontos turísticos de Veneza que chamam atenção pelas lendas que contam ao seu respeito. Construída sobre o Rio di Palazzo, tinha como função conectar a sala de interrogatórios do Palácio Ducal aos calabouços.

Alguns dizem que o nome se deve aos suspiros que os prisioneiros condenados davam ao passar por ela, sabendo que não mais sairiam da prisão. Outros, que se um casal apaixonado se beijar ao passar por debaixo dela, terá amor e felicidade eternos.

O passeio à Ponte dos Suspiros está incluso na visita ao Palácio Ducal e é inquietante se colocar no lugar dos prisioneiros que passaram um dia pelo lugar. Confira um passeio de barco turístico em Veneza, com várias paradas.

Passeios e tours para a Ponte dos Suspiros

Passeio de Gôndola

Apesar de não ser um ponto turístico, é uma atividade turística que acabou se tornando a principal atração de Veneza. Você pode perguntar: é possível ir à Veneza e não fazer um passeio de Gôndola? Claro que é! Mas você vai perder a oportunidade de viver aquele momento romântico com o “mozão”, tendo um gondoleiro cantando ao fundo? Claro que não! Por isso, ainda que seja um passeio caro, navegar Canais de Veneza é simplesmente incrível!

Eu sei que o passeio de gôndola em Veneza não é um ponto turístico comum, mas sim, uma atividade. Mas não custa indicar, pois é fundamental na sua lista sobre o que fazer em Veneza.

Dica interessante, se você for bom de papo e o gondoleiro estiver de bom humor, pode ser que você consiga um desconto no passeio.

Para comprar o ingresso, agende antecipadamente um passeio de gôndola em Veneza.

Passeios e tours de gôndola em Veneza

Carnaval de Veneza

O que ver em Veneza?
Fantasias no Carnaval de Veneza.

Se você acha que vai cantar marchinhas ou que vai pipocar atrás de um trio elétrico, está bem enganado. O Carnaval de Veneza é diferente do que estamos acostumados pelo Brasil, mas é excitante, é único! Começando pelo clima frio, devido ao período do ano em que ele acontece (entre fevereiro e março).

Esse também não é um ponto turístico, mas um evento turístico que atrai muita gente para Veneza e recomendo que um dia você participe.

A diversão é garantida mesmo que você não tenha condições de comprar um ingresso para o baile, que custa em média, 1000 euros, mas com criatividade, você poderá comprar, em lojinhas e barracas espalhadas pela cidade, uma série de itens para montar seu look e entrar na folia, que em italiano significa brincadeira!

 
 

Descubra os principais motivos para reservar antecipadamende e com total confiança os passeios da Get Your Guide em Veneza:

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
 

Inclusive, existe até um passeios bem diferente, onde você faz a sua própria máscara!

Passeios e tours sobre o carnaval de Veneza

Quantos dias ficar em Veneza

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Veneza. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Itália, visitar Veneza é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Veneza é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Veneza só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar na cidade. Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Veneza:

  • 1° dia: Basílica de São Marcos, passeio de gôndola e tour gastronômico;
  • 2° dia: Museu do Palazzo Ducale, passeio de barco pelas ilhas próximas e cruzeiro com jantar;
  • 3° dia: Caminhada pelas ruas e aula de culinária no Mercado de Rialto;
  • 4° dia: Bairro Cannaregio (Ghetto Judeu de Veneza), Campo di Ghetto Nuovo, Campo e Igreja della Madonna dell’Orto, Campo dei Mori, Cà d’Oro e Galleria Franchetti;
  • 5° dia: Igreja I Gesuiti, Calle Varisco, Campo Santi Giovani e Paolo, Libreria Acqua Alta, Fondaco dei Tedeschi.

O que fazer em Veneza em 1 dia

Já que você só passará um dia em Veneza, aproveite esse momento para experimentar os sabores venezianos. No post sobre os restaurantes, dou dicas para você fazer a escolha de acordo com seu bolso. Comer apenas um lanche rápido pode ser uma opção para não perder tempo.

E se quiser acertar na escolha, marque um tour gastronômico por Veneza. Há quem diga que passear de gôndola é uma atividade imperdível em Veneza, porém, pelo custo, acho que o passeio com o vaporetto atende as expectativas. 

Claro que as gôndolas passarão por outros canais, por debaixo da Ponte dos Suspiros. Se você tiver acompanhado, será gostoso navegar ao som de “Il sole mio”, cantado pelo gondoleiro. Vale a pena agendar antecipadamente aqui um passeio de gôndola.

Visite também a Ponte de Rialto, a mais antiga e famosa de Veneza e também um dos melhores lugares para se fotografar a cidade. Além de conhecer um bacari (boteco) ou jantar. Há ótimos lugares para experimentar os famosos cichetti (petiscos) com spritz, bebida tipicamente veneziana.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Veneza que não podem faltar na sua primeira vez na cidade.

Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Veneza e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos.

E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Veneza:

Roteiro de 2 dias em Veneza

Se você não precisou voltar para casa no último trem veja as dicas para um roteiro de 2 dias em Veneza, que é ainda mais incrível! Comece tomando um belo café da manhã – muitos hotéis possuem vista para os diversos canais de Veneza.

Depois, visite os melhores museus, como o museu da Basílica San Marco e do Palazzo Ducale, que são imperdíveis! Você já pode comprar o ticket para o Palácio Ducal de Veneza. Após o almoço pegue um vaporetto e vá conhecer essas charmosas pequenas ilhas de Veneza.

Em Murano você poderá ver como são fabricados os famosos Cristais de Murano, conhecidos no mundo inteiro. Em Burano, saberá como eram feitas as rendas utilizadas pela realeza nos séculos passados e apreciar as lindas casinhas coloridas.

E, em Torcello, experimentará uma outra face de Veneza. O passeio não leva mais de 4 horas. Consulte um passeio de barco pelas ilhas próximas e já compre seu ingresso.

Após o passeio nas ilhas, retornando a San Marco, caminhe até Dorsoduro, mais precisamente até o Campo de Santa Margherita para tomar um aperitivo e encerrar à noite. 

Se você é do tipo “a noite é uma criança” pode escolher um espetáculo no teatro La Fenice, tentar a sorte no Casino di Venezia ou marcar um cruzeiro com jantar no Galeão Veneziano.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Veneza sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2.

Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Veneza:

Roteiro de 3 dias em Veneza

Roteiro de 3 dias em Veneza
No último dia, se “perca” nas ruas de Veneza.

Se você aproveitou as dicas para 2 dias em Veneza, mas tem um dia a mais, melhor ainda. Mesmo no terceiro dia ainda tem atrações para conhecer no roteiro em Veneza. Porém, organize-se para não correr o risco de perder o trem ou até mesmo o avião de volta. Já deixe marcado o seu transfer em Veneza.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Itália!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Nesse dia, faça um passeio gastronômico: no Mercado de Rialto. Você pode experimentar diversos produtos e sabores ou simplesmente admirar o prédio. Vale a pena fazer um tour guiado pelo mercado em Veneza.

Depois vá para Canareggio, onde é possível sentir a atmosfera dos habitantes de Veneza, pois é um polo comercial para quem reside na cidade. Vale a pena conhecer as lojas tradicionais da região. Se tiver tempo, dê aquela caminhada despretensiosa por Veneza.

Pare para tomar um gelatto ou descobrir novos lugares interessantes. Além disso, esse pode ser o momento de comprar uma lembrancinha nas ruas do Centro.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Veneza tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. Para o terceiro dia em Veneza sugiro um:

Roteiro em Veneza de 4 dias

Se você não conhece Veneza, deve visitar os principais atrativos da cidade. Porém, a partir de 3 dias na cidade já é possível fazer esse roteiro alternativo em Veneza.

O importante dessas dicas é que você saia do caminho demarcado que liga a estação de trem à Praça São Marco, por onde 90% dos viajantes passam. Nesta rota alternativa, você passará longe do caminho mais curto.

Entretanto, verá locais incríveis, com ruas tranquilas e diversos atrativos. Uma Veneza com mais moradores locais, em uma região um pouco mais residencial e com praticamente nenhum viajante.

Entretanto, se você seguir os lugares na ordem da lista acima, você chegará à Ponte Rialto e poderá seguir para a Praça São Marco e conhecer seus incríveis e belos pontos turísticos.

Um roteiro alternativo é sempre uma boa opção para quem já conhece a cidade, gostaria de visitá-la, mas quer expandir seu conhecimento sobre o destino.

As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Veneza e, após conhecer os pontos turísticos mais famosos, tem a opção de fazer esse roteiro alternativo em Veneza.

O que conhecer em Veneza fora do eixo turístico tradicional?

Roteiro Veneza para quem já conhece
Cannaregio | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Minha sugestão para iniciar esse roteiro alternativo em Veneza é que você comece a explorar a cidade pelo Bairro Cannaregio, onde fica o Ghetto Judeu de Veneza, considerado o mais antigo do mundo, construído em 1516.

Ao invés de passar pela principal ponte logo em frente à estação, vá para a esquerda e caminhe até a Ponte delle Guglie. É por aqui que você chegará ao Cannaregio e fará uma maravilhosa excursão a pé por Cannaregio.

Agora é hora de aproveitar as ruelas, os canais, as pontes e seus muitos campos (praças). Inclusive, você pode fazer uma excursão de gastronomia e vinhos perto do bairro judeu.

Aprecie a beleza da cidade e como funciona o trânsito na água, por exemplo. Incrível! Uma curiosidade é que neste bairro você encontrará prédios mais altos, de 7 a 8 andares, o que é algo muito raro em Veneza.

dicas de turismo em Veneza
Campo di Ghetto Nuovo | Foto: h_laca, via Wikimedia Commons.

Logo que passar pela ponte delle Guglie, siga até a praça Campo di Ghetto Nuovo. Apesar do nome, ele fica na região judaica mais antiga de Veneza. Para conhecê-lo melhor, considere fazer um tour com guia de áudio digital do gueto judeu.

A praça tem um clima muito gostoso, mais familiar. Legal para apreciar a arquitetura, parar para um almoço, café ou drinque. É por aqui que, na minha opinião, você encontrará as melhores opções de passeio de gôndola.

Depois, visite a Igreja della Madonna dell’Orto, além de super histórica (ela foi construída no século XIV), pode ser considerada também um museu, já que você encontrará diversas obras de Jacopo Tintoretto, pintor veneziano famoso.

Foram 10 obras exclusivas para a igreja, que ele fez entre os anos de 1552 e 1569. Inclusive é nesta igreja que encontram-se seus restos mortais, sendo um dos pontos indicados no roteiro alternativo em Veneza.

Campo dei Mori
Campo dei Mori | Foto: Doris Antony, via Wikimedia Commons.

Próxima à Igreja della Madonna dell’Orto, você encontra o Campo dei Mori, uma praça muito interessante, onde é possível ver algumas estátuas, dedicada aos antigos moradores, os irmãos Mastelli.

A mais famosa tem um nariz de ferro e diz a lenda que se passar a mão nele pode dar sorte.

Lendas à parte, vale passar pela praça e admirar esse pequeno museu a céu aberto, feito em homenagem aos Mastelli, mercadores provenientes da Grécia. Inclusive, você pode solicitar a inclusão dessa região na excursão a pé privada de 2 horas.

Visite o palácio Cà d’Oro, às margens do Grande Canal, seu interior abriga a Galleria Franchetti, que poucas pessoas conhecem, por isso está na lista de roteiro alternativo em Veneza. Perfeito para quem ama arte e busca conhecer os principais museus de Veneza.

Sua fachada é realmente impressionante e muito linda, o palácio foi construído no século XV em estilo gótico-renascentista. E, assim como o exterior, seu interior impressiona, visto que seu pátio interno tem vários mosaicos. Vale também apreciar a vista dos janelões do palácio.

Sugestões de passeios para o 4° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Veneza que são ótimas opções para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Veneza.

Mas, mesmo para sua primeira vez em Veneza vale a pena, se quiser e houver tempo, incluir essas atrações alternativas em Veneza:

Roteiro de 5 dias em Veneza

Igreja I Gesuiti
Igreja I Gesuiti | Foto: M. Schwarzwaelder, via Wikimedia Commons.

Para o 5° dia na cidade, visite a Igreja de Santa Maria Assunta, conhecida como I Gesuiti ou Igreja dos Jesuítas. Ela fica próxima à Fondamenta Nuove, local onde você pode pegar barcos para a ilha de Murano, onde são feitos os famosos cristais de Murano.

Essa é uma das primeiras construções de Veneza, de meados do século VII. Entretanto, o que podemos ver atualmente, em estilo bizantino, são renovações feitas nos séculos XI e XII e a igreja está repleta de mosaicos.

Depois vá para a Calle Varisco que fica próxima à Igreja I Gesuiti e é super curiosa, além de ser bem difícil de encontrar no mapa. O motivo? É uma das ruas mais estreitas do mundo e, claro, a mais estreita de Veneza, com apenas 53 cm de largura!!!

Se esse não é um motivo muito bom para passar por essa pequena rua, eu não sei o que é. Boa sorte para encontrá-la e para tentar atravessá-la. As construções ficam muito próximas, claro, e, se você tem claustrofobia, sugiro não entrar.

Basílica dei Santi Giovani
Basílica dei Santi Giovani | Foto: Lalupa, via Wikimedia Commons.

Aprecie as construções, o visual dos canais e passe na imponente Basílica dei Santi Giovani e Paolo. A igreja em estilo gótico italiano é uma das maiores de Veneza e a principal da Ordem Dominicana.

Seu interior possui algumas obras de arte de famosos artistas, além de estarem enterrados diversos artistas, políticos e pessoas importantes.

Outra sugestão de passeio é a Libreria Acqua Alta. É uma visita e tanto, apesar de não ser tão diferente assim. De uns anos para cá, ela passou a ser mais conhecida e, por isso, pode até ter fila no seu interior, que é super estreito.

Como está localizada na região baixa de Veneza, é comum que, quando ocorram as cheias, a Livraria também sofra e, por isso, os livros estão dispostos em locais altos ou que os protejam, como banheiras e barcos.

Um cantinho no seu exterior é o espaço mais procurado, já que seu dono fez uma “escada de livros”, onde você pode subir e avistar os canais por cima do muro. Imperdível!

Fondaco dei Tedeschi
Fondaco dei Tedeschi | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Por último, sugiro que você vá a Fondaco dei Tedeschi, que também não é tão desconhecido assim, justamente por ser uma galeria cheia de lojas de luxo, além de estar localizada ao lado da ponte Rialto.

Não faltam motivos para fazer um free tour por Veneza com opção de visitação ao edifício Fondaco dei Tedeschi.

Ela é a maior construção da cidade, possui uma escada rolante super imponente e exclusiva em vermelho e seu terraço, de acesso gratuito, te da uma incrível vista de Veneza. Vale muito o passeio!

De noite, você pode participar de uma experiência bem diferente em Veneza, uma Ópera Interativa no Palácio Histórico, Grande Canal.

Sugestões de passeios para o 5° dia

Para garantir o melhor roteiro em Veneza sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 5.

Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Veneza:

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal para organizar o roteiro em Veneza é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Veneza, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o que fazer em Veneza

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes com desconto para as atrações de Veneza

O pacote de atrações em Veneza, ou os famosos passes turísticos, te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para diversas atrações.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Guias brasileiros que fazem roteiros guiados em Veneza

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Veneza, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar.

No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem em Veneza há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Veneza.

O que fazer em Veneza com crianças

Escolher o que fazer em Veneza com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente há boas opções. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em Veneza.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Veneza de graça

Nem todos os passeios em Veneza precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Veneza com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira as principais opções:

O que fazer em Veneza à noite

Planejar o que fazer em Veneza à noite é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite em Veneza:

O que fazer em Veneza e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Veneza, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de Veneza e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de Veneza:

O que fazer em Veneza pela primeira vez

Na sua primeira viagem a Veneza não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em Veneza, confira o que reservar antecipadamente:

O que fazer em Veneza pela segunda vez

Se é a sua segunda vez em Veneza ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

O que fazer em Veneza sozinho

Veneza é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer em Veneza no Natal

Vai passar um feriado em Veneza e quer aproveitar as comemorações típicas? Confira um passeio que acontece na temporada de Natal:

O que fazer em Veneza no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Veneza no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Veneza com chuva

Para dias chuvosos em Veneza o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva em Veneza.

O que fazer em Veneza com pouco dinheiro

Programar o que fazer com pouco dinheiro em Veneza não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções em Veneza para você economizar.

Dicas finais sobre o que conhecer em Veneza

Para toda viagem informação é ouro, afinal, ninguém quer ser surpreendido negativamente com nada, sem falar que, muitas vezes, trata-se da realização de um sonho sonhado por uma vida inteira! A dica aqui é: pesquise bastante e prepare-se, porque quando chegar a hora será puro prazer.

Logo, se algum imprevisto acontecer, você estará pronto para flexibilizar e acionar o plano B. Foi pensando nisso que escrevi o post com sugestões de roteiro em Veneza, com dicas sobre o que fazer em 3 dias de viagem. São dicas para a primeira vez em Veneza, mas também para a segunda, terceira ou décima.

Escrever sobre a cidade foi uma das experiências mais incríveis que já tive, pois me lembrou de tudo o que vivi naquele lugar, porém, nada comparado com estar lá, em carne e osso. Por isso, reforço que a pesquisa é fundamental.

Leia o artigo onde ficar em Veneza, para você entender a dinâmica da cidade, os melhores bairros para ficar e muitas dicas para quem ficar perto de tudo ou prefere locais longe do agito turístico.

E, antes de viajar, escolha o que fazer em Veneza em 1, 2 ou 3 dias e já reserve antecipadamente seus passeios guiados e ingressos, garantindo sua vaga no tour. Se esse for o seu sonho, como era o meu, viva-o intensamente, aproveite tudo o que eu trouxe da minha experiência e deixe-se apaixonar por Veneza!

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Veneza?

São tantas coisas para fazer em Veneza que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Lagoa de Veneza
Basílica de São Marcos
Teatro La Fenice
Praça de São Marcos

Quais são os melhores passeios para fazer em Veneza?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Veneza não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Veneza: Ingresso Reservado para o Palácio Ducal
Grande Canal de Veneza: Passeio de Gôndola c/ Guia
Veneza: Passeio de Gôndola Grande Canal c/ Aplicativo-Guia

O que fazer ao ar livre em Veneza?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Veneza. Confira algumas dicas:
Grande Canal de Veneza: Passeio de Gôndola c/ Guia
Passeio de Gôndola Grande Canal c/ Aplicativo-Guia
Excursão de Vidros e Ilhas Murano, Burano e Torcello
Passeio Compartilhado de Gôndola pelo Grande Canal
Passeio de barco em Burano e Murano com visita à fábrica de vidro

O que fazer em Veneza com chuva?

O que fazer com chuva em Veneza é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios para os dias chuvosos são:
Ingresso Reservado para o Palácio Ducal
Excursão Palácio Ducal e Basílica de São Marcos com Terraço
Ingresso Sem Fila Basílica de São Marcos c/ Guia de Áudio
Teatro La Fenice: Ingresso com Guia de Áudio
Veneza: Ingresso Coleção Peggy Guggenheim

O que fazer em Veneza gastando pouco?

Existem tours para todos os bolsos em Veneza. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Bilhete Vaporetto e Ônibus Terrestre
Teatro La Fenice: Ingresso com Guia de Áudio
Ingresso Coleção Peggy Guggenheim

Quais atividades e atrações estão com desconto em Veneza?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades em Veneza estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Quais são os museus e exposições mais populares em Veneza?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus em Veneza. Confira quais são os mais populares.
Ingresso Reservado para o Palácio Ducal
Ingresso Coleção Peggy Guggenheim
Ingresso Museu Leonardo da Vinci
Ingresso sem fila para o Palácio Ducal com guia
Excursão Sem Fila Basílica de São Marcos e Palácio Ducal

Vale a pena comprar passeios em Veneza antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Veneza.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios na Itália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Internet ilimitada na Itália

Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem recomendado na Itália

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Itália é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais