Angra dos Reis é um município no litoral sul do estado do Rio de Janeiro famoso por suas ilhas rodeadas de águas cristalinas de cor verde esmeralda. São aproximadamente 365 ilhas, ninguém sabe direito. Mas são elas que abrigam os principais pontos turísticos de Angra dos Reis.
A maior e mais conhecida é a Ilha Grande. Pelo seu tamanho, protege esta região das correntes marítimas, na região do Brasil chamada de baía da Ilha Grande.
E está aí um dos grandes pontos positivos deste mar. Além de ser lindo e servir de moradia para muitos bichinhos aquáticos, é calmo e sempre tem boas condições de navegação. Isso significa que os passeios de barco em Angra dos Reis não costumam ser cancelados por conta do clima.
Fiz este artigo para te mostrar dez pontos de interesse em Angra dos Reis e Ilha Grande que valem a pena ser visitados. Além das praias paradisíacas, trago também dicas do centro histórico da cidade. Confira pontos turísticos de Angra dos Reis!
Planeje sua viagem => Pousadas em Angra dos Reis
Pontos turísticos de Angra dos Reis e Ilha Grande
Fiz uma seleção de pontos turísticos de Angra dos Reis, incluindo Ilha Grande, que merecem ser visitados. A região tem muitos cenários bonitos para serem explorados. Citarei 10 lugares considerados os mais belos e interessantes!
1) Freguesia de Santana
A região de Freguesia de Santana foi a primeira a ser habitada em Ilha Grande, e além de carregar uma beleza simples, tem grande importância histórica para a região.
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Hoje em dia tem poucos habitantes, mas no século XVII foi o maior polo para o desenvolvimento econômico de Ilha Grande.
Tem uma bela igrejinha fundada em 1786. Nem sempre a Igreja da Freguesia de Santana está aberta para visitação, é sorte pegar aberta. Mas vê-la por fora já vale, é super fofa. Outro atrativo que está lá desde aquela época é a enorme palmeira imperial, na frente da Igreja.
Como chegar a Freguesia de Santana?
A praia fica na divisa da parte norte e nordeste da Ilha Grande e existem vários passeios de escuna em Angra dos Reis que param no cais de Freguesia de Santana, bem próximo à igreja.
Saem tanto da Vila do Abraão e de outros pontos da Ilha, como do centro de Angra.
Outra opção para quem está hospedado em Ilha Grande é chegar a Freguesia de Santana por trilha, mas são várias horas de caminhada. É para quem gosta e está preparado mesmo.
A partir da Vila de Abraão, é preciso pegar três trilhas (T1, T2, T3). A partir de Araçatiba também são três trilhas (T4, T5, T6).
2) Lagoa Azul
A Lagoa Azul é um dos pontos turísticos mais famosos de Angra e Ilha Grande. É parada obrigatória nos passeios de barco, onde todo mundo coloca uma máscara e pula para ver os peixinhos.
Não é uma lagoa, mas por conta das ilhas ao redor, ganhou esse nome. Também não é azul, está mais pra verde esmeralda. Mas não importa, é um lugar lindo, delicioso para mergulhar.
Como chegar na Lagoa Azul?
Localizada em Ilha Grande, perto de Freguesia de Santana, a Lagoa Azul é ponto de parada de vários passeios turísticos de barco, tanto escunas quanto lanchas. Saem tanto do Abrãão, quanto de Angra.
Cheguei lá com a escuna da empresa Doce Angra, no passeio que para lá, antes de seguir para a Praia de Japariz para almoçar.
3) Praia do Dentista
Uma dos pontos mais chiques de Angra dos Reis, a praia é um dos pontos favoritos de Angra para atracar lanchas e iates.
Para atender todos estes turistas que estão lá para curtir, o Jango’s Bar funciona dentro de um barco, servindo bebidas e porções, como camarão frito, para as lanchas ao redor. Muita mordomia!
E o lugar é realmente muito bonito, a Praia do Dentista é uma das praias mais bonitas de Angra dos Reis. A cor da água tem um tom de verde maravilhoso, que contrasta com a areia bem branquinha.
Como chegar na Praia do Dentista?
Para chegar lá, só de lancha mesmo. Os passeios de escuna não param na Praia do Dentista. É possível contratar vários passeios de lancha em Angra ou até mesmo alugar uma só pra você durante o dia todo, o que custa cerca de R$ 1.500,00.
4) Ilhas Botinas
Outro famoso cartão postal da região. Trata-se de duas ilhotas gêmeas, bem pequenas mesmo. Não tem praia. O destaque desse ponto turístico de Angra está no mar.
Por conta da baixa profundidade do canal entre as duas ilhas, as águas são as mais claras da região.
Trata-se de um excelente ponto para mergulho com snorkel e máscara. São tantos peixinhos de cores e formas diferentes, que de dentro do barco já dá pra ver.
Como chegar nas Ilhas Botinas?
Várias empresas fazem passeios de lancha saindo de Angra ou Ilha Grande, intitulados com o nome de Ilhas Paradisíacas, que passam por lá.
5) Ponta da Piedade
Localizada na Ilha Gipóia, a segunda maior ilha de Angra, esse pedaço de terra com clima bucólico já foi palco da itinerante Ilha de Caras.
A paisagem é realmente encantadora e a praia também é muito gostosa e calma para curtir, inclusive com crianças.
Como chegar na Ilha Gipóia?
Alguns passeios pelas ilhas de Angra param ali. Tanto passeio de escuna, quanto de lancha.
6) Centro Histórico de Angra dos Reis
O Centro Histórico de Angra dos Reis também merece ser conhecido.
Não possui tantos patrimônios preservados quanto Paraty, já que os prefeitos da época entenderam que era melhor destruir as construções antigas e modernizar para favorecer o crescimento econômico de Angra.
Ainda assim, com o City Tour você pode andar pelos principais atrativos da cidade e conhecer um pouco de sua história.
O tour a pé começa na frente da Igreja do Carmo, que também tem um convento ao lado, embora pareça uma coisa só.
A igreja foi construída na época do Brasil colonial, com apenas uma torre. Um jeitinho brasileiro para parecer que a obra ainda estava inacabada, já que igrejas têm duas torres, e pagar menos impostos à Portugal.
O City Tour passa também pela Igreja Matriz, que também conta bastante da história de Angra, pela rua do Comércio e pela praça General Osório, que foi projetada por Burle Marx.
7) Praia de Lopes Mendes
É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. De fato, é uma praia e tanto, de quase 3 quilômetros de extensão e com areias tão finas, que faz até barulho quando pisa. Se você pega onda, aproveite. É uma das únicas praias de surf da região, já que fica do lado de fora da Ilha Grande.
Como chegar em Lopes Mendes?
Para chegar lá, é preciso ir de barco, como um taxiboat por exemplo, até a praia do Pouso (Ensealda das Palmas) e pegar a T11, uma trilha fácil, que demora de 15 a 30 minutos. Eu achei bem tranquila. Mesmo que seja um pouco cansativa para você, é um esforço que vale a pena. A praia é lindíssima mesmo.
Outra possibilidade para chegar lá é pegar a T10, uma trilha que sai do Abraão até Lopes Mendes. O percurso tem seis quilômetros, o que leva em média 3 horas.
8) Vila do Abraão
A Vila do Abraão é o centrinho de Ilha Grande e portanto parada obrigatória. É lá que a maior parte das pousadas, restaurantes e comércio de Ilha Grande estão instalados. É o lugar mais agitado da Ilha.
Embora seja lotada de barcos, ainda sim é linda, como todas as outras praias de Ilha Grande. De lá, também saem várias das trilhas, sendo ponto de partida para conhecer outros pontos turísticos da ilha, seja a pé ou de barco.
Como chegar em Abraão?
Como é o principal destino de Ilha Grande, existem várias barcas saindo de Angra dos Reis, Mangaratiba (mais perto do Rio de Janeiro) e Conceição de Jacareí (entre Rio e Angra) que atracam na Estação Abrãao.
Também existe mais opções de traslados em outros tipos de embarcação até Abraão, pois lá é o principal destino de quem se hospeda na Ilha Grande. Eu, por exemplo, cheguei lá com a lancha da empresa Maravilhosa Angra, depois de ir à Praia do Pouso e Lopes Mendes.
9) Lagoa verde
A Lagoa Verde, que é mais azul que a própria Lagoa Azul, também é outro lugar lindo, pertinho da praia de Araçatiba em Ilha Grande. É outro bom ponto para mergulhar em Ilha Grande e Angra.
Falando nisso, toda região é incrível para mergulhar! Seja com cilindro e todos os equipamentos, ou apenas snorkel e pé de pato. A vida marinha na Baía de Ilha Grande é rica. São muitas estrelas do mar, peixinhos de várias cores e formas, tartarugas e até golfinhos. Durante os passeios de barco mesmo, é possível ver vários bichinhos.
Como chegar na Lagoa Verde de Ilha Grande?
Alguns passeios de barco por Ilha Grande e Angra passam, ou param, por lá. Procure pelos roteiros chamados de “meia volta à ilha” e alguns outros, dependendo da empresa. Também dá para chegar por terra, por meio de uma trilha, para quem estiver em Araçatiba.
10) Maricultura de vieiras (coquilles saint jacques)
Desenvolvem um trabalho interessante de cultura sustentável de vieiras, além do peixe Beijupirá – parece um filhote de tubarão. Na Maricultura Costa Verde é possível fazer o turismo de vivência, onde você visita os tanques e aprende um pouco dos bichos.
O espaço, próximo a Pousada Nautilus, também conta com um restaurante, onde é possível degustar as vieiras frescas, preparadas com um delicioso molho à base de ervas e manteiga. Não recomendo esse passeio para vegetarianos.
Como chegar na Maricultura Costa Verde?
A maricultura está localizada na Praia de Jaconema, na Enseada do Bananal, em Ilha Grande. Para chegar lá, é preciso pegar um taxiboat ou lancha de Angra ou Ilha Grande e atracar na pousada Nautilus.
E você? Tem algum outro ponto turístico de Angra dos Reis ou Ilha Grande que poderia recomendar? Deixe um comentário para nós, viajantes! 😉
Até + !!!
Carolina Arbache viajou a convite dade Angra e Ilha Grande CVB (Convention & Visitors Bureau). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *