Pontos turísticos da Polônia: 8 lugares imperdíveis

Pontos turísticos da Polônia: 8 lugares imperdíveis

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Os pontos turísticos da Polônia são inúmeros. Mesmo que a maioria dos viajantes acabe visitando apenas as cidades mais famosas, o país está repleto de belezas naturais, castelos medievais e atrações para deixarem a sua viagem inesquecível.

Como a Polônia é um país grande e com diferentes regiões, vale a pena conferir quais são os pontos turísticos para programar as suas férias. A seguir, mostro quais são esses locais e o que fazer para conseguir aproveitar ao máximo cada um deles.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Polônia

Roteiro de 30 dias na Polônia »

Pontos turísticos da Polônia

 
Ads
 

  1. Mina de Sal Wieliczka – Cracóvia
  2. Parque Nacional Słowiński – Leba
  3. Castelo de Wawel – Cracóvia
  4. Distrito dos Lagos de Masurian – Białystok
  5. Montanhas Tatra – Zokapone
  6. Auschwitz-Birkenau – Cracóvia
  7. Palácio da Cultura e da Ciência – Varsóvia
  8. Museu do Levante de Varsóvia – Varsóvia

Mina de Sal Wieliczka

O melhor da Polônia
Mina de Sal Wieliczka | Foto: Kriskros, via Wikimedia Commons

A Mina de Sal Wieliczka é uma das grandes atrações turísticas da Polônia. Ela fica nos arredores da cidade de Cracóvia, a apenas cerca de 14 km.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Polônia, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Essa é uma das minas de sal mais antigas do mundo. Os trabalhos no local foram iniciados no século XIII e continua em funcionamento até hoje, mas em menor escala.

A profundidade da mina é de 327 metros e ela tem mais de 300 km de galerias. Todo este tamanho conferiu a ela o título de “Catedral subterrânea de sal da Polônia”.

Ao longo da mina há diversas câmeras com belíssimas esculturas que contam a história da mineração de sal do país.

Sem dúvida alguma, a Capela de Santa Kinga é o principal ponto turístico da mina. Esta é uma grande sala com 54 metros de altura e impressionantemente feita apenas de sal.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Há diversas opções de rotas para os visitantes: dos mineiros, dos peregrinos, especial para família mistérios da Mina Wieliczka.

Parque Nacional Słowiński

Belezas naturais Polônia
Parque Nacional Słowiński | Foto: Michał Słupczewski, via Wikimedia Commons.

Nessa atração, você encontrará uma paisagem um pouco diferente daquela que talvez tenha a respeito dos países do centro e do leste europeu. E para mais fatos interessantes e diferentes, leia sobre os feriados na Polônia.

Atualmente, o parque faz parte da lista de Reservas da Biosfera Mundial da Unesco. Ele fica ao norte da Polônia, às margens do Mar Báltico e se estende por 180 km². As dunas se movem no ritmo de 10 metros por ano, por causa do vento.

Para conhecer o local, é possível partir de Gdansk, são 115 km que separam os dois pontos. Mas, se preferir também, pode acessar o parque através da cidade de Leba, que fica inclusive mais perto, são apenas 29 km.

Castelo de Wawel

Castelos da Polônia
Castelo de de Wawel | Foto: Wawrzyniec Gerlach, via Wikimedia Commons

A Polônia possui muitos castelos magníficos, mas o Castelo de Wawel talvez seja o mais famoso entre os viajantes. Ele está entre os principais pontos turísticos de Cracóvia, portanto, você não precisará se preocupar com o deslocamento.

Ele foi construído durante o governo do Casimir, o Grande, governante da Polônia durante o século XIV. Dentro do castelo há uma notável coleção de arte, com sala de tesouro e antigo arsenal.

Distrito dos Lagos de Masurian

Essa é mais uma das atrações turísticas da Polônia para quem gosta de contato com a natureza. A região fica no nordeste do país, quase na fronteira com Kaliningrado e bastante próximo do mar Báltico.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Polônia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


A beleza do lugar é construída por uma área de 52.000 km² e um conjunto de mais de 2.000 lagos que são ligados entre si. Além disso, diversos rios e canais ajudam a compor esta paisagem encantadora.

O local fica a 133 km de Białystok e a 206 km da capital Varsóvia. A área possui uma boa rede hoteleira para atender aos viajantes.

São muitos hotéis, pousadas e áreas de camping, sendo possível agradar a todos. Apesar disso, a maioria das pessoas acaba preferindo ir passar o dia próximo aos lagos, fazendo trekking, ciclismo, caiaque, caminhadas e esportes aquáticos. O maior dos lagos é o Śniardwy.

Montanhas Tatra

Montanhas da Polônia
Montanhas Tatra | Foto: Kristo, via Wikimedia Commons.

A Polônia é um país relativamente plano e a altura média é de 173 metros. Entretanto, na região sul há um dos grandes pontos turísticos da Polônia, as Montanhas Tatra, que ficam na fronteira com a Eslováquia. Apesar das montanhas mais altas estarem no país vizinho, os maiores lagos estão na Polônia.

O monte Rysy, que é a parte mais alta na Polônia, com 2.499 metros, fica a apenas 27 km da pequena cidade de Zakopane e a cerca de 120 km de Cracóvia.

Além disso, o local ainda abriga mais de 700 grutas e cavernas em mais de 100 km. A maior gruta é a Jaskinia Wielka Śnieżna que se estende por 23 km e 800 metros de profundidade.

As montanhas são as grandes atrações turísticas da Polônia durante os meses de inverno, já que a região é um excelente local para a prática de esqui. Enquanto nos meses de verão as caminhadas e atividades ao ar livre também são excelentes.

Auschwitz-Birkenau

Pontos históricos da Polônia
Auschwitz-Birkenau | Foto: Pimke, via Wikimedia Commons.

Apesar de ser um ponto turístico muito conhecido da Polônia, o campo de concentração Auschwitz-Birkenau foi o maior e principal centro de extermínio da história, onde mais de 1 milhão de pessoas perderam a vida. Ele fica a cerca de 70 km da Cracóvia.

O complexo é formado por dois locais: o campo Auschwitz I, que foi construído em 1940, destinado para presos políticos poloneses, e o Auschwitz II (Birkenau), cujo intuito era ser um campo de extermínio.

Visitar o campo não é nada divertido, mas é muito impressionante e imprescindível para quem quer conhecer mais a respeito da história da Polônia e da Europa. E se você preferir, ainda é possível conhecer o local com guia e se aprofundar ainda mais no que aconteceu por lá.

Palácio da Cultura e Ciência

Palácios da Polônia
Palácio da Cultura e Ciência | Foto: Maksym Kozlenko, via Wikimedia Commons.

Na lista do que fazer na Polônia não pode faltar uma visita ao Palácio da Cultura e da Ciência. Esse imponente prédio, com os seus 237 metros de altura e 42 andares e é um dos principais pontos turísticos de Varsóvia.

Ele foi construído nos anos 50, conforme planos soviéticos e muito parecido à Universidade Estatal de Moscou. No Início era chamado de Palácio da Cultura e Ciência Joseph Stalin, mas o nome do ditador comunista foi retirado após a queda do regime na Polônia.

Atualmente, o edifício é o escritório de órgãos oficias, cinemas, teatros, livrarias, universidades, restaurantes, museus e salas de concerto. E quem gosta de vistas panorâmica deve subir até o mirante e apreciar Varsóvia do alto.

Museu do Levante de Varsóvia

Museus da Polônia
Museus do Levante de Varsóvia | Foto: Cezary p, via Wikimedia Commons.

Quem gosta de histórias sobre a 2ª Guerra Mundial e sobre o quanto os povos podem lutar por sua liberdade e identidade ficará admirado com o Museu do Levante em Varsóvia.

Ele tem como missão contar a história do gueto de Varsóvia, que foi construído em 1940 pelos nazistas e para onde centenas de milhares de judeus foram levados. As condições de vidas eram precárias e a luta pela sobrevivência era diária.

São três andares de um acervo magnífico de fotos, itens, vídeos e relatos. Algumas peças expostas no museu são interativas e te levarão diretamente para o gueto e trarão (pelo menos em parte) o que as pessoas que ali viviam.

Lugares imperdíveis na Polônia

 
Ads
 

A Polônia é um país rico em lugares turísticos e com uma grande lista do que fazer durante a sua viagem. Contando não apenas com museus sensacionais e inesquecíveis, mas também com belezas naturais, palácios e castelos. Basta escolher as melhores atrações e programar a próxima viagem.

E, para finalizar, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Polônia, com paisagens e lugares incríveis do país:

Conteudo de iframe carregado de sites externos

O que achou dos pontos turísticos da Polônia? Deixei o seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais.

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Polônia – abr/2025

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Polônia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios na Polônia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Polônia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Internet ilimitada na Polônia

Ter um chip de celular na Polônia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Polônia.

Seguro viagem com cobertura na Polônia

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Polônia é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
Quero Viajar Mais