Pontos turísticos de Valletta: lugares imperdíveis em Malta

Pontos turísticos de Valletta: lugares imperdíveis em Malta

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Se você está em Malta ou planeja uma viagem para o destino, precisa conhecer os melhores pontos turísticos de Valletta, a capital oficial do país. E, melhor ainda se for sem gastar muito do seu orçamento.

Valletta está localizada na costa leste do país, tem cerca de 6,3 mil habitantes e é o coração da ilha maltesa, ponto de parada obrigatória para qualquer turista.

Com suas poucas ruas e ruelas, é bem fácil de se locomover em Valletta e a maioria dos passeios dá para fazer a pé mesmo. Fundada pelos Cavaleiros São de João – também conhecido como Ordem de Malta – a cidade é um museu a céu aberto.

Em 1980, Valletta foi declarada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e, claro que, você não deixaria de visitá-la! Confira os principais atrativos turísticos de Valletta.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Valletta

Seguro viagem para os países da Europa »

Pontos turísticos de Valletta


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança em Malta?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


  1. Portão da Cidade e Fonte de Tritão (City Gate and Triton Fountain)
  2. Catedral de São João (St. John’s Co- Cathedral)
  3. Palácio do Grão Mestre (Grand Master’s Palace)
  4. Upper Barraka Gardens
  5. Forte de Santo Elmo (Fort St. Elmo) e Museu da Guerra (War Museum)
  6. Museu Nacional de Arqueologia (National Museum of Archeology)
  7. Museu Nacional de Arte (National Museum of Fine Arts)

Antes de saber mais detalhes sobre os atrativos da cidade, confira um vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo de Malta sobre o turismo na ilha. Lindo!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours guiados de Valletta »

O que fazer em Valletta

A capital de Malta nos permite viajar no tempo com seus diversos pontos turísticos históricos. Mas, antes de escolher o que você quer conhecer na cidade para colocar no seu roteiro em Valletta é preciso saber mais detalhes de cada atrativo.

Também vale a pena entender o mapa da cidade na hora de escolher onde se hospedar.

Portão da Cidade e Fonte de Tritão

Turismo em Malta
Fonte de Tritão | Foto: Marie-Lan Nguyen, via Wikimedia Commons.

Os portões da cidade estão localizados na entrada de Valletta e foram recriados em 2014, com muralhas que nos remetem à Idade Média e que são ótimos cenários para fotografias. Inclusive, quando voltar você poderá transformar suas fotos de viagem em vídeo. Fica incrível.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Malta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É o marco inicial da Rua do Comércio (também conhecida como Rua da República), que faz a ligação até ao Fort de Saint Elmo, no extremo oposto da cidade.

Aos arredores encontramos outros pontos turísticos de Valletta como o Parlamento Maltês, as ruínas da Ópera Real que atualmente funciona como um teatro aberto e até mesmo um shopping, com várias lojas de souvenir para adquirir as lembranças da viagem.

Em frente aos portões, há a Fonte de Tritão e a estação central de ônibus. A fonte foi restaurada em 2018 e possui três tritões que sustentam, em conjunto, uma grande bandeja e estão equilibrados por uma base de algas marinhas.

Dizem que representam as ligações de Malta com o mar, e se tornou um dos principais pontos turísticos estampados em cartões-postais. A monumentalidade da fonte é perfeita para fotografias, tanto durante o dia quanto a noite, quando os tritões estão todos iluminados na cor azul.

Catedral de São João

Turismo em Valletta
Catedral São João | Foto: Frank Vincentz, via Wikimedia Commons.

A Catedral de São João é a principal igreja de Valletta, foi construída pelos cavaleiros da ordem de St. John entre os anos de 1573 e 1578, que mais tarde ficaram conhecidos como cavaleiros de Malta. A fachada é bem simples e não condiz nada com o interior barroco, extremamente exuberante e ornamentado.

O chão, com lápides de mármore, foi decorado com brasão e abriga os túmulos dos cavaleiros e o altar foi feito em ouro, prata, bronze e pedras preciosas. A catedral possui 8 capelas, que foram construídas para cada santo padroeiro de cada origem dos cavaleiros de Malta.

Há também a oportunidade de conhecer obras-primas renomadas, como ‘A decapitação de S. João Batista’ de Caravaggio, único quadro assinado pelo pintor, que está localizado no oratório ao lado do quadro “S. Jerónimo” também de sua autoria.

O valor da entrada é 10 euros e dá direito ao áudio-guia, disponível em oito línguas, com 24 paradas que explicam a história com detalhes. Importante se atentar que é proibido entrar com regatas e shorts (saias).


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Malta!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; aos sábados de 09h30 às 12h30 e aos domingos e feriados não funciona.

Palácio do Grão-Mestre

Dicas de pontos turísticos de Valletta
Pátio do Palácio Grão-Mestre.

Localizado na praça São Jorge, ao longo da Rua da República, o Palácio do Grão-Mestre foi um dos primeiros palácios construídos na cidade, onde residia Jean de la Vallete, o gran Mestre da Ordem dos Cavaleiros de S. João e que hoje em dia abriga o presidente de Malta.

Foi dividido em duas áreas públicas, o State Room e o Palace Armoury. No State Room é possível encontrar a Câmara do Conselho, a sala de jantar oficial e a sala do embaixador, onde ainda recebe-se alguns diplomatas e estrangeiros. Não deixe de conferir as pinturas nas paredes, que representam cenas do Grande Cerco de Malta.

Já no Palace Armoury, é possível encontrar uma coleção enormes de armaduras, canhões, armas, espadas entre outros itens que remetem à época medieval. Essa coleção é considerada um dos monumentos históricos mais valiosos da cultura europeia, logo, para os amantes da idade média, esta sala com certeza merece uma visita. Ele é uma das paradas do famoso ônibus turístico.

O horário de funcionamento é diariamente de 9 às 17 horas (exceto as quintas-feiras que não há visitação na parte do ‘State Room’) e o valor do ticket é 10 euros.

Upper Barraka Gardens

Dicas de pontos turísticos de Valletta, Malta
Upper Barraka | Foto: Simon Slator, via Wikimedia Commons.

No Centro de Valleta, podemos encontrar mais um dos pontos turísticos de Valletta, um lugar muito agradável e confortável para descansar as pernas e até mesmo fazer aquela parada para o lanche.

O Upper Barraka é um jardim belíssimo que possui vista para o Grand Harbour e para as três cidades (Senglea, Vittoriosa and Kalkara) e está construído no ponto mais alto da capital. Vá conhecê-lo após fazer um tour pelo Grand Harbour.

Parada obrigatória para aproveitar as árvores, diversos tipos de flores e as sombras, principalmente durante os dias muitos quentes. Sem dúvidas as fotografias tiradas lá ficam maravilhosas. Está aberto diariamente das 7 às 22 horas e a entrada é grátis.

Todos os dias, ao meio-dia, existe uma atração onde os membros da sociedade de Malta, se vestem com trajes históricos e fazem uma saudação, com tiros de canhões em direção ao mar. E, à noite, é comum acontecer eventos culturais nos jardins. Se você gosta de passeios noturnos poderá conhecer o lado secreto de Valletta. Topa?

Forte de Santo Elmo e Museu da Guerra

Cidades de Malta
Forte de St. Elmo | Foto: Zairon, via Wikimedia Commons.

O Forte de S. Elmo está localizado no final da cidade e foi construído em 1552. Serviu de palco de um dos maiores confrontos de Malta, o grande cerco, onde os turcos os bombardearam durante 30 dias. Se você está interessado na história do país não deixe de colocá-lo no seu itinerário.

A visitação ocorre aos sábado das 13 às 17 horas e aos domingos das 9 às 17 horas, com visita guiada de hora em hora e entrada grátis. Você também pode optar por tours guiados, que incluem diversos passeios pelos portos de Malta.

No forte também está localizado o Museu da Guerra, que representa o papel que Malta e seu povo desempenharam durante a Segunda Guerra Mundial.

É composto por 2 salões e 3 salas mais pequenas. Um deles é exclusivamente dedicado à Marinha Real Britânica com vários itens que remetem grande parte da história. A peça mais importante e interessante no museu é a Medalha George Cross, dada a população de Malta como um reconhecimento por sua bravura durante a guerra.

Esta cruz é a mesma que agora estampa a bandeira de Malta. O museu funciona de segunda a sexta de 9 às 17 horas e o valor da entrada é 6 euros, com desconto para estudante.

Museu Nacional de Arqueologia

O que fazer nos pontos turísticos de Valletta, Malta
Auberge de Provence | Foto: Continentaleurope, via Wikimedia Commons.

Uma visita ao Museu Nacional de Arqueologia é a melhor maneira para aprender sobre a pré-história de Malta. Por isso, ele está na nossa lista de pontos turísticos de Valletta. Está abrigado no Auberge de Provence, um edifício de arquitetura barroca belíssimo, onde era a casa dos Cavaleiros da Ordem.

O museu é separado em diversos temas, desde uma maravilhosa coleção de artefatos de Malta que remontam a tempos pré-históricos e que traçam o início da ocupação dos homens no país até os períodos de construção do templo.

Há ainda uma sala cheia de esculturas de templo e personagens mitológicos e por fim na última com itens que incluem cerâmica, ferramentas, miçangas e outros ornamentos interessantes que eram utilizados na época. O valor da entrada é 5 euros e o museu funciona diariamente das 9 às 19 horas, mas a entrada é permitida somente até às 18 horas.

Museu Nacional de Belas Artes

Dicas de viagem para Malta
Dá para comprar o Day-Pass no site do museu.

Em último entre os pontos turísticos de Valletta, mas não menos importante, está o Museu Nacional de Belas Artes. Possui uma grande coleção Renascentista, incluindo também peças modernas e contemporâneas e pinturas de artistas locais e internacionalmente aclamados.

O museu também tem uma coleção de valiosos talheres, estátuas feitas de mármore e objetos de móveis finos e belas peças de joias. É administrado pela Heritage Malta, uma agência nacional responsável pela conservação do patrimônio cultural do país.

O valor da entrada é o mesmo que o Museu de Arqueologia, 5 euros, e funciona diariamente de 9 às 19 horas, com a última admissão/entrada as 18h30. No site da Heritage você consegue comprar um ‘day pass’ para os museus que são administrados por eles (todos deste artigo), vale a pena conferir.

Dicas dos pontos turísticos de Valletta

Por fim, o que podemos concluir disso tudo é que mesmo Valletta não tendo praias paradisíacas, como em outros pontos turísticos de Malta, a cidade é uma verdadeira obra de arte. Por isso, conhecer os pontos turísticos de Valletta, valem muito a pena.

Inclusive, além de receber muitos turistas, a cidade é o grande polo da ilha de Malta para estudar inglês. E, como é impossível ir e não se apaixonar pelas ruas estreitas, casas de cor bege/areia e as inúmeras varandas suspensas coloridas que dão um charme a mais a cidade, muitos visitantes optam por morar na cidade.

De qualquer forma, saiba que passear por lá é como entrar em uma máquina do tempo, você não se cansa de ver tanta beleza escondida entre os fortes, igrejas, palácios e praças aconchegantes. Assim, não é de admirar que, Valletta tenha sido escolhida para ser uma das Capitais Europeias da Cultura em 2018.

Você está com planos de viajar para Malta? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Malta – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Malta? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações em Malta

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Malta, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

O melhor chip de internet em Malta

Ter o melhor chip em Malta é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Seguro viagem em Malta

Contratar um seguro viagem para Malta é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais