11 Principais Pontos turísticos de Assis, Itália, para ver

11 Principais Pontos turísticos de Assis, Itália, para ver

Imagem do Autor por Redação QVM
Atualizado em:

Os pontos turísticos de Assis são diversificados, capazes de agradar a qualquer tipo de público.

Existem atrações religiosas como a famosa Igreja de São Francisco, históricas como o Templo de Minerva ou ainda paradisíacas como é o caso do pôr do sol no Vícolo Santa Margherita.

A cidade de Assis foi o local de nascimento e vida de São Francisco e, anualmente, milhares de religiosos devotos vão até o local para compreenderem e sentirem a história que transborda por todos os lados nessa cidade maravilhosa.

Mas não se engane pensando que a pequena Assis se limita a uma igreja. Pelo contrário, por onde você andar, vai encontrar diversas belezas culturais e naturais, além de festas e eventos religiosos.

E aí, quer conhecer os pontos turísticos de Assis? Nesse artigo, mostrarei as principais e mais atrações da cidade.

Dicas => Onde se hospedar em Assis

Seguro viagem para a Itália »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Itália, usando o cupom VIAJARMAIS15.

 

 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Assis. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Itália!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

Quais são os atrativos turísticos de Assis?

  1. Basílica de Santa Clara
  2. Basílica de São Francisco
  3. Via San Francesco
  4. Piazza del Comune e o Templo de Minerva
  5. Chiesa nuova e casa do pai de São Francisco
  6. Catedral de São Rufino
  7. Basílica de Santa Maria degli Angeli e a Porciúncula
  8. Museu Arqueológico e Foro Romano
  9. Eremo delle Carceri
  10. Rocca Maggiore
  11. Pôr do sol no Vícolo Santa Margherita

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Assis »

 

Pontos turísticos imperdíveis em Assis

1. Basílica de Santa Clara

pontos turísticos de Assis igrejas
Basílica de Santa Clara | Foto: Luca Aless, via Wikimedia Commons.

Você pode optar por iniciar o passeio na cidade pela Basílica de Santa Clara, um dos pontos turísticos de Assis.

Parando no estacionamento de Porta Nuova, onde há também uma parada de ônibus, basta que você suba até a porta que antigamente demarcava a entrada da cidade.

Na Piazza Santa Chiara, você apreciar a maravilhosa vista dos olivais que existem no entorno.

Na praça, a Basílica Santa Clara chama a atenção devido a sua frente geométrica, simples e sem muitos detalhes. Ela faz parte dos monumentos ditos góticos e é inteiramente constituída por pedras rosas. Sua construção se deu entre os anos de 1257 e 1265.

Mas não se engane por sua simplicidade externa, o local está repleto de obras artísticas do período entre os séculos XII e XIV.

Inclusive é aqui que se encontra o lendário crucifixo em frente ao qual São Francisco recebeu o chamado Divino enquanto fazia suas orações e o corpo de Santa Clara.

  • Horários de abertura da Basílica: diariamente das 6h30 até às 12 horas e das 14 até às 18 horas
  • Horários de abertura da Capela do Crucifixo: de segunda à sábado das 6h30 às 12 horas e das 14 às 17h30. Aos domingos e feriados das 6h30 às 11 horas e das 14 às 17h30.
  • A entrada no local é gratuita.

 

2. Basílica de São Francisco

pontos turísticos de Assis Basílica de São Francisco
Basílica de São Francisco | Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Esse é, com certeza, o mais famoso entre os pontos turísticos de Assis. E não é por menos, além de ser uma obra de arte da arquitetura, ela é também um dos bens mais preciosos da arte sacra da Itália e de todo o mundo. Por isso, ela é um dos patrimônios culturais da Unesco.

O local impressiona tanto por dentro quanto por fora. De vários pontos da cidade, é possível observar a grandiosidade da Igreja, comporta por uma basílica inferior e uma superior, além da cripta que guarda o corpo de São Francisco e diversos pertences que são atribuídos à ele.

A Basílica inferior é composta por um corredor central, com capelas adjacentes, delimitadas por arcos-circulares. Esse conjunto é a representação da penitência.

Na nave central, estão localizados os afrescos mais antigos, que exprimem de um lado momentos da vida do São Francisco e do outro cinco cenas relacionadas à Paixão de Cristo.

Todas as pinturas foram feitas por um artista da época, chamado de Mestre de São Francisco. É na basílica inferior também que se localiza a cripta que guarda o corpo e os pertences do Santo. A Basílica Superior é a representação da glória e se distingue em muito da inferior.

Passeios em Assis
Basílica de São Francisco | Foto: Dennis Jarvis, via Wikimedia Commons.

Essa é de construção gótica, ornamentadas com grandes vitrais que permitem a entrada de luz, que torna o local mais claro e trazem vida às obras de artistas famosos, como Giotto e Piero Lorenzetti.

No local, encontram-se 28 afrescos desenhados em série, que retratam, por meio da arte, cenas da vida de São Francisco.

Eles são atribuídos a Giotto, que os teria pintado com base na biografia do santo, a Legenda Maior. Entretanto, existem divergências com relação à autoria da obra, que poderia também ter sido feita por discípulos de Giotto e não pelo próprio artista.

O afrescos foram feitos entre os anos de 1296 e 1304 e foram muito danificados no terremoto de 1997. Apesar de restaurados, eles não são mais perfeitos como os originais.

  • A visitação da cripta e das basílicas é gratuita
  • O local fica aberto à visitação diariamente das 6 às 18 horas. Nesse horário se inicia a missa e o fechamento definitivo ocorre às 19h30.

 

3. Via San Francesco

Via San Francesco
Via San Francesco | Foto: Chris Light, via Wikimedia Commons.

Se você for visitar a cidade, vai perceber que a Via San Francesco é um daqueles pontos turísticos de Assis que são obrigatórios. Isso porque você, com certeza, passará pelo local quando for visitar a Basílica de São Francisco.

Passando pelo local, você se sentirá parte integrante da história vivida por Francisco. Pelo caminho, você vai se deparar com o Palazzo Giacobetti, por exemplo, que foi construído durante o século XVII e guarda alguns itens interessantes.

No local, você pode encontrar Bíblia de São Luís de Toulouse, além do lendário Laudes Creaturarum de São Francisco, que é considerado o registro mais antigo da chamada Literatura Italiana.

Pela rua, você pode passar a qualquer momento do dia, mas o Palazzo Giacobetti possui um horário relativamente restrito de funcionamento.

  • Horário de abertura do Palácio: O local permanece fechado às quintas, sábados e domingos. Nos outros dias o horário de abertura é das 08h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.

 

4. Piazza del Comune e Templo de Minerva

Piazza del Comune
Piazza del Comune | Foto: Berthold Werner, via Wikimedia Commons.

A Piazza del Comune se situa no ponto alto da cidade e se conecta diretamente a Via San Francesco. Esse é um ponto de referência da cidade e reúne história, política, religião e gastronomia.

Esse é um dos pontos turísticos de Assis onde você pode relaxar e tomar um café ou aproveitar para almoçar em alguns dos melhores restaurantes de Assis.

Assim você recupera as energias para continuar. No local, a arquitetura do Templo de Minerva chamará a sua atenção, pois remonta dos anos 30a.C. e foi construído seguindo os padrões da arquitetura da Roma Antiga. Em sua fachada, você pode observar as seis gigantescas colunas coríntias.

O local foi transformado em uma igreja, chamada de Basílica de Santa Maria Sopra Minerva. Integrada ao templo se situa a Torre del Popolo que, apesar de ser muito mais recente, se integra perfeitamente, assim como os dois prédios laterais.

  • Horário de abertura da Basílica: de segunda à sexta das 6h40 às 19 horas. Aos sábados abre às 6h40 e fecha 12h30. Aos domingos abre das 8 às 12h30 e das 15h30 às 19 horas.

 

5. Chiesa nuova e casa do pai de São Francisco

Chiesa nuova
Chiesa nuova | Foto: Livioandronico2013, via Wikimedia Commons.

Próximo à Piazza Del Comune, se situa a Piazza Del Vescovado, onde fica a Chiesa Nuova, construída de modo à englobar a casa do pai de São Francisco, chamado Pietro di Bernardone.

De acordo com a sua história, Francisco teria vivido na casa até os 24 anos, quando ocorreu a sua conversão. Na casa se encontra ainda a cela onde ele foi preso por seu pai sob acusação de ter enlouquecido.

Apesar de ser historicamente importante, esse é um dos pontos turísticos de Assis menos visitados, provavelmente por ser pouco divulgado. Mas se você tiver tempo, vale a pena se deslocar um pouquinho de sua rota e conhecer o local.

 

6. Catedral de São Rufino

Catedral de São Rufino
Catedral de São Rufino | Foto: Effems, via Wikimedia Commons.

A Igreja de San Rufino se localiza na região mais alta da cidade e, apesar de ser menos conhecida e visitada, possui uma importância histórica e cultural marcante. Na verdade, esse é o Duomo de Assis, ou seja, a principal igreja da cidade.

Apesar de possuir fachada e decoração simples, ela é muito bonita e guarda em seu interior uma parte do chão de vidro, que se pode observar parte do sítio arqueológico.

A igreja foi nomeada em homenagem à São Rufino, um frade que viveu na mesma época que São Francisco, que teria trabalhado com ele.

O local possui grande importância histórica e religiosa também porque tanto São Francisco quanto Santa Clara foram batizados ali, além desse ter sido o local onde o Santo fez as suas primeiras pregações.

Por fim, além de diversas estátuas, você pode apreciar a exposição de obras artísticas relacionadas à vida do Papa João Paulo II.

 

7. Basílica de Santa Maria degli Angeli e a Porciúncula

Basílica de Santa Maria degli Angeli
Basílica de Santa Maria degli Angeli | Foto: Radomil, via Wikimedia Commons.

Na parte baixa da cidade, próximo à estação de trem, se situa a Basílica de Santa Maria degli Angeli, mais um dos diversos pontos turísticos de Assis que merecem a sua atenção.

Ela foi construída em estilo maneirista no século XVI, de acordo com o projeto arquitetônico de Galeazzo Alessi e está entre as sete maiores igrejas cristãs.

Entretanto, sua fama não se limita ao seu tamanho. Ela abriga a Porziuncola, uma igrejinha conhecida por ter sido o local onde São Francisco teria descoberto sua vocação. Foi ali também que Francisco teria acolhido tanto os primeiros frades que o seguiram, quanto Santa Clara.

Além da Porziuncola, a Basílica abriga também a Capela do Trânsito, em que São Francisco teria composto o famoso “Cântico das Criaturas”. Esse foi também o local de seu falecimento, registrado em 3 de outubro de 1226.

  • Horário de abertura: o local permanece aberto diariamente das 06h15 às 12h30 e das 14h30 às 19h30.
  • A visitação é aberta ao público em geral e gratuita.

 

8. Museu Arqueológico e Fórum Romano

Museu Arqueológico e Fórum Romano
Museu Arqueológico e Fórum Romano | Foto: Daniel Ventura, via Wikimedia Commons.

O Fórum Romano é um daqueles pontos turísticos de Assis que só os mais curiosos ou quem realmente pesquisou antes saberá que existe.

Isso porque ele se situa no subterrâneo da Praça medieval, no alto da cidade. Sua visitação pode ser realizada juntamente com o Museu Arqueológico do local.

  • Horário de abertura: o local fica aberto à visitação todos os dias das 10 às 18 horas.
  • As visitas ocorrem a cada 15 minutos e o ingresso tem um valor de 4 euros.

 

9. Eremo delle Carceri

Eremo delle Carceri
Eremo delle Carceri | Foto: pizzodisvevo, via Wikimedia Commons.

Esse entre os pontos turísticos de Assis é pouco visitado por ser mais afastado e de difícil acesso. Ele se localiza aproximadamente 4 km do Centro e, para chegar, é necessário subir o Monte Subasio, uma altura de 800 metros.

O local era onde São Francisco e seus discípulos faziam retiros espirituais, pregando por uma vida simples e tranquila.

Se você tiver a oportunidade de ir até o local, além de poder apreciar a maravilhosa paisagem e o contato com a natureza, poderá também conhecer as masmorras onde o santo e seus seguidores ficavam em momentos de reclusão.

Antes de Francisco, o local hospedou também os eremitas. Visite a gruta onde Francisco dormia e também a árvore onde ele teria feito a tão conhecida benção aos pássaros.

Para chegar ao local, você pode optar pelo táxi, a partir da estação de trem ou ainda encarar os 4 km de subida à pé. Apesar de cansativa, a compensa muito, pois a vista é maravilhosa e o contato com a natureza é perfeito.

  • Horários de abertura do Eremo delle Carceri: todos os dias das 6h30 às 18 horas.

 

10. Rocca Maggiore

pontos turísticos de Assis Rocca Maggiore
Rocca Maggiore | Foto: Berthold Werner, via Wikimedia Commons.

Construída no século XIII, a Rocca Maggiore foi utilizada como parte da estratégia de defesa contra a cidade de Perugia, durante um período de guerras. Vale muito a pena visitar o local devido ao panorama que se tem de lá de cima.

É possível apreciar tanto a cidade quanto o vale que a circunda. O acesso é difícil pois, além de ser distante, você vai precisar estar disposto a subir. Mesmo indo de carro, você deverá deixá-lo em um estacionamento e terá que subir por 600 metros.

Mas, se você dispuser tempo, a vista vai compensar todos os esforços realizados.

Se atente aos horários de funcionamento, que variam de acordo com a época do ano: entre os meses de novembro a fevereiro, o local permanece aberto todos os dias das 10 às 16 horas. Em março, o horário é mais extenso, das 10 às 17h30.

Nos meses de abril, maio, setembro e outubro, o local abre às 10 horas e fecha às 18h30. Por fim, entre junho e agosto as visitas podem ser realizadas das 10 às 20 horas todos os dias.

Somente nos dias 25 de dezembro de 1 de janeiro o local permanece fechado. Ingresso: o valor para a visitação do local é de 5,50 euros.

 

11. Pôr do sol no Vícolo Santa Margherita

pontos turísticos de Assis Vícolo Santa Margherita
Vícolo Santa Margherita | Foto: Cobaltum, via Wikimedia Commons.

O último dos pontos turísticos de Assis é também um dos mais agradáveis e belos. Entretanto, ele é também um pouco escondidinho em meio às vielas da cidade. Mas, seguindo as placas indicativas, você conseguirá encontrar facilmente.

Em meio a Via San Francesco existe uma viela que leva até a Igreja de Santa Margherita, de onde você pode apreciar uma vista maravilhosa da Basílica de São Francisco.

Se você tiver o privilégio de chegar na hora do pôr do Sol, verá toda a Basílica ser beijada pelos raios do astro rei, antes que ele se retire totalmente.

 

Curta os pontos turísticos de Assis

Apesar de não ser uma cidade grande, são muitos os pontos turísticos de Assis que merecem ser visitados. Mas lembre-se de que esse não é um local em que você deve ir com pressa ou vai acabar perdendo a maior parte das belezas.

Vá com calma e sinta toda atmosfera mágica que circunda a cidade na qual vive a religião, arte, cultura, história e se coloca em contato com a natureza ao mesmo tempo. Fique, tome um café, aprecie um vinho e visite cada um dos pontos turísticos de Assis.

Aproveite para conhecer como é o roteiro de São Francisco de Assis na cidade, uma rota incrível que certamente vale a pena fazer.

Com certeza sua viagem valerá a pena.

Qual dos pontos turísticos de Assis você mais gostou? Responda nos comentários!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões na Itália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Onde comprar chip de celular na Itália?

Ter o melhor chip na Itália é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Qual o melhor seguro viagem na Itália?

Contratar um seguro viagem para a Itália é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais