Charmosos e encantadores, os principais pontos turísticos da Suíça atraem visitantes de todo o mundo, inclusive brasileiros. As atrações têm características que agradam aos gostos mais variados, desde Alpes e oportunidades de escalada para aventureiros até belos castelos e construções repletas de histórias, lendas e curiosidades.
As imagens dos pontos turísticos na Suíça são fascinantes e as descobertas recheadas de experiências e paisagens inesquecíveis. Como o território não é muito extenso, a tarefa de incluir uma grande quantidade de pontos turísticos na Suíça em uma mesma viagem pode ser executada com êxito, ainda que com poucos dias. Por isso, prepare as malas e conheça este destino fantástico.
Planeje sua viagem => Roteiro nos lagos da Suíça
Melhor seguro viagem para a Suíça: qual fazer? »
Neste artigo você vai ver:
Pontos turísticos da Suíça: locais imperdíveis
- Matterhorn
- Castelo Chillon
- Fábrica de chocolates Cailler
- Catedral de Lausanne
- Museu Olímpico
- Relógio Zytglogge
- Castelo de Gruyères
- Ponte Kapellbrücke
- Monte Pilatus
- Lago Genebra
- Ponte Tibetano
- Rua Bahnhofstrasse
Apesar de ser um pequeno país da Europa, os pontos turísticos da Suíça são variados, capazes de agradar aos mais variados tipos de turista. São eles:
Matterhorn
Uma das montanhas mais conhecidas do mundo, a Matterhorn (estampada nas embalagens de chocolate da marca Toblerone) encontra-se na cidadezinha de Zermatt.
Com paisagens exuberantes, típicas de regiões de Alpes Suíços, o destino atrai turistas para esportes, como escalada e esqui, mas também para desfrutar de charme e conforto.
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Suíça, usando o cupom VIAJARMAIS15.
Além disso, é ponto de partida para o trem panorâmico, cujo trajeto revela as paisagens nevadas do país. A montanha possui uma grande altitude e percorre um longo caminho até o último ponto acessível.
Todavia, a cidade dispõe de teleféricos para trazer ainda mais encanto e facilidade ao passeio. Matterhorn está localizada a cerca de duas horas e meia da capital Berna. Conheça tudo isso em um passeio para Matterhorn.
Por isso, recomendo comprar as roupas da Columbia Sportswear ainda no Brasil, para você não perder tempo procurando esses itens durante a viagem.
Vale super a pena conferir a página dos itens em promoção, que oferece produtos com desconto de até 50%. São jaquetas, botas e diversas outras peças com tecnologia ideal para viagens de frio ou calor.
Ao clicar nos links acima, você ganha 10% de desconto ao comprar qualquer item no site da Columbia Sportswear!
Castelo Chillon
Antiga casa da nobreza suíça, considerado um dos monumentos mais visitados por turistas no país, o castelo, situado na cidade de Montreux (a uma hora de distância de Genebra), retrata a história de períodos passados.
Durante o passeio, tem-se uma bela vista dos Alpes Franceses e do Lago que circunda a região. O castelo tem quase mil anos (o primeiro documento com o nome dele data do ano de 1.150) e o visitante pode observar antigas armaduras e objetos de séculos atrás. Sugiro que você alugue um carro na Suíça para explorar bem todos esses arredores.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Apaixone-se ainda mais pelo cenário suíço ao redor do Lago Leman por meio de um tour passando pelo Castelo Chillon.
Fábrica Cailler
Impossível falar de Suíça e não pensar em chocolate. O país leva bastante a sério a cultura e tradição de ser um dos principais fabricantes do mundo. Uma das fábricas mais interessantes é Maison do Cailler, localizada na cidade de Broc.
Ela é acessível de trem, principalmente se o ponto de partida for a cidade de Montreux. A distância aproximada de Zurique é duas horas. O tour, com ar de suspense, começa contando a história do cacau e do chocolate, desde as origens com os astecas, no México.
Os ambientes são aromatizados com cheirinho de chocolate, sempre ressaltando a importância do leite das vaquinhas suíças na produção. Aliás, uma curiosidade: as vaquinhas são tão importantes para eles que a maioria das souvenires e lembrancinhas têm elas como estampa: cadernos, chaveiros, dentre outros.
Ao final do tour que, inclusive tem áudio em português, há o momento tão aguardado: visita a área de produção e, por fim, degustação de diversos sabores.
Não deixe de ler a matéria sobre onde comprar chocolate em Bruxelas.
Catedral de Lausanne
A Catedral de Notre Dame ou Catedral Protestante de Nossa Senhora teve suas construções iniciadas em 1170 e possui uma arquitetura de estilo gótico. A torre da Catedral é aberta a visitações, mediante a pagamento, e possibilita uma bela vista da cidade.
Após visitar esse ponto turístico (veja aqui opções de tours), uma boa dica é passear pela Praça Riponne e conhecer as ruazinhas do centro antigo da cidade, repletas de cafés, bistrôs e uma atmosfera com ar de tranquilidade e elegância.
Museu Olímpico de Lausanne
Em matéria de museus, a suíça é um paraíso. São diversas opções históricas e contemporâneas, dentre elas, destaca-se o Museu Olímpico da cidade de Lausanne (sede do Comitê Olímpico Internacional e da Corte Arbitral do Esporte).
O Museu está localizado numa das regiões mais bonitas da cidade, às margens do lago, com uma vista de tirar o fôlego. Logo nas escadarias e na área de acesso, existem diversas esculturas e obras interessantes relacionadas aos jogos olímpicos.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Suíça!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
O acervo inclui exposições temporárias e permanentes sobre as olimpíadas, inclusive tochas, medalhas e itens de vestuário. No piso inferior, ao final da visita, há um setor interativo com jogos e brincadeiras.
É possível fazer uma visitação de barco + ônibus ao Museu Olímpico.
Relógio Zytglogge
Um dos principais cartões postais da Suíça, o relógio Zytglogge, está localizado na capital Berna. A torre em que ele está é um marco da cidade! O local já foi uma base para observar a entrada e ajudar na proteção de Berna até uma prisão para mulheres.
Atualmente, a cada hora, turistas se reúnem em frente a torre para observar uma apresentação, pois, o relógio possui bonecos que se movimentam de acordo com o sino, uma espécie de historinha com a presença de ursos, outro símbolo da capital da Suíça.
Se você preferir pode subir e acompanhar de perto o funcionamento do Zytglogge.
Castelo de Gruyères
Cenário que remete a conto de fadas e histórias de princesas. O castelo, localizado na cidade de Gruyères, possui uma das paisagens mais lindas de toda a Suíça, com a incrível magia de se transformar a cada estação do ano.
O outono é uma das estações mais bonitas! A primavera é bastante charmosa e o inverno muito aconchegante para um chocolate quente e fondue. Veja um passeio com degustação de chocolate e queijo em Gruyères.
No castelo, o visitante passa por várias salas e aposentos com artefatos de mais de 500 anos, como uma sala de armaduras e um hall com um piano, tudo bastante conservado.
A aldeia medieval, onde está situado o castelo, é cercada por uma muralha e as construções são características do período. Além disso, a cidade também possui uma fábrica/museu de produção do queijo mais famoso do país, aberta a visitações com áudio descrição disponível em português.
Ponte Kapellbrücke
Considerada uma das pontes de madeira mais antigas de toda a Europa, a Ponte da Capela, na cidade de Lucerna, atrai visitantes de todo o globo. A estrutura possui cerca de 200 metros de extensão com mais de cem pinturas distribuídas.
As obras contam um pouco da história da cidade. A ponte está ligada a uma torre que no passado já foi uma prisão e servia de sustentação para um farol. Conheça as belas paisagens de Lucerna em um iate com passeio de 1 hora.
Monte Pilatus
Um dos pontos turísticos na Suíça mais bonitos, o Monte Pilatus fica próximo à cidade de Lucerna e tem fácil acesso. A paisagem é impressionante e impossível de ser descrita sem imagens.
Para conferir tudo de perto, você pode fazer um passeio de trem até o Monte Pilatus em Lucerna.
Ouvem-se várias lendas sobre o local: de acordo com moradores, dragões habitavam aquela montanha e tinham poder de cura. Para os aventureiros, no topo do monte há um grande parque de arvorismo e oportunidade de realizar trilhas guiadas.
Lago Genebra
Grande parte das cidades suíças possui lagos, o Lago de Genebra é uma boa opção para desfrutar desta característica do país.
Além de um clássico passeio de barco, aproveite para observar o jato de água com mais de cem metros de altura e caminhar pelas calçadas as margens. Conheça opções de tours pelo Lago Genebra.
Outro ponto turístico interessante, e próximo à região, é o Jardim Inglês, um refúgio para uma pausa nos passeios e palco do famoso relógio florido de Genebra.
Ponte Tibetano
Inaugurada há cerca de um ano (agosto de 2017), a obra é a mais longa ponte suspensa para pedestres do mundo. Certamente, você já deve ter visto fotos incríveis nas redes sociais dessa paisagem (confira como ter um chip com internet na Suíça para viajar conectado!)
A ponte liga as cidades de Zermatt e Grachen, fazendo parte de circuitos de trekking. Com certeza uma opção de passeio para turistas corajosos!
Rua Bahnhofstrasse
Para os amantes de compras e luxo, uma caminhada pela Rua Bahnhofstrasse em Zurique é obrigatória. A avenida liga o centro da cidade até a área do lago e possui muitas lojas e boutiques de marcas famosas e também relojoarias.
Aproveite para olhar vitrines, conhecer e, quem sabe, adquirir seu exemplar de relógio suíço. Ainda na Rua Bahnhofstrasse, uma boa opção é conhecer a confeitaria Confiserie Spüngli e se deliciar com os macarrons exclusivos. A rua é limpa e a sensação de segurança durante as caminhadas é marcante.
Belezas dos pontos turísticos na Suíça
Uma viagem pelos pontos turísticos na Suíça é bem democrática e encanta todos os perfis de viajantes: os cosmopolitas, aventureiros e aqueles que buscam por conhecimento e experiências históricas.
A Suíça não exige visto de brasileiros que permanecerão por até noventa dias, entretanto, não se esqueça de ter a passagem de volta e comprovantes de hospedagem para realizar a imigração.
O país não é grande e o transporte de trens funciona muito bem, por isso, o sonho de conhecer diversos pontos turísticos em uma mesma viagem pode ser realizado, principalmente porque alguns hotéis oferecem um cartão de gratuidade no transporte e descontos para a entrada da maioria das atrações.
Uma curiosidade que vale a pena levar em consideração ao montar o roteiro da viagem é que aos domingos a paz reina na maioria das cidades da Suiça. A tarefa de encontrar um mercado aberto se torna árdua, por isso, programe-se para conhecer algum ponto de funcionamento permanente, como os lagos e deixe as lojas e vitrines para outro dia da semana.
A beleza da Suíça está espalhada por todos os cantos, até mesmo vilarejos pouco conhecidos revelam uma paisagem de tirar o fôlego, deixando esse destino ainda mais especial.
Confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Suíça e descubra que por trás de cada monumento há uma cidade e povo acolhedores.
Já está nos seus planos conhecer a Suíça? Quando pretende ir?
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Suíça
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Suíça? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis na Suíça.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de trem.
Melhores passeios na Suíça
Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na Suíça. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.
Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.
Onde comprar chip de celular na Suíça?
Ter um chip de celular na Suíça com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Suíça.
Qual o melhor seguro viagem na Suíça?
Contratar um seguro viagem para a Suíça é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *