10 Pontos turísticos de Cannes: melhores atrações da cidade

10 Pontos turísticos de Cannes: melhores atrações da cidade

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Os pontos turísticos de Cannes vão te conquistar, quer você seja amante do cinema ou não. Isso porque, apesar da cidade ser conhecida por sediar o Festival de Cannes, uma das mais importantes e tradicionais premiações da sétima arte, ela vai muito além disso.

O destino reúne compras, cultura, história e muitas belezas naturais. Do luxo das mais famosas maisons de moda do mundo à autenticidade de um centro histórico vibrante e bem preservado, Cannes é multifacetada e agrada a diversos perfis de turistas.

A cidade localiza-se na Côte d’Azur, região do litoral sul da França, conhecida pelo azul de suas águas e sofisticação das cidades. Cannes pode ser facilmente acessada por meio de trens ou do Aeroporto de Nice, que fica a 25 minutos da cidade. O ideal é evitar ir de carro, uma vez que o trânsito é caótico e a pequena cidade pode ser deliciosamente explorada à pé.

Bom, fique atento que, a seguir, você irá entender tudo sobre o que fazer e principais pontos turísticos de Cannes.

Planeje sua viagem => Dicas de bairros e hotéis em Cannes

Saiba mais sobre seguro viagem para as cidades da França »

 

Quais são os atrativos turísticos de Cannes?


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na França, usando o cupom VIAJARMAIS15.


  1. Boulevard de La Croisette e Vieux Port
  2. Palais des Festivals
  3. Bairro Suquet
  4. Musée de La Castre e Chapel de Sainte-Anne
  5. Rue d’Antibes
  6. Forville Market
  7. Petit Train de Cannes
  8. La Croix-des-Gardes
  9. Praias
  10. Ilês de Lérins

CLIQUE AQUI para marcar os melhores passeios em Cannes »

O que fazer em Cannes

Em maio, tudo gira em torno do Festival de Cinema. Nos demais meses tudo é mais pacato — porém ainda cosmopolita. Banhada pelo Mediterrâneo, Cannes combina com sol e mar. Se você tiver oportunidade de visitar os pontos turísticos de Cannes na primavera ou no verão, não se arrependerá!

Boulevard de La Croisette le Vieux Port

Atrações em Cannes
Calçadão à beira-mar | Foto: Joseph Plotz, via Wikimedia Commons.

O Boulevard de La Croisette (lê-se “croaséte”) é o principal ponto turístico de Cannes. Trata-se do “calçadão” de 2 quilômetros em frente à praia. Para quem gosta de apenas sentar e observar as pessoas, é esse o local!

Também chama a atenção a arquitetura das construções da orla, por exemplo o prédio do hotel InterContinental Carlton, datado da Belle Époque. Aprecie a vista durante o passeio de vespa em Cannes.

A rua é um atrativo por si só, mas é também o endereço de outros pontos turísticos que listaremos abaixo.

Nela se encontram os principais hotéis da cidade, o porto onde chegam e de onde saem luxuosos iates, ótimos lugares para comer em Cannes e boutiques de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Saint Laurent.

Palais des Festivals

Festival de Cinema em Cannes
Centro de Convenções | Foto: Copyleft, via Wikimedia Commons.

É o centro de convenções feito sob medida para acomodar o Festival de Cinema de Cannes e outros grandes eventos. O estilo moderno da construção contrasta e complementa a arquitetura da cidade. O divertido passeio de bike tour em Cannes passa pelo Palais.

O tapete vermelho fica estendido na escadaria durante todo o ano. Dessa forma, dá para sentir um pouco do gostinho de ser uma estrela e tirar fotos ótimas!

Palais é aberto para visitação, a um custo de 6 euros por pessoa. O passeio é gratuito para crianças de até 16 anos e pessoas com deficiência pagam meia. A visita dura 1h30. Com sorte, você consegue aliar sua ida a Cannes a algum show ou exibição interessante no Palais!

 
 

Descubra os principais motivos para reservar antecipadamende e com total confiança os passeios da Get Your Guide em Cannes:

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
 

Bairro Suquet

Lugares para conhecer em Cannes
Edificações, pessoas e embarcações em Suquet | Foto: Mímis, via Wikimedia Commons.

Sem medo de generalizar, o melhor passeio que se pode fazer em qualquer cidade do sul da França é andar sem destino pelos bairros tradicionais. São muitas ruelas estreitas e charmosas. Ao se perder entre elas, você pode encontrar belas surpresas!

No caso de Cannes, a melhor área para se fazer isso é o bairro Suquet. Um dos mais antigos da cidade, o bairro data da época em que os Romanos dominaram a região. Depois, há 400 anos, se tornou casa para pescadores da região.

Além das tradicionais casinhas provençais amarelas com janelas azuis, você ainda terá belas vistas da cidade e do mar. Isso porque Suquet fica localizado em uma colina. Aproveite para explorar cada cantinho: você encontrará os restaurantes e lojas mais autênticos da cidade.

Musée de La Castre e Chapel of Sainte-Anne

Pontos de interesse em Cannes
Museé de La Castre | Foto: leineart, via Wikimedia Commons.

No topo da colina do Suquet ficam dois dos principais pontos turísticos de Cannes: o Musée de La Castre e a Chapel de Sainte-Anne.

O museu e a capela são um resquício do tempo em que a região foi um monastério, e o museu fica nas ruínas de um castelo medieval.

Na região é possível encontrar artes primitivas do Himalaia, América pré-colombiana e antiguidades mediterrâneas, instrumentos de música de todo o mundo e pinturas e objetos orientais do século 19.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na França!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Outro grande trunfo do local é a vista panorâmica de Cannes — isso para quem tem fôlego para subir 109 degraus.

A entrada no museu custa 6 euros e é gratuita no primeiro domingo de cada mês de novembro a março. O espaço abre de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Rue d’Antibes

O que fazer em Cannes
Lojas ao longo da d’Antibes | Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Em pleno centro da cidade, a Rua d’Antibes agrada quem gosta de compras, mas não é cliente de boutiques de luxo. Nesse endereço é possível encontrar lojas como Zara, Sephora, Fnac, entre outras. A rua é paralela ao Boulevard de La Croisette.

Forville Market

Pontos turísticos de Cannes onde ir para comer
Área interna do Forville Market | Foto: Tiia Monto, via WIkimedia Commons.

Trata-se de uma feira coberta aos pés da colina do bairro Suquet. É o mercado mais tradicional de Cannes. Se você gosta de cozinhar (ou comer!) esse é um passeio imperdível. No Marché Forville você pode comprar alimentos frescos e conhecer um pouco mais dos ingredientes usados na culinária local.

Especialmente durante a alta temporada, a feira é bastante cheia. O recomendado é chegar cedo. Que tal pular o café da manhã tradicional e ir experimentar alguns pratos no Forville? Não deixe de provar a Socca, tradicional crepe da região, feita com farinha de grão-de-bico.

O mercado abre de terça a domingo, das 7h30 às 13h.

Petit Train de Cannes

Cannes é relativamente pequena, o que permite que quase tudo seja feito à pé. Porém, existe uma outra forma de explorar a cidade: com um “trem” turístico. Entre aspas porque o trem é, na verdade, um veículo sobre rodas. 

O Petit Train de Cannes parte do Palais des Festivals de hora em hora, das 9h às 12h. São dois tours guiados, à escolha: o tour Croisette e o tour histórico (esse último passa por Suquet e dura 35 minutos).

Importante notar que existe o áudio em alemão, inglês, árabe, espanhol, francês, italiano, japonês e russo, mas não em português. O passeio custa 10 euros para adultos, 5 euros para crianças de 3 a 10 anos e é gratuito para menores de 3 anos.

La Croix-des-Gardes

Lugares turísticos em Cannes, na França
Vegetação em meio ao La Croix | Foto: Florian Pépellin, via Wikimedia Commons.

Se você é mais do tipo que prefere programas em meio à natureza, vai gostar de fazer uma das trilhas do La Croix-des-Gardes.

Esse ponto turístico de Cannes foi a residência de uma família inglesa no século 19. Impedida de seguir viagem para a Itália por causa do surto de uma doença, os ingleses se encantaram pelo loca. Decidiram ficar pelo local e, por isso, construíram uma mansão no estilo florentino.

Atualmente, La Croix-des-Gardes é um parque público com 80 hectares de vegetação mediterrânea nativa, gerido pela prefeitura de Cannes. É possível fazer diversas trilhas no local, que oferece vistas deslumbrantes da cidade e da baía.

Praias

Mais importantes pontos turísticos e Cannes
Juan-Les-Pins | Foto: © Túrelio, via Wikimedia Commons.

Ao contrário de boa parte do litoral mediterrâneo francês, Cannes possui praias com areia. Muito mais confortável do que andar e deitar em pedras!

Algumas partes da praia que acompanha La Croisette são privadas, pertencentes aos hotéis e clubes da região. Por isso, para entrar é necessário pagar (se você não for hóspede do respectivo hotel).

O lado positivo é que o serviço nesses locais é diferenciado: há garçons, espreguiçadeiras, chuveiros, armários etc.

A boa notícia é que há áreas de praia pública também, como a Plage de la Bocca (a oeste do Boulevard La Croisette), a Plage du Midi (no bairro Suquet) e a Palm Beach (no pontão final da La Croisette).

No entanto, se você quer mesmo imergir em belezas naturais, o melhor é dar uma olhada no próximo tópico da nossa lista de atrações turísticas de Cannes.

Imperdível => Passeio para ilhas nos arredores de Cannes

Îles de Lérins

Pontos turísticos de Cannes à beira-mar
Arquipélago em Cannes | Foto: Guillom, via Wikimedia Commons.

Lembra do homem da máscara de ferro, interpretado por Leonardo Di Caprio em um filme do mesmo nome? Pois ele foi um prisioneiro na ilha de Sainte-Marguerite, uma das quatro ilhas do arquipélago Lérins. A cela dele pode inclusive ser visitada!

O arquipélago fica em frente à cidade de Cannes e é possível fazer vários passeios no arquipélago de Lérins. As ilhas são conhecidas, também, por sua natureza ainda selvagem, praias de mar cristalino e por um monastério que data do ano 410.

Os monges bernardinos habitam a Île St Honorat até hoje. Além de passar seu tempo rezando, também produzem vinhos orgânicos premiados, mel, óleo de lavanda e licor, ingredientes de algumas das comidas típicas francesas. Sim, existe uma pequena vinícola no centro dessa minúscula ilha e você pode fazer uma degustação!

Se as ilhas são um importante ponto turístico de Cannes, o que dizer do mar que as separa? Isso mesmo, nesse “pedaço de água” é possível praticar esportes como caiaque, canoa e até stand up paddle. 

Barcos com saídas regulares te levam direto de La Croisette a Sainte-Marguerite ou St Honorat por um valor médio de 13 euros (ida e volta para adulto, compre aqui). O trajeto leva em torno de 15 minutos e o último ferry parte às 18h.

Pontos turísticos de Cannes são imperdíveis

Cannes tem atrações para quem gosta de compras e luxo e também para quem gosta de contato com a natureza. Tem possibilidade para passeios por ruas históricas ou trilhas em meio a parques naturais. Basicamente, é uma das cidades francesas mais versáteis, que agrada a todos!

Se você está planejando visitar a França, especialmente se estiver indo para Provença ou Côte D’Azur, vale a pena separar pelo menos um dia para conhecer Cannes.

E, claro, prepare seu francês, nem que seja o básico. Um simples “bonjour” e “s’il vous plaît” antes de pedir uma informação já torna os franceses muito mais amigáveis e receptivos. E não esqueça de consultar o post sobre o que fazer em Cannes em 3 dias.

Agora fique com um vídeo do site oficial de turismo em Cannes sobre como aproveitar a cidade no verão:

Comente: gostou ou gostaria de conhecer os pontos turísticos de Cannes? Participe nos comentários!

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na França – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a França? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios na França

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na França. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Internet ilimitada na França

Ter o melhor chip na França é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Qual o melhor seguro viagem na França?

Contratar um seguro viagem para a França é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais