Um dos lugares mais lindos do Brasil e cartão-postal do estado do Paraná, os pontos turísticos de Foz do Iguaçu fazem dela um daqueles destinos que todos nós devíamos conhecer. Além das Cataratas, parada obrigatória para quem visita o destino, outros pontos turísticos de Foz de Iguaçu serão bem interessantes para você, viajante, conhecer e ficar com vontade de voltar para esse paraíso brasileiro.
Pensando nisso, preparei uma lista com os 10 lugares mais visitados, que você deve planejar para ver em Foz do Iguaçu. Também dou dicas para você aproveitar seu passeio da melhor forma, para não perder a chance de explorar os locais mais interessantes de um dos destinos mais populares do Brasil. Confira agora tudo o que fazer em Foz do Iguaçu.
Leia também => Onde se hospedar em Foz do Iguaçu
Transfer do Aeroporto de Foz do Iguaçu para o hotel »
Lista dos pontos turísticos de Foz do Iguaçu
- Cataratas do Iguaçu
- Parque das Aves
- Usina de Itaipu
- Templo Budista
- Mesquita Muçulmana
- Marco das Três Fronteiras
- Ecomuseu
- Museu de Cera
- Vale dos Dinossauros
- Compras no Paraguai
Pontos turísticos de Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é uma das cidades mais visitadas do Brasil, principalmente por causa da imponência das Cataratas, e obviamente, os passeios que se pode fazer nos parques. Porém, há uma série de outros atrativos para fazer que sua visita seja ainda mais divertida e interessante.
Separei no mapa, a lista com os 10 principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, aqueles mais visitados, que não podem ficar de fora numa primeira visita!
Aproveite => City Tour em Foz do Iguaçu
1) Cataratas do Iguaçu
Principal e mais conhecido ponto turístico de Foz, conhecer as Cataratas do Iguaçu deve ser prioridade em seu passeio. Será uma experiência única de imersão na natureza, em uma caminhada por trilhas com a proximidade cada vez maior das imensas quedas d’água, um espetáculo verdadeiramente impressionante.
Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!
Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
As Cataratas se dividem entre o Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Argentina), fazendo fronteira entre os dois países. Você poderá explorar o local pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino, ambos os lados são bonitos e com excelente estrutura para receber os turistas.
Os passeios devem ser visitados em dias separados, mas vale muito a pena, uma vez que são experiências complementares, para que você tenha diferentes pontos de vista. Confira uma excursão para o lado argentino das Cataratas do Iguaçu.
O acesso ocorre pelo lado brasileiro diariamente das 9h às 17hs, e das 8h às 18hs pelo lado argentino.
Prático => Ingresso para as Cataratas de Foz do Iguaçu
2) Parque das Aves
Para quem curte contato com a natureza, visitar o Parque das Aves é uma ótima oportunidade para aproveitar isso. Durante a caminhada que dura de 2 a 3 horas, você terá a oportunidade de conhecer vários viveiros onde vivem mais de 1020 aves.
São tucanos, araras, papagaios e outras 150 espécies espalhados em 16,5 hectares de Mata Atlântica, mantidos para formar o habitat natural dos animais. Veja um ingresso para o Parque das Aves antecipado.
Esse parque fica bem próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas. É um dos maiores parques de aves da América Latina, que desenvolve projetos de conservação de diversas espécies.
Alguns viveiros são apenas para observação, mas em outros o visitante pode entrar para ter contato mais próximo com os animais. Além de aves, ainda será possível ver um espaço de répteis e borboletas. O Parque funciona diariamente das 8h30 às 17hs.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Foz do Iguaçu. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Ah, vale lembrar que o espaço funciona como um santuário, pois grande parte dos animais foi resgatada por maus tratos e não consegue mais se adaptar à natureza. Mas a ideia é reinserir as aves aos seu habitat natural, quando é possível. Saiba mais sobre esse trabalho no post visita ao Parque das Aves.
Planejando alugar um carro em Foz do Iguaçu?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.
3) Usina de Itaipu
Impossível não ter vontade de visitar um local dessa grandeza e ver de perto uma obra gigantesca de engenharia, que se tornou um dos pontos turísticos mais visitados de Foz do Iguaçu.
Conhecida como uma das maiores obras da engenharia moderna, a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é a maior em produção do mundo e, por muito tempo, também foi a maior em tamanho.
Hoje é um dos principais pontos turísticos de Foz, com ótima estrutura para turistas e boas atrações nas áreas de engenharia, natureza e resgate histórico, além da tecnologia. Inclusive, tem até um passeio para ver as luzes de Itaipu.
O cartão-postal é a vista panorâmica da Usina, mas também existem dois mirantes de observação para que o visitante tenha pontos de vista diferentes durante o passeio, inclusive da barragem e do Lago de Itaipu. O local funciona todos os dias das 8h às 18hs.
4) Templo Budista
Outro passeio bem interessante na cidade é para visitar o Templo Budista, que fica localizado em uma região privilegiada de Foz do Iguaçu. De lá é possível ter uma visão de parte do centro da cidade e de Ciudad del Este, no Paraguai.
Hoje existem mais de 120 estátuas no local, que foi construído em 1996. Cada uma delas tem seu significado e sua importância, com destaque para uma estátua de Buda com sete metros de altura.
Por ser um templo, o passeio precisa ser feito em uma caminhada bem silenciosa para ver de perto todas essas estátuas e os lindos jardins.
Caso queira descansar e ficar algum tempo em silêncio durante a viagem, aqui é um bom lugar. A entrada no Templo é gratuita e a visitação ocorre de terça a domingo das 9h30 às 17h. Mais detalhes sobre esse espaço no artigo sobre o city tour em Foz do Iguaçu.
5) Mesquita Muçulmana
Aproveitando que falei sobre o Templo Budista, outro ponto interessante que você provavelmente não sabia que existia em Foz do Iguaçu, é a Mesquita Muçulmana, uma ótima oportunidade para ter contato com uma religião pouco conhecida no país.
O nome completo do local é Mesquita Muçulmana Sunita Omar Ibn Al-Khattab, construída a partir de 1981.
As orações ocorrem cinco vezes ao dia e durante o horário em que elas estão acontecendo, as visitas não são permitidas. Uma curiosidade dessa religião é, por exemplo, que homens e mulheres rezam em espaços separados.
Antes mesmo de realizar a visita, é necessário que todos retirem os calçados e que as mulheres cubram o cabelo com um véu que a própria mesquita oferece. No local, há uma apresentação incrível sobre o espaço e sobre a religião muçulmana.
E uma dica para aproveitar é que do lado da mesquita tem uma doceria especializada em doces árabes, assim você conhece ainda mais esse povo, por meio da gastronomia.
Prático => Excursão privada saindo de Foz do Iguaçu
6) Marco das Três Fronteiras
Para quem gosta de história, a região também tem um bom local para ser visitado. Trata-se do Marco das Três Fronteiras, onde se cruzam os rios Iguaçu e Paraná, fazendo fronteira entre três países da América do Sul: Argentina, Brasil e Paraguai.
Inaugurado em 1903, o Marco conta com três estruturas, uma ficando em Foz do Iguaçu, outra em Ciudad del Este e outra em Puerto Iguazú.
Cada uma delas é caracterizada com as cores da bandeira do país, sendo um local importante para conhecer um pouco mais da história da região.
Em 2015, o marco no lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, recebeu um novo projeto turístico, que revitalizou a área para receber ainda mais turistas, o Complexo Turístico Marco das Américas.
Confira no post Marco das Três Fronteiras o que você pode fazer neste lugar turístico de Foz do Iguaçu.
7) Ecomuseu
Continuando o passeio pelo lado histórico da cidade, visitar o Ecomuseu te proporcionará uma experiência diferente. Com exposição fixa retratando a história da Usina de Itaipu e parte da história ecológica e social da região, com maquetes, peças históricas e painéis, ele é dividido por blocos temáticos.
Para quem pretende visitá-lo, o museu conta com boa estrutura e um bonito ambiente externo, com jardins que fazem a experiência ser ainda mais agradável. O Ecomuseu fica aberto de terça a domingo, das 8h às 16h30.
8) Museu de Cera
Quem gosta de ver as mais diferentes formas de arte, pode aproveitar para visitar o Museu de Cera. Personalidades do cinema, televisão, política e história, por exemplo, fazem parte do acervo, em uma imersão em 16 cenários com várias estátuas, aproximando o visitante de um mundo de fantasia.
O museu foi inaugurado em 2014 em um novo prédio que faz parte do Foz do Iguaçu Park Show, complexo com diversos atrativos. O Museu está aberto todos os dias das 8h às 19h.
9) Vale dos Dinossauros
Um passeio diferente e interessante, especialmente para crianças, é o Vale dos Dinossauros. Adultos também podem se divertir com a oportunidade de fazer uma caminhada ao ar livre, passando por estátuas de espécies que possuem movimentos e sons.
O passeio mostra simulações em tamanho real dos animais, com destaque para o T-Rex, com cerca de 12 metros de altura. O local está aberto todos os dias das 8h às 18h.
10) Fazer compras no Paraguai
É difícil alguém ir para Foz do Iguaçu e não ficar com vontade de cruzar a fronteira para fazer compras. São centenas de lojas e muitos turistas vão para Ciudad del Este todos os dias.
São os mais variados tipos de produtos, com preços bem abaixo dos praticados no Brasil, o que torna esse turismo de compras tão atrativo. Confira um city tour em Ciudad del Este.
Antes mesmo de viajar, você já pode fazer algumas pesquisas em lojas que contam com informações dos produtos.
O acesso para a cidade paraguaia ocorre pela Ponte Internacional da Amizade e pode ser feito a pé, de carro, transporte turístico, urbano ou até moto-táxi. A maioria dos estabelecimentos aceita real e dólar como pagamento. Vale lembrar que os preços geralmente são calculados pela cotação do Paraguai. Saiba tudo no post dicas de compras no Paraguai.
Quais os melhores pontos turísticos de Foz?
Minha prioridade nas viagens é explorar a beleza natural da região, então é fácil dizer que minha escolha são os parques que dão acesso as Cataratas. Porém, preciso confessar que achei incrível a visita na Usina de Itaipu…não deixe de fazer o circuito especial para conhece-la por dentro, terminando o dia com o pôr-do-sol no catamarã.
Quem achou que somente conhecer as Cataratas seria interessante, tenho certeza que após ler com esse texto mudará de opinião. Esses são os principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, mas caso vá com mais tempo, é possível conhecer outros atrativos que podem ser interessantes para sua visita.
Gostou das dicas? Vai visitar alguns desses pontos turísticos em Foz do Iguaçu? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe um comentário abaixo!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *