Quem olha de cima mal pode imaginar que existem tantos parques em São Paulo que merecem atenção especial. Quer você seja um turista conhecendo a capital paulista pela primeira vez, quer seja alguém que nasceu e cresceu por aqui, a cidade não é só prédios e centros comerciais.
Na verdade, existem muitos parques para relaxar, locais cheios de verde, alguns com entrada gratuita, outros pagos, mas todos ótimos para aproveitar com toda a família uma experiência única, cercada de natureza e com muitas atividades abertas e culturais para todas as idades.
Desde alguns dos mais famosos da cidade, como o icônico Ibirapuera, até outros poucos explorados, até mesmo pelos moradores locais, como o Jardim Botânico, passando por aqueles que as crianças mais amam, como o Parque da Mônica, aqui você encontra uma seleção imperdível para aproveitar um outro lado da cidade que fica longe do cartão postal, repleto de prédios e cinza.
Apreciar a natureza e até alguns espaços remanescentes de Mata Atlântica, como o parque Trianon, no coração da Av. Paulista, e buscar formas de se divertir além dos shoppings e dos restaurantes é uma forma memorável de explorar a cidade — e que, com certeza, mostra um outro viés da capital que não dorme nunca!
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em São Paulo?
Seguro viagem para viajar no Brasil »
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Parques em São Paulo
- Ibirapuera
- Jardim Botânico de São Paulo
- Parque da Mônica
- Parque da Água Branca
- Parque Ecológico do Tietê
- Parque Burle Marx
- Estação e Parque da Luz
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em São Paulo. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Parque Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera é um dos mais cobiçados atrativos de São Paulo. Com mais de 60 anos de história, foi um dos mais visitados da América Latina em 2017, com 14 milhões de visitantes anuais, e tem acima de 150 hectares área de verde — espaço suficiente para aproveitar ao máximo um belo dia de sol.
A entrada é gratuita e o parque fica aberto até a meia-noite — ou seja, oportunidade é o que não falta para conhecer tudo o que tem no local. Aliás, não só de passeios de bicicleta, corridas e piqueniques vive o parque.
Você encontra museus, como o Museu de Arte Moderna e a Oca, que contam com exposições periódicas. Cada museu tem o seu próprio sistema de entrada e alguns deles cobram valor simbólico de admissão.
No mínimo, você pode apreciar o show de luzes que acontece todas as noites no lago central e que pode ser visto gratuitamente.
Natureza => Trilha pela Serra da Cantareira
Jardim Botânico de São Paulo
Por ser um pouco mais afastado do centro de São Paulo, o Jardim Botânico é mais vazio e tranquilo, o que não significa que ele é menos interessante.
Na verdade, o espaço, fundado oficialmente em 1928, tem 143 hectares de área total e é ótimo para quem busca fazer trilhas durante o dia ou conhecer as espécies vegetais naturais do estado de São Paulo.
O Instituto de Botânica, que fica dentro do parque, tem uma biblioteca com mais de 6 mil livros sobre o assunto, disponíveis para consulta, e o Museu de Botânica é imperdível para quem quer saber mais sobre a flora local.
A entrada é paga, a partir de R$6, mas garante um dia inteiro de atividades e passeios ao ar livre. Perfeito para um fim de semana de folga. Se você escolheu a cidade como um dos lugares para viajar a dois em SP vale incluir esse passeio romântico.
Parque da Mônica
Um marco na história da cidade, apesar de não ser uma área de verde e a céu aberto, o Parque da Mônica é outra das muitas opções de passeio infantil em SP.
O parque costumava ficar no Shopping Eldorado e anos depois, ele reabriu no Shopping SP Market, próximo à Marginal Pinheiros. É um daqueles parques de diversões que garantem um dia divertidíssimo para toda a família.
São mais de 20 atrações interativas e educativas que exploram os personagens da Turma da Mônica, criados por Maurício de Souza, além de apresentações e shows para os pequenos.
Aliás, é possível comemorar aniversários no parque, uma ideia incrível para tirar a celebração do lugar do comum.
A entrada é paga, com valores a partir de R$89, sendo que a meia entrada é válida para adultos acompanhado crianças, menores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Saiba mais sobre .
Aproveite => Tour gastronômico em Pinheiros
Parque da Água Branca
Um ambiente quase 100% rural no meio a cidade grande. Essa é a melhor maneira de definir o parque da Água Branca que, acredite se quiser, também é um ótimo parque infantil para você que vai viajar com crianças.
Você encontra tanto o Parquinho da Família, uma área perfeita para brincar com os pequenos, quanto passeios de trenzinho e viveiros, ótimos para as crianças verem de perto pavões, patos e outros bichinhos que também ficam soltos no espaço, vale lembrar.
A entrada é gratuita, mas algumas atrações que existem dentro do espaço do parque são pagas.
Parque Ecológico do Tietê
Você quer passar um dia inteiro se divertindo com a família próximo à natureza? Pois bem, o Parque Ecológico do Tietê é uma ótima opção.
São mais de 13 milhões de metros quadrados de área útil, que vão da Barragem da Penha até o município de Guarulhos.
Você pode fazer trilhas e caminhadas, andar de bicicleta, patins e até pedalinho, além de relaxar ao ar livre.
O espaço também conta com inúmeras atrações educativas que vão de uma biblioteca até um conjunto aquático, passando por quiosques com churrasqueiras e um pipódromo, um local específico para soltar pipas!
A entrada é gratuita e uma opção incrível para quem busca parques na Zona Leste de SP.
Adquira => Tour panorâmico por São Paulo
Parque Burle Marx
Com entrada gratuita, o Burle Marx é um dos parques da zona sul de SP que chamam a atenção por sua proposta diferenciada em relação aos demais.
A ideia é, justamente, oferecer um espaço de contemplação, mais do que de diversão e relaxamento. Por isso mesmo, a sua arquitetura e o paisagismo desenvolvidos ali são um show à parte.
Outro ponto de atenção e interesse é que o parque oferece uma série de atividades gratuitas para aos frequentadores, como aulas de Tai Chi Chuan algumas vezes na semana, oficinas de aquarela, yoga, meditação e capoeira.
Estação e Parque da Luz
Quer conhecer um dos ótimos parques gratuitos de SP e, de quebra, visitar um dos marcos principais da cidade? Então, não deixe de passar na Estação e Parque da Luz.
A estação, aliás, já foi a porta de entrada da cidade, centenas de anos atrás, e por ali passaram de barões do café a membros da realeza e imigrantes vindos de todas as partes do mundo.
Colado a esse marco da capital paulista — até hoje uma das estações mais movimentadas da cidade — está o Parque da Luz, repleto de esculturas e que transforma o espaço cheio de verde em uma galeria a céu aberto.
Uma boa ideia para quem busca um lugar para sentar à tarde e ler um livro. Ah, você pode também conhecer a Pinacoteca do Estado, que fica logo em frente e também oferece um passeio cultural imperdível para quem quer saber mais da história de São Paulo.
Parques em São Paulo: por que visitar?
*Vídeo do Ministério do Turismo
Talvez você esteja se perguntando porque visitar esses parques em São Paulo, uma cidade tão conhecida pela vida noturna e agitação de uma típica capital metropolitana.
A verdade é que mesmo a cidade grande precisa de uma pausa e esses ambientes são ótimas opções para desconectar do agito do dia a dia.
Aproveitar a proximidade com a natureza é uma das melhores formas de respirar fundo (um pouco de ar puro!) e lembrar que existem oportunidades incríveis de se divertir sem gastar nada por aqui.
Além disso, levar as crianças para um dia no parque é garantia de diversão, muito espaço para correr e brincar e atividades que fogem do comum. Confira mais dicas para 1 a 4 dias em São Paulo.
Visitar o planetário do Ibirapuera ou fazer uma aula gratuita de meditação no Burle Max são duas ideias maravilhosas, se você busca fazer algo diferente. O mesmo vale para conhecer o complexo da Luz, com o parque e a estação lado a lado, coroados com a Pinacoteca logo em frente.
Incluir alguns desses parques na sua visita à cidade ou fazer questão de conhecê-los nos finais de semana prometem uma experiência única de lembrar que, mesmo em um ambiente sempre tão agitado e estressante, também é possível contato com a natureza.
O melhor é que muitos desses passeios são gratuitos! É possível reservar um tempo para aproveitar os espaços bem cuidados e que também exploram muito da fauna e da flora do estado que, apesar de ter sido tomada pelas construções de concreto, ainda resistem e mostram que existe verde (e amor) em SP.
Qual dos parques em São Paulo você ficou com vontade de conhecer? Responda nos comentários!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *