Os pontos turísticos de Díli tendem a chamar bastante atenção por quem passa pela cidade, pois são lugares muito agradáveis para quem deseja conhecer o mais jovem entre os países que falam português, seja por meio de suas praias, seus museus ou igrejas.
Durante meus dias na capital Díli, visitar e descobrir um pouco mais sobre cada um desses locais me fizeram me apaixonar ainda mais por Timor-Leste, na Ásia.
Em Díli, você pode conhecer desde museus, passando por praias, monumentos antigos e mercados. Tudo isso reconta um pouco da biografia do país e te fazem ficar mais perto da história e da cultura local.
Minha dica é que, quando estiver nos pontos turísticos de Díli, dê oportunidade para conversar com os moradores locais; eles irão ensinar bastante coisa e te indicar vários outros locais interessantes para o seu roteiro no Timor-Leste.
Planeje sua viagem=> Onde é melhor ficar em Díli
Contratar seguro viagem para o Timor-Leste »
Principais pontos turísticos de Díli
- Tasi Tolu
- Praia Areia Branca
- Praia Dolok Oan
- Igreja de Santo Antônio de Motael
- Catedral da Imaculada Conceição
- Largo de Lecidere
- Cristo Rei de Díli
- Arquivo & Museu da Resistência Timorense
- Mercado de Tais
CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Timor-Leste »
Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança ?
Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.
O que fazer em Díli
Existem muitas coisas para fazer em Díli, uma das principais cidades do Timor-Leste. Mesmo que você goste de locais mais calmos ou mais agitados na Ásia, a capital leste-timorense possui um lugar para você.
Confira, a seguir, os principais pontos turísticos de Díli abaixo que poderão te ajudar a montar o seu roteiro turístico pela cidade.
Tasi Tolu
Se você deseja ver o famoso pôr-do -sol em Díli em um lugar bonito, recomendo que visite Tasi Tolu. O lugar recebe este nome pois, na língua local, significa três águas ou três mares, e dela é possível enxergar três lagoas.
Você também estará visitando uma parte histórica da cidade, pois foi onde o Timor-Leste declarou sua independência em 2002, após o referendo de independência e saída dos indonésios do território. Confira outras curiosidades sobre o Timor-Leste.
Também é em Tasi Tolu, onde foi construído um monumento que homenageia o João Paulo II. Ou seja, além de se encantar pelo pôr do sol você também irá conhecer e ter contato com um local importante para a história do país. Aproveite para fotografar.
Praia Areia Branca
Essa com certeza é uma das praias mais famosas de Díli. Desde o café da manhã até depois de escurecer, a Praia Areia Branca oferece atividades a seus visitantes como bares e restaurantes em Díli de comidas nacionais e internacionais.
É um local de encontro muito agradável para conversar, relaxar e tirar fotos.
E se você preferir se exercitar, provavelmente irá encontrar companhia para caminhar ou correr pela areia da praia, pois este também é um local bastante visitado pelas pessoas que gostam de fazer atividades físicas no começo da manhã ou no final da tarde.
Um de seus pontos altos é, sem dúvida, o pôr-do-sol: é o mais maravilhoso que eu já vi. Você vai gostar bastante de terminar o seu dia nesta praia.
Praia Dolok Oan
Visitei a praia Dolok Oan na minha primeira semana em Díli. Ela fica do lado oposto da Areia branca e é uma praia mais vazia, já que não tem bares ou restaurantes.
Por outro lado, é um local bastante visitado aos domingos pelos moradores locais, que fazem almoços e churrascos na areia. É um bom lugar para tomar sol e nadar.
O acesso para a praia Dolok Oan pode é um pouco difícil, pois para ir para o lado onde ela se encontra, é necessário enfrentar alguns lances de escadas um pouco cansativos.
Não são tantas escadas quando a subida até o monumento do Cristo Rei, mas ainda assim é um pouco longo. Mas já te garanto que vale a pena o esforço.
Igreja de Santo Antônio de Motael
Construída em 1955 na época da colonização portuguesa, a Igreja de Santo Antônio de Motael é a igreja católica mais antiga de Timor-Leste.
Durante a luta pela independência do país, a igreja católica se mostrou uma importante aliada do povo leste-timorense e de seus interesses de independência.
Na época de ocupação indonésia, a Igreja de Santo Antônio de Motael foi palco de confronto entre pessoas que queriam a integração de Timor-Leste à Indonésia e ativistas a favor da independência. Portanto, é um local histórico da região, que não pode faltar no roteiro de viagem em Díli.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Para você que deseja saber mais sobre a história de Timor-Leste, visitar igrejas como a de Santo Antônio de Motael pode ser ótimo. Aproveite também para tirar fotos.
Catedral da Imaculada Conceição
Conhecer as igrejas e instituições religiosas dos locais visitados pode ser sempre uma boa ideia, principalmente pelas histórias que elas carregam consigo desde a data de sua construção.
A Catedral da Imaculada Conceição é a principal igreja da Diocese de Díli e que vale muito a pena a visita.
Inaugurada em 1988 e consagrada pelo então Papa João Paulo II, a catedral da Imaculada Conceição teve um papel importante na época de invasão indonésia e luta pela independência.
Largo de Lecidere
Este era um local que eu sempre gostava de ir para assistir ao pôr-do-sol e tomar água de coco.
Na praça do Largo do Lecidere, você irá encontrar muitas pessoas caminhando, conversando ou vendendo pratos típicos do Timor-Leste, como o famoso Bakso.
Por ser uma região mais central, fica próximo a diversos mercados, feiras e restaurantes. É um bom local para se sentar e observar o mar.
Cristo Rei de Díli
Inaugurada em 1996 e localizada na Península de Fatucama em Díli, a estátua de Jesus Cristo Rei é um dos principais pontos turísticos do Timor-Leste.
A subida até o monumento pode ser difícil para quem não está acostumado com escadarias, mas não é nada impossível, pois as escadas estão em relativas boas condições e você pode subir devagar e parar algumas vezes para descansar e tirar fotos.
Este é um bom local para ver a cidade de cima e ter uma maior noção sobre o território da Díli e arredores. A vista é bem bonita e poderá te render belas fotos.
Arquivo & Museu da Resistência Timorense
De todos os museus que visitei em Díli, este foi o que mais me deixou, ao mesmo tempo, arrepiada e emocionada.
O Arquivo & Museu da Resistência Timorense possui uma exposição permanente nomeada “Resistir é Vencer” que fica aberta para visitação de quarta-feira a segunda-feira, das 9 horas às 16 horas e 30 minutos. Aproveite e conheça as cidades perto de Díli para visitar.
A entrada é gratuita e a exposição conta, a partir de vídeos, textos, fotos etc. a história de luta dos Leste-timorenses durante a ocupação indonésia que ocorreu no país.
É um lugar super importante para quem está interessado em conhecer um pouco sobre a história de Timor-Leste.
Você pode saber mais sobre o Arquivo & Museu da Resistência Timorense visitando o site oficial do Governo de Timor-Leste (www.timor-leste.gov.tl).
Mercado de Tais
Comprar uma lembrança ou objeto que remete ao local que visitamos é sempre interessante. Omeu lugar preferido para fazer compras em Díli é o Mercado de Tais.
Trata-se de um local aonde são vendidos variados produtos feitos a partir do tais, um tecido local.
Neste mercado, você encontra coisas como bolsas, cadernos, agendas, brincos, blusas, pulseiras, mochilas e outros objetos construídos a partir da madeira como instrumentos musicais.
Além de local de compras, é também um bom local para conversar com os vendedores sobre a origem dos produtos e saber um pouco mais sobre a feitura de cada um deles.
O mercado de Tais funciona todos os dias, das 8 horas às 19 horas.
Curta os pontos turísticos de Díli
Uma das coisas que mais me encantaram em Díli foi a sua variedade de opções de lugares e coisas para fazer.
Tinham dias que eu queria caminhar, e tinha o Largo de Lecidere para fazer isso; também tinham dias que eu me juntava com os meus amigos na Praia de Areia Branca para conversar e assistir ao pôr do sol e curtir a vida noturna de Díli.
Por isso, mesmo que à primeira vista algum destes pontos turísticos pareça não te interessar tanto, dê uma chance a si mesmo de ser surpreendido.
Se você tiver alguma dúvida pode deixa-la aqui embaixo nos comentários. E não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares que estão planejando visitar Timor-Leste para que eles também conheçam os pontos turísticos de Díli.
Para finalizar, recomendo o artigo com uma sugestão de roteiro no Timor-Leste, com os melhores lugares para conhecer em até 30 dias de viagem.
E você, quais destes pontos turísticos de Díli gostaria de conhecer? Já esteve na cidade tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *