11 Principais pontos turísticos de Viena, na Áustria para ir

11 Principais pontos turísticos de Viena, na Áustria para ir

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

No artigo de hoje, mostro o mapa e conto um pouco da história dos 11 melhores e principais pontos turísticos de Viena, a capital da Áustria. Viena é uma cidade encantadora, elegante, imperial e com muitos lugares para se conhecer. Não é um local muito escolhido pelos brasileiros na hora de passar as férias AINDA, mas quem visita a cidade se arrepende de não ter conhecido antes.

Para quem gosta de gastronomia, a cidade é um prato cheio, assim como para os apaixonados por história, ainda mais com tantos castelos, palácios e construções dedicados à Sissi, imperatriz da Áustria e posteriormente rainha da Hungria, devido ao seu casamento com o Imperador Francisco José I. Enfim, viajar para Viena certamente será uma grande surpresa, por tamanha beleza clássica e variadas opções culturais.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Viena

Seguro viagem para conhecer a Europa »

Atrativos turísticos de Viena

  1. Karlskirche (Igreja de São Carlos)
  2. Ópera de Viena
  3. Catedral de Viena
  4. Palácio de Schonbrunn
  5. Kartner Strabe
  6. Parlamento
  7. Volksgarten
  8. Donauturm
  9. Museumquartier e Maria-Theresien-Platz
  10. Hofburg
  11. Belvedere

Karlskirche (Igreja de São Carlos)

Principais pontos turísticos de Viena
Foto: Pallasathena, via Wikimedia Commons.

Para começar a lista dos pontos turísticos de Viena, uma das mais lindas igrejas barrocas da Áustria, que foi construída em 1737.

Suas duas colunas gigantescas e imponentes na frente da igreja e a enorme cúpula de bronze explicam a beleza e fama. Em frente à igreja, um espelho d’água e a praça onde as pessoas costumam relaxar, completam a paisagem.

Durante alguns dias do ano a igreja é palco de concertos musicais, os ingressos são vendidos na própria bilheteria da igreja, mas o ideal é comprar o ingresso para concerto em Viena com antecedência. Nos dias que não há concerto, se você quiser conhecer a igreja por dentro.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Viena, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Ópera de Viena

Vista da rua de um edifício histórico, um importante ponto turístico de Viena, com telhado verde e janelas em arco, cercado por veículos e pedestres.
A movimentada esquina da Ópera de Viena.

Este é um dos locais mais famosos para se visitar em Viena, localizado bem no centro da cidade. É o miolo do Distrito 1, região central.

Dar uma volta pelo imponente prédio construído em 1869 vai permitir você conhecer o palco, os camarotes e se quiser comprar um bilhete para assistir a ópera de Mozart, será uma experiência fantástica.

Os funcionários se vestem com os trajes e perucas da época, inclusive os vendedores de ingressos (compre online e evite filas) que atraem os turistas nos arredores da Ópera.

Catedral de Viena

Melhores pontos turísticos de Viena
A imponente Catedral de Viena.

Um dos poucos prédios que sobrevive às marcas do tempo e que sobrou após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

A catedral, que teve sua construção iniciada no século XIV, chama a atenção pela cor da pedra usada na construção e por seu telhado colorido, que parece um mosaico.

A vista da cidade, pela torre da Catedral, permite ver um ângulo de 360 graus, onde se observa as montanhas ao redor e os prédios modernos. Para conhecer a torre, a taxa é de 4,50 euros.

Palácio de Schonbrunn

Pessoas sentadas em uma colina com vista para o Palácio de Schönbrunn e seus jardins, um dos pontos turísticos mais bonitos de Viena.
Jardins e o Palácio de Schonbrunn.

Foi construído no século XVII e encanta multidões até hoje. Tanto por fora quanto por dentro, o Palácio de Schonbrunn se apresenta impecável e imponente em cada uma das dezenas de aposentos e salões com variados estilos que apresentam uma decoração magnífica.

Para visitar o Palácio, há duas opções: o Tour Imperial e o Grand Tour. Os dois passeios oferecem um guia de áudio que traduz para várias línguas, mas infelizmente a língua portuguesa não está no pacote. Veja aqui um tour guiado pelo Schönbrunn Palace.

 
 

Descubra os principais motivos para reservar antecipadamende e com total confiança os passeios da Get Your Guide em Viena:

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
 
Vista de um grande palácio e jardins através de uma cascata em primeiro plano, uma cena que lembra os pontos turísticos de Viena.

Os ingressos podem ser comprados na entrada, mas é recomendável ter o Vienna Pass, que além de dar livre acesso a mais de 60 atrações, concede acesso preferencial a muitas das principais atrações, caso do Palácio de Schonbrunn.

Um jardim com canteiros de flores coloridas, uma fonte e um pavilhão em uma colina ao fundo que lembra os pontos turísticos de Viena.
Jardins e o Café Gloriette.

Outro passeio interessante, e gratuito pelo Palácio, é conhecer os seus infinitos jardins. Apenas caminhar e apreciar as construções já vale a visita, mas é claro que parar e fazer um lanche no Café Gloriette é indispensável para viver um pouco do dia-a-dia de Viena.

Elegante arco barroco com estátuas e um bonde de excursão guiada na frente, tudo sob um céu parcialmente nublado — uma visão clássica entre os pontos turísticos de Viena.

O Gloriette é considerado um dos melhores pontos turísticos de Viena, um magnífico edifício localizado no alto de uma colina dentro das imediações do Palácio de Schonbrunn.

Para apreciar melhor esse lugar, é interessante se planejar e comprar um ingresso antecipadamente para assistir a um concerto de música clássica com jantar. Há também a opção de ter a mesma experiência, mas com o adicional de ter o bilhete com entrada livre para o Palácio.

Diz a lenda, que o Gloriette foi construído para Sissi tomar seus cafés da manhã, num passeio matinal saindo do Palácio.

Se é verdade, sinceramente não pesquisei a fundo para saber, mas é fato que a imperatriz era adorada, pois histórias assim se multiplicam à medida que conhecemos Viena.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Viena!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Kartner Strabe

Rua de pedestres movimentada com lojas, pessoas caminhando e um show de marionetes à direita — um cenário vibrante entre os pontos turísticos de Viena.
Dia movimentado em Kartner Strabe.

Essa é a principal rua de Viena, exclusiva para pedestres, onde você encontrará lojas com as principais marcas da Europa e do mundo, e por isso um dos pontos de interesse mais visitados de Viena.

Depois das compras, sente-se em um dos bares com cadeiras ao ar livre, aprecie as gostosuras de Viena e a beleza do povo nativo. A rua fica entre a Catedral e a Ópera.

Parlamento

Atrações turísticas de Viena
A entrada principal do Parlamento.

É uma das mais importantes atrações turísticas com arquitetura neoclássica da cidade, onde ficavam os ministros do governo em 1883.

Hoje em dia, ainda funciona como prédio administrativo do governo austríaco.

É uma construção gigantesca, cheia de estátuas ao redor, mosaicos nas paredes, as enormes colunas gregas que dão suporte ao teto e uma fonte bem em frente do prédio em homenagem à Athena, deusa da sabedoria segundo a mitologia grega.

Volksgarten

Uma pessoa sentada em um banco em um jardim exuberante, com um dos cativantes pontos turísticos de Viena — um edifício histórico — graciosamente posicionado ao fundo.
Eu apreciando a vista do Volksgarten.

Ah, que lugar! Imagine estar naqueles filmes da Cinderela ou Branca de Neve onde no meio da cidade se encontra um bosque encantado.

Esse jardim em Viena leva o nome de Volksgarten, que significa “Parque do Povo”, pois foi o primeiro a ser aberto ao público, já que os outros parques eram privados para a aristocracia.

O lugar é propício para um piquenique nos dias de verão e também para beber e encontrar com os amigos, uma vez que existem dois bares/restaurantes.

Outras atrações do parque são o Templo de Teseu, uma grandiosa estrutura construída para receber exposição de arte temporária e o Monumento a Sissi, a tão famosa imperatriz da Áustria.

Donauturm

Atrações mais procuradas de Viena
Torre do Danúbio vista de longe.

Esse nome quer dizer Torre do Danúbio, construída bem perto do rio Danúbio e em uma área com a beleza da natureza ao seu redor. Ela foi erguida nos anos 60, tem uma altura impressionante de 275 metros e abriga lá no alto um restaurante rotatório, onde o chão gira 360 graus.

Para conhecer a torre você precisa comprar ingresso e sugiro apreciar o pôr-do-sol nesse lugar é uma experiência espetacular.

Entre no site da Donauturm para reservar uma mesa e garantir seu lugar. Também há um café-bar, aberto diariamente das 10hs da manhã até meia noite.

Museumquartier e Maria-Theresien-Platz

Pontos turísticos de Viena
Museumquartier.

Esses são lugares que abrigam os melhores museus de Viena. A imponência das construções é espetacular, com prédios que impressionam pelo tamanho e arquitetura.

Na praça Maria-Theresien-Platz ficam: o Museu de História Natural e o Museu de História da Arte, que são separados por um jardim onde fica a estátua da Imperatriz Maria Teresa.

Mapa das melhores atrações de Viena
Prédios gêmeos dos museus na Maria-Theresien-Platz.

Já o Museumquartier (Quarteirão dos Museus), é onde ficam os museus da Arte Moderna e espaços para mostras contemporâneas.

É o ponto de encontro de muitos jovens, por causa dos bancos espalhados na praça. Conheça um ingresso sem fila para o Museumsquartier.

Palácio de Hofburg

Pontos de interesse em Viena
Fachada do Palácio de Hofburg.

Este enorme complexo simboliza o poder do Império Austro-Húngaro.

Dentro dele há salões de bailes, teatros, capelas, a biblioteca imperial, a escola espanhola de cavalaria e gabinetes governamentais. Hofburg também abriga o Museu de Sisi dedicado à imperatriz mais famosa da Áustria; os objetos e vestidos pessoais dela estão expostos no museu.

Durante a visita você conhecerá todos os aposentos imperiais, onde cada detalhe como os lustres, tapetes e pratarias são verdadeiras relíquias impressionantes.

Belvedere

Atrações de Viena
Palácio Belvedere | Foto: QVM.

Depois de tantos palácios ainda tenho um último para te apresentar: Palácio Belvedere. Você pode acessar o local tanto pelo Alto Belvedere ou Baixo Belvedere.

Vale a pena visita-lo mesmo que seja só por fora, pois seu lindo jardim francês e um lago com alguns animais tornam a paisagem digna de uma obra de arte.

Belvedere em Viena
Feira de Natal no Palácio Belvedere | Foto: QVM.

Aliás, arte é que não falta no Belvedere, uma vez que ele sedia um museu com a mais suntuosa coleção de arte da Áustria, inclusive com a obra O Beijo de Klimt.

Em dezembro, existe uma feira de natal e de noite, a iluminação deixa os detalhes da construção ainda mais encantadores.

Antecipe-se e compre online o ingresso para o Belvedere.

Principais pontos turísticos de Viena

Viena é magnífica, poderosa e de uma riqueza histórica inigualável, o que faz o lista de principais pontos turísticos ser enorme. Listei alguns que estão entre os 11 mais visitados, mas obviamente existem muitos outros. Tenha certeza de uma coisa, conhecer Viena deve fazer parte dos seus planos para a próxima viagem.

Confira ainda quais são os melhores hotéis da cidade e os passeios em Viena que são imperdíveis.

E para finalizar veja esse vídeo de Viena que a apresenta como a cidade do agora e para sempre! Produzido pelo site oficial de turismo de Viena é só dar o play e se apaixonar.

Pesquisando sobre os melhores pontos turísticos de Viena? Ainda tem dúvidas sobre quais atrações visitar? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe suas dicas e comentários!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Viena – mar/2025

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Viena? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões em Viena

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas em Viena. Reservando ainda em março, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

O melhor chip de internet em Viena

Durante sua viagem pela Áustria, é indispensável ter um chip de internet em Viena com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido a alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.

Seguro viagem recomendado em Viena

Contratar um seguro viagem para Viena é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Fernando Bianco
    Olá. Gostaria de dicas para passei no Rio Danúbio Obrigado
  2. Filipe Morato Gomes
    Estou em Viena neste momento, obrigado pelas dicas que foram muito úteis. Só não acho que a torre mereça assim tanta atenção, mas é apenas uma opinião. Abraço e boas viagens, Filipe
    • Guilherme Tetamanti
      Oi Filipe, O legal de uma cidade como Viena é isso né, tantas opções agradam perfis diferentes de viajantes. Uma honra tê-lo como visitante, sou admirador do seu trabalho. Quando vier ao Brasil, te convido para um café, quem sabe uma viagem! Abraços
  3. Iolanda Rolemberg
    Olá Guilherme, adorei suas dicas, parabéns pelo site! Estou indo para Viena em março, estou na dúvida se fico 2 ou 3 dias, você acha que é pouco tempo? Grata desde já!
    • Guilherme Tetamanti
      Oi Iolanda, Em 3 dias você consegue conhecer os principais lugares, mas acho pouco tempo sim. Eu fiquei 7 e pretendo voltar! São muitos lugares bucólicos que nos dá vontade de ficar tomando um café e apreciando, sabe? A cidade é toda perfeita, gastronomia incrível, vale sim esticar a visita. Abraços
      • Mirela
        Gostei dessa dica e desse post.. já estou morrendo de amores por Viena. pelo tanto de cultura e história, 7 dias parece dar bastante tempo para apreciar com calma.. em janeiro, é bom pra ir? E as belezas naturais, por perto de Viena.. tens dicas de site ou blogs?? abraço, amo seu site/blog!!
        • Polly Batista
          Oi, Mirela.Tudo bem?! Uma semana é um ótimo tempo para conhecer as belezas de Viena. Em janeiro é muito frio. O auge do inverno. Se você não tem problemas com temperaturas negativas, vai encontrar preços mais acessíveis por ser baixa temporada. As belezas naturais nessa época do ano estarão bem congeladas! Tem um post sobre 4 cidades para visitar de trem partindo de Viena. Confere. Muito obrigada e boa viagem!
Quero Viajar Mais