Há certos países do Sudeste Asiático que são emblemáticos e as experiências fazem parte do álbum de recordações de qualquer viajante que visite esta região.
Mesmo se nos limitarmos só aos 5 países que formam o coração do Sudeste Asiático (Tailândia, Myanmar, Camboja, Laos e Vietnã), já há tanta riqueza de povos, culturas, sabores e arquitetura.
Tanto que é difícil arranjar um best of de sensações e experiências a não perder! Essa é sem dúvida uma das zonas mais ricas do planeta em termos de experiências únicas para um viajante.
E, apesar de ter passado 3 meses viajando por esta região durante minha viagem de volta ao mundo, ainda pretendo voltar em outro mochilão pelo planeta.
Reuni para você 10 experiências nos países do Sudeste Asiático quase que obrigatórias para quem visita esta região. Se já esteve e não as vivenciou, então vai ter que voltar!!
Recomendo => Dicas para reservar hotéis no Booking
Melhor seguro viagem para o Sudeste Asiático »
Neste artigo você vai ver:
Países do Sudeste Asiático: roteiro
Pesquisei muito para fechar meu roteiro no Sudeste Asiático, quando tive a chance de viajar por três meses nessa região da Ásia.
O Sudeste Asiático é uma das regiões mais procuradas por mochileiros de todas as partes do mundo, pois além de oferecer a chance de conhecermos culturas tão diferentes e intrigantes de seus países, também nos trás a possibilidade de viajar mais barato.
Para marinheiros de primeira viagem é realmente difícil escolher quais países visitar, ainda mais sabendo que tantos lugares são incríveis opções para o turismo.
Desde as mais lindas praias paradisíacas, até os incríveis Templos de Angkor Wat, fazer uma viagem pelo Sudeste Asiático é uma aventura ao desconhecido, que cada vez mais está atiçando a curiosidade dos turistas brasileiros.
Antes de saber mais detalhes de cada local, dá uma olhada no vídeo que mostro um pouco como foi a minha volta ao mundo, que durou 365 dias.
Quais países do Sudeste Asiático conhecer
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem , usando o cupom VIAJARMAIS15.
Não é preciso desembolsar um grana alta para fazer um bom roteiro nos países do Sudeste Asiático. Isso porque o custo de vida na maioria dos países é bem baixo, inclusive para turistas.
Confira a lista dos 7 destinos que estão entre os mais visitados, com dicas de viagem para você planejar sua primeira viagem para a região:
- Camboja
- Filipinas
- Indonésia
- Laos
- Tailândia
- Vietnã
- Myanmar
Onde ir no Sudeste Asiático
1. Camboja
O Camboja é um dos principais destinos turísticos entre os países do Sudeste Asiático, juntamente com outros países da região como Indonésia, Tailândia e Vietnã.
Grande parte dos turistas são fascinados pelos mistérios e belezas dos Templos de Angkor Wat, geralmente sendo um dos únicos lugares de interesse para quem viaja ao país.
Porém, existem outros atrativos para uma viagem Camboja, desde passeios para conhecer a triste história do regime Khmer Vermelho, sobretudo na capital Phnom Penh, até as praias isoladas no sul do país.
Além da capital, entre as cidades do Camboja para visitar estão Siem Reap, onde fica o maior complexo religioso do mundo, Sihanoukville e suas praias, entre outras.
Independente se o foco da sua viagem é conhecer a história do país, aproveitar os pontos turísticos e as belezas naturais ou mesmo realizar um trabalho voluntário como eu fiz, vá para o Camboja.
Tenho certeza que se você for ao Camboja ele vai te marcar e deixar saudades, como deixou em mim.
2. Filipinas
Um país ainda pouco explorado por turistas brasileiros, por isso existe pouca informação em português sobre o arquipélago das Filipinas.
O país é um dos destinos mais bonitos e inexplorados entre os países do Sudeste Asiático, com um gostoso clima tropical, povo simpático e na minha opinião, as praias mais bonitas do mundo.
As ilhas das Filipinas são divididas em três grupos: Luzon, ao norte; Visayas, no centro e Mindanao, ao sul. Luzon são as ilhas mais exploradas, com destaque para Boracay, a Ibiza das Filipinas e o arquipélago de Barcuit, ao norte da Ilha de Palawan.
Em Manila, capital do país, visitar Intramuros é uma das minhas sugestões. Um passeio bacana a se fazer, saindo de Manila, é a trilha para o Vulcão Taal.
Sobre o que fazer na Ilha de Palawan recomendo visitar o rio subterrâneo de Puerto Princesa e às praias e lagoas secretas de El Nido (que considero o lugar mais lindo do mundo).
Entre os pontos turísticos imperdíveis está a White Beach, anunciada como a mais bonita do mundo e que é realmente maravilhosa por conta da água bem clarinha, areia branca e a ótima estrutura.
As Filipinas também são um dos melhores lugares para mergulhar do mundo.
3. Indonésia
A ilha de Bali, principal destino de viagem na Indonésia, com seus templos cercados de misticismo e magia devido a devoção de seu povo pela religião, é um incrível país que não pode ficar de fora de nenhum roteiro de viagem nos países do Sudeste Asiático.
Quando foi colonizada pela Alemanha, na metade do século passado, os europeus ficaram tão fascinados com o que encontraram que fizeram grandes esforços para preservar a cultura tradicional da ilha.
A Indonésia é composta por 17.508 ilhas, mas só 6 mil delas são habitadas. O país tem o terceiro maior litoral do mundo com mais de 50 mil quilômetros e mais de 700 idiomas falados em todo o arquipélago.
A Ilha de Bali é de longe o destino turístico mais frequentado, ganhando fama internacional na década de 1970, quando surfistas australianos descobriram que a região ondulação perfeita para a prática do esporte.
Ela é conhecida como a Ilha dos Deuses – não à toa. A praia de Uluwatu, em Bali, está na minha lista de praias paradisíacas em destinos exóticos do mundo.
As Gili Islands também são destinos que indicado na Indonésia. São formadas por um conjunto de três ilhas: Gili Air, Gili Meno e Gili Trawangan.
4. Laos
O Laos é um dos poucos países do Sudeste Asiático que não possui fronteiras litorâneas – está cercado de terra por todos lados. Não é por isso que é impossível curtir praias, uma vez que existem as praias de rio em Nong Khiaw e Don Det.
Apesar de ter aproveitado bastante minha viagem pelo Laos, a história desse pequeno país é bem triste, pois foi o país mais bombardeado da história da humanidade, devido às disputas entre Estados Unidos e Vietnã durante a 2ª Guerra Mundial.
Luang Prabang e Vientiane são as principais cidades do Laos. Luang Prabang é a cidade mais famosa do Laos, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e também a capital cultural e espiritual, onde existem mais de 60 templos budistas.
Um dos destinos laosianos mais conhecidos ao redor do mundo, ganhou fama devido às festas que acontecem em bares na beira do rio. Assim, o tubing em Vang Vieng se tornou a principal atração.
Já Phonsavan é uma pequena cidade rural localizada na região onde quase tudo gira em torno da histórica 2ª Guerra Mundial. Plain of Jars, por exemplo, é um local sagrado para a população do Laos.
Vieng Xai, que foi onde o governo comunista e parte da população conseguiu se esconder em cavernas que serviram de proteção dos constantes ataques americanos. É um dos lugares mais interessantes que tive a chance de conhecer.
5. Tailândia
Desde pequeno fui acostumado a viajar com minha família e sonhava em dar a volta ao mundo. Li muito sobre destinos exóticos e fui acumulando uma grande vontade de conhecer países do Sudeste Asiático como a Tailândia.
Além de ver paisagens deslumbrantes e tantas belezas naturais, fazer uma viagem na Tailândia é uma oportunidade de explorar diferentes costumes, cheiros e sabores, uma mistura intrigante que forma essa cultura tão procurada pelos turistas.
Há diversas cidades tailandesas que valem a pena conhecer, como Ayutthaya, onde você pode visitar as ruínas dos templos de Ayutthaya; Lopburi, conhecida como a cidade dos macacos; Sukhothai, com suas incríveis ruínas budistas.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Além de Chiang Mai, onde acontece o fantástico Festival das Lanternas; Chiang Rai, onde estão alguns dos templos mais bonitos do mundo; Krabi, entre outras.
6. Vietnã
Infelizmente, não tive tempo de visitar o Vietnã durante minha passagem pela Ásia. Tinha tudo pronto e queria muito conhecer as incríveis praias de Halong Bay, a região do Rio Mekong, mas não foi durante a volta ao mundo.
A cultura do Vietnã é considerada por muitos viajantes a mais impressionante do Sudeste Asiático. Tenho alguns amigos que visitaram o país e irei indicar boas fontes de pesquisa.
São tantas opções que seriam necessários vários meses para visitar todos esses destinos e fazer um roteiro completo pelos países do Sudeste Asiático.
Conheci muita gente viajando por mais de um ano somente no Sudeste Asiático e o ideal é não tentar conhecer tudo de uma vez, caso não tenha muito tempo disponível. Numa viagem de férias de uns 20-30 dias, recomendo no máximo dois países.
Hanói é a capital do Vietnã, e entre os pontos turísticos mais bacanas de Hanói estão o Lago Hoan Kiem – no meio do lago, em uma espécie de ilha, a Tháp Rùa (Torre da Tartaruga) um dos cartões-postais da cidade construído entre os séculos XVII e XVIII.
Na cidade há também mais de 600 templos e pagodas. Já Ho Chi Minh, antigamente conhecida como Saigon, é cheia de barulhenta.
A Baía de Ha Long é um destino imperdível durante viagem pelo Vietnã. São cerca de 3 mil pequenas ilhas de calcário cercadas por um mar bem azul, a região foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
7. Myanmar
Viajar para o Myanmar não é a prioridade da maioria viajantes que visitam os países do Sudeste Asiático, mesmo aqueles que sonham em conhecer o Sudeste da Ásia. O principal motivo é que o país foi aberto para o turismo somente em 2012.
Antes disso, chamava-se Birmânia e era comandado por uma ditadura comunista. As cidades mais turísticas e que merecem sua atenção são Yangon, Mandalay e Bagan.
Há várias cidades de Myanmar com pontos turísticos que valem muito a pena conhecer, como Yangon, Mandalay e Bagan.
Yangon (antiga Rangum) é a maior cidade do país. Nela, você pode conhecer Shwedagon Paya, o pagode mais sagrado de Myanmar; Botataung Paya, um dos únicos pagodes existentes em que a estufa é oca; Chauk Htat Gyi Paya, onde há um Buda deitado, com 66 metros de comprimento.
Já Bagan é uma cidade surreal, onde há aproximadamente 3 mil templos muito antigos e bem preservados, sendo que boa parte é enorme e têm arquiteturas totalmente únicas.
Há outros destinos para conhecer em Myanmar, como o Inle Lake (Lago Inle), em Burma; em Pindaya, há cavernas que guardam pelo menos 6 mil imagens de Buda de diferentes tamanhos.
Experiências nos países do Sudeste Asiático
Ver os Homens Perna de Remo em Inle Lake
O Myanmar é o mais remoto entre os países do Sudeste Asiático, ainda fora do circuito dos mochileiros. Quando chega você tem a sensação de ter viajado no tempo, para uma época que já não existe. O Lago de Inle, é o melhor sítio para verdadeiramente apreciar esta autenticidade.
Visitar os templos de Bagan em Myanmar de bicicleta
O dia em que o Myanmar vai receber milhões de turistas por ano não está longe. Mas por enquanto você pode ainda alugar uma bicicleta antiga e pedalar sozinho pela planície de Bagan e visitar as dezenas de templos espalhados por ali, sozinho, com o vento na cara, sem ninguém o incomodar!
Descobrir todos os sabores da cozinha da Tailândia
A comida Thai é deliciosa a um preço muito acessível! Não tenha medo de provar a comida de rua, e perca-se nos sabores à base de leite de coco e caril, acompanhado de arroz e de noodles!
Ver o nascer do sol em Angkor Wat no Camboja
Angkor Wat é já um sítio de turismo de massa! Mas se acordar bem cedinho, pode evitar as multidões e ver os templos com uma luz mágica – as suas fotos vão agradecer!! É um local imperdível entre os países do Sudeste Asiático.
Perder-se nos arrozais do Camboja
O Camboja é uma país essencialmente rural. Apesar de marcado por uma história recente muito triste, tem um lado alegre e espontâneo para se descobrir, onde a simpatia da gente local se mostra. Não tenha medo de se perder neste Camboja dos arrozais!
Mergulhar até encontrar um tubarão baleia na Tailândia
As ilhas da Tailândia são um dos melhores sítios do mundo para fazer mergulho! Aliás, mesmo fazer só snorkeling é uma delícia! E se tiver sorte, poderá ter um encontro imediato de primeiro grau com uma das criaturas subaquáticas mais mágicas, o tubarão baleia, um bichinho enorme, mas inofensivo!
Ver o pôr do sol na Baía de Halong no Vietnã
A baía de Halong Bay é provavelmente a paisagem mais bonita que poderá encontrar no Sudeste Asiático. Quando visitar, tem que passar a noite no barco para poder apreciar o momento mais zen do dia, que é ver o céu tornar-se laranja e ver o sol pôr-se por detrás dos rochedos.
Night Market de Luang Prabang no Laos
Atenção homens! Se levar a sua mulher aqui vá preparado para passar o resto do mochilão nos países do Sudeste Asiático carregado de compras!! Este mercado noturno é ideal para comprar todas as suas souvenirs antes de ir para casa!
Tribo de Montanha no Norte do Laos
Existe o Laos dos arrozais e existe o Laos das montanhas, onde poderá ir ao encontro de tribos que não mudaram a sua maneira de viver nos últimos séculos. Faça um trekking de vários dias pelas montanhas do Norte de Laos e descubra este mundo incrível que pensávamos já não existir!
Quando ir e melhor época do ano
Escolher a melhor época para viajar nos países do Sudeste Asiático, dependerá dos destinos escolhidos e mês do ano. Isso porque, embora o clima seja sempre quente há muita chuva.
As chuvas seguem as monções asiáticas. Já ouviu falar? Sabe o que são as monções asiáticas? As monções são um fenômeno climático ligados a ventos sazonais.
Resumidamente, podemos descrever o fenômeno como ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano. O Sudeste Asiático é a região do planeta onde esse fenômeno acontece de forma mais intensa.
Quanto custa viajar no Sudeste Asiático?
Fazer uma viagem pela Ásia, especificamente nos países do Sudeste Asiático, não é o bicho de sete cabeças que tanto assombra um monte de turistas brasileiros.
Muitos países estão bem preparados para o turismo (não é uma maravilha, mas aceitável para quem viaja pelo Brasil), não é difícil encontrar gente que fala inglês e os preços são convidativos.
Isso faz com que os gastos de viagem caírem muito, principalmente para os mochileiros que fazem questão de viajar mais barato. Mostrarei minha experiência contando quanto custa viajar no Sudeste Asiático.
Um planejamento financeiro de viagem começa bem antes de pesquisar sobre os destinos turísticos que pretendemos visitar. Para quem pretende eliminar gastos desnecessários e aproveitar ao máximo sua viagem, recomendo ter uma planilha no excel.
Assim, você faz um planejamento pessoal durante o ano, eliminar desperdícios, juntar um valor considerável e aí sim começar a planejar o roteiro. Dessa maneira, mesmo antes de viajar, já sabemos o gasto médio que teremos para cada dia da viagem.
É bem mais barato viajar para a Ásia do que muita gente imagina. Fiquei quase três meses viajando pelos países do Sudeste Asiático, ficando em hotéis sem luxo, mas também sem passar muitos perrengues, me alimentando bem, fazendo passeios.
E, acredite, nunca gastei mais que 50 dólares/dia. Conheci gente que tinha planos de gastar menos que a metade disso. Claro que a passagem pesa no bolso para os viajantes que partem do Brasil.
Por outro lado, é cada vez mais comum haver promoções e passagens aéreas baratas para vários destinos na Europa, uma ponte para quem pretende chegar em países do Sudeste Asiático.
Mesmo assim, para quem consegue tirar férias de aproximadamente 30 dias, ainda gasta menos do que viajando pela Europa, pois o custo diário é bem menor.
A seguir, confira os gastos detalhados em todos os países do Sudeste Asiático que visitei, quanto custa os itens principais e tudo o que gastei em cada cidade (média / dia em dólares). Lembrando que esses valores são referentes às despesas no ano da minha volta ao mundo (2011/2012).
Camboja
Phnom Penh | Takeo | Sihanouk Ville | Koh Rong | Siem Reap | |
Hospedagem | 6,00 | 5,00 | 4,50 | 8,00 | 5,13 |
Alimentação | 14,28 | 8,25 | 15,87 | 9,60 | 15,26 |
Passeios | 7,00 | 3,50 | 10,00 | 13,75 | |
Transportes | 2,94 | 2,00 | 10,93 | 10,00 | 10,20 |
Outros | 7,75 | 4,50 | 3,33 | 2,40 | |
Total | 37,97 | 19,75 | 38,13 | 27,60 | 46,74 |
Filipinas
Manila | Puerto Princesa | Sabang | Coron | El Nido | |
Hospedagem | 5,00 | 8,00 | 5,00 | 6,00 | 7,00 |
Alimentação | 18,16 | 6,25 | 8,66 | 10,60 | 10,26 |
Passeios | 5,00 | 3,00 | 7,50 | 12,00 | 12,75 |
Transportes | 3,54 | 4,00 | 6,93 | 15,00 | 10,00 |
Outros | 3,75 | 1,66 | 6,33 | 2,50 | 2,40 |
Total | 35,45 | 22,91 | 34,42 | 46,10 | 42,71 |
Laos
Luang Prabang | Vang Vieng | Vientiane | Pakse | Don Det | |
Hospedagem | 6,62 | 6,25 | 10,00 | 6,50 | 6,50 |
Alimentação | 10,75 | 13,75 | 17,37 | 22,12 | 16,75 |
Passeios | 14,37 | 14,37 | 2,50 | 1,20 | 1,50 |
Transportes | |||||
Outros | 6,25 | ||||
Total | 31,74 | 34,37 | 29,87 | 29,82 | 42,71 |
* Visitei outras cidades no Laos e o padrão de preços foi o mesmo.
** Não tive gastos com transporte no Laos.
Tailândia
Bangkok | Koh Phi Phi | Koh Lanta | Railay Beach | Koh Samui | |
Hospedagem | 13,33 | 14,16 | 10,00 | 13,16 | 8,33 |
Alimentação | 20,00 | 23,56 | 22,83 | 15,00 | 32,43 |
Passeios | 28,00 | 21,00 | 8,86 | ||
Transportes | 6,00 | 4,50 | 7,00 | 10,00 | 7,76 |
Outros | 2,00 | 4,00 | 1,33 | ||
Total | 69,33 | 67,22 | 39,83 | 47,02 | 49,85 |
Tailândia 2
Koh Phangan | Koh Tao | Sukhothai | Chiang Mai | C. Khung | |
Hospedagem | 11,66 | 10,00 | 5,00 | 5,83 | 7,76 |
Alimentação | 17,33 | 15,26 | 16,83 | 17,90 | 14,93 |
Passeios | 3,00 | 5,00 | 3,50 | 12,33 | 1,00 |
Transportes | 5,00 | ||||
Outros | 2,00 | 2,50 | |||
Total | 33,99 | 39,79 | 27,33 | 41,06 | 25,19 |
Quer descobrir como planejar e viajar o mundo?
Confira o meu livro Quero Viajar Mais »
Como conseguir vistos de turismo
Viajar nos países do Sudeste Asiático é a primeira opção de jovens mochileiros que precisam economizar, mas querem se divertir e conhecer novas culturas, sendo perfeitamente possível viajar gastando pouco, entre 20 e 50 dólares por dia.
Encontrei diversas pessoas que tinham em seus roteiros de viagem países como Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã, Mianmar e Indonésia…é bastante comum ver gente viajante por meses, somente aproveitando um período sabático em suas vidas.
A facilidade de fazer uma viagem pelo Sudeste Asiático não é apenas a economia. Conseguir visto de turista para a maioria dos países é bem fácil, ainda mais para viajantes brasileiros.
Na maioria dos casos, basta pagar uma taxa nos aeroportos ou nas fronteiras que possuem um posto da polícia federal. É bem fácil para brasileiros conseguirem visto de turista na maioria dos países do Sudeste Asiático.
De maneira geral, basta entregar uma foto e pagar a taxa na chegada aos aeroportos ou postos da polícia federal nas fronteiras. Veja a lista dos países e procedimentos necessários:
- Isento de visto: Tailândia (90 dias), Filipinas (59 dias) e Malásia (90 dias);
- Visto na Entrada: Laos (30 dias), Camboja (30 dias), Singapura (14 ou 30 dias) e Indonésia (30 dias);
- Visto antecipado: Myanmar (90 dias), Vietnã e Brunei.
Tenha sempre fotos 3×4 e 5×7, além de passaporte com validade superior a 6 meses, dólares americanos para pagar as taxas e as vacinas necessárias para viajar. O certificado internacional de vacinação contra febre amarela é obrigatório em todos os países.
Se estiver planejando ficar mais tempo em algum país, verifique se é possível estender o visto de turista após a entrada. Caso contrário, será necessário solicitar um visto especial.
Vi muitos viajantes saindo de um país apenas para carimbar o passaporte e voltar alguns dias depois para conseguir nova permanência.
Viajar países do Sudeste Asiático
O Sudeste da Ásia é uma região muito procurada por viajantes que querem dar uma pausa na carreira, aproveitar a vida por algum tempo, ter novas ideias e voltar renovado para a vida real.
Como a média de gasto por dia pode ser bem baixa, além de haverem infinitas boas opções para o turismo, passar um ano sabático na região, ou pelo menos parte dele, é a escolha certa para quem precisa economizar.
Durante a viagem aos países do Sudeste Asiático, encontrei alguns viajantes que pretendiam viajar por vários meses, até anos, com orçamentos abaixo de 20 dólares por dia. É o caso do Fábio, brasileiro que conheci em Don Det.
Após uma temporada de 11 meses trabalhando em Singapura, resolveu fazer as malas e viajar até o dinheiro acabar. Quando o conheci, planejava viajar na Ásia por cerca de 18 meses com uma média de 15 dólares por dia.
Já esteve no Sudeste Asiático? Quais são para si as experiências imperdíveis? Deixe suas dicas e comentários!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *